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Como funciona o google meu negócio quais são os benefícios?

Cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio é uma ação fundamental para os empreendedores que desejam ser facilmente encontrados. Isso porque, nessa plataforma é criado um perfil no maior site de pesquisas do mundo, capaz de aumentar seu sucesso.

Além de chamar a atenção nos resultados de busca, o dono de um negócio também consegue usar várias ferramentas oferecidas pelo próprio Google.

 

Em pouco tempo, é possível notar o quanto elas ajudam a divulgar o empreendimento, além dos produtos e serviços oferecidos. O estabelecimento também ganha com isso, pois consegue atrair mais pessoas.

 

A plataforma se torna ainda mais importante quando analisamos a jornada do consumidor, que se baseia na busca por informações, e quanto mais o seu negócio oferecê-las, maior será a taxa de conversão.

 

É importante lembrar que nem todos conseguem arcar com o aluguel e as despesas de um imóvel bem localizado, em uma das principais avenidas da cidade. Mas com o Google Meu Negócio, esse fator deixou de ser uma preocupação.

 

Para entender um pouco mais sobre o assunto, vamos explicar o conceito do Google Meu Negócio, como funciona e quais são os benefícios trazidos por esse recurso. Confira!

O que é Google Meu Negócio?

 

O Google Meu Negócio, ou Google My Business, é uma ferramenta totalmente gratuita, oferecida pela gigante Google, para que empresas possam gerenciar melhor sua presença online.

 

Ela também ajuda os consumidores a encontrarem informações sobre negócios, produtos e serviços, além de coletar informações sobre os estabelecimentos.

 

Para se ter uma ideia de sua importância, segundo o próprio Google, os estabelecimentos têm 70% mais chance de serem visitados se contarem com um perfil nessa plataforma.

 

Um fabricante de totem robô personalizado empresa tem o dobro de chance de ser encontrado e melhorar sua reputação, se tiver um perfil completo na ferramenta.

 

De que modo o Google Meu Negócio trabalha?

 

O recurso é muito simples e fácil de configurar, por isso, vale a pena tirar um tempo para preenchê-lo de modo completo e coerente.

 

A primeira coisa a se fazer é acessar o site da ferramenta e fazer um cadastro, preenchendo as informações do negócio de maneira detalhada e fiel.

 

Para potencializar ainda mais o perfil, o empreendedor deve inserir palavras-chave que descrevem bem a companhia, seus produtos e serviços.

 

Em relação à localização, se o negócio não tiver um ponto de venda físico, a opção é fornecer informações sobre as entregas e a área de abrangência de atuação.

 

Em seguida, o Google vai verificar o negócio por meio de correspondência, e-mail ou telefone, de modo a confirmar a legitimidade. Com isso, pode ser que o perfil leve alguns dias para ser listado.

 

Contudo, já é possível gerenciar a página, por meio do aplicativo do recurso. Existem várias formas de aumentar as chances de otimizar o perfil, mas a principal é sempre preencher o máximo de informações possíveis.

 

É assim que o Google vai intermediar as pesquisas sobre totem fotográfico completo com as empresas que oferecem esse produto.

 

Além disso, existem três fatores principais que colaboram com o bom ranqueamento do site, sendo relevância, proeminência (que quer dizer o quanto o negócio é conhecido) e a distância do cliente.

 

Vários recursos do Google Meu Negócio ajudam o empreendedor a obter esses elementos, e tudo isso é feito por meio dos recursos da plataforma.

 

Uma delas é a possibilidade de receber e responder às avaliações, uma vez que boas opiniões são fatores decisivos e que influenciam a decisão de compra de um novo cliente.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Think With Google, cerca de 88% dos consumidores confiam nas avaliações online e nas recomendações de outros clientes.

 

Logo, se a empresa oferece algo de qualidade, conquista avaliações positivas e estrelas na plataforma. Só que assim como as avaliações, as respostas da companhia também são importantes.

 

Uma empresa de arquitetura especializada em escritório planejado em l deve responder os elogios para reforçar sua reputação, e com isso construir uma relação leal com os consumidores.

 

Por outro lado, responder às críticas reduz seus impactos, soluciona possíveis problemas e preserva a imagem do negócio.

 

Outra funcionalidade é a possibilidade de responder perguntas frequentes, ponto muito importante para incentivar o engajamento por parte dos usuários.

 

As pessoas podem ter diferentes dúvidas sobre a empresa e as soluções que ela oferece, e todos precisam de uma resposta. Esclarecer as dúvidas é uma forma de mostrar que o negócio é confiável e está ativo.

 

Assim sendo, ofereça respostas completas e aproveite para inserir as palavras-chave sempre que possível, além de algumas fotografias do local, como a fachada de loja de roupas.

 

O empreendedor também consegue fornecer diferentes informações sobre o negócio, e dentre as mais importantes estão:

 

  • Nome;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • Horário de funcionamento.

 

Outras opções também devem ser preenchidas, como categorias de atributos, que permite marcar o negócio como loja, restaurante, oficina mecânica, dentre outros, de acordo com a categoria.

 

É possível falar sobre os produtos e serviços, de maneira a especificá-los e inserir imagens. Por fim, o empreendedor pode criar uma seção de perguntas e respostas, para esclarecer dúvidas frequentes e aprimorar ainda mais o serviço.

 

A empresa pode usar o botão de mensagem para conversar diretamente com os clientes, e isso incentiva a conversão. Caso não seja possível responder na hora, configure uma mensagem automática de boas-vindas e retorne o quanto antes.

 

O Google Meu Negócio deve ser visto como um site que deve estar sempre atualizado, portanto, por meio das postagens, conte as novidades, faça anúncios, destaque seus produtos e mostre a personalidade da companhia.

 

Cuidar da fachada do negócio, instalando um painel luminoso para loja e diversos outros recursos é muito importante para atrair a atenção dos consumidores. Contudo, aproveite os recursos gratuitos da ferramenta para obter insights sobre o público.

 

O empreendedor pode acessar a seção de insights para obter análises em relação à visibilidade da marca, conhecer um pouco mais o perfil dos consumidores e o modo como eles se relacionam com a empresa.

 

É uma forma de otimizar o perfil e descobrir como as pessoas procuram seus produtos e serviços, fotos que chamam mais a atenção, dentre outras informações.

Benefícios do Google Meu Negócio

 

Essa ferramenta traz uma série de vantagens para os empreendedores, e dentre aquelas que mais se destacam estão:

1 – Aumentar o número de ligações

Uma das maiores vantagens do Google Meu Negócio é a possibilidade de aumentar o número de ligações feitas por meio da ferramenta.

 

Quando a pessoa pesquisa informações sobre o negócio, as empresas cadastradas na plataforma aparecem.

 

Os interessados podem telefonar diretamente para o estabelecimento e os proprietários podem rastrear a ligação, de modo a identificar se ela foi feita por meio da plataforma.

 

Com isso, um fabricante de quadro de gestão consegue saber se a ferramenta atende às suas expectativas e se vale a pena investir em mais recursos de exposição, como os anúncios pagos.

2 – Obter mais tráfego na loja

O recurso atrai pessoas para a sua loja, mesmo aquelas que ainda não possuem um site institucional ou perfis nas redes sociais.

 

Para os empreendedores que não lidam muito bem com os canais digitais, vale a pena investir nessa ferramenta para garantir a presença digital na marca, pois podemos dizer que ela funciona como as antigas listas telefônicas.

 

Atualmente, se uma pessoa quer falar com uma empresa de rótulo personalizado, procura tudo no Google, afinal, esse buscador oferece informações como endereço, telefone e horário de funcionamento.

3 – Melhora a presença digital da marca

Uma outra característica do Google My Business é o fato de ser uma ferramenta fácil e simples de navegar, o que colabora com a potencialização dos resultados.

 

O empreendedor consegue melhorar a presença digital de sua marca ao incluir fotos de seus produtos e serviços de maneira profissional.

 

Também é possível criar campanhas inteligentes que destacam a empresa e mostram características dos produtos e serviços oferecidos.

4 – Fácil gerenciamento das informações

É muito fácil para o empresário gerenciar suas informações, mas ele pode interagir com os clientes e publicar imagens de suas soluções.

 

Ao fazer isso, um fabricante de agenda corporativa personalizada pode ter suas imagens visualizadas cerca de 40% mais vezes. Ou seja, um número muito maior de pessoas poderá ver como funcionam os produtos e serviços oferecidos.

 

Considerações finais

 

O Google Meu Negócio se tornou uma ferramenta indispensável para qualquer empresa que queira construir uma imagem e presença positivas na internet, bem como fazer com que suas soluções cheguem ao conhecimento de mais consumidores.

 

Ele oferece um leque de recursos completo que favorecem qualquer tipo de negócio, independentemente de seu porte ou segmento. Tudo o que o empreendedor precisa fazer é preencher informações completas e manter seu perfil sempre atualizado.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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