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Como funcionam os cookies no marketing digital?

Quem costuma navegar na internet com frequência, visitando vários sites, certamente já se deparou com um aviso falando sobre cookies, pedindo a autorização do usuário para a coleta deles.

Em geral, a maioria das pessoas que se depara com essa política de cookies aceita a solicitação presente na notificação, muitas vezes sem saber ao certo o que ela significa e qual o impacto disso na sua navegação. 

Atualmente, essa captação de cookies pode ser personalizada. Há sites que oferecem opção como aceitar, recusar ou fornecer apenas os necessários. Dessa maneira, o usuário fica à vontade para informar apenas o que deseja ao site. 

Informações e dados são componentes importantes do dia a dia, principalmente quando o assunto é internet. 

Se eles já são necessários para realizar uma abertura de empresa simples, quem dirá para os sites que recebem uma alta quantidade de visitas diariamente.

O mundo virtual é um espaço que abrange uma série de empresas, de usuários e que une ambos os lados para possibilitar a realização de diversas ações, que em sua grande maioria são benéficas ou geram ações positivas.

Diante disso, os cookies se tornaram ferramentas indispensáveis para o trabalho das companhias que atuam na internet, mas ao mesmo tempo são recursos úteis aos usuários, que podem ter a sua navegação facilitada graças a eles.

Mas, a importância dos cookies vai muito além do que se imagina em um primeiro momento. Quem utiliza estratégias de marketing digital pode ser grandemente beneficiado ao utilizar os cookies nas ações realizadas em uma campanha. 

Em tempos passados, os cookies podiam ser coletados naturalmente. Mas, com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), hoje é necessário informar ao visitante de uma página sobre esse procedimento, para que ele esteja ciente desse processo.

Afinal, ao clicar em aceitar na notificação sobre cookies, ele concorda em fornecer dados sobre a sua navegação, de modo que a página arquiva as ações que ele realiza ali. 

Por isso, os cookies são indispensáveis para boas estratégias de marketing digital. 

Você sabe como funciona e como os cookies podem ser usados para ações e estratégias de marketing? Para entender melhor, basta seguir na leitura deste conteúdo e aprofundar os conhecimentos neste tema. 

 

O que são os cookies 

Para que um estabelecimento seja montado, pode ser necessário que ele tenha um balcão promocional, que faz parte da sua estrutura e ajuda no atendimento e no encantamento do cliente que chega ao local.

Na internet, quando uma empresa passa a atender o seu público por meio do site, essa página é o que substitui, de certa forma, toda a estrutura física da companhia, ou seja, tudo o que puder ser inserido ali para melhorar o contato com o público, melhor.

Assim, entre as várias possibilidades de itens que podem completar a estrutura de um site, e que pode fazer toda a diferença para tornar a visita de um usuário mais confortável conforme a navegação dele, estão os cookies.

Qualquer pessoa que já tenha acessado um endereço na web pode ter percebido que alguns cookies já estavam agindo, mesmo que ela não saiba exatamente o que isso significa. 

Eles estão em ações como:

 

  • Gravação dos detalhes de login;
  • Itens adicionados no carrinho de compra;
  • Anúncios exibidos depois de uma pesquisa;
  • Identificação de localização.

 

De fato, quando se cria um login e um site e, posteriormente, acessa-se a página novamente, pode ser que os dados já tenham ficado salvos ali. 

Além disso, ao adicionar produtos em um carrinho de compras, nem sempre é possível finalizar o pedido naquele momento. 

Mas, em um próximo acesso ao site, os itens podem ser mantidos ali, ajudando na finalização da compra. 

Mesmo uma pesquisa de sala comercial para alugar por hora, por exemplo, se transforma em anúncios que são exibidos em diferentes páginas, lembrando e trazendo novas opções. 

Por fim, dados como a identificação da localização do usuário podem ficar salvos em um site, o que facilita a navegação nas próximas visitas. 

Tudo isso são os cookies, ou seja, os registros de informações decorrentes da navegação de um usuário.

Na prática, eles são pequenos arquivos que ficam registrados no HD do computador do usuário, sendo essa uma ação realizada pelos sites da internet. 

Esse dado é gerado por um aplicativo de um servidor, que é responsável pela execução dele.

Assim, quando o usuário acessa o site de uma empresa de internet, ele é identificado. Isso não quer dizer que dados pessoais são coletados, mas sim informações que ajudam na identificação de quem está na página se usado o mesmo navegador de antes.

Esse é um meio muito eficaz para empresas que desejam utilizar o marketing digital para vender mais. 

Afinal, é por meio desse registro de ações realizadas pelos potenciais clientes no site que ele consegue mapear uma possível jornada de compra. 

Os cookies podem ser usados tanto para mapear o caminho feito para comprar placas personalizadas quanto para ler um artigo que aborda a importância do uso delas em uma ação de vendas. 

Nesse sentido, os cookies são úteis para gerenciar sessões, mantendo assim o usuário conectado em uma sessão única, na qual dados de login, como os famosos “permaneça conectado” ou “lembre-se de mim” são usados. 

Há também outras opções, como as que guardam pesquisas realizadas no site ou configurações de preferência, como a alteração das cores da página, que personalizam e otimizam a navegação dos clientes de uma marca.

 

O impacto dos cookies em uma estratégia de marketing digital

Quaisquer empresas do mercado, sejam elas especializadas em logísticas para ecommerce ou em venda de roupas infantis, podem utilizar os cookies para tornar as suas ações de marketing digital muito mais efetivas.

 Isso pode ser feito devido aos impactos que os cookies podem conferir a uma estratégia. O primeiro deles é o de segmentação de público. 

Algumas ferramentas, como o Google Ads ou o Analytics, ajudam na individualização dos dados dos consumidores.

Dessa forma, eles utilizam essas informações para ajudar na criação de campanhas de marketing eficazes. 

Além disso, os cookies também guardam dados de usuários que mostram os tipos de comportamentos que eles tiveram por ali. 

Dessa forma, a publicidade consegue ser desenvolvida com base no público-alvo, justamente porque dados como gênero, idade, localização, interesses, comportamento no site e nos motores de busca, tempo e tipo de uso das redes sociais e muitos outros.

Com isso, uma empresa que fornece serviços de comunicação visual supermercado consegue ter dados suficientes para conhecer melhor os seus clientes, o que permite a elaboração de campanhas de marketing digital que tragam resultados. 

Uma das campanhas de marketing digital que costuma ser efetiva usam os cookies para realizar remarketing ou retargeting. 

Essas ações se tratam de anúncios que trazem produtos ou serviços que foram vistos anteriormente pelos usuários.

Alguns itens relacionados também podem ser exibidos nesses anúncios, criando assim uma maneira de impactar o público oferecendo possibilidades que fazem sentido para as necessidades deles. 

No entanto, é sempre importante que a coleta de cookies seja feita de maneira íntegra, o que quer dizer que a empresa deve ser transparente com o seu público. 

Nesse caso, uma prática fundamental é a de garantir a segurança desses dados e de informar ao público de que todas as medidas de proteção estão sendo usadas quando ele clica em um anúncio de fachada de loja moderna, por exemplo.

Isso é um modo de estabelecer uma relação de confiança com o público, passando a devida credibilidade com relação à segurança de informações. Esse cuidado faz com que os compradores estreitem os laços com a marca pela sua idoneidade.

Afinal, os cookies são ferramentas que ajudam as empresas, mas é apenas depois que o usuário aceita revelar esses dados que eles podem ser coletados pelo site. 

Com isso, tanto a companhia quanto o cliente ganham, uma vez que a possibilidade de aumentar o número de vendas cresce pela assertividade com que as campanhas de marketing são feitas, e a navegação do usuário é mais prática pela guarda desses dados.

 

Considerações finais

Sendo assim, os cookies sempre foram informações importantes para otimizar o uso da internet pelas pessoas, uma vez que facilitam e dispensam a necessidade de fazer sempre as mesmas ações para personalizar uma página virtual.

Para as empresas, eles são ferramentas valiosas, que trazem dados que podem ser usados para garantir uma melhor performance nas estratégias de divulgação e venda na internet.

Sendo assim, garantir que os cookies possam ser coletados e que eles sejam devidamente protegidos é o trabalho de uma empresa que deseja estreitar laços com o seu público e melhorar os seus resultados, otimizando o seu trabalho no mundo virtual. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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