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Como melhorar a exposição de produtos no e-commerce?

A exposição de produtos em um comércio eletrônico é essencial para causar uma primeira impressão agradável ao cliente. Afinal, diferentemente das lojas físicas, os consumidores só conseguem ver os itens à venda por meio de imagens.

Eles não podem tocar, sentir o cheiro ou saber qual é a textura do produto, portanto, convencê-lo a comprar depende da qualidade da imagem e da maneira como as mercadorias são organizadas em uma loja online.

Você pode fazer uma rápida pesquisa na internet sobre determinado produto e analisar todos os sites que dispõem do item. Verifique a forma como a imagem é divulgada e veja com qual deles você prefere comprar.

Imagine que uma pessoa esteja em busca de uma poltrona para a sala. Ela entra em um site e lê a seguinte descrição: Poltrona rosa, tecido suede, pés palito. Apesar da descrição, não existe nenhuma imagem, e o usuário não consegue ver o produto.

Desse modo, com certeza ele estará propenso a procurar a mesma poltrona em um site que tenha uma boa fotografia e comprar lá. Este é apenas um exemplo clássico da importância de expor bem um produto em uma loja online, e é sobre isso que vamos falar neste artigo.

Por que expor adequadamente os produtos em uma loja online

A maneira como uma plataforma e-commerce se apresenta visualmente é fundamental. Desde o layout da página até os botões de compra, tudo vai influenciar na decisão de compra do cliente.

Mas o que de fato cria a boa e velha emoção de compra nos consumidores é a fotografia, que expõe o item à venda.

A imagem é a primeira venda de um e-commerce, por isso, ela precisa se comunicar bem com os visitantes. Caso contrário, ela acaba antes mesmo de o consumidor ler a descrição do produto.

Se você ver a foto de uma caixa display papelao, vai ser diferente de ler a descrição dela. Por mais detalhado e complementar que seja o texto, nada se compara à visualização.

A fotografia é a base da exposição das mercadorias que você vende em sua loja virtual, e para que as imagens sejam realmente boas, é preciso lançar mão de alguns recursos, como o zoom e imagens em 360 graus.

Saber expor os produtos tem a ver com a credibilidade do negócio, portanto, este é um fator que afeta a confiança do usuário. Como alguém vai passar seus dados pessoais e de seu cartão de crédito para uma plataforma repleta de imagens mal feitas?

Isso pode causar a impressão de amadorismo e falta de profissionalismo. Ademais, se a sua loja online não tem cuidado com o modo como expõe as mercadorias, por que se preocuparia em garantir um site seguro que suporte as transações de pagamento?

O ideal é investir em um bom equipamento fotográfico ou em um profissional da fotografia, que cuide de toda a exposição dos itens, desde as fotos até a digitalizacao 3d.

Assim, os produtos vão ser expostos do jeito certo, transmitindo confiança e mais credibilidade para o seu e-commerce.

Dicas para expor os itens de seu e-commerce

Agora que você já sabe qual é a importância de expor de maneira correta os produtos em sua loja virtual, neste tópico, vamos dar algumas sugestões de como fazer isso.

Para tornar as mercadorias do seu site mais atraentes e fazer mais vendas, é essencial saber expor os produtos, realizando algumas ações, como:

1. Investir na resolução da imagem

É importante que o consumidor visualize bem o produto, assim, ele vai se decidir em relação à compra. É por isso que você precisa se preocupar com a resolução da imagem.

Quanto mais pixels ela tiver, mais nítida será, o que não quer dizer inserir uma imagem muito pesada, visto que a visualização dela por parte do visitante vai demorar mais tempo para carregar.

Independentemente da mercadoria que você quer expor, como um painel em papel, o ideal é que as imagens retangulares tenham entre 640 x 480 pixels e que as imagens quadradas tenham entre 640 x 640 pixels.

Ademais, dentre as principais características de uma boa imagem para expor produtos em uma loja virtual estão:

  • Imagem com fundo branco;
  • Não incluir informações na imagem;
  • Não ser maior do que 16MB;
  • Não inserir o logotipo da loja.

No Google Shopping, você pode encontrar outras informações mais detalhadas sobre as características essenciais da imagem. Então, vale a pena conferir.

2. Incluir palavras-chave de cauda longa

Inclua palavras-chave de cauda longa (long tail) nos títulos dos produtos, visto que elas ajudam a descrever os produtos para públicos-alvo distintos.

Um bom exemplo de palavra de cauda longa seria “banner impressao colorido 3D”. Ela possui mais de 2 palavras e já descreve um pouco mais o tipo de impressão.

As buscas com termos maiores são pesquisas orientadas, uma vez que o usuário está procurando a solução para um problema específico.

É dessa forma que uma loja virtual consegue prospectar clientes com necessidades pontuais e direcioná-los a uma página em particular.

3. Oferecer a função zoom

Várias plataformas e-commerce hoje oferecem a função zoom, que permite ao usuário visualizar melhor o item. Esse recurso é fundamental para que o consumidor consiga enxergar os detalhes do produto que pretende comprar.

Isso permite que ele tenha uma noção melhor da mercadoria, principalmente em casos como de móveis e artigos de decoração.

Assim, tanto em um flyer de divulgacao quanto em um site, a pessoa tem uma ideia de como seria o tecido de um sofá, por exemplo.

4. Fazer uma boa descrição

A imagem é importante, mas a descrição complementa, com riqueza de detalhes, aquilo que o cliente está vendo na foto.

Vamos usar como exemplo um celular. Pelas imagens, vemos todo o aspecto físico do aparelho, mas é a descrição que vai dar detalhes sobre as funcionalidades e tamanho do aparelho.

A descrição informa sobre o espaço de memória, resolução da câmera, aplicativos que já estão instalados, dentre outras particularidades técnicas do celular.

A mesma situação se aplica à uma empresa que faz aluguel de projetor de imagens pela internet. Ela vai incluir a imagem do projetor e descrever como ele funciona, aplicações mais indicadas, dentre outras particularidades que o usuário precisa saber.

Portanto, além de uma boa imagem, é essencial investir em boas descrições, uma vez que, além de falar sobre o produto em si, também será sua maneira de argumentar com o cliente.

Impactos positivos dessa ação

Saber expor os produtos em sua loja virtual traz muitos impactos positivos para o seu e-commerce. Dentre eles o fator de trabalhar apenas com imagens de qualidade, algo essencial para induzir o consumidor à compra.

As fotos serão mais nítidas e amplas, valorizando bem cada detalhe do produto, como a mobília vendida por uma empresa de cenografia arquitetura.

Se a imagem tem uma qualidade acessível, então o visitante do site vai conhecer bem a mercadoria antes mesmo de comprá-la, o que traz mais confiança no momento de fechar negócio.

Ao expor adequadamente as mercadorias vendidas pela sua empresa, seu e-commerce conquista a confiança dos usuários.

Uma imagem de qualidade e uma boa descrição transparecem o profissionalismo e a seriedade do negócio. Comprar pela internet, apesar de já ser algo natural, ainda é uma opção que deixa alguns consumidores preocupados.

Por isso, se uma loja virtual não sabe expor seus produtos, logo o consumidor acredita que ela não oferece boas soluções. Mesmo que isso não seja verdade, a maneira como os itens foram expostos causou essa impressão.

Ademais, quando uma loja de materiais para construção sabe organizar o seu site e expor itens como lampada de led para jardim, acaba conquistando um diferencial de mercado.

Ao invés de fotografar o produto de qualquer jeito, usar imagens do fornecedor ou fazer uma descrição mediana, ela preferiu investir em um trabalho profissional, por isso, conquistou credibilidade em seu mercado de atuação pela web.

Além disso, assim é possível organizar essa exposição de um jeito único, coerente com sua imagem e de acordo com seus próprios valores. Naturalmente, o e-commerce se destaca dos concorrentes, atraindo um número maior de clientes.

Conclusão

Vender pela internet é uma modalidade de negócios que atrai muitas pessoas, entretanto, é preciso saber como expor as soluções para os clientes, para que eles queiram comprar.

Lembre-se de que outras lojas estão vendendo as mesmas opções, e vai sair na frente quem souber se destacar. Tudo o que fizer para sua loja online precisa ter como foco o diferencial, e com a exposição dos produtos, o pensamento é o mesmo.

Neste artigo, você aprendeu um pouco mais sobre a importância desse trabalho e de que maneira ele precisa ser realizado para trazer bons resultados. Com as dicas que trouxemos aqui, seu e-commerce certamente vai receber muito mais lucros. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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