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Como mudar de plataforma no e-commerce sem sofrer prejuízo?

O e-commerce é uma modalidade de negócio que tem atraído cada vez mais empreendedores e consumidores.

Por meio dele, você pode vender qualquer tipo de produto e até serviços, para qualquer lugar do mundo, 24 horas por dia, nos 365 dias do ano.

Além disso, não precisa arcar com os custos altos de um negócio físico, como aluguel, conta de água e luz, pagamento de funcionários, dentre outros.

Para os clientes, é a oportunidade de comprar soluções de qualidade para o dia a dia, por um valor mais acessível e receber tudo no conforto do lar.

Para estruturar esse modelo de negócio, a empresa precisa de uma boa plataforma. 

É importante pensar nela com cuidado porque é o que vai definir a experiência do cliente, a qualidade da jornada de compra e a imagem da sua marca.

Quando a plataforma escolhida já não é suficiente, é necessário trocá-la, mas muitas pessoas têm medo de que isso possa trazer muitos prejuízos.

Esse pensamento faz sentido, e para te ajudar, vamos explicar a importância do layout e estabilidade da plataforma, como alterá-la e quais os impactos de um site mais seguro.

Importância do layout e da estabilidade da plataforma

O layout de uma plataforma e-commerce tem duas funções, a primeira é que ele dá uma aparência para o site, algo muito importante para a identidade visual da marca. 

Ele representa a empresa e suas características não podem ser perdidas.

Isso é ainda mais importante para as organizações que já são mais conhecidas e que o público já se adaptou à sua identidade. 

Nesse caso, ela deve estar muito presente no layout.

A outra função, é que o layout de uma grafica online atual card, por exemplo, precisa dialogar com o usuário, ser confiável e guiá-lo durante todo o processo de compra, desde o momento em que ele visualiza o produto até o pagamento.

Em outras palavras, o layout da sua plataforma e-commerce exerce a função de vitrine e vendedor, causa um impacto positivo, garante uma boa experiência ao usuário e mostra que a sua loja é a melhor opção.

Outro fator de peso para a plataforma do seu e-commerce é sua estabilidade. Em alguns períodos do ano, o tráfego é mais intenso, tais como:

  • Natal;
  • Black Friday;
  • Dia das mães;
  • Dia dos pais.

Essas datas são perfeitas para aumentar as vendas de qualquer setor, mas seu negócio online precisa estar preparado para isso.

Não estamos falando apenas em renovar o estoque, preparar promoções, caprichar nos anúncios e colocar uma equipe pronta para atender os clientes. 

É necessário preparar o site em si para suportar os picos de acesso.

Para se sair bem durante os períodos sazonais, uma gráfica de impressao digital adota soluções de escalabilidade, como as soluções em nuvem, que permitem aumentar ou diminuir o tamanho da banda, de acordo com o período.

Fora dessas datas de grande demanda, seu site volta ao funcionamento normal. 

Sendo assim, é necessário investir em maneiras de garantir o bom funcionamento da plataforma e conquistar mais vendas em períodos de pico.

Mas, se a sua plataforma já não comporta mais as necessidades de seus consumidores, talvez seja o momento de alterá-la. 

Portanto, no próximo tópico, vamos mostrar como fazer isso sem amargar prejuízos.

Dicas para alterar a plataforma e-commerce com segurança

Se seu e-commerce está crescendo, antes de comemorar, é necessário se certificar de que a plataforma dele está pronta para lidar com o aumento de demanda.

Mas, fazer as alterações e ajustes necessários pode trazer alguns problemas. A boa notícia é que podemos evitá-los, por meio de ações, como:

Alterar o layout ou usar um modelo novo

Como falamos, o visual de seu site é fundamental, então, ao fazer a migração de plataforma, aproveite para modernizar o seu design e garantir uma experiência ainda melhor para os visitantes.

Assim você levanta algumas informações para investir em acao de marketing promocional, identifique quais são as características de seu layout atual para saber se vai mudar apenas alguns aspectos ou trocá-lo totalmente.

Confirme se suas páginas são responsivas para que se adaptem a diferentes tamanhos de telas, visto que muitas pessoas acessam a internet por meio dos dispositivos móveis.

Veja se não é o momento de renovar alguns conceitos e melhorar o posicionamento da sua marca por meio de layout

Além disso, veja se seu e-commerce se destaca em algum nicho de mercado.

Analisar os fornecedores

É possível que você tenha pesquisado algumas opções para fazer a migração, mas não desconsidere as empresas especialistas nesse processo de migração.

Veja o que cada uma delas pode oferecer, no que diz respeito ao suporte, pois os problemas podem surgir do nada, e é necessário resolvê-los o quanto antes.

Se você tem uma empresa de reparo do Iphone, veja se a empresa oferece um bom template, e se as opções se encaixam àquilo que você procura.

Considere os formatos de entrega que você oferece, para analisar a possibilidade de instalar um chatbot e outras integrações.

Migrar funcionalidades customizadas

É necessário documentar e levar todas as funcionalidades desenvolvidas para a sua loja virtual. 

Considere nessa lista os diferenciais oferecidos por ela, como agendamento de entrega, por exemplo.

Isso quer dizer que qualquer função que seu e-commerce ofereça para o cliente na plataforma atual, deve estar disponível na próxima plataforma que você for usar.

Não se esqueça dos dados

Além das funcionalidades que mencionamos no tópico anterior, uma assistencia tecnica de informatica computador pela internet precisa considerar outros dois pontos fundamentais que devem ser levados para a nova plataforma.

Um deles é o conteúdo, ou seja, os produtos, juntamente com a descrição, fotos e vídeos, além das informações que você já tem sobre os seus clientes.

Trata-se de um processo mais complexo, sendo assim, faça uso de recursos como tabelas do Excel para não se esquecer de nenhum dado que precisa ser transferido.

Fazer um mapeamento da situação

É necessário ter um mapa completo de seu site para migrar de plataforma. 

Se você não puder contar com a ajuda de um profissional de TI, precisa saber onde exatamente se encontra sua loja online.

Um fabricante de camisa gola polo personalizada deve salvar todos os dados e mídias disponíveis. 

Isso porque, como falamos no tópico anterior, as fotos e vídeos devem estar presentes no novo site.

Ademais, é necessário solicitar e salvar o código fonte do seu site, assim como saber como anda a sua estratégia atualmente.

Existem algumas ferramentas que podem ajudar, mostrando a pontuação do seu domínio, ranqueamento de palavras-chave, dentre outras possibilidades.

Portanto, agora que já sabe como migrar a plataforma do seu e-commerce, no próximo tópico, vamos mostrar os impactos positivos de uma opção mais segura.

Impactos de uma plataforma mais segura

A segurança deve ser a prioridade de qualquer plataforma e-commerce, seja ela uma loja de roupa que vende camisa com logo bordado ou um supermercado.

Uma plataforma segura traz inúmeros impactos positivos para os negócios e para os clientes. 

Um deles é a redução de custos, uma vez que cuidar da proteção do seu site evita descontrole nos gastos futuramente.

Se a sua loja virtual está sempre protegida, evita dores de cabeça e transtornos que podem colocar em risco a recuperação das operações. 

Em outras palavras, seu negócio vai se manter mais eficiente e otimizar a gestão.

Se, porventura, houver algum problema mais grave, como vazamento de dados pessoais de clientes, você vai ter que lidar com implicações legais que podem desestruturar todo o negócio.

O melhor é investir em práticas que protejam a sua plataforma e evitar esse tipo de desgaste. 

Além do mais, a proteção de sua plataforma é requisito básico para garantir uma boa experiência aos clientes.

Portanto, quando uma loja virtual de conjunto de semijoias cuida desse assunto, atende às expectativas de seu público-alvo e se adapta a tudo aquilo que o consumidor moderno deseja.

Se a empresa não investe nessas práticas, vai vivenciar frequentemente situações como abandono de carrinho e desistências de compra.

Conclusão

As lojas virtuais estão em alta e cada vez mais pessoas preferem comprar com elas. 

Se você tem um comércio eletrônico e precisa mudar a plataforma dele, viu que é possível fazer isso sem amargar prejuízos.

São cuidados que garantem a integridade do seu negócio virtual, de modo a torná-lo cada vez melhor e mais seguro para os clientes.

Mudar a plataforma é sinal de crescimento, e neste artigo, você aprendeu quais são as melhores formas de fazer isso. Com certeza, seu e-commerce vai ficar ainda melhor e mais completo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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