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André Cardia
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Como o Endomarketing podem ajudar no relacionamento com colaboradores

No marketing institucional, o Endomarketing é um conjunto de ações que estão voltadas para o público interno das empresas, com o objetivo de melhorar a sua imagem entre os colaboradores. Isso tende a resultar em uma equipe motivada e, consequentemente, melhores resultados para o empreendimento.

É uma das maneiras mais eficientes de reduzir o índice de rotatividade de funcionários. Também pode ser eficaz na atração de profissionais de alta qualificação, cuja contratação pode ser bastante benéfica para a empresa.

O Endomarketing ajuda as corporações na criação e desenvolvimento de uma imagem de lugar agradável para se trabalhar, fazendo com que as pessoas desejem um emprego na empresa.

O que é Endomarketing?

O Endomarketing é eficiente no relacionamento com os colaboradores porque está voltado para as ações internas da empresa, motivo pelo qual também é chamado de Marketing Interno. É o responsável por melhorar a imagem da empresa entre os funcionários e parceiros, visando a motivação da equipe pelo bem da corporação.

Trata-se de uma estratégia de extrema importância porque os colaboradores são pessoas que têm contato diário com todos os processos das marcas. Isso faz com que eles sejam aptos a opinar e influenciar pessoas à respeito da empresa, de uma maneira geral. 

Para entender, basta imaginar o exemplo de uma empresa de compactador de solo aluguel. Quando os funcionários estão satisfeitos com as suas funções e condições de trabalho, eles tendem a comentar com seus familiares e amigos sobre as vantagens.

Assim, os próprios colaboradores contribuem para a criação de uma percepção positiva da empresa, já que as pessoas ao redor passam a vê-la de uma maneira mais humana, com mais carisma e identificação.

Considerando a competitividade do mercado atual, com novos empreendimentos surgindo a todo momento, é preciso considerar a relevância do Endomarketing para o relacionamento com os colaboradores, que reflete diretamente no sucesso do negócio, independente do segmento de atuação ou das dimensões da empresa. 

Assim como foi citado o exemplo da locadora, o Endomarketing pode ser aplicado a outros tipos de empresas, como uma especializada no gerenciamento de áreas contaminadas cetesb, por exemplo, ou fabricantes de todos os tipos de produtos.

Endomarketing e RH

O Endomarketing não se resume apenas a ações de marketing. Na prática, funciona como uma junção entre os setores de RH (Recursos Humanos) e marketing de um empreendimento.

É uma responsabilidade do RH a atenção às necessidades dos colaboradores da empresa. As equipes se dedicam para transformar problemas em possibilidades de melhoria, com um ambiente de trabalho mais positivo para todos. 

Já o Endomarketing está voltado para a motivação dos funcionários, fazendo com que eles se sintam uma parte importante da empresa e dos seus resultados.

Para isso, as equipes de RH e marketing unem forças para estimular a interação entre colaborador e empresa no desenvolvimento das tarefas cotidianas. Alguns exemplos de ações são:

  • Estímulos para a participação da família junto à empresa;
  • Treinamentos de capacitação, ajudando funcionários a melhorarem habilidades;
  • Troca de experiências, possibilitando mais preparo para as atividades cotidianas;
  • Demonstrações de valorização do desempenho individual e da equipe, etc.

Apesar da importância do Endomarketing, atualmente muitos empreendedores ainda não compreenderam que o investimento pode ajudar empresas de qualquer setor ou tamanho a se destacar consideravelmente em seus mercados de atuação.

Por que trabalhar o Endomarketing?

Ao investir em ações de Endomarketing, vale a pena entender a maneira como elas podem afetar a empresa, com:

1. Colaboradores mais motivados

As ações de Endomarketing ajudam a empresa a manter os funcionários motivados, porque mostram que a corporação está aberta às ideias que eles podem ter a oferecer, incluindo sugestões e melhorias.

A motivação dos colaboradores de uma empresa especializada em transportador helicoidal, por exemplo, pode aumentar de uma maneira expressiva quando eles perceberem que estão em um ambiente que se preocupa com a qualidade, não só do trabalho, mas também do bem-estar dos funcionários.

2. Produtividade otimizada

Com mais motivação, é natural que as empresas que investem em Endomarketing vejam a produtividade dos seus colaboradores aumentar.

Quando eles estão mais satisfeitos e motivados com o trabalho, tendem a executar cada tarefa com mais qualidade, assumir uma postura mais proativa e se comprometer mais com os resultados da empresa de montagem de mezanino industrial metálico, para exemplificar.

3. Menor rotatividade de funcionários

A motivação está diretamente relacionada à diminuição da rotatividade de funcionários nas empresas. Quando eles se sentem mais motivados e satisfeitos, o mais provável é a diminuição na rotatividade.

Atualmente, principalmente nas novas gerações, as pessoas não tomam decisões relacionadas à carreira pensando apenas nos salários. Também pensam na satisfação e bem-estar pessoais, observando a importância que a empresa dá aos funcionários. 

Portanto, um técnico que atua com eliminador de gotas torre de resfriamento, por exemplo, deve se sentir valorizado na empresa para manter a disposição no trabalho com motivação e proatividade.

4. Colaboradores mais comprometidos com a empresa

É válido que os empreendedores se coloquem no lugar dos seus colaboradores, pensando em formas de fazer com que eles se sintam acolhidos pela corporação. 

É fundamental que os gestores se preocupem com as necessidades e opiniões dos funcionários, eles também podem ter sugestões preciosas para melhorar as tarefas cotidianas na empresa.

Assim, o Endomarketing impacta diretamente na lealdade dos colaboradores, fazendo com que eles se sintam mais comprometidos com o local em que trabalham.

5. Clima organizacional mais agradável e saudável

A preocupação com a qualidade de trabalho e bem-estar dos funcionários reflete em bons fluxos de atividades. Mais produtivos e proativos, os colaboradores tendem a se ajustar aos processos com mais facilidade e precisão.

Isso ajuda a melhorar o desempenho do time, com melhores resultados na venda ou aluguel de grupo gerador diesel 150 kva, por exemplo, principalmente devido ao aumento na produtividade.

6. Trabalho com mais qualidade e bem-estar

Algumas atividades diárias todos os dias podem ser desgastantes. Muitos funcionários podem acabar deixando esse momento afetar o seu bem-estar, com riscos para a saúde física e mental.

Entretanto, quando a empresa se preocupa com a saúde dos funcionários e investe na criação de um ambiente agradável, bem como em estratégias de Endomarketing, é possível notar uma melhora. 

Um resultado bastante importante e possível em fabricantes de contator para banco de capacitor, por exemplo, é a diminuição do estresse, que reflete em uma produção com mais qualidade.

Como implementar o Endomarketing?

Para trabalhar o Endomarketing é preciso voltar as atenções ao público interno da empresa, focando nos colaboradores e na percepção que essas pessoas têm do lugar em que trabalham. 

Para isso, as equipes de RH podem realizar entrevistas e pesquisas, com o objetivo de compreender as necessidades, dificuldades e impressões da equipe da empresa.

As informações levantadas devem levar em conta todos os funcionários, de todos os departamentos. 

Elas são usadas para a estruturação e planejamento das ações de endomarketing, sempre visando a aproximação entre o colaborador e a empresa que fabrica barra roscada com olhal, por exemplo. Dentre as principais práticas de Endomarketing, destacam-se:

  • Melhorias nos processos de comunicação interna, estimulando o diálogo;
  • Treinamento de equipes, com nivelamento, interação e troca de experiências;
  • Promoção de palestras e eventos motivacionais, incentivando o crescimento pessoal;
  • Bonificações, de acordo com o desempenho de cada integrante das equipes;
  • Iniciativas de integração e confraternização, aproximando os funcionários;
  • Pesquisas de satisfação com os colaboradores, com temas variados;
  • Análise da possibilidade de home office ou horários flexíveis;
  • Solicitação de referências diante da necessidade de contratações;
  • Estabelecimento de planos de carreiras individuais para os colaboradores;
  • Prática de feedbacks, elogios e agradecimentos diante de bons resultados;
  • Divulgação de bons exemplos de resultados atingidos pela empresa;
  • Investimento em peças institucionais, como vídeos ou apresentações;
  • Relações públicas com comunidade, governos, parceiros, clientes, fornecedores, acionistas, etc;
  • Oferecimento de cursos e palestras à comunidade e famílias;
  • Organização de eventos comerciais, reunindo profissionais e clientes.

Depois de planejadas, as ações devem ser colocadas em prática. A implementação das estratégias de Endomarketing deve seguir com pesquisas de satisfação, buscando a opinião dos funcionários, reforçando o relacionamento com a busca pelas ações mais adequadas.

Ao final, as empresas de diversos segmentos ou dimensões podem notar consideráveis melhorias no clima do local de trabalho, com um relacionamento mais forte e produtivo entre empresa e funcionários. 

Esse relacionamento pode render bons resultados para os empreendimentos, porque satisfeitos e motivados os colaboradores tendem a se esforçar mais, com atividades otimizadas e com melhor qualidade. Desta forma, o Endomarketing contribui para um empreendimento mais rentável e com mais espaço em seu mercado de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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