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Como o seu e-commerce pode oferecer suporte para Bugs e evitar a evasão de clientes?

O mercado digital possibilitou muitas mudanças na forma de se fazer comércio. Com o avanço dos sites e plataformas online, muitas empresas passaram a sofrer com o chamados bugs encontrados em diversos sistemas no mundo todo.

Um bug é basicamente um problema não previsto pelos desenvolvedores que ocorre no decorrer do funcionamento de um sistema e passa a prejudicar todo um processo de um determinado segmento.

Existem diversas histórias que dizem explicar a origem do termo “bug”, mas a mais aceita de todas envolve o grande inventor Thomas Edison.

Em um determinado dia Thomas foi utilizar seu fonógrafo e uma mosca acabou o encontrando dentro do aparelho.

A presença do animal prejudicou todo o funcionamento do sistema e foi preciso toda uma parafernalha para conseguir retirá-lo e fazer o fonógrafo voltar a funcionar adequadamente. 

Desde então o termo tornou-se famoso ao fazer referência a erros não previstos.

Os sites recebem o acesso de diversas pessoas que precisam comprar algo como uma camisa com logo bordado ou livros e cursos.

As possibilidades são muitas, mas quanto mais digital o sistema mais será preciso de cuidados para fazer o sistema funcionar. 

Desenvolvedores tem como objetivo testar uma série de possibilidades que envolvem os programas que estão sendo disponibilizados pelas empresas que comprarem seus sistemas, mas é humanamente impossível que tudo seja devidamente testado.

Quando o sistema é vendido para uma empresa de e-commerce, por exemplo, o sistema então passa a ser utilizado de diferentes formas por inúmeras pessoas para os mais diferentes fins. 

Isso resulta em uma gama bem maior de situações não previstas pelos desenvolvedores, neste momento são descobertos os bugs do sistema. 

Em outras palavras, é como uma pessoa que busca por um adesivo de vinil para realizar a pesquisa em um campo de endereço.

Ocorre que o desenvolvedor não tinha previsto que as pessoas procurariam por produtos dentro de um campo feito para colocar o endereço e em vez do sistema recusar, ele simplesmente trava ou faz o formulário voltar desde o início. 

Quase todas as pessoas que mantém contato diário com sistemas de computadores, sejam instalados em uma máquina ou acessados pela internet já se depararam com um bug em algum momento de suas vidas.

Dentro do ramo dos analistas de desenvolvimento de sistemas existe um setor específico que fica realizando testes de diversos sistemas em busca de bugs

Portanto, é bem comum que exista um botão dentro desses programas que se chama “reportar um bug”.

Deste modo os usuários conseguem avisar os desenvolvedores de um erro frequente que precisa ser corrigido. 

Dessa maneira são feitas atualizações dentro do programa e enviadas aos usuário para que sejam instalados, assim os erros são corrigidos. 

É como realizar a impressao digital dos problemas e encaminhar aos responsáveis para correção. 

No universo dos jogos digitais isso é algo bem comum e visto como algo padrão para milhares de jogadores, mas infelizmente em um setor de vendas esses erros geram um problema gravíssimo.

Clientes de um e-commerce costumam não ter muita paciência com erros que consideram simples de serem resolvidos (apesar de não serem) e o impedimento no momento de realizar uma compra pode ser fatal para nunca mais tê-lo dentro do site novamente.

É por isso que surge a necessidade de criar estratégias de suporte para que os bugs sejam cada menos presentes principalmente nos canais de venda das empresas. Deste modo é possível evitar a evasão dos clientes.

A confiança é a chave principal que deve moldar a internet uma vez que muitos usuários ainda ficam com um pé atrás no momento de realizar a compra de um colar feminino folheado a ouro ou qualquer que seja o outro produto que está sendo comprado.

Avise e encaminhe os clientes

Como dissemos, prever todos os bugs que um sistema pode gerar é algo impossível de ser feito.

Entretanto, é possível entender que eles podem aparecer e estar preparados para esse tipo de solução.

O primeiro e melhor processo de suporte contra bugs é encaminhar uma mensagem quando algum tipo de erro ocorrer.

Isso pode ser feito em uma função no momento em que a página demora muito para carregar ou o sistema estiver travando. 

Há também épocas sazonais em que os sites podem estar com um alto número de acessos e dessa forma o sistema fica mais lento. 

Um aviso prévio pode ser feito, deste modo o cliente sabe que não vai precisar de uma assistencia tecnica de informatica computador.

Eles também tentam encontrar horários em que acreditam que o sistema esteja menos superlotado como madrugada e de manhã. 

Esses avisos são importantes para mostrar que você está ciente dos erros que possam vir a ocorrer e já promoveu uma solução a ser feita.

Verifique a necessidade de um suporte especializado

Esse é um ponto que pode vir a ocorrer e independente da sua boa vontade, somente profissionais especializados conseguirão resolver o problema. 

Muitos acessos e um alto número de dados alinhados em um sistema integrado podem gerar problemas.

Toda empresa em um determinado momento precisa se render a necessidade de contratar pessoas especialistas em tratar da sua rede de usuários. 

Além de lidar com a manutenção de tudo o que estiver ocorrendo, eles podem elaborar sistemas mais fáceis de serem utilizados.

O flyer digital do seu e-commerce pode ser o produto, mas a fachada dele é a celeridade em que os sistemas funcionarão. 

Portanto, chegará um momento em que sozinho não será possível administrar tudo. 

Você como empreendedor terá de tomar a decisão no momento certo, pois quanto mais acessos e mais vendas, maior será a necessidade de buscar por ajuda. Quando o negócio for pequeno não existe a necessidade. 

Acione a sua plataforma paga

Tornou-se bem comum pessoas leigas no desenvolvimento de sites, pagarem por plataformas que entregam sites prontos para o uso, por um valor mensal de diferentes ferramentas e possibilidades.

Ocorre que um grande erro das empresas é deixar de acionar essas empresas no momento em que precisam de ajuda e apoio. 

Lembre-se, o que está em jogo é o seu sustento e a sua empresa, por isso sempre que algo de estranho ocorrer acione a plataforma.

Existem equipes que trabalham para isso e no momento em que você paga pela plataforma eles prometem o apoio ao usuário. 

Tudo isso acaba por facilitar todos os trâmites que envolvem a formação e administração do site. 

Pense que você trabalha com advocacia, contabilidade ou até outro setor que precise da efetivação da entrega de encomendas com motoboy ou digitalmente.

É preciso que o consumidor se sinta confiante em entregar sua privacidade, por isso a necessidade de um sistema que gere essa confiança. 

Erros que ocorrem com frequência

Diferentes de bugs que são erros não previstos, existem erros que podem vir a acontecer, mas que poderiam ter sido evitados e ainda podem.

Basta que os administradores do site estejam cientes do que fazer caso algum deles tenha ocorrido. Vejamos alguns deles:

  • Sites lentos que não carregam e links quebrados;
  • Funções visíveis, mas não disponíveis;
  • Sites pouco seguros com muitos pop-ups;
  • Sites que parecem ser do segmento da marca.

Cada um desses erros podem ser evitados antes mesmo da criação do site. 

Todos os erros afetam a decisão final do consumidor em finalizar a compra do seu e-commerce.

Além de que dependendo do que ocorrer eles saem antes de verem os produtos.

Imagine uma pessoa que busca fazer o reparo do Iphone de um familiar, mas quando entra no site depara com um design infantil que não transpassa autoridade. 

Além disso, os links de orçamentos e informações sobre a empresa não funcionam ou não carregam.

Esses cuidados precisam ser tomados para que afete a confiança do seu cliente, evitando a evasão deles no seu e-commerce.

Considerações finais

A evasão de um e-commerce pode ocorrer por diversos fatores e um deles são os erros aparentes no próprio site. 

Podemos elencar tópicos simples como erros de ortografia até erros gravíssimos como o vazamento de dados do cartão dos seus clientes.

Cada esfera de erro afeta na forma como o seu consumidor enxerga sua empresa, por isso existe a necessidade oferecer suporte para bugs e diminuir a evasão. 

Existe uma taxa de evasão de clientes que é natural de todo o negócio, mas não pode ter referência com erros.

Toda a empresa precisa garantir o bom funcionamento de seu e-commerce e dar o máximo de confiança para o consumidor realizar todas as suas compras ali dentro. 

No decorrer do artigo demos uma série de exemplos que podem ser seguidos para evitar essa situação.

Uma forma interessante é se espelhar em um concorrente muito maior que você e ver como eles trabalham. 

No mercado digital é preciso ter boas referências, se o concorrente faz sucesso, algo de certo ele está fazendo é interessante entender os porquês. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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