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Como orientar a produção de conteúdos para Facebook de acordo com a faixa etária

A produção de conteúdos para o Facebook exige bastante atenção e uma programação prévia, que ajudam na elaboração do material.

Apostar em bons conteúdos e boas informações, é extremamente importante para uma empresa que queria crescer no seu mercado de atuação.

Com o avanço da tecnologia, é cada vez mais comum que as pessoas passem grande parte do seu tempo conectadas, absorvendo diferentes tipos de materiais.

Por isso, as empresas que se destacam com a produção de bons conteúdos vão ganhando maior relevância e alcançando um bom posicionamento na internet, garantindo que a sua marca seja reconhecida como uma autoridade no seu segmento.

Mas, para montar um planejamento coerente com o seu negócio e com o seu público, com o objetivo de promover um compactador de solo a percussão, por exemplo, é preciso levar em consideração alguns elementos, que serão abordados no decorrer do artigo.

Para entender de modo mais detalhado sobre esses pontos, siga na leitura e conheça mais sobre a importância de elaborar materiais de qualidade para seus seguidores.

Produzindo conteúdos para o Facebook

O Facebook é uma das maiores redes sociais do momento: ela possui cerca de 2,3 bilhões de usuários no mundo todo, segundo os dados da própria plataforma.

Levando em consideração esse número, certamente grande parte dos seus clientes estarão presentes na rede e, por isso, você deve investir na atuação da sua marca no Facebook, aumentando o seu quadro de seguidores.

Para isso, é preciso conhecer as técnicas que tornam os seus conteúdos atrativos e especialmente direcionados para o seu público, de modo a atingir um bom número de visualizações.

Entre elas, podemos elencar:

  • Apostar em conteúdos evergreen;
  • Utilizar técnicas de SEO;
  • Aplicar copywriting em seus materiais;
  • Conhecer o público-alvo do seu negócio;
  • Entre outros pontos.

Conteúdos evergreen

A produção de bons conteúdos exige planejamento e prática. 

Isso quer dizer que ao escrever sobre um assunto como a importância de se realizar periodicamente o exame para toxoplasmose em gatos, você está levando uma informação de qualidade e que transmite um conhecimento importante.

Os conteúdos evergreen possuem o intuito de educar o seu público, de modo que ele entenda mais sobre um tema específico. Isso é essencial para levar dados de grande relevância para as pessoas.

Diferentemente dos textos informativos pontuais, ou seja, aqueles que possuem um conteúdo datado, um material evergreen não possui “validade”, o que quer dizer que o tema contido ali pode ser acessado por um longo período e ser sempre atual e interessante.

Por isso, ao produzir conteúdos para a sua página do Facebook, você deve apostar na elaboração de materiais evergreen, que serão de grande utilidade para os seus seguidores.

Técnicas de SEO

Se você já produz conteúdos há algum tempo, certamente já ouviu falar nas técnicas de SEO (Search Engine Optimization).

Ele é composto por elementos que podem ser essenciais para promover as suas postagens, fazendo com que elas sejam encontradas com mais facilidade pelos seus leitores.

O uso de palavras-chave, tal como “cadeira dobrável estofada”, é um desses elementos. 

Dessa forma, quando o cliente faz uma busca pelo item nas plataformas, as postagens que apresentarem a expressão mencionada serão vistas entre as primeiras posições dos resultados da pesquisa.

Utilizar imagens e títulos atrativos também são técnicas que podem auxiliar na produção de um conteúdo, deixando-o mais completo e chamativo para os seguidores.

Utilizando o copywriting nas suas postagens

Talvez você ainda não tenha aplicado o copywriting nas suas publicações, mas provavelmente já leu várias postagens na internet que utilizavam a estratégia na sua produção.

Ao escrever um texto com o intuito de vender materiais para construção ou serviço de pedreiro, por exemplo, uma empresa pode utilizar o copywriting para construir um conteúdo que resulte em uma venda.

Nesse sentido, é essencial descrever o objeto da venda, e mostrar como ele pode ser uma solução para alguma dificuldade que o seu potencial cliente pode ter no momento.

Para isso, é necessário também aplicar o Call to action (CTA), chamando o cliente para uma ação, que, nesse caso, pode ser a de adquirir aquilo que você está oferecendo.

Você conhece o seu público-alvo?

Quando você vai produzir um novo conteúdo, seja para abordar a importância da investigação detalhada Cetesb, ou sobre as principais tendências de moda da próxima estação, você precisa conhecer as características do seu público.

Isso quer dizer que para direcionar uma postagem para os seus potenciais e atuais clientes, você precisa saber mais sobre eles, entendo seus traços e suas necessidades.

Para começar, você deve levar em consideração idade, profissão, sexo e dados demográficos do seu público. Mas não é só isso. Também é preciso entender as dores e as vontades dos seus clientes, para que você possa atendê-las de modo ideal.

Com essas características bem definidas, você poderá produzir materiais adequados para os seus seguidores, prendendo a atenção deles e fazendo com que eles queiram acompanhar as suas novidades mais de perto.

Facebook: produzindo conteúdos de acordo com a faixa etária

Diferentemente do público do Instagram, que possui uma faixa etária composta por usuários mais novos, o Facebook apresenta um aumento no número de inscritos com idade superior a 35 anos.

Isso quer dizer que o público do Facebook é composto, majoritariamente, por usuários mais velhos e, por isso, você deve produzir conteúdos de acordo com essa faixa etária.

Nesse caso, para promover os seus serviços de paisagismo residencial, o resultado obtido será muito mais efetivo no Facebook do que em outras mídias.

Afinal, as pessoas que se interessam por esse tipo de serviço, certamente estarão em maioria nessa rede.

Sendo assim, você deve apostar na produção de materiais voltados para o público-alvo do seu negócio, levando em consideração as características dos usuários do Facebook.

Nesse sentido, apostar em uma nova publicação para informar sobre os benefícios de uma prótese capilar masculina faz muito mais sentido quando ela é direcionada para o público mais velho, trazendo resultados mais efetivos para a sua postagem.

Isso, porque os potenciais clientes de uma empresa utilizam as redes sociais para acompanhar as novidades dos seus amigos e parentes, mas também para receber informações sobre as suas marcas preferidas.

Por isso, as empresas que investem em conteúdos de qualidade para divulgar nos seus perfis e páginas nas redes sociais, alcançam novos negócios mais facilmente, principalmente, quando eles são desenvolvidos de acordo com a faixa etária do seu público-alvo.

Juntamente com a característica da faixa etária, você também deve direcionar a sua produção para as pessoas que mais se identificam com aquilo que você está promovendo.

Por isso, ao criar uma postagem para anunciar um produto como uma rede de proteção animal, você deve levar em conta o público interessado em adquirir esse tipo de item.

Os proprietários de imóveis e as pessoas que tenham animais domésticos, mas que estejam de mudança para um novo endereço que ainda não possua esse produto instalado nas janelas, são exemplos de usuários que vão interagir de modo mais efetivo com a sua postagem.

Certamente, ela não será direcionada para um público mais jovem, que busca por itens mais voltados para maquiagens e roupas, ou equipamentos eletrônicos para utilizar no dia a dia.

Nesse sentido, entender de modo mais abrangente as características dos seus seguidores e das pessoas interessadas nos seus serviços pode auxiliar no desenvolvimento de conteúdos mais personalizados, que possam chamar a atenção dos seus clientes.

Desse modo, você pode aumentar de maneira muito mais eficiente a atuação da sua empresa, pois é possível fornecer os seus produtos ou serviços para pessoas da mesma faixa etária, que residam em diferentes regiões, ampliando o seu atendimento.

Ao direcionar o conteúdo para um público mais característico, você acaba por gerar mais valor para os seus clientes e para a sua marca, que ao focar em um determinado objetivo, consegue alcançá-lo com muito mais facilidade e clareza.

Em paralelo, você consegue obter dados mais precisos sobre as suas publicações, podendo mensurar de maneira mais adequada as melhores maneiras de promover os seus produtos ou serviços no Facebook.

Esse é o modo mais assertivo de trazer resultados para a sua empresa, já que você pode utilizar as métricas obtidas com os dados de uma postagem para criar publicações cada vez mais eficientes, aumentando o retorno dos seus clientes.

Por isso, é de grande importância que você produza conteúdos no Facebook de acordo com a faixa etária dos usuários da rede e do seu público-alvo, tornando a sua atuação nas redes sociais mais positiva e permitindo assim alcançar os seus objetivos. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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