Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Como produzir conteúdos de fundo de funil para e-commerce

Qualquer e-commerce que queira se destacar no mercado sabe o quão importante é investir em estratégias de marketing digital. Até porque estamos lidando com a internet, um local repleto de informações e altamente competitivo.

Sendo assim, não basta criar uma loja de comércio eletrônico e esperar que as vendas surjam do nada. 

Ao contrário, é preciso ter um planejamento adequado ao seu negócio e que ofereça algo relevante aos usuários, para que eles se sintam confortáveis e confiantes durante a realização de uma compra.

Atualmente, é possível se deparar com diversas estratégias de marketing digital para e-commerces, contudo, uma das que mais se destaca é o funil de vendas. 

A premissa é simples: oferecer conteúdo atrativo, de acordo com a etapa do usuário, isto é, se ele está mais próximo ou mais afastado de realizar a compra.

O funil de vendas nada mais é que uma representação gráfica dessa jornada, sendo dividido em: topo, meio e fundo.

Como é de se esperar, o topo do funil é a etapa de descobrimento, onde o usuário tem o primeiro contato com o seu e-commerce. 

Aqui, ele ainda desconhece que o seu problema pode ser solucionado com o seu produto ou serviço, ao mesmo tempo em que deseja saber mais sobre o assunto tratado.

Um exemplo de conteúdo para o topo de funil é o blog post, como artigos que tratam sobre diversos temas. Assim, o usuário pode se deparar com um artigo sobre comida natural para cachorro enquanto procura por produtos pet, e se interessar pelo conteúdo.

Já o meio de funil é a etapa de conversão. Ou seja, quando o usuário já conhece o seu produto ou serviço, mas você precisa oferecer conteúdos que o transformem em um lead (potencial cliente) e ele possa caminhar para a conclusão da compra.

Aqui, podemos encontrar materiais como os e-books, que são livros eletrônicos que tratam de temas mais aprofundados, que não cabem somente em um blog post. 

Em troca do download dos e-books, os comércios podem pedir algum contato do usuário, para obter mais dados sobre a pessoa e, com isso, produzir algo personalizado.

Por fim, o fundo de funil é o momento mais próximo da compra. O objetivo, portanto, é transformar o lead em cliente. Por isso, os esforços são mais diretos e centrados no fechamento da venda.

O post de hoje vai dar algumas dicas de como produzir conteúdos de fundo de funil para e-commerce e ter bons resultados em vendas. Acompanhe a leitura!

O que é o fundo de funil?

O fundo de funil é a última etapa da jornada de compras. A intenção é fazer o lead tomar uma decisão, que envolve a compra do produto ou serviço do seu e-commerce.

Por exemplo, se você trabalha com a comercialização de uma caixa de som acústica, aqui é o momento de convencer o cliente do porquê ele deve adquirir o seu equipamento, não o da concorrência.

A etapa do fundo de funil costuma ser mais curta, em comparação com os demais níveis da jornada do cliente. Isso porque o lead já conhece o seu negócio e tem uma opinião formada sobre o assunto. 

Quer dizer que ele sabe que tem um problema e precisa adquirir um produto ou serviço para solucioná-lo.

Aliás, no funil de vendas, os usuários compreendem o problema e sabem que o seu e-commerce tem o produto certo. Por exemplo, o cliente conhece a necessidade de um laudo de vistoria, e que a sua empresa contam com uma assessoria especializada para a aquisição desse documento.

No entanto, mesmo próximo da compra, o usuário ainda está comparando outras soluções, para avaliar os prós e os contras dos produtos ou serviços do seu negócio.

Por esse motivo, os conteúdos de fundo de funil servem como aquele “empurrãozinho”, para que o leitor tome a decisão de se tornar um novo cliente. 

Assim, os materiais devem ser personalizados, conforme o perfil de cada lead, pois a empresa deve mostrar que se preocupa com as necessidades do seu público.

Afinal de contas, se o lead está em busca de uma borracha de silicone para moldes, é importante conhecer qual o problema do usuário e entregar um conteúdo adaptado, para que ele veja que o seu produto é, de fato, a melhor opção.

Quais as características dos conteúdos para fundo de funil?

Os conteúdos de fundo de funil precisam ser diretos e focados na venda. Mas isso não significa adotar uma linguagem invasiva e sensacionalista, ou produzir um material extremamente persuasivo, já que isso pode assustar os prospectos.

Entretanto, como a sua empresa faz parte da solução, é importante falar sobre ela, desde que não pareça um publicidade explícita, deixando de lado o foco no conteúdo.

O lead provavelmente está analisando a concorrência, por isso, falar sobre o produto ajuda a esclarecer dúvidas comparativas para que o cliente tome uma decisão mais assertiva. 

Mas tenha em mente que a intenção é educar o usuário, para que ele mesmo faça a escolha e feche negócio.

Portanto, é permitido que no fundo de funil, você traga especificações técnicas sobre um cabo de aço revestido, por exemplo. Assim, os usuários podem comparar os dados do produto e verificar se o componente atende às necessidades.

Assim, ao conduzir os leads até a solução dos problemas, o time de vendas pode finalizar o processo com a compra propriamente dita.

Em resumo, as características de conteúdos para fundo de funil são:

  • Conteúdo direto com foco na venda;
  • Mostrar que a empresa é uma solução;
  • Trazer especificações técnicas e detalhadas;
  • Oferecer opções aos clientes.

Lembre-se também de proporcionar uma boa experiência ao usuário, isto é, privilegie um conteúdo atrativo, ao invés de publicidade massiva.

4 dicas de conteúdos para fundo de funil

A técnica do funil de vendas pode ser usada em qualquer empresa – desde comércios eletrônicos, até um martelinho de ouro. Mas, para que a estratégia seja eficaz, é preciso produzir um material bem elaborado e de excelente qualidade.

Abaixo, separamos alguns conteúdos que são mais atrativos e convidativos para transmitir a autoridade do seu e-commerce e ajudar na concretização da venda. Confira!

1 – Webinars

Os webinars, ou webinários, consistem em transmissões ao vivo, com a intenção de tratar sobre um tema ou assunto específico. 

Ele é um ótimo formato para fundo de funil, pois permite que os usuários tirem suas dúvidas por meio de perguntas durante a exibição.

Por exemplo, um e-commerce especializado no desenvolvimento de cartão de visita confeitaria pode produzir um webinar a respeito da importância de um bom design para as peças de divulgação.

Assim, os interessados no produto podem entrar na transmissão e mandar perguntas ao apresentador.

2 – Demonstração do produto

A demonstração de produtos é considerada a técnica mais efetiva para um fechamento de negócio. Afinal de contas, os usuários podem sentir a posse sobre a mercadoria, além de fazer testes e tirar dúvidas.

No exemplo mencionado acima, a gráfica pode mandar uma cópia do cartão de visita engenheiro civil para que o cliente possa sentir o produto em mãos.

Dessa maneira, o lead pode fechar a compra, pois ele sente que o seu problema pode ser finalmente resolvido, após experimentar um pouco das soluções ofertadas pelo seu negócio.

3 – E-books

Os e-books voltados para fundo de funil contam com mais detalhes técnicos sobre as mercadorias ou serviços, além de trazer dados da empresa, benefícios e vantagens aos clientes.

A produção de um e-book de fundo de funil exige que o e-commerce tenha conhecimento sobre a persona, para elaborar um material personalizado, conforme os interesses do público-alvo.

Além do mais, não se pode descuidar da diagramação dos e-books, pois ela interfere diretamente na imagem que a empresa passa aos clientes. Portanto, invista em algo de qualidade e profissional.

4 – Ofertas

Ofertas de tempo limitado, como cupons, frete gratuito e promoções também são ótimas para fundo de funil, pois despertam um gatilho do público, que tende a fechar negócio mais rápido, pela urgência de não perder as vantagens oferecidas.

Também é uma forma de obter destaque da concorrência, ainda mais se as outras empresas não oferecerem condições promocionais.

Conclusão

O fundo de funil é a etapa de finalização da jornada de compra do cliente. Por isso, o e-commerce precisa dar uma especial atenção aos conteúdos produzidos, já que esses materiais irão influenciar diretamente na decisão de compra dos leads.

É importante investir em soluções personalizadas, para que os usuários tenham uma boa experiência e, com isso, decidam mais facilmente pela sua empresa. 

Diante disso, procure formas de humanizar seus conteúdos e manter uma aproximação com o público.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Mais notícias para você

Shopping Basket