INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Como trabalhar com os stories na Black Friday?

Os stories são um dos principais recursos utilizados pelas empresas no Instagram, e eles podem ser especialmente vantajosos durante a Black Friday.

Essa funcionalidade desperta uma sensação de urgência nos usuários, afinal, a publicação só fica disponível durante 24 horas. 

Isso significa que se você souber usá-la, pode chamar a atenção dos seus seguidores e fazer boas vendas.

A Black Friday é um período de aumento considerável nos lucros, e os consumidores estão em busca de boas oportunidades de compras. 

Por essa razão, é importante aproveitar todos os recursos disponíveis para atrair os clientes.

Não é de hoje que as redes sociais são amplamente usadas pelas marcas para estreitar o relacionamento com os consumidores, e essas plataformas são fundamentais para divulgar os produtos e serviços.

Existem diversas maneiras de trabalhá-las, e no caso do Instagram, uma das principais são os stories. 

Se você ainda não utiliza esse recurso ou não entende muito bem sobre ele, está na hora de compreender um pouco mais sobre o seu funcionamento.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância dos stories no planejamento de marketing, principalmente durante a Black Friday e como utilizá-los para aumentar as suas vendas.

 

A importância dos stories durante a Black Friday

Quando nos referimos ao potencial de visualizações, os stories são muito mais eficientes do que as publicações comuns, visto que são capazes de aumentar em 30% o número de cliques.

As empresas são mais beneficiadas pelo recurso do que os usuários comuns, visto que ele se transformou em uma maneira poderosa de interagir com o público.

Se uma empresa de avaliação de ativos trabalhar com essa estratégia, conquista alcance e engajamento muito maiores. 

Em épocas de aumento nas vendas, como a Black Friday, ele se torna uma alternativa muito mais promissora do que o feed.

Isso fica ainda mais evidente quando falamos dos algoritmos, que diminuíram consideravelmente a exibição orgânica de conteúdos postados por perfis comerciais.

O Instagram reduz o número de vezes que os usuários aparecem nos vídeos, com o objetivo de limitar os conteúdos, apresentando para as pessoas apenas aquilo que elas têm interesse, enquanto utilizam a plataforma.

Em outras palavras, o usuário tem acesso a publicações de pessoas e páginas que curtem, comentam e compartilham os conteúdos.

Por conta disso, uma publicação comum no Instagram vai disputar espaço com várias outras postagens, mas no stories a situação é bem diferente.

Eles ficam disponíveis no topo da página e fica a critério do usuário visualizar ou não. 

Portanto, se você quer se conectar com o seu público durante a Black Friday, basta adicionar as fotos dos produtos e serviços que está promovendo.

Além disso, esse recurso também é uma forma de humanizar o seu negócio, tornar seus processos mais transparentes e criar uma conexão forte com seus seguidores, algo que, do ponto de vista do marketing, é muito positivo.

Uma desenvolvedora de software de gestão para pequenas empresas pode adicionar suas novidades e utilizar o seu perfil como uma espécie de portfólio.

Agora, se você está trabalhando com uma informação mais relevante, basta fazer o compartilhamento em formato de post.

Com isso, você consegue redirecionar o conteúdo e descobrir quais campanhas são mais relevantes para o seu feed.

Entretanto, trabalhar apenas com esse formato requer adicionar um novo canal ou plataforma para fazer valer suas estratégias de marketing digital. 

Mas, esse tipo de prática acaba sendo mais trabalhosa e exigindo mais investimentos.

Com os stories, seu negócio tem acesso a um recurso que alcança absolutamente toda a sua audiência. 

Por conta disso, em períodos como a Black Friday, é muito importante que você crie um calendário editorial para os seus stories.

Em vista do poder dessa ferramenta, não é difícil imaginar todos os benefícios que ela é capaz de trazer para as organizações.

 

Vantagens dos stories para as marcas durante a Black Friday

Investir nesse recurso do Instagram traz muitos benefícios para o seu negócio, dentre eles, a possibilidade de variar os conteúdos.

Durante o período da Black Friday, as empresas gostam de inovar em todos os sentidos, incluindo nos serviços de comunicação visual, para que seja possível atrair uma quantidade maior de pessoas.

Nas redes sociais, também é muito importante ser criativo para mostrar o seu diferencial e provar para o cliente que você tem exatamente aquilo que ele procura.

Além de falar sobre os produtos e serviços em oferta, você pode abordar lançamentos, mostrar um pouco dos bastidores da sua empresa, anunciar vencedores de concursos, publicar fotos e vídeos, dentre outras possibilidades.

Além disso, as organizações conseguem aumentar consideravelmente o seu público, uma tarefa que elas precisam investir constantemente.

Quando você estava pensando na melhor rede social para a sua marca, notou que o Instagram é uma excelente plataforma para levar ao conhecimento de um número maior de pessoas a existência da sua marca.

Com o passar do tempo, a plataforma inovou e trouxe diferentes recursos para que os negócios pudessem alcançar um público mais amplo, e dentre eles estão os stories.

Entretanto, para competir de igual para igual com os seus concorrentes durante a Black Friday, é muito importante que você saiba utilizar essa ferramenta.

 

Como trabalhar os stories durante a Black Friday?

Um estabelecimento físico caprichou em sua fachada comercial moderna, mas ele precisa saber como trabalhar as redes sociais durante um período de aumento nas vendas. 

No que diz respeito aos stories do Instagram, as melhores estratégias são:

 

Atentar-se ao conteúdo do segundo frame

É muito importante que você se atente aos conteúdos de cada frame que publica, isso quer dizer que você precisa criar uma sequência estratégica, para despertar no usuário a vontade de continuar vendo suas publicações nessa ferramenta.

De acordo com uma pesquisa realizada, a partir do segundo frame, é muito difícil que o usuário continue visualizando os seus stories sem interrompê-los.

Assim como sua fachada de loja é extremamente atraente, seu segundo frame precisa ser extremamente bem trabalhado para instigar o usuário.

Uma boa dica é fazer um resumo do que vem pela frente ou então fazer uma pergunta e colocar a resposta apenas na última publicação.

 

Investir em storytelling

Todas as marcas precisam evitar que os usuários deslizem os dedos para sair dos seus stories, portanto, é fundamental saber como prender a atenção deles.

Uma das melhores estratégias para isso é o storytelling, visto que ele é capaz de aumentar o engajamento, por meio de uma narrativa criativa e que retêm usuário.

Uma agência de projetos de comunicação visual, por exemplo, deve criar uma história com o início, meio e fim, e seus protagonistas podem passar por diversas situações que criam uma conexão emocional com os usuários.

 

Usar boas imagens

Os vídeos são um bom formato de conteúdo para esse recurso, entretanto, as imagens têm uma capacidade muito maior de reter o usuário. 

Sendo assim, pode publicar fotos sobre diversos assuntos, como:

 

  • Lançamentos de produtos;
  • Novidades;
  • Dicas;
  • Perguntas.

 

A maior razão para as imagens serem mais atraentes nos stories é o fato de que os vídeos contam com áudios que podem ser mais difíceis de carregar, por meio de conexões lentas.

Nesse sentido, uma empresa de locação de coworking sala privativa pode investir em imagens fáceis de serem reproduzidas.

Para que o recurso fique ainda melhor, insira essas imagens em sequência, possibilitando transmitir uma mensagem ou contar uma história para os seus seguidores.

 

Determinar uma frequência de publicação

Você pode publicar quantos stories quiser, o que possibilita tornar a sua história mais interessante para os usuários e despertar a atenção deles durante a Black Friday. Mas isso não significa sobrecarregar o usuário com informações.

De acordo com uma pesquisa realizada, a quantidade ideal varia de 1 a 7 frames, pois a partir daí, as chances de desistência são de 70%.

Entretanto, apesar dessa indicação, o ideal é que todo e qualquer endereço comercial virtual da sua empresa leve em conta as características do público.

 

Conclusão

Em resumo, o Instagram é uma excelente ferramenta para divulgar uma marca, seus produtos e serviços, tendo em vista que ele nova frequentemente seus recursos.

Utilizá-lo durante a Black Friday é fundamental para alcançar bons resultados e vender muito, e com os stories, você desperta o senso de urgência dos seus seguidores e a curiosidade deles.

Por meio de estratégias simples como as que mostramos ao longo deste artigo, seus seguidores vão captar sua mensagem e enxergar o seu negócio como o local ideal para adquirir os produtos e serviços que precisam durante a Black Friday.

Isso vai ajudar a aumentar as vendas e a melhorar os lucros, aspectos essenciais para fazer a sua empresa crescer e vencer a concorrência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.