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Como trabalhar nas redes sociais para conseguir conquistar um público B2B?

O avanço da internet permitiu que muitas pessoas conseguissem acompanhar os avanços tecnológicos que vêm sendo aprimorados ano após ano. Com as empresas não seria diferente e hoje iremos entender como utilizar esses avanços com seu público B2B.

As redes sociais têm demonstrado cada vez mais influência e importância para as empresas, já que quase todos os seus clientes estão inseridos nela de alguma forma, seja por puro entretenimento ou para trabalho.

O tempo todo está sendo criado e consumido conteúdo nelas, se tornando assim, plataformas indispensáveis para qualquer empresa que busque ser mais atrativa e competitiva, criando assim boas relações com seus clientes.

Seja oferecendo serviços de entrega, pintura, confecção de uniformes ou qualquer outro, uma empresa que destine parte do seu trabalho para o marketing e controle de suas redes sociais, de fato, consegue maior relevância de sua marca no mercado de trabalho.

Atualmente, o cliente pesquisa bastante antes de adquirir algum produto ou serviço, busca reviews no YouTube para saber os pontos positivos e negativos, pede opinião de outros, busca problemas relacionados a empresa no Reclame Aqui, entre outros.

Portanto, ele pode até se interessar pelo produto e achar que tem qualidade, mas caso não encontre seu comércio em nenhuma rede social.

Provavelmente, achará que o site dedicado é fraudulento e se negará a comprar seus produtos, o que te levará a perder um cliente em potencial.

Peguemos, por exemplo, uma empresa de arquitetura. As redes sociais serão uma espécie de cartão de visita arquiteto, por onde possíveis novos clientes o conhecerão e podem vir a contratar o seu serviço, principalmente se você ainda não é muito conhecido. 

Tenha em mente alguns benefícios que qualquer empresa tem ao decidir investir nem suas redes sociais:

  • Maior engajamento do público;
  • Maior relevância e consolidação da marca;
  • Chance maior de ganhar novos clientes;
  • Maior conhecimento de seu público alvo;
  • Melhora a experiência de compra dos clientes.

Pensando em tudo isso que discutimos até o momento, vamos partir do princípio que sua empresa busca conquistar uma maior parcela do público B2B e entender algumas estratégias utilizadas para atraí-los através de suas redes sociais.

Conceito e Marketing B2B

A palavra B2B tem origem do inglês e significa Business to Business, ou seja, de uma empresa para outra. 

Temos uma empresa “A” que deseja alugar seus serviços de espaço de coworking para uma empresa “B”, transformando-os em uma relação vendedor-cliente.

Existem algumas diferenças no que difere o marketing para o consumidor (conhecido como B2C) e no marketing para outra empresa, porém as suas estratégias não mudam drasticamente. O fator que altera tudo são os decisores.

Enquanto em uma relação com o consumidor a empresa se preocupa em como o cliente irá se sentir ao receber o produto final, buscando uma ligação quase que emocional com ele, negociações com outras empresas são mais complexas e lógicas.

Obviamente, deve tratar com todo respeito e educação seus clientes, independentemente se seja um indivíduo ou uma empresa. 

O que estamos colocando em evidência é que as relações com empresa requerem uma maior frieza, ainda mais planejamento e uma boa negociação para que ambos os lados saiam satisfeitos com a transação.

Vamos entender agora um pouco mais sobre como estabelecer uma boa comunicação com outras empresas por meio das redes sociais, seja ela focada em oferecer serviços de gestão patrimonial ou qualquer outro.

01 – Tenha um bom cartão de visita nas redes sociais

Já dizia um velho ditado popular “A primeira impressão é a que fica”. No meio comercial, isso é bastante verdade.

Se suas redes sociais não tiverem um design bonito e atraente, que passe confiança e uma sensação de bem estar, dificilmente te levarão a sério.

Ter uma equipe de profissionais focados em desenvolver suas redes sociais, desde o que é postado, a imagem de perfil, capa e os stories, pode ser a diferença entre atrair muitos clientes ou perder diversos outros.

Pense que não investir em sua página é a mesma coisa que dar um cartão de visita preto e branco ao seu cliente, sem nada escrito, ou seja, o mínimo de informações que ele poderia conseguir ao acessar o seu perfil, ele não terá, assim, afastando-o.

Organize as informações de forma simples, clara e objetiva. Informar os locais onde atua, principais atividades no ramo de trabalho e seu objetivo com o cliente são ótimas formas de atrair seus clientes, dando as informações necessárias para que entrem em contato contigo.

 

02 – Marketing de Conteúdo

Saber o que e como irá postar, qual linguagem será adotada, qual formato e com qual público conversará são medidas adotadas pelo marketing de conteúdo que não só pode, mas deve ser utilizado na criação de conteúdo em busca de público B2B.

Empresas que desejam te contratar irão observar, como você lida com o seu cliente e qual o tipo de público que sua marca abrange, seja na hora de vender camiseta dry fit branca masculina ou oferecer serviços de alfaiataria especializados.

Entender como são feitas as postagens também pode ser um atrativo, já que essa medida pode conversar também como as outras empresas do ramo gostam de trabalhar, seja através de publicações bem editadas e interessantes ou de vídeos.

Parte do seu trabalho como empreendedor é mostrar tanto ao B2B quanto para o B2C que sua forma de negócio é competitivamente atraente e até superior ao do concorrente, e uma forma disso é unir tudo que produz em uma espécie de teia de conteúdo da marca.

Utilize as redes sociais com maior relevância no momento e que tenham alguma relação com o seu tipo de produto e serviço apresentado, fazendo com que outras empresas enxerguem o seu alcance, potenciando um possível contato e compra da mesma.

Por exemplo, utilize o Facebook para postagens e marketing dos produtos, abrindo espaço para discussão nos comentários. 

O restante das informações estarão disponíveis no seu canal do YouTube, onde se aprofunda um pouco mais no assunto.

03 – Investir no meio digital

Utilizar das redes sociais como plataformas de vendas, além de outros formatos, pode ser o ponto decisivo para que uma empresa que visualize todo o seu alcance decida realizar negócios contigo ou vire as costas e espere uma nova oportunidade.

Seja convites personalizados, camisetas de banda ou qualquer outro produto, é de extrema importância que sua empresa invista no meio digital além das redes sociais, como um site dedicado a vendas, podcasts, entre outros formatos.

Por que isso é tão importante? Gera mais confiança ao cliente, ele enxerga que o seu negócio está preocupado em se tornar relevante e a crescer, dando maior segurança na hora de fechar acordos e até mesmo em algum tipo de possível parceria.

Seja por meio de vendas nas próprias redes sociais ou um site externo, esses tipos de ações acabam aumentando a autoridade do comércio.

Fazendo com que o próprio mecanismo de pesquisa do Google te recomende mais do que outros sites, aumentando o número de visitas e provavelmente, de vendas.

Considerações finais

Os assuntos até o momento abordados, tenham sido discutidos em uma sala comercial pequena ou até mesmo em uma grande reunião da empresa, trazem apenas benefícios para o negócio, benefícios esses que serão comentados abaixo.

O engajamento de seus clientes será muito maior, visto que, primeiramente, você terá mais clientes e terá mais plataformas nas quais eles se sintam confortáveis para compartilhar, expressar a sua opinião, críticas e incentivos sobre os produtos comercializados.

Consequentemente, torna seus clientes mais fiéis, estreitando assim o relacionamento entre a relação empresa-consumidor. 

Saiba que tal ação também funciona para outras empresas, já que você se tornará alguém muito mais confiável de se negociar.

A criação de personas é extremamente importante para que tais estratégias funcionem, principalmente no setor B2B. 

Qualquer pessoa gosta de ter um atendimento mais humano e personalizado, e essa estratégia de permite ir muito mais a fundo nessa relação.

Lembrando também do famoso marketing dinâmico ou como muitos conhecem, o marketing boca a boca. Bons produtos e serviços se espalham tão rapidamente quanto produtos de qualidade questionável.

Ter seus próprios clientes fazendo marketing de seus produtos de forma gratuita é o que toda empresa busca, visto que não terá gasto e é extremamente benéfico para si mesma. 

Esse conjunto de possibilidades consolida a sua marca e lhe dá autoridade e relevância.

Independentemente das orientações aqui disponíveis, quem conhece melhor a empresa é você. Cabe ao empreendedor decidir quais táticas tem mais relação com o seu produto e adaptar-se ao mercado de forma rápida, dinâmica e eficiente.

Espero que essas informações tenham te ajudado a trabalhar melhor com as redes sociais em busca de um público voltado ao B2B. Lembre-se de sempre buscar novas formas de inovar ou de ser mais eficaz.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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