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Como trabalhar o SEO off page? 

O SEO off page é uma parte do marketing digital voltada para a incorporação de links e a otimização destes em publicações de blogs e redes sociais. 

Neste artigo, são desenvolvidas dicas importantes para pôr esta metodologia em prática. 

SEO é o conjunto de práticas para otimização de conteúdo voltada para motores de busca (Search Engine Optimization), um dos pilares do marketing digital. 

Off page”, por sua vez, se refere àquilo que está fora da página, orquestrada por agentes externos. 

 

Impulsionando tráfego

A geração de tráfego tem como raiz, em grande parte dos casos, os motores de busca. São eles que selecionam e recomendam links para qualquer usuário que digite seu produto ou serviço na tela principal. 

Mais de 5 bilhões de pesquisas são realizadas nesses sites diariamente, um número que inclui 92,58% dos usuários da internet em território nacional, uma população que é, em grande escala, consumidora do setor de comércio e serviços. 

Portanto, o impulsionamento de tráfego na internet de empresas passa, de maneira inevitável, por esses locais. 

Para trabalhar o recurso do SEO off page, é importante implementar as seguintes ações:

 

Entenda o cálculo do domain authority 

De acordo com o PageRank, o algoritmo criado para indexar páginas na web ao termo digitado pelo usuário na busca, a relevância de um site é medida pela sua qualidade interna e a qualidade de seu link juice, a miríade de endereços diretamente vinculados. 

Esses fatores, definem um valor denominado “Domain Authority” – DA ou Autoridade de Domínio, na tradução. A compreensão deste termo é muito simples, bastando apenas resgatar o conceito de URL. 

Um projeto de logísticas para ecommerce contém um site oficial para comunicação com o público-alvo. 

O endereço web é composto pelos elementos: 

 

  • Protocolo: estabelece a comunicação com o servidor; 
  • Subdomínio: informa o tipo de conexão; 
  • Nome do domínio: título personalizável do site; 
  • Domínio: especificação do tipo de página. 

 

Domínio também pode ser usado para referir-se ao conjunto de subdomínio, nome do domínio e domínio listados neste artigo, com um formato padrão de “www ponto nome do domínio ponto com, net ou org”. 

A autoridade de domínio define a ordem de prioridade na exibição de resultados de pesquisa, onde os domínios com as maiores pontuações têm maiores chances de aparecer no topo de uma lista orgânica, sem o impulsionamento do tráfego pago. 

Com notas que se situam entre 1 e 100, o desempenho nesta métrica é fundamental na hora de escolher por palavras-chaves mais e menos concorridas. Sites populares possuem um DA entre 80 e 90, por exemplo. 

É necessário considerar qual é a posição de seus concorrentes na escolha de uma estratégia off page. 

O momento de abertura de empresa Eireli deve ser considerado, posto que a marca é um novato em um mercado repleto de nomes já estabelecidos.

 

Monte uma base de links 

A base de links são os endereços e publicações que serão mencionadas em seus artigos após a devida autorização do proprietário. 

É importante alimentar um banco de dados com essas informações após a avaliação de alguns critérios, como: 

 

  • Frequência de postagem da página referenciada; 
  • DA do site referenciado; 
  • Qualidade média das publicações feitas no site referenciado; 
  • Configuração da página como “dofollow”. 

 

De acordo com o PageRank, a menção de links compartilha parte da autoridade de domínio entre a página referenciadora e a página referenciada. 

Sites muito populares recebem um grande número de menções e precisam evitar sua associação a links de má qualidade. 

Para isso, é configurado o atributo “nofollow” no código-fonte do site, que desvincula a página referenciada da página referenciadora. 

O recurso é também necessário em sessões de comentários, evitando que o site seja punido por publicações de terceiros. 

O artigo de um blog sobre técnicas de comunicação visual supermercado, para vincular publicações de outros blogs e compartilhar Domain Authority, deve solicitar o link “dofollow” para o site que deseja referenciar. A partir de então, o link é inserido na base de dados. 

 

Invista na assessoria de imprensa 

A assessoria de imprensa é um subsegmento de marketing que insere conceitos do jornalismo, a fim de estabelecer um ambiente controlado de comunicação com veículos de mídia, parceiros e stakeholders de uma empresa. 

É a assessoria que vai estabelecer contato com os blogs para prospecção de links, observando o histórico de parcerias deste site e os canais mais indicados para iniciar a primeira conversa. 

 

Uma equipe assessora pode usar das seguintes ferramentas:

Press releases e kits

Toda liberação de informações e notícias exclusivas em uma impressão flyer para um veículo de imprensa ou jornalista é chamado de um press release. 

O caráter inédito é a moeda de troca nesse tipo de relação, onde a empresa tem acesso a mídias populares. 

O press kit, por outro lado, é um recurso ideal para influenciadores digitais. A empresa envia amostras de seus lançamentos gratuitamente, brindes e convites para um influenciador de seu nicho, em troca da divulgação para o público-alvo.

 

Media training

A media training é o processo de treinamento dos profissionais que atuam na assessoria de imprensa, com foco na abordagem e prospecção de parceiros. 

Em uma estratégia de SEO off page, é fundamental para fechar acordos de link building com sites de grande porte. 

 

Congressos e feiras 

Os eventos empresariais são oportunidades de networking para empreendedores, criadores de conteúdo independente e profissionais liberais. 

Destacando os congressos e as feiras, a marca pode estabelecer parcerias de link building por meio desses eventos. 

As feiras são ambientes mais informais, divididos em stands marcados por placas personalizadas com a marca e o produto exibido para a audiência. 

Congressos, por outro lado, são marcados pelas palestras e conversas com especialistas no mercado. 

É importante conhecer as pessoas por trás dos entes que movimentam seu nicho de mercado. 

Por meio destes eventos, o gestor de marketing estabelece conversas, constrói amizades e interações que podem ser muito valiosas para a imagem pública da empresa. 

É importante que não apenas a assessoria de imprensa, como o responsável pelo negócio esteja presente, posto que é necessário que se estabeleça interações orgânicas e espontâneas, sem o objetivo imediato de prospectar parceiros. 

 

Crie publicações interativas

As publicações podem ser artigos em blogs, vídeos, imagens e outros recursos de mídia. 

É válido mencionar que as estratégias de SEO off page não se restringem ao site oficial da marca, avançando para outras plataformas, como as redes sociais. 

Considerando que o objetivo é gerar um link juice rico e engajado, as publicações interativas são excelentes oportunidades para incentivar comentários, curtidas e compartilhamentos por parte da audiência. 

Votações e criação de um balcão promocional são exemplos de publicações interativas que podem ser adotadas em várias plataformas, em formatos distintos. 

É importante considerar os temas que são do interesse do leitor, bem como a linguagem mais adequada. 

O criador de conteúdo pode se inspirar nas correntes que se tornaram febres nas redes sociais, replicando a fórmula de sucesso para gerar engajamento. 

Pense que os comentários são publicações feitas organicamente por uma audiência interessada.

 

Distribua comentários em outros blogs 

Os comentários em blogs e outras plataformas são importantes para o impulsionamento das publicações de uma marca, mas é necessário interagir para estimular que outros interajam em suas postagens. Essa regra é especialmente verdadeira para novos nomes. 

Um modo de apresentar-se para potenciais parceiros e assegurar um bom número de comentários nas suas publicações é a distribuição de comentários nas publicações de outros blogs. É necessário, contudo, ter cuidado com o spamming

Leia as publicações de potenciais parceiros, como um artigo informativo sobre a montagem de fachada de loja moderna, e publique impressões sobre ele, elogios ou comentários que agreguem ao que foi dito pela matéria. 

Atente-se para atualizações no algoritmo

O PageRank passa por atualizações desde o momento de sua instalação, em 1995. 

É importante considerar o que essas atualizações implicam na avaliação do link juice para uma estratégia de SEO off page eficaz. 

As grandes mudanças no algoritmo se iniciaram em 2011, com o lançamento do Panda, que tornou a seleção de endereços web mais rigorosa ao fortalecer o controle de spam e a filtragem de conteúdos de má qualidade. Sua última atualização foi em 2015. 

O lançamento do Penguin, um ano depois, aprimorou a análise individual das páginas ligadas a um domínio na web, identificando com maior facilidade as práticas de black hat, onde criadores de conteúdo burlam a política de uso para estar no topo das buscas. 

Outros algoritmos são o Hummingbird, atualizado em 2013, o Fred, em 2017, o Pigeon, em 2014, o RankBrain, em 2015 e o Mobile, mais recente entre todos, de 2018. 

Esses algoritmos afetam a seleção por localização, a quantidade de anúncios permitidos, entre outros. 

 

Considerações finais

Resumindo, o SEO é uma das práticas mais importantes em marketing digital, com efeito direto sobre o posicionamento das páginas na web em motores de busca. 

Ao atentar-se para esses critérios, o empreendedor aumenta suas chances de conversão de clientes. 

Considerando o impacto que os sites de pesquisa exercem sobre a geração de tráfego, investir em práticas off page são importantes não apenas do ponto de vista da visibilidade, como da manutenção de boas relações com os grupos de interesse nesse mercado. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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