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Como traçar estratégias de comunicação para internet?

A internet tem sido o meio de comunicação mais usado entre as pessoas. Ela é um dos canais de contato pessoal ou profissional e dentro dela também existem outros, como o e-mail, por exemplo.

A internet facilita a troca de informações, une as pessoas e reduz distâncias, mas também é muito estratégica para a comunicação empresarial interna e externa, principalmente, quando se trata de falar com consumidores de sofá redondo de vime.

 

Como comunicar-se pela internet?

Estão disponíveis vários recursos, como a intranet, que permite o acesso interno entre os funcionários de uma empresa, as redes sociais (Facebook, Messenger e sites de relacionamento) e as vídeo conferências (reuniões realizadas em qualquer lugar).

As redes sociais, agora, não são apenas um meio de comunicação para manter contatos. 

Ela se tornou uma fonte de informação para atrair novos clientes, disparar publicidades e criar oportunidades de vendas de porta etiqueta para gôndolas.

 

Quais são as formas de comunicação?

Existem quatro formas de comunicação, sendo a verbal, não verbal, escrita, e visual.

Todas elas são utilizadas nas empresas, por meio da internet, seja na apresentação de um produto ou serviço pelo Instagram, por exemplo, ou pelo envio de promoções por e-mail, onde são disponibilizados conteúdos escritos de forma convincente.

As mídias sociais permitem uma melhor interatividade entre pessoas de diferentes raças e preferências, como clientes que utilizam cadeira de balanço em vime, com a vantagem de oferecer um custo muito baixo.

Existem 4 maneiras das empresas se comunicarem: de forma institucional, mercadológica, interna e administrativa.

A interna é a comunicação dentro da própria empresa pelo envio de informações entre os colaboradores e a mercadológica entre as empresas para compartilharem informações do mercado de perfuração de concreto, por exemplo. 

A comunicação empresarial funciona basicamente com quatro conceitos:

  • Controle;
  • Motivação interna;
  • Expressão emocional;
  • Transmissão de informações.

Toda comunicação sugere argumentação, persuasão e sedução, mesmo que seja por meio dos meios tradicionais como folhetos, jornais ou murais, que já não são mais usados tanto quanto a internet, altamente revolucionária nos últimos tempos.

Ela é uma rede organizada no meio empresarial para interligar computadores de todo o mundo, para trocar informações de trilho de alumínio para porta de correr, por exemplo, agilizando a capacidade de transmissão de longo alcance.

 

Importância da comunicação empresarial

A comunicação empresarial visa a transmissão de informações de produtos e serviços, com o objetivo de transmiti-las para o público de interesse, sejam eles os colaboradores e clientes, ou qualquer outra pessoa interessada no negócio oferecido.

É um trabalho importante, porque sem a elaboração de uma estratégia a empresa de produtos de limpeza para revender corre o risco de não ser eficaz na comunicação, abrindo margem para prejuízos financeiros muito grandes.

Essas estratégias são responsáveis pelo relacionamento com os consumidores, para a divulgação de tudo aquilo que a organização tem para oferecer, fortalecendo esse vínculo, gerando mais oportunidades de vendas.

Estudos apontam que a estratégia é tão importante que a imagem de uma empresa pode aumentar em 45%, dependendo da forma como ela se comunica com o público de aluguel geladeira expositora, por exemplo, fortalecendo a sua marca.

A estratégia de comunicação faz com que o público se aproxime muito mais, pois eles passam a compreender exatamente como são os produtos e serviços e como eles funcionam, mediante as exigências que são cada vez maiores.

 

Estratégias de comunicação empresarial     

Elaborar uma estratégia dentro da empresa, eleva o negócio a um patamar mais producente e dentre elas são necessárias as seguintes condutas:

 

Definir o objetivo

A comunicação pode ter duas finalidades diferentes: reforçar a mensagem institucional ou promover um lançamento, produto ou serviço. A dica é pensar sobre como o consumidor vê a empresa ou aquilo que ele gostaria que fosse melhorado.

 

Definir a persona a ser abordada

Para tornar a estratégia de comunicação empresarial mais assertiva é saber exatamente com quem ela está falando. 

Portanto, a elaboração da persona é fundamental no negócio de instalação para loja, por exemplo.

A partir daí, quando se descobre quem é a pessoa que pertence ao público-alvo, onde ela mora, qual a idade e suas preferências fica mais fácil desenvolver uma comunicação relevante para ela.

 

Definir os canais de comunicação

A pergunta a ser feita é quais são as mídias para trabalhar e para investir?  Essas questões devem ser analisadas para que os próximos passos sejam adotados, porque alguns canais são mais caros que outros.

 

Verificar o orçamento disponível

Calcular o quanto pode ser investido é um passo importantíssimo e nele deve estar incluído os custos de produção e administrativos, como também o suporte para a publicação de anúncios.

 

Ser coerente

Tenha em mente que a coerência é considerar a persona, o objetivo de negócio e todo o contexto no qual a empresa e público estão inseridos.

 

Elaborar uma estratégia criativa e um bom plano de mídia

Para realizar isso, é preciso usar todo potencial criativo, tornando a mensagem atraente, objetiva e adequada ao público-alvo, para que ela cumpra o seu objetivo, investindo também em um plano de mídia.

Desta forma, fica mais fácil organizar as plataformas para a veiculação das campanhas que foram criadas e se elas forem estabelecidas por uma consultoria de marketing digital, ela dará o suporte necessário.

 

Avaliar e acompanhar os resultados

A melhor maneira de entender se a estratégia criada está gerando repercussão positiva ou negativa é avaliar e monitorar o retorno.

Obtida as informações, a empresa tem subsídios suficientes para tomar decisões, promovendo os ajustes necessários para qualificar as ações e os resultados atingidos.

 

Canais que precisam de uma comunicação adequada

Dando prosseguimento, o aumento das vendas é sempre o objetivo maior de uma empresa. Elas podem ser conseguidas mediante algumas opções, no intuito de adaptar o objetivo empresarial com o público-alvo.

Portanto, a dica é estabelecer uma comunicação adequada, nos seguintes canais: 

 

Redes sociais

As empresas usam cada vez mais as redes sociais para iniciar o relacionamento com potenciais clientes e se aproximarem de parceiros no mercado e é primordial focar naquelas que são mais utilizadas pelo público.

O bom é escolher duas delas e dedicar-se assiduamente, seguindo um calendário de postagens definido e eles precisam ser relevantes para clientes e consumidores. Isso vai alavancar os resultados de vendas.

 

E-mail marketing

O e-mail marketing continua forte para o envio de informações, mesmo porque todas as pessoas possuem no mínimo um, para se comunicarem e ele é um canal poderoso de contato, permitindo que as empresas se aproximem de clientes.  

O e-mail marketing é excelente para enviar promoções, ofertas imperdíveis e mensagens personalizadas de aniversário, deixando os clientes satisfeitos com a lembrança de uma data tão importante.

Portanto, criar um título atraente e curioso ou elaborar um design adequado, sem exageros, vai despertar o interesse das pessoas, aproximando-as da empresa, para que possam realizar compras dos produtos e serviços desejados.

 

Mídias indoor

A mídia indoor é realizada em espaços fechados e movimentados, como supermercados ou em estações do metrô. 

Com ela a segmentação de público é muito mais cômoda, elas são feitas por meio de banners ou vídeos. 

 

SMS marketing

A estratégia de SMS marketing é ideal para transmitir informações, aumentando o engajamento e aprimorando o relacionamento com o público-alvo.

O custo do SMS marketing é extremamente baixo e o retorno é bem positivo. A maioria das mensagens são abertas e lidas instantaneamente pelas pessoas. E ele é uma excelente estratégia de comunicação.

Portanto, a internet pode aumentar e muito o número de vendas de produtos e serviços das empresas, revisando qual é o público-alvo e escrevendo as mensagens de e-mail ou por SMS de forma comercial e clara para o cliente.

Por meio das estratégias de comunicação bem aplicadas, a empresa vai passar para o cliente o quanto ela e seus produtos e serviços são confiáveis, valendo a pena optar pela compra.

 

Considerações finais

Portanto, adotar uma boa estratégia de comunicação empresarial na internet transforma os objetivos em ações concretas e eficazes, pois as mensagens que são enviadas para os clientes e pessoas certas vão convencê-los a comprar seus produtos.

Nesse sentido, para que a comunicação cumpra o seu papel, as informações devem ser claras e objetivas, como também serem relevantes para os clientes, para que eles não se afastem.

Considerando a velocidade com que as informações online circulam atualmente, alcançar clientes potenciais não é tão difícil, e a maioria das ações de marketing digital estão cada vez mais aperfeiçoadas.

Basta que a empresa e seus colaboradores se dediquem, cumprindo os passos necessários, segundo as dicas, para que a empresa tenha um excelente retorno financeiro, sem deixar de agradar o cliente, que é o foco principal de todo negócio. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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