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Como uma consultoria de comunicação empresarial pode ajudar seu e-commerce

Um e-commerce é um modelo de negócios que cresceu muito nos últimos anos, e a tendência é que cresça ainda mais.

As compras pela internet, além de facilitarem a vida das pessoas, também colaboram em períodos como este que estamos vivendo agora, em plena pandemia.

As pessoas precisam continuar comprando, não só para atenderem as suas necessidades, mas também para manter a economia aquecida. 

Por isso, as lojas on-line agora são mais importantes do que nunca.

E assim como qualquer outro negócio, um e-commerce precisa investir em comunicação, tanto entre seus colaboradores, como com seus clientes.

Por conta da mudança no comportamento do consumidor moderno, provocada pelo uso constante da internet, a comunicação é de mão dupla. 

Ou seja, tanto a marca como o cliente precisam falar, e este último quer ser ouvido.

Sendo assim, é importante que as empresas de todos os tipos, desde e-commerce até as mais tradicionais, saibam se comunicar adequadamente. E, muitas vezes, isso exige uma intervenção profissional.

Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre o que é consultoria em comunicação empresarial, e a sua importância para os negócios.

O que é consultoria em comunicação empresarial?

A consultoria em comunicação empresarial é um auxílio profissional que busca encontrar falhas e propor melhorias na comunicação de uma empresa.

Com isso, ela melhora a comunicação e a mão de obra, e provoca um impacto positivo no público-alvo da marca. 

Ela pode ser usada por diversos tipos de empresa, como uma clínica de depilação a laser intima.

Para entender a importância dessa consultoria, é importante entender a importância da comunicação empresarial.

O que é comunicação empresarial?

A comunicação empresarial é uma estratégia voltada a promoção da imagem de uma empresa, e também uma maneira de fazê-la alcançar seus objetivos junto ao público.

Quando a empresa estabelece uma boa comunicação, ela consegue conectar clientes e colaboradores, de acordo com sua missão e valores.

Portanto, a comunicação empresarial pode ser considerada como a voz do negócio. E o discurso precisa ser bem planejado para a empresa se posicionar bem no mercado.

Vantagens da consultoria em comunicação empresarial

Plataformas e-commerce, assim como uma clínica de endoscopia digestiva baixa, precisam de uma boa comunicação, para ter acesso as suas vantagens. E dentre as principais estão:

1 – Melhora da imagem da empresa

O setor de relações públicas é dedicado a melhorar a imagem da empresa. Afinal, sua área de atuação no mercado consiste em ter contato com a mídia e diversos meios de comunicação.

Uma consultoria em comunicação empresarial garante uma boa reputação para a empresa, o que permite que ela conquiste a confiança de todos os que estão envolvidos com ela, como:

  • Clientes;
  • Colaboradores;
  • Fornecedores;
  • Investidores;
  • Governo;
  • Comunidade.

Tendo como base uma imagem de autoridade e credibilidade, novas oportunidades de negócio surgem, destacando a empresa em seu ramo de atuação.

2 – Profissionais engajados

Se uma organização consegue estabelecer uma boa comunicação com seus colaboradores, sua produtividade aumenta consideravelmente.

Uma boa comunicação promove transparência, o que motiva os profissionais a participarem da construção do sucesso do negócio.

3 – Bom clima organizacional

Outra vantagem da consultoria em comunicação empresarial é a melhoria no clima organizacional. 

E isso é possível para todo tipos de empresa, como uma clínica de consultas veterinárias.

Isso porque os esforços da consultoria refletem positivamente no humor, percepções e sentimentos dos colaboradores, o que os torna mais satisfeitos.

4 – Canais de comunicação abertos

Quando os canais de comunicação são abertos dentro de uma organização, ela se torna um ambiente fértil para a inovação. E isso se reflete nos consumidores também.

Isso porque, profissionais que são constantemente ouvidos, tendem a oferecer o melhor de si em seu trabalho. 

Como consequência, o consumidor tem acesso a um produto ou serviço com muito mais qualidade.

Como uma consultoria em comunicação empresarial pode ajudar?

As plataformas e-commerce precisam conservar uma boa comunicação com seus consumidores, afinal, refere-se a um modelo de negócios que pode vender produtos e serviços, como aluguel de maquina de fumaça.

Por isso, o cliente tem a necessidade de manter uma boa comunicação para se sentir seguro e fechar negócio. 

E mesmo sendo 100% on-line, a maiorias das lojas virtuais contam com alguns colaboradores para funcionar adequadamente.

Nesse caso, a consultoria pode ajudar de diversas maneiras, como:

1 – Melhorar a agilidade

Na internet, o fluxo de comunicação é rápido e em grande quantidade. Além disso, apesar de as pessoas estarem sempre em busca de informações, sua rotina é muito corrida.

Por isso, a comunicação dos negócios on-line precisa ser extremamente ágil. 

A consultoria agiliza oportunidades, e faz com que elas cheguem a todos os colaboradores da organização.

Para isso, elas trabalham com tecnologia, como as plataformas de comunicação corporativas.

2 – Interatividade

Uma empresa de locação de utensílios para festa faz uso de tecnologias como as redes sociais e, obviamente, as plataformas e-commerce também. 

Aliás, é por meio delas que esse modelo de negócio chega até boa parte de seus consumidores.

A consultoria em comunicação auxilia essas lojas virtuais em como elas devem se comunicar nesses canais, bem como a implantação de aplicativos que tornam a comunicação ainda mais aberta.

3 – Mobilidade

Por falar em aplicativos, o uso de smartphones para acessar a internet é algo cada vez mais corriqueiro entre os usuários. 

Por isso, é fundamental que os negócios e-commerce invistam com comunicação para dispositivos móveis.

Além do uso de aplicativos, é importante optar por sites responsivos. Isso porque as pessoas não esperam mais chegar em casa para acessar à internet e comprar o que precisam.

Por exemplo, se uma pessoa procura por buffet de casamento para 100 pessoas e encontra um site que permite a reserva pelo celular, ela não vai pensar duas vezes.

No entanto, se essa pessoa procurar por outro produto e o site não for adaptável ao seu aparelho móvel, ela vai desistir da compra.

Os sites responsivos permitem que as pessoas acessem seus conteúdos onde estiverem, pode meio de aparelhos como tablets e smartphones.

Uma boa consultoria orienta quanto à necessidade de optar por esse tipo de site, para que bons negócios não sejam perdidos.

4 – Capilaridade

Uma boa consultoria em comunicação também está focada quanto à capilaridade. Trata-se de um conceito fundamental para a comunicação empresarial, para que um público cada vez mais amplo seja atingido.

Aliás, ela também orienta e apresenta medidas para que as mensagens cheguem da mesma maneira, tanto para os colaboradores, quanto para os clientes.

Essa é a coerência de informações, e ela é crucial para evitar mal-entendidos que afetam a produtividade dos negócios e a clientela.

5 – Engajamento

Manter um público engajado é importante para qualquer modelo de negócio, desde um e-commerce que ofereça produtos importados, até oficinas mecânicas para resolver problemas como carro rangendo.

A consultoria em comunicação oferece soluções como o uso de estratégias de marketing digital que promovam esse engajamento, bem como as maneiras de fazer isso.

Além disso, para muitas empresas, o engajamento também é importante entre seus colaboradores. 

Quando eles estão engajados são mais motivados. Por isso, oferecem ideias que ampliam o patrimônio intelectual da empresa.

6 – Monitoramento de resultados

O principal objetivo de uma boa comunicação entre marcas e consumidores é atingir um resultado promissor. Mas para que isso seja possível, é necessário monitorar essa comunicação.

Por isso, a consultoria auxilia quanto à ferramentas que uma plataforma e-commerce pode usar para saber quem acessa seus conteúdos, as informações que seus colaboradores têm acesso, e de que maneira e em que momento isso acontece.

7 – Aumento da transparência

Os consumidores modernos estão sempre atentos, e não importa o que eles precisam comprar. 

Desde a compra de itens básicos do dia a dia, até locação de fliperamas, as pessoas querem fazer negócio com empresas sinceras e autênticas.

Portanto, a consultoria faz da transparência uma identidade da comunicação para uma plataforma e-commerce, que precisa ainda mais conquistar a confiança do consumidor.

Além disso, ela também é importante entre os colaboradores do negócio, independentemente de eles trabalharem na rua ou em um escritório.

Tudo porque, atualmente, aquela velha postura de tentar encobrir erros e problemas já faz parte do passado. A meta é tentar evitá-los e oferecer o melhor para consumidores e colaboradores.

Mas se mesmo assim eles aparecerem, a consultoria orienta quanto a maneiras de compartilhar a real situação com todos. 

Isso permite encontrar uma solução efetiva, sem ocultar informações.

Conclusão

Quando se fala em comunicação empresarial, ela está voltada tanto a colaboradores, quanto aos clientes, pois todos fazem parte da empresa. E o mesmo acontece com os negócios e-commerce.

Mais do que qualquer outro, eles precisam se comunicar para se fazerem presentes na vida dos consumidores, conquistando os clientes, bem como sua confiança. E a melhor maneira de fazer isso é estabelecendo uma boa comunicação.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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