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Como uma newsletter pode ajudar a estratégia do seu e-commerce

A newsletter tornou-se um dos principais recursos para uma marca se comunicarem com seu público. E apesar de ser enviada por e-mail, ela não é a mesma coisa que um e-mail marketing.

Essa comunicação feita pela internet é muito importante para qualquer tipo de negócio, mas principalmente para as plataformas e-commerce, uma vez que elas dependem dessa conexão virtual para venderem seus produtos e serviços.

É um modelo de negócio eletrônico que realiza todo processo de compra e venda pela internet, assim, nada melhor do que usar os canais disponibilizados pela própria web para falar com clientes e potenciais clientes.

Para isso existem diversos recursos, mas o e-mail continua sendo um dos principais, afinal, ele é mais pessoal e permite a veiculação de muitos conteúdos, inclusive a newsletter.

Só que para trabalhar essas ações da maneira mais assertiva, é preciso conhecê-las e saber diferenciá-las para usar nos momentos mais adequados e para as finalidades mais apropriadas.

Pensando nisso, neste artigo, vamos falar sobre o que é e-mail marketing e newsletter, a diferença entre eles e sua importância para as plataformas e-commerce. Acompanhe!

O que é e-mail marketing?

E-mail marketing é uma estratégia baseada no disparo de e-mails para um determinado público, proveniente de uma lista de contatos selecionada, fruto de outras estratégias.

Seu objetivo é estabelecer a comunicação entre empresa e consumidor. Esse disparo é feito a partir da segmentação de contatos, juntamente com ferramentas de automação, que permitem personalizar as mensagens.

Uma loja on-line de materiais de construção, que venda forro de gesso para quarto pode usar essa estratégia para:

  • Ofertar produtos;
  • Avisar sobre promoções;
  • Confirmar uma compra;
  • Informar envio de um pedido;
  • Entre outros.

Esses são os usos mais comuns dessa estratégia, mas ela pode ser aplicada a outras finalidades, dependendo da necessidade da empresa.

O que é newsletter?

Já que ela pode ser veiculada pelo e-mail, e também é uma estratégia importante para o Marketing Digital, é indispensável que as plataformas e-commerce saibam que newsletter também pode ser conhecida como “boletim informativo”.

Trata-se de uma publicação fixa de empresas para clientes e potenciais clientes, e possui certa periodicidade como uma revista, com linha editorial, linha visual etc.

Por conta disso, ela costuma ser confundida com e-mail marketing, só que é muito mais focada em produção de conteúdos do que vendas.

Portanto, uma auto escola que use a newsletter para falar sobre aulas de volante e outros assuntos relacionados ao seu nicho, não tem a intenção de usar essa estratégia como uma mala direta para promover suas promoções e novidades.   

Outro fator que destaca suas características, é que a newsletter não chega para pessoas aleatórias, mas para pessoas que aceitaram receber esse material, por meio do preenchimento de um formulário on-line.

Diferenças entre newsletter e e-mail marketing

Enquanto a newsletter é focada em um grupo seleto de pessoas que optaram por recebê-la, transmite as principais notícias de um mercado ou marca específicos e é mais voltada para a promoção de conteúdos, o e-mail marketing é voltado para outros objetivos.

Ele pode veicular uma newsletter, por exemplo, mas também pode exercer muitas outras funções. 

Além disso, atende a um número maior de pessoas, pois nem todo mundo que deseja receber e-mails de loja on-line de criolipolise braço opta por também receber sua newsletter.

Por exemplo, as plataformas de venda precisam confirmar todo o processo de compra de um cliente, para que ele saiba como está o andamento. Então, um e-commerce vai usar o e-mail marketing para:

  • Confirmar a compra;
  • Confirmar o pagamento;
  • Confirmar a preparação do pedido;
  • Confirmar o envio do produto;
  • Informar código de rastreio.

Essas informações nada têm a ver com uma newsletter, pois são apenas confirmações do processo de compra de um cliente.

Portanto, podemos dizer que a principal diferença entre essas duas modalidades é que a newsletter tem a função apenas de informar, enquanto o e-mail marketing pode veicular vários tipos de conteúdos, com objetivos diferentes.

De qualquer forma, os dois são importantes para as plataformas e-commerce e veremos mais sobre isso nos tópicos a seguir.

Importância do e-mail marketing para o e-commerce

Essas plataformas podem vender qualquer coisa, desde espirômetro de incentivo até roupas para cachorro, e dependem única e exclusivamente da internet para fazer isso. 

Só que um e-commerce também depende da internet para suas estratégias, como o e-mail.

Para os negócios eletrônicos, o e-mail marketing traz vantagens que explicam a sua importância, tais como:

1 – Mantém uma estratégia de nutrição de leads

Para o e-commerce, essa ação é vista como um meio de a loja on-line manter um relacionamento próximo com seu cliente.

A jornada de compra é dividida em diferentes etapas, onde a necessidade de conhecimento por parte do consumidor vai se alterando.

Por isso, as lojas on-line podem usar o e-mail marketing para nutrir seus leads por meio de conteúdos adequados, de acordo com os dados que elas obtêm deles.

Lembrando que essa comunicação deve ter uma frequência sem exageros e sem muita ausência, sempre focada em lançamentos, promoções, dicas e outros conteúdos do tipo.

2 – Ajuda a fidelizar clientes

Independentemente do mercado de atuação de uma plataforma e-commerce, seja para serviços de conserto de persianas externas ou vendas de peças automotivas, é muito importante saber reter os clientes.

Atrair novos compradores é muito bom, afinal, é isso o que melhora o conhecimento da marca por parte do público.

Mas a fidelização é ainda mais importante, porque ela torna a receita da loja on-line mais segura, e essas pessoas podem trazer outros compradores para a loja.

Com o e-mail marketing para e-commerce, é possível alcançar essa fidelidade. 

Mas isso vai depender de um bom contato com o cliente, mostrando que a marca sempre estará presente quando ele precisar.

3 – Aumenta as vendas

O e-mail marketing é muito poderoso para aumentar as vendas. 

Isso porque toda vez que o consumidor abrir o seu e-mail, ele vai se lembrar da loja on-line que vende o que ele precisa.

Mesmo se ele digitar “escolas perto de mim” no Google, pode visualizar algum tipo de anúncio de uma loja, por conta do contato frequente que ele mantém com essa empresa.

Esses e-mails também aumentam a taxa de visitas no site, por meio de ações como a construção de links para suas páginas, não importando qual seja a finalidade.

Importância da newsletter para o e-commerce  

Assim como o e-mail marketing é importante para uma marca por diversos motivos, a newsletter também é. E dentre as principais razões, podemos citar:

1 – Cria e fortalece a relação com o público

Quando uma plataforma e-commerce investe no envio constante de newsletter, seja uma loja de bactericida ar condicionado central ou qualquer outra, fortalece a relação que tem com seus clientes.

Essa estratégia obedece às necessidades de manter um contato constante com os consumidores e potenciais clientes, pois isso, gera e aumenta o interesse nos produtos e serviços, evoluindo a marca e melhorando a percepção do público quanto a ela.

2 – Demonstra conhecimento

Pelo fato de a newsletter não se tratar de promoções e anúncios, abordando assuntos relevantes, ela consegue transparecer o conhecimento que a marca tem a respeito daquilo que faz.

No caso, pode mostrar que uma plataforma on-line de aluguel de retroescavadeira possui bons conhecimentos a respeito dos equipamentos, tornando o público mais confiante para fazer negócio.

3 – Excelente custo-benefício

Trata-se de um recurso que traz excelentes resultados com um investimento baixo, se comparado aos custos de outras práticas.

4 – Otimiza resultados

Assim como qualquer outra estratégia de Marketing Digital, é preciso que o e-commerce também analise os resultados, para saber se os objetivos estão sendo atingidos.

Dessa forma, é possível perceber o que pode ser melhorado ou o que deve ser mantido.

Para analisar e medir, é importante verificar a taxa de abertura dos e-mails, taxa de cliques na newsletter, taxa de inscrições canceladas, entre outros.

Conclusão

A comunicação sempre foi importante para as pessoas e as empresas. 

Somente por meio dela, é possível tomar conhecimento sobre marcas, produtos e serviços. E a internet é o principal canal de comunicação hoje em dia.

Por isso, é necessário que todos os tipos de negócio estejam atentos às possibilidades de comunicação com o público-alvo que a internet oferece, principalmente as plataformas e-commerce.

Isso porque elas dependem da internet para vender seus produtos e serviços, e dessa forma, este é o ambiente que elas têm para atrair e converter o seu público em clientes.

Para isso, ela pode usar o e-mail marketing para se comunicar sobre diversos assuntos e utilidades, e também usar a newsletter para informar o seu público e se tornar uma referência em seu mercado de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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