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Como usar e-mail marketing na comunicação do seu e-commerce

Você já sabe como utilizar o e-mail marketing dentro dos canais de comunicação do seu e-commerce? Ele pode ser essencial para uma série de ações da sua empresa, podendo trazer resultados bastante positivos. 

Qualquer loja virtual precisa investir no relacionamento com seus clientes, criando um contato mais próximo e mais direto, que possibilite que os compradores confiem na sua marca e a indiquem para outras pessoas. 

Sendo assim, além de tornar o seu e-commerce mais atrativo, é essencial abrir o seu blog, marcar presença nas redes sociais, disponibilizar canais de atendimento como telefone e chat e, de maneira especial, utilizar o e-mail marketing.

Anteriormente, o envio de e-mails era considerado uma maneira incômoda de abordar o seu público, já que as mensagens eram muito vagas e tinham como foco apenas a venda de produtos. 

Isso ocorria porque, no geral, as empresas adquiriam listas de outros estabelecimentos, fazendo o envio de um tipo de spam, considerando que nem sempre haveria interesse em se comprar o que era oferecido. 

Mas a realidade hoje mudou: antes de vender pulseira de prata feminina, o e-commerce vai estabelecer uma relação com esse cliente, enviando informações importantes do seu segmento e fazer com que as pessoas queiram adquirir o produto futuramente. 

Além disso, atualmente as empresas reconhece a necessidade de construir a sua própria lista de leads, sabendo que os resultados com um trabalho direcionado, para as pessoas que buscam o que o e-commerce oferece, podem ser muito mais eficazes. 

Por isso, utilizar o e-mail marketing tornou-se essencial para uma comunicação mais efetiva com os clientes. 

Quer saber como utilizá-lo na sua loja virtual? Então siga na leitura deste conteúdo e entenda o assunto. 

O que é o e-mail marketing e quais são as suas possibilidades?

Tal como um flyer de festa, o e-mail marketing pode ser uma maneira simples e interessante de levar algumas informações para o conhecimento do público. 

Ao acompanhar o desenvolvimento das formas de se fazer publicidade e comunicação, é possível perceber que cada vez menos pessoas são adeptas do envio de correspondências. 

Isso se dá, de modo bastante expressivo, devido à tecnologia e o quanto ela está presente no dia a dia das pessoas. 

Um exemplo disso é o de quando uma pessoa precisa adquirir uma janela para banheiro: ela certamente utilizará a internet para encontrar modelos e preços atrativos.

No mesmo sentido, quando uma empresa, e em especial um e-commerce, precisa se comunicar com o seu público, ela recorrerá às ferramentas mais atuais e dinâmicas, como é o caso do e-mail marketing. 

Afinal, por ele é possível enviar mensagens como:

  • Promoções e descontos nos seus produtos;
  • Novidades institucionais do seu negócio;
  • Dar boas vindas para um novo cliente;
  • Felicitações em datas comemorativas;
  • Envio de conteúdos relevantes para os leitores;
  • Entre outros.

Por isso, além de ser uma forma de comunicação, outra possibilidade que o e-mail marketing apresenta é a de atração. 

Uma mensagem bem elaborada, que traga informações relevantes tais como os benefícios de um polimento automotivo, a indicação de periodicidade com que deve ser feito e como potencializar os efeitos do procedimento, pode chamar a atenção de quem a lê.

Assim, o efeito gerado no público é o de interesse, possibilitando que as pessoas que queiram adquirir os produtos para realizar o polimento no seu automóvel façam uma compra no seu e-commerce. 

Por fim, outra possibilidade do e-mail marketing é a de fidelizar os clientes de uma loja virtual. 

Isso porque, ao realizar um pedido no e-commerce, as etapas seguintes podem ser responsáveis por proporcionar uma boa credibilidade do comprador na marca. 

Nesse sentido, as mensagens que enviam o passo a passo, que pode ir desde a confirmação do pagamento até a saída do pedido para a entrega, vão confirmar a prestatividade da empresa e comprometimento de fazer com que o cliente esteja informado.

Esse tipo de cuidado é essencial para que o público saiba da preocupação do e-commerce em atender bem o seu público, garantindo que novas compras sejam feitas futuramente. 

Além disso, o envio de conteúdos relevantes para os potenciais e atuais consumidores da sua loja virtual pode ser um determinante na fidelização desses compradores. 

Afinal, os materiais de qualidade enviados aos clientes são grandes responsáveis por conferir fazer com que os leitores percebam o domínio e a autoridade que o e-commerce possui no setor onde atua, o que passa maior tranquilidade para eles. 

Estratégias para o uso do e-mail marketing no e-commerce

O e-mail marketing pode ser importante por vários motivos, mas saber utilizá-lo para potencializar o seu e-commerce é indispensável para colher bons resultados.

Há uma série de estratégias que podem contribuir para que uma loja virtual consiga aumentar as vendas de um ventilador industrial, por exemplo, graças ao envio de mensagens assertivas. 

Por isso, conhecer algumas delas pode ser essencial para o seu e-commerce, conforme veremos a seguir.

1. Produção de conteúdos para e-mail marketing

Você já conhece o benefício do marketing de conteúdo para o seu negócio? Pois saiba que ele pode ser ainda mais eficaz ao ser introduzido nas suas estratégias de e-mail marketing. 

A produção de materiais relevantes, que levem informações de qualidade e possam oferecer um novo conhecimento aos leitores, é uma das maneiras mais eficazes de agregar valor ao seu negócio.

O blog sempre foi uma plataforma utilizada para a postagem de artigos, e pode ser usado para potencializar o seu e-commerce, mas o e-mail marketing é uma alternativa mais direta para garantir que os seus clientes saibam sempre que houver um novo conteúdo.

Além disso, uma das principais indicações do marketing de conteúdo é justamente manter a periodicidade nas postagens de diferentes materiais. 

Ao decidir compartilhá-los por e-mail marketing, você faz com que eles cheguem nas pessoas que possuem interesse no tipo de material que você publica e faz com que os resultados do e-mail marketing tragam benefícios para a sua loja virtual. 

Nesse sentido, é possível dizer que o envio de mensagens com conteúdos relevantes pode ser uma maneira prática de se comunicar com o público do seu e-commerce.

2. Técnicas de SEO

As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) também pode ser incluídas no seu e-mail marketing, garantindo melhores resultados para o seu e-commerce.

Quando você envia uma mensagem falando sobre o lançamento de um corrimão de vidro na sua loja virtual, esse conteúdo pode ser elaborado para levar os leitores até o site. 

Com essa estratégia, o e-mail marketing se torna mais eficaz para o e-commerce, ajudando na popularidade do site dentro dos mecanismos de busca. 

Isso porque ocorre um aumento no tráfego do seu e-commerce ao se utilizar links dentro do conteúdo elaborado e enviado por e-mail, permitindo que os destinatários cliquem nesses endereços que vão levá-los até a página. 

Além disso, você pode chamar a atenção do público para um comunicado que esteja sendo feito no site, levando-os até a loja virtual para saber mais sobre o assunto. 

Nesse sentido, o e-mail marketing cria uma ponte entre o leitor e a sua loja virtual, possibilitando que os clientes recebam atualizações, de modo que o relacionamento entre consumidor e e-commerce seja cada vez mais próximo. 

3. Envio de lembretes

É essencial que os meios de comunicação da loja virtual com os compradores sejam fáceis e dinâmicos, para que qualquer dúvida ou sugestão possa ser acolhida e tenha uma resposta rápida por parte do e-commerce. 

Essa deve ser uma via de mão dupla, ou seja, tanto a empresa deve estar aberta e acessível ao seu público, quanto ela deve investir na relação com eles, para se manter sempre presente no dia a dia das pessoas.

Assim, o e-mail marketing pode ser uma ferramenta que auxilia a loja virtual a mostrar que ela está atenta aos movimentos feitos pelos clientes dentro do site. 

Uma loja virtual que venda grampeador de tapeceiro, por exemplo, pode ter o e-mail marketing configurado para envio de lembretes para os seus clientes, principalmente nos casos onde acontece o abandono do carrinho. 

Esse tipo de uso pode trazer bons resultados para o e-commerce, permitindo que os compradores retornem ao momento da compra e finalizam, enfim, o pedido. 

Afinal, esse abandono de carrinho pode ter sido feito em uma situação inesperada, de modo que é fundamental lembrar o cliente sobre a ação que ele estava executando no seu site, indicando que ela pode ser retomada com apenas um clique. 

Por isso, essa pode ser uma outra forma para que um e-commerce especializado em interruptor intermediário consiga melhorar a comunicação com o público e potencializar as suas vendas.

As estratégias abordadas neste conteúdo mostram o quanto o e-mail marketing pode ser utilizado dentro em uma loja virtual para otimizar a comunicação da plataforma com os clientes, se tornando uma ferramenta indispensável para qualquer tipo de e-commerce.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos. 

Referências:

https://www.escoladeecommerce.com/artigos/e-mail-marketing-para-loja-virtual/

https://www.iagente.com.br/blog/email-marketing-para-ecommerce/

https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/email-marketing-e-seo-mas-nao-do-jeito-que-voce-esta-pensando/

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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