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Como usar o Instagram Stories nas estratégias de marketing para e-commerce

Com a expansão do e-commerce no Brasil, muitos empreendedores migraram suas lojas para os ambientes virtuais, ou estão investindo maciçamente em estratégias de marketing digital para o comércio eletrônico.

Diante desse cenário, as próprias tecnologias se aprimoraram para atender a demanda cada vez maior de e-commerces, oferecendo novos recursos, ferramentas e instrumentos que ajudam nas vendas, conversão de leads (potenciais clientes) e reconhecimento da marca no mercado.

O Instagram Stories está dentro das tecnologias que oferecem muitas possibilidades aos e-commerces, com diversos recursos e funções para quem deseja investir em marketing nas redes sociais.

Veja, no artigo de hoje, como usar o Instagram Stories nas estratégias de marketing para e-commerce e alcance mais vendas e reconhecimento no mercado. Acompanhe a leitura!

O que é o Instagram Stories e por que usá-lo na minha estratégia?

O Instagram Stories é um recursos do próprio Instagram, lançado em 2016, para a criação de conteúdos em textos, imagens e vídeos que ficam disponíveis por 24 horas para os seguidores ou demais usuários da rede.

Assim, um pet shop pode gravar um vídeo de como é a tosa e banho, colocando o conteúdo no Instagram Stories para que mais pessoas possam acompanhar.

Mas você deve estar se perguntando: “por que devo investir em um recurso que somente disponibiliza o meu conteúdo por 24 horas?”.

A resposta é simples: o Instagram Stories aumenta o engajamento dos usuários, aproxima os clientes da empresa e envolve os seguidores com a sua marca.

Além disso, o recurso tem um formato muito rápido e interativo – algo que dialoga bem com as experiências em dispositivos móveis. 

Muitas empresas já perceberam isso, não é à toa que mais de um terço dos conteúdos visualizados no Instagram são produzidos por lojas.

Ou seja, os conteúdos dos Stories são mais instantâneos, reais e pessoais, o que cria laços de proximidade e identificação com os usuários. Afinal, é possível ver os “bastidores’ de um banho e tosa para cães, como citado no exemplo anterior.

Importante dizer que o Stories dispensa a migração entre redes sociais. Quer dizer que, o usuário entra no aplicativo e tem rápido acesso ao conteúdo postado no topo do feed. Isso facilita – e muito! – o compartilhamento e produção de conteúdo.

Outra vantagem da ferramenta é que ela dispensa a criação de uma nova base de contatos. Ou seja, todos os seus seguidores e, até mesmo quem não segue o seu perfil, podem visualizar os Stories e ter uma interação com as publicações.

A natureza efêmera e temporária do Instagram Stories também reduz a necessidade de publicação de conteúdos altamente produzidos, de difícil criação. Assim, as empresas podem compartilhar algo bem menos formal.

Por exemplo, os resultados logo após uma depilação a laser no rosto, para que os usuários vejam, de fato e praticamente em tempo real, como o procedimento é feito.

Isso ajuda os usuários a entenderem mais sobre o tipo de produto ou serviço, além de terem mais confiança na marca, justamente por conta dessa proximidade.

Por esse motivo, o Instagram Stories se tornou o mais novo “queridinho” de todas as empresas, e-commerces e estabelecimentos comerciais que desejam investir em marketing digital para as mídias sociais.

5 dicas para usar o Instagram Stories no seu e-commerce

O aplicativo com maior crescimento no Brasil foi o Instagram. Com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo, a rede social apresentou um aumento de 5% no número de perfis ativos por trimestre.

De acordo com pesquisas na área, cerca de 37% dos usuários brasileiros usam o Instagram por, pelo menos, uma hora por dia. Além disso, a rede só perde para o Facebook, em termos de engajamento do público.

Por isso, todos os tipos de negócios e empreendimentos estão buscando alternativas para investir no Instagram, em especial nos Stories, um dos recursos mais populares e de maior interação com os usuários.

Pensando nisso, separamos abaixo algumas dicas que podem te ajudar a usar o Instagram Stories nas estratégias de marketing, seja para os e-commerces, lojas virtuais, comércios, ou profissionais autônomos, como um veterinário oftalmologista. Confira!

1 – Faça lives

As lives são vídeos ao vivo que podem ser gravados diretamente no Instagram Stories. Elas são uma ótima forma de mostrar os bastidores da empresa, algo que ajuda na humanização da marca.

Além disso, as lives são capazes de deixar o seu conteúdo muito mais orgânico, pois não há edições.

Para quem busca engajamento, as lives são ainda mais vantajosas, pois seus seguidores são notificados para acompanharem o seu vídeo e o conteúdo ao vivo aparece em destaque dentro do seu perfil.

2 – Use os adesivos

O Instagram Stories conta com um recurso muito interessante que é o uso de adesivos. Eles tornam o conteúdo muito mais divertido e também incentivam uma reação interativa por parte de quem visualizou a postagem.

Por exemplo, você pode fazer um vídeo mostrando uma drenagem linfática pós operatório, junto com um adesivo escrito “lacrou”, que está disponível na biblioteca do Stories.

De modo simples, você torna o conteúdo mais próximo, acessível e menos formal, o que gera uma identificação com o público.

Além dos adesivos ilustrativos, como o citado no exemplo acima, o Instagram também liberou outros recursos similares, incluindo:

  • Os adesivos de compra para lojistas;
  • O swipe up (arraste para cima), para direcionamento de links;
  • As enquetes, para saber a opinião dos usuários;
  • As hashtags, para redirecionar os usuários para outras publicações;
  • As músicas, para colocar um som na postagem;
  • Entre outros.

Mais adiante vamos abordar outras funções dentro do Instagram Stories que podem contribuir para o engajamento dos usuários, bem como com as estratégias de marketing da sua empresa.

3 – Mostre a sua localização

Outra função do Instagram Stories é o sticker de localização, sendo possível marcar um local específico onde gravamos um vídeo ou tiramos foto.

Dessa forma, o usuário pode visualizar a publicação e, além disso, ter acesso ao mapa, vendo todos os stories feitos nesse local nas últimas 24 horas.

Por exemplo, você pode gravar um stories marcando as cidades em que você está fazendo a transferência de veículo de outro Estado. Ou, então, marcar uma loja, empresa, ou qualquer outro estabelecimento.

Esse recurso é muito usado para impulsionar uma marca, especialmente quando marcamos um empreendimento específico. Portanto, ele serve muito bem para lojas físicas.

4 – Adicione links na postagem

O recurso de adicionar links nos Stories é um dos mais cobiçados no Instagram. Desde 2017, qualquer conta business com o mínimo de 10.000 seguidores já pode incluir links – por esse motivo, é importante também elaborar estratégias para conquistar mais follows.

Para adicionar o link, você deve gravar o seu vídeo ou tirar uma foto e, então, clicar no ícone de corrente, que está localizado no canto superior da tela. Depois, uma tela se abrirá pedindo um endereço de URL desejada. Daí, é só adicionar e pronto!

Os seus seguidores poderão abrir o link diretamente no Stories, em uma opção “Ver Mais”, ou “Arraste para Cima”, que está colocada dentro do conteúdo publicado.

Desse modo, você pode tirar uma foto de um produto específico, como uma bateria para carro Moura e colocar um hiperlink direto para a compra do item.

Uma sugestão que pode aumentar o número de cliques no link é o uso de CTAs (Call to Action), ou chamada para ação, que levam os leitores a puxar o “Ver Mais”. 

Mas lembre-se de escrever um texto atrativo e visível para os seus seguidores.

5 – Invista em anúncios patrocinados

Depois de ser integrado ao Facebook, o Instagram passou a oferecer muitas opções de anúncios patrocinados para os seus usuários, inclusive que podem ser feitos diretamente pelo Facebook Ads.

No entanto, muitas pessoas não sabem que também é possível investir em anúncios pagos dentro do Stories – uma opção disponível para todas as contas business.

Esses conteúdos são exibidos com a tag de “patrocinado”, logo abaixo do nome do usuário e são colocados na transição das stories. 

Por exemplo, enquanto você assiste o conteúdo dos seus amigos, pode ver um anúncio patrocinado no stories, na passagem de um usuário para o outro, sobre serviços de renovação de CNH vencida multa.

Vale dizer que os anúncios patrocinados não podem ser revistos, por isso, é essencial elaborar um conteúdo que cause grande impacto e gere interesse na audiência.

Sendo assim, é importante usar o mínimo de texto possível, ressaltar a marca, respeitar a identidade visual da empresa (padrão de cores) e optar por fotografias, ilustrações ou vídeos de alta qualidade.

Isso fará com que o usuário identifique aquele Stories como pertencente a uma marca e, ao demonstrar interesse, visite o perfil comercial da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog CMO Eventos, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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