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André Cardia
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Como utilizar redes sociais para se comunicar com o público na Black Friday

A Black Friday é um dos períodos do ano em que o aquecimento do comércio traz um bom número de vendas.

Justamente pela alta demanda de atendimento, as empresas precisam se preparar antecipadamente para oferecer aos seus clientes as informações e o suporte necessário.

Por ser uma época bem próxima do Natal, muitas pessoas aproveitam a ocasião para adiantar as suas compras de fim de ano, garantindo presentes para seus parentes e amigos.

O mesmo acontece para adquirir um produto que precisava, mas que estava adiando. Isso porque a Black Friday foi criada para oferecer grandes descontos, com intuito de esvaziar os estoques das empresas graças ao alto número de compras.

Assim, se você ainda não repôs o seu extintor de incêndio veicular, esse pode ser o momento ideal para, enfim, realizar a compra.

Mas, por ser um período no qual ocorre uma demanda maior por parte do público, muitos empreendimentos sofrem com o aumento de pedidos, já que ela não faz parte da rotina normal do comércio.

É por isso que os empresários buscam meios de minimizar os imprevistos decorrente da época, preparando a sua equipe de vendas e atendimento para dar o suporte necessário.

Usar as redes sociais para essa atividade pode ser fundamental. Isso porque essas plataformas apresentam funcionalidades capazes de auxiliar no atendimento do público de várias maneiras diferentes.

Por isso, este artigo traz dicas de como utilizar as redes sociais para se comunicar com seus clientes na Black Friday, otimizando seus processos e assessorando os consumidores de maneira muito mais prática.

Quais os recursos das redes sociais podem ajudar na Black Friday?

As redes sociais são cada vez mais completas. Elas disponibilizam mecanismos eficientes de comunicação, que podem ser fundamentais para as empresas que desejam ampliar o seu contato com o público.

Sendo assim, nada mais eficiente do que utilizar o seu perfil ou fanpage na Black Friday, garantindo que seus produtos sejam vistos e que seu público seja bem atendido.

Entre os recursos que podem contribuir para uma boa experiência nas redes, podemos elencar:

  • Compartilhamento de conteúdos;
  • Interação por comentários;
  • Atendimento via Messenger;
  • Respostas automáticas (chatbots);
  • Disponibilização do link direto para seu site, etc.

Com esses elementos, certamente o seu atendimento e desempenho durante a Black Friday será bem executado, garantindo a satisfação interna do seu estabelecimento e dos seus clientes.

Compartilhando conteúdos na Black Friday

Para colher bons frutos na Black Friday, a sua empresa precisa investir em anúncios e propagandas.

Isso porque, para o cliente saber que há uma balança digital com impressora em oferta, ele precisa receber a informação, seja por e-mail, pelo seu site ou pelas redes sociais.

Nesse sentido, investir no compartilhamento de conteúdos é sem dúvida a melhor maneira de comunicar ao seu público a existência de diferentes itens em promoção.

Para isso, é indispensável que você efetue postagens bonitas e chamativas, que trarão o engajamento das pessoas, fazendo com que elas queiram comprar com você.

Nesse cenário, você pode apostar nos formatos de imagem ou vídeo, que são os grandes responsáveis por atrair a atenção dos usuários das redes.

Assim, ao postar um vídeo divulgando os seus serviços de impressão em vinil adesivo, em promoção especial na Black Friday, ele certamente será visto pelo público que entrará em contato com a sua empresa para obter informações mais detalhadas sobre ele.

Interação pelos comentários

Se você apostar em bons conteúdos, criando postagens atrativas, certamente elas despertarão o interesse dos seus amigos e seguidores, rendendo um bom número de comentários.

No campo de comentário, é possível estabelecer um contato com o público de maneira bastante interessante.

Isso porque o registro da conversa fica disponível para visualização de todos. Ou seja, pode ser que vários clientes tenham a mesma dúvida. Nesse sentido, a resposta já estará visível para todos.

Além disso, as interações por comentários podem servir para que um cliente mostre a satisfação pela compra de um produto como embalagem de madeira para exportação, servindo como um depoimento sobre a qualidade dos seus itens.

É por isso que, na Black Friday, você deve apostar na comunicação via redes sociais. A demanda por contato com a empresa é crescente e, nessas plataformas, é possível responder aos comentários de maneira mais rápida e objetiva.

Atendimento individual via Messenger

Muitas das redes sociais disponibilizam canais de comunicação privada, para que o público possa se comunicar com um determinado perfil de maneira particular.

Para que esse meio de atendimento seja bastante efetivo na Black Friday, você pode inserir botões para que seus clientes acessem diretamente o comunicador, tirando as dúvidas diretamente com seus funcionários.

Isso facilita tanto no momento da encomenda de grandes quantidades de produtos, tal como no caso de uma empresa que precisa solicitar um pedido de papel toalha para banheiro, quanto no caso de uma compra individual.

Muitas vezes, para tirar uma dúvida após uma compra, o cliente entra em contato com o seu estabelecimento de modo particular, já que é necessário transmitir informações pessoais para realizar uma consulta interna no sistema.

Por isso, a rede social se torna um meio bastante eficiente para o contato durante a Black Friday, permitindo que a comunicação da empresa com os seus clientes possa ser mais simples e efetiva.

Respostas automáticas (chatbots)

Certamente você já entrou em contato com uma empresa em um período após o expediente comercial e obteve uma resposta automática informando que o contato seria retornado assim que possível.

Nesse contexto, as respostas automáticas podem ser uma ferramenta bastante funcional para o seu estabelecimento. Isso porque o chatbot auxilia a manter um contato breve com seus clientes mesmo após o expediente.

Por isso, essa se tornou uma estratégia interessante, seja para acolher um atendimento em períodos ausentes, seja para tirar uma dúvida comum do seu público.

Isso porque, as respostas automáticas são configuradas previamente, esclarecendo as dúvidas mais simples e comuns que o público pode ter, como o endereço de uma loja ou o horário de atendimento.

Além disso, se um cliente quer adquirir um uniforme operacional durante a Black Friday, ele pode entrar em contato com seus atendentes apenas para consultar o valor do envio.

Nesse caso, o chatbot envia uma resposta automática com um link para cálculo do serviço de entrega ou, caso você tenha pacotes fechados de envio, a mensagem enviada pelo robô levará a informação da sua tabela de preços de postagem.

Nesse sentido, talvez seja bastante vantajoso para o seu comércio aplicar o uso de mensagens automáticas não apenas na Black Friday, mas também em outras épocas do ano, facilitando a sua rotina de atendimento.

Levar seus clientes para o seu site pelas redes sociais

Além de ajudar na comunicação de modo muito mais rápido, as redes sociais servem para promover a sua página na internet, garantindo que durante a Black Friday os seus clientes também acessem o seu site.

Em uma determinada postagem sobre modelos de envelope empresarial, você pode disponibilizar um link para a sua página, levando o cliente a acessar o seu site e conhecer as características de cada produto.

Isso estimula a compra do produto e faz com que o cliente conheça o seu catálogo, visualizando os diferentes itens que a sua empresa oferece.

Quando isso acontece nessa época, é muito mais interessante para o negócio, já que as promoções podem ser responsáveis por gerar a venda de vários itens.

Afinal, isso garante que os seus clientes consumam diferentes artigos e, assim, conheçam a qualidade dos seus serviços.

Isso inclui tanto a rapidez no envio, quanto um atendimento completo, seja no momento da compra ou no pós-venda.

Afinal, o tratamento que o cliente recebe depois da entrega do produto diz muito sobre a política de relacionamento com o cliente da sua empresa.

Sendo assim, é de grande importância que o seu estabelecimento crie uma ponte de contato mesmo após a compra de uma ecobag dobrável, por exemplo, perguntando sobre a satisfação que o comprador teve com os seus serviços e com o produto.

Essa estratégia de comunicação é responsável pela fidelização do seu público, já que o cliente se sente importante e valorizado pela empresa.

Por isso, os canais de contato da sua empresa devem ser de fácil acesso, principalmente em épocas como a Black Friday, que demandam uma atenção especial com os compradores.

Assim, você garantirá que o seu público receba informações importantes sobre produtos, entrega e prazos, além de promover um suporte devidamente preparado para ocasiões em que a demanda pelo atendimento é acima da média.

Tudo isso consolida a sua marca no mercado de maneira bastante positiva e faz com que os seus clientes da Black Friday se tornem compradores fiéis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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