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Compra por voz: você conhece essa nova modalidade para o e-commerce?

Uma das mais recentes atualizações dentro do mercado mundial é a possibilidade de assistentes virtuais auxiliarem em inúmeras ações do dia a dia, desde um alarme a ser ajustado até uma ligação. Dentro dessas novidades, também temos as compras por voz.

De forma generalizada, podemos dizer que essa é uma forma de uma inteligência artificial colocar em prática uma atitude que seria própria de um usuário que usa internet.

Neste caso, por meio de um comando de voz, uma pessoa pode pedir pela compra de uma camisa com logo bordado em alguns instantes, direcionando o local de compra, bem como os detalhes dessa aquisição, como os números da roupa que a pessoa utiliza.

O mais interessante é que, hoje em dia, muitas pessoas têm sido adeptas do repasse de tarefas mais simples para os assistentes virtuais, presentes em celulares e utensílios.

Porém, segundo estudiosos, o formato de compras, que ainda é pequeno, está entrando em um crescimento significativo.

Isso por conta não apenas da popularização desses assistente em aparelhos, mas pelo impulsionamento feito pelas empresas de diferentes setores.

Para entender mais sobre isso, bem como detalhes sobre a compra por voz e os impactos positivos que ela pode trazer para sua empresa, acompanhe o texto a seguir.

Compra por voz: o novo comportamento do mercado

Para entendermos melhor sobre o que é a compra por voz, é interessante voltar no tempo e entender mais sobre os comportamentos do consumidor e usuários de tecnologia nos últimos anos, principalmente após a popularização em larga escala dos aparelhos celulares.

Essas tecnologias, que estão cada vez mais em atualização com a ideia principal de ajudar seus usuários, tem apresentando cada vez mais ações de comandos, manual ou via voz.

Sobre este último, tem sido bem comum acompanhar aparelhos, de marcas diferentes, que possuem assistentes virtuais.

Geralmente, nomeadas pela marca, que estão ali para atender o dono daquele aparelho em múltiplos sentidos, exercendo as mais variadas funções.

É interessante pontuar que dentro disso estão sempre dispostas ações que poderiam ser feitas por um usuário, mas que acabam sendo repassadas, por diferentes motivos.

Por exemplo, uma pessoa que deseja comprar um anel folheado a ouro feminino geralmente entra em um site na internet para pesquisar valores e modelos do objetivo.

Com o assistente virtual ela pode, em um momento de tarefas múltiplas, pedir que ele o faça.

Em outro caso, podemos entender que os assistentes virtuais têm sido essenciais para pessoas que precisam de algum tipo de auxílio, por conviverem com deficiências.

Sobre a compra de voz, podemos dizer que é uma função que tem sido cada vez mais popular, principalmente, por pessoas que já sabem o que querem, e desejam que o processo de compra seja o mais prático e rápido possível, inclusive pagamento.

O que acontece é um direcionamento para uma página de compra de camisa com logo bordado onde os dados e todas as informações são facilitadas pelo assistente.

Com tanta utilização, o mercado tem visto uma maior propensão para negócios firmados apenas pela voz.

Fazendo com que grande parte das compras futuras sejam vinculadas a esse formato de consumo, o que pede, além de experiência, entendimento das empresas.

Por exemplo, se uma empresa que trabalha com entrega de encomendas com motoboy possibilitar dentro de seu site ou até mesmo em aplicativos o uso adequado de uma compra feita por um assistente virtual, certamente terá mais vendas e maior fidelização.

Já em um caso contrário, onde não acontece essa atenção por parte da empresa, o então consumidor pode acabar escolhendo outro lugar onde possa de fato fazer um contrato.

De acordo com as previsões de especialistas, esse método de compra só tende a crescer ainda mais, principalmente com o impulsionamento de outras funções que familiarizam uma utilização a mais do assistente virtual ou de mecanismos totalmente tecnológicos.

É o caso de pessoas que não teclam e nem colocam mais senhas nos celulares, fazendo com que o processo de desbloqueio do aparelho ocorra apenas por digital ou face.

Assim, podemos entender que quanto mais o mercado, as empresas e os próprios empresários estiverem preparados para os próximos avanços tecnológicos, que estão mais alinhados a esse viés de assistência, melhores chances eles terão em suas vendas.

Como e-commerces podem se adaptar a essa modalidade

Abaixo, vamos mostrar como empresas de moda, até aquelas que trabalham com conserto de celular podem começar a moldar seus negócios para receberem as futuras atualizações e grandes chances de popularização da venda por meio de assistentes virtuais. Veja:

Otimizações no e-commerce

Se tem algum lugar por onde sua empresa pode começar se preparar para receber clientes adeptos à compra de voz é por meio da otimização, que pode ser feita em:

  • Descrições;
  • Mídias;
  • Programação do site;
  • Títulos de produtos.

Com o Search Engine Optimization (SEO) ferramenta do Google que filtra informações repassadas por empresas para que possam servir de resposta ao que o consumidor procura, é possível levar maior facilidade na hora de encontrar um produto para compra.

Afinal, quando um sistema de comando de voz procura por uma opção, ele leva em consideração as pesquisas do Google e tudo o que a ferramenta entrega a ele, fazendo então uma ponte entre comprador e empresa de grafica de impressao digital.

Além disso, quanto maior proximidade a empresa tiver dentro de suas otimizações de palavras com aquilo que vai ser dito por cum comprador, como frases que colocam as possíveis falas para um assistente, maior compatibilidade ela vai agregar.

Google Shopping Actions

O Google Shopping é uma ferramenta dentro do buscador onde produtos de diferentes empresas ficam dispostos, oferecendo um catálogo variado de opções, de preços, modelos e até mesmo localidades diferentes com maior propriedade ao público comprador.

Estar ali faz parte de um processo de cadastro, que é totalmente vinculado com o trabalho da própria empresa, que faz o cadastro e atualizações constantes sobre este produto.

Muitas vezes os assistentes virtuais dão preferências aos produtos que estão dentro desse shopping.

Visto que já são pontuados pelos buscadores como flyer digital de um produto que está sendo pedido pelo cliente por meio de seu aparelho.

Faça pesquisas sobre o público

É essencial que sua empresa faça um acompanhamento sobre o público comprador, principalmente em questão das constantes mudanças no mercado, algo que pode trazer uma maior compreensão sobre a pessoa certa que deve ser atendida.

O ideal é que haja uma maior identificação com o público que utiliza compra por voz, e que também tem semelhanças com o que a empresa oferece, trazendo uma união.

Dessa forma, uma empresa de impressao 3D brindes consegue ter muito mais conexão não apenas com questões práticas da venda por voz, mas também nas formas como falar sobre o produto, que podem indicar ou não um encontro com mais facilidade.

Os impactos dessa reorganização nas vendas

Começar a pesquisar e atualizar sua empresa para as novas mudanças no mercado de compras poderá, em pouco tempo, trazer grandes frutos para o seu negócio.

Principalmente, em tempos onde muitas pessoas estão de fato preferindo as compras por voz.

O primeiro ponto de alto impacto é o pioneirismo, que pode ser uma grande maneira de aparecer com maior frequência no mercado, mas principalmente de estar à frente.

Outro ponto que vem em conjunto com essa adequação são as vendas em maior escala, visto que em breve muitas pessoas vão preferir fazer estes tipos de compra, muito mais do que informar em uma loja física, o que ainda é bem comum nos dias de hoje.

Com toda essa transformação sua empresa acaba alcançando clientes cada vez mais rápido, e sendo para eles um negócio confiável, onde os problemas podem ser resolvidos.

Tudo isso agrega fidelização, o que é importante para as empresas nos últimos tempos, principalmente quando falamos em um mercado altamente competitivo e cheio de possibilidades de crescimento, o que pode ser importante para sua empresa.

Estar em constante atualização e entendimento sobre as novas formas de compra também agrega uma alta possibilidade de adaptação do seu negócio para os novos tempos, o que deve ser essencial para empresas que querem continuar em evidência.

Considerações finais 

O comando de voz tem possibilidade de compras por meio desses mecanismos, trazendo uma nova forma de venda onde o cliente deixa para um assistente virtual toda a parte burocrática de colocar em prática uma compra, facilitando ainda mais o processo.

Empresas que desejam ter maiores vendas e reconhecimento diante do mercado dentro dessa conformidade devem, mais do que nunca, procurar aprendizados e atualizações.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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