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Comunicação estratégica: Descubra a importância de usá-la!

Uma boa comunicação estratégica é fundamental para qualquer empresa que queira se destacar no mercado, construir um bom relacionamento com as pessoas e encantar clientes.

Mas para que o desenvolvimento da companhia seja realmente sustentável, é necessário analisar constantemente sua cultura, produtos, serviços, parceiros e colaboradores, e o modo como estão posicionados.

Uma marca que sabe sustentar um diálogo duradouro e eficaz com sua audiência será capaz de transmitir seus valores, além de criar identificação e sintonia entre ela e os consumidores.

Isso só é possível quando a corporação está ciente de seus objetivos e as missões que precisa cumprir no mercado em que atua.

A comunicação estratégica se aplica a diferentes questões para que as necessidades das pessoas possam ser solucionadas, assim como ajuda a companhia a alcançar os objetivos que pretende.

Mas não são apenas as empresas que se beneficiam com a comunicação estratégica, também os indivíduos ao aplicarem essa prática em suas relações interpessoais.

Para entender um pouco mais sobre o assunto e esclarecer todas as dúvidas, neste artigo, vamos explicar o que é comunicação estratégica, os impactos que ela traz para as empresas e como utilizá-la em suas relações interpessoais.

 

O que é comunicação estratégica?

Comunicação estratégica nada mais é do que um conjunto de processos que tornam a comunicação das companhias mais eficientes, por meio de diferentes canais, sendo capaz de atingir diferentes públicos e alcançar os objetivos propostos.

As tomadas de decisões são baseadas em dados obtidos, por meio de análises de comportamento dos consumidores, estratégias adotadas pelos concorrentes, dentre outros aspectos que precisam de uma avaliação cuidadosa.

É dessa forma que um fabricante de tela aluminet promove mudanças de percurso e consegue atingir os propósitos preestabelecidos.

O planejamento depende de segmentação do público e de seus interesses, o que envolve todos os stakeholders da corporação, como:

  • Colaboradores;
  • Clientes;
  • Investidores;
  • Parceiros;
  • Fornecedores.

Ele também está relacionado com a avaliação e pesquisas sistemáticas do mercado em que a empresa está inserida, o modo como ela utiliza seus recursos financeiros, humanos e tecnológicos e como desenvolve suas estratégias.

A comunicação estratégica tem como foco a valorização e a propagação da cultura do negócio, levando-se os valores ao conhecimento do público interno e externo.

 

Impactos da comunicação estratégica para as empresas

A comunicação estratégica gera muitos impactos porque ajuda a construir um fluxo de trabalho integrado, fazendo com que esforços e visões sejam do conhecimento de todos os envolvidos.

É uma prática muito eficiente e garante que as mensagens sejam compreendidas por todos os indivíduos impactados, sem a ocorrência de ruídos e de maneira totalmente objetiva e transparente.

Mas para que isso aconteça, um fabricante de placa de isopor atacado precisa saber colocá-la em prática.

 

Como usar a comunicação estratégica nos negócios

A comunicação estratégica depende de alguns aspectos importantes que precisam ser trabalhados. São eles:

 

Dialogar com os stakeholders

A empresa precisa saber dialogar com seu público de interesse, algo que não se limita apenas aos clientes externos. Na verdade, os clientes internos, ou seja, os colaboradores, fornecedores, entre outros, também são afetados pelas ações e decisões.

Eles precisam estar a par das estratégias de comunicação, assim como interagir, ter consciência e trocar experiências acerca daquilo que se pretende alcançar.

A partir do momento em que existe entendimento sobre os problemas dos clientes internos, fica muito mais fácil criar soluções que realmente atendam às necessidades do público.

Sem falar no fato de que manter uma comunicação transparente é uma forma de engajar tanto o público interno quanto externo, e estimular a participação deles nos planos de ação que vão ajudar o negócio a crescer.

 

Priorizar táticas e estratégias

Quando a empresa está investindo em comunicação estratégica, precisa definir os objetivos que quer alcançar, o tipo de mensagem que vai transmitir, os canais que vai utilizar, determinar o orçamento e definir o período para avaliar os resultados.

Nesse sentido, um fabricante de produtos para drenar o solo deve escolher métodos em conjunto com as metas empresariais. Ademais, é fundamental contar com o envolvimento de indivíduos que se encarregam das tomadas de decisão da companhia.

 

Fazer o planejamento estratégico

Um dos impactos mais relevantes da comunicação estratégica é o incentivo ao pensamento, além de ajudar a corporação a adotar uma cultura voltada para o planejamento estratégico.

Antes de determinar o objetivo que se pretende atingir, é fundamental criar uma linha de raciocínio e um plano de ação para que as metas sejam alcançadas e o caminho correto seja percorrido.

O planejamento e a comunicação são fundamentais para mostrar ao público de forma clara quem é a empresa, principalmente durante trabalhos de prospecção, atração e retenção de clientes.

 

Desenvolver metas e objetivos

Um fabricante de toldo retrátil para porta deve compreender as dores dos clientes internos e externos, pois só assim será capaz de definir suas próprias metas.

É fundamental compreender o que acontece dentro da organização para desenvolver de maneira sólida o plano que será direcionado aos consumidores.

Uma vez que esses pontos estão devidamente esclarecidos, é possível trabalhar com os objetivos SMART, uma sigla para metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e sensíveis.

 

Definir métricas e prazos

Por fim, mas não menos importante, é fundamental dividir as responsabilidades e prazos para que o planejamento seja seguido à risca.

Dentro da comunicação estratégica e da função dos gestores existe a necessidade de esclarecer os planos de ação, o modo como eles devem ser executados, de que maneira as métricas devem ser acompanhadas e como os resultados serão apresentados.

Além de servir a uma loja de motor para portão basculante usado, a comunicação estratégica também pode ser usada para melhorar as relações interpessoais.

 

A comunicação estratégica nas relações interpessoais

A comunicação estratégica reúne diferentes ações planejadas, além de formatos variados de linguagens e símbolos para que se possa atingir objetivos e metas de longo prazo.

No que diz respeito à linguagem, várias características devem ser consideradas, como a mensagem, formato, destinatário, resultado pretendido, como a linguagem será trabalhada e quais técnicas podem ser utilizadas.

Quanto aos símbolos, trata se do trabalho em torno da mensagem e daquilo que ela representa. Por exemplo, é necessário considerar o que a formatação de uma apresentação deseja transmitir.

Para um indivíduo, é a escolha de uma roupa adequada para comparecer a uma reunião. A marca analisa a cor que vai predominar em seus perfis nas redes sociais, ou então pensar em quais ícones e formas transmitem uma boa mensagem.

O fato é que a comunicação estratégica traz benefícios tanto para um fabricante de grelha de concreto pré moldado quanto para uma pessoa.

Ela melhora a relação com todas as partes interessadas, portanto, com clientes, colaboradores, fornecedores e até com as pessoas que pertencem ao nosso convívio social e particular.

Outro benefício é a construção de uma marca empregadora ou de consumo, garante a apresentação pessoal mais positiva, facilita os argumentos de convencimento, afirma valores e pressuposições, troca informações de maneira clara e melhora a liderança.

Se houver uma estratégia clara, é possível identificar se as ações utilizadas para a curto prazo são realmente relevantes ou não.

Um exemplo disso é o modo como uma empresa de bloco de encaixe para construção classifica seus profissionais, como talentos, colaboradores, trabalhadores, parceiros, clientes internos, membros e assim por diante.

O que queremos dizer é que cada palavra pode ser escolhida, de acordo com a estratégia que a organização está praticando.

No que diz respeito às relações interpessoais, é necessário conhecer a audiência com quem você pretende se comunicar. Só assim será capaz de escolher os canais adequados para falar com essas pessoas e se antecipar às dificuldades.

Também é muito importante ter um objetivo claro e para alcançá-lo, é fundamental definir metas que vão mostrar o caminho que você precisa percorrer para alcançar seu propósito.

Assim como um fabricante de escada de concreto em l, é necessário planejar a comunicação, pois precisamos dela no dia a dia e não é possível depender exclusivamente de momentos inspiradores para que ela aconteça.

É importante que o profissional desenvolva algumas competências que vão ajudá-lo a implementar esse tipo de comunicação.

Além de desenvolver as soft skills necessárias, é fundamental compreender técnicas de oratória e como contar uma história para seu interlocutor.

 

Considerações finais

A comunicação estratégica é algo que pode ser trabalhado tanto para as relações interpessoais quanto dentro das companhias.

Pode ser totalmente adaptada às nossas necessidades e nos ajuda a alcançar os objetivos, independentemente de quais sejam. Para as organizações, porém, ela é indispensável na prospecção, atração e retenção de clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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