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Comunicação integrada: conheça as vantagens dessa estratégia

A comunicação integrada é a união de todos os elementos que compõem a equipe de comunicação de uma empresa.

Em um mercado cada vez mais competitivo e amplo, é preciso encontrar características que se destaquem de seus concorrentes. Pensando nisso, a adaptação deve ser constante e sempre buscando a melhoria para o processo e para o cliente.

A comunicação é uma destas mudanças em constante movimento. A cada inovação tecnológica, surgem novas formas de se comunicar e de compartilhar informações.

Sendo assim, é preciso compreender que não existe mais apenas uma forma de dialogar enquanto empresa.

Todas as informações que a empresa cria, desde um e-mail interno a um banner de loja, fazem parte do que a comunicação precisa cuidar. Por isso, quanto mais uniforme for o diálogo da companhia, melhor será o resultado.

Dentre as diversas formas de comunicação, a integrada é a que mais se adequa ao mercado atual. Isso porque ela une elementos como planejamento, estratégias e a utilização dos meios de comunicação em prol do objetivo da companhia.

Apesar de todas as áreas de uma empresa se beneficiarem com esse tipo de comunicação, certamente uma das mais afetadas positivamente é a de marketing. 

Isso porque o marketing busca alcançar novos públicos e clientes, e a comunicação é parte fundamental dessa tarefa.

É importante que toda a empresa esteja no mesmo tom.

A comunicação integrada garante que todos os colaboradores, desde gestores até o operacional, consigam compreender o objetivo que a empresa busca e consigam trabalhar em conjunto para alcançá-lo.

Uma empresa de cordão para crachá personalizado precisa falar a mesma língua para que seus clientes consigam efetuar a compra, e a equipe comece a desenvolver o trabalho, sem que haja lombadas no caminho.

De acordo com a AMA (American Marketing Association), a comunicação integrada é um planejamento realizado para que todos os contatos realizados pela empresa sejam relevantes para a jornada de compras do cliente.

Evitando assim, o desgaste na comunicação ou contatos desnecessários.

Isso significa que qualquer empresa que deseje uma boa comunicação deve estar pronto para compreender a necessidade de seus clientes e como facilitar esse processo para conseguir bons resultados.

A base da comunicação integrada é saber que todas as mensagens, não importando qual canal ou tipo de conteúdo será utilizado, deve ser apresentada de forma única, com todos na empresa falando a mesma língua.

Um simples flyer de festa pode conter uma série de informações relevantes, então é preciso que a equipe de comunicação se manifeste.

A comunicação integrada vai além da relação entre consumidor e marca, inclusive. Ela atinge toda a comunicação interna da empresa.

Quando houver a necessidade de redigir qualquer tipo de comunicação para seus colaboradores, é importante que todos estejam falando a mesma língua.

A ideia desse formato é combinar todas as áreas que se envolvem com a comunicação, entregando uma mensagem final que demonstre o quão forte a empresa é e o quão unida está sua estrutura corporativa.

Por isso, todos aqueles que falam em nome da companhia, desde o teleatendente ao responsável pelo contato com a imprensa devem ter um discurso unificado e que passe a sensação de solidez quando for se comunicar.

Que objetivos a comunicação integrada possui?

A comunicação integrada tem quatro objetivos básicos, dos quais falaremos um pouco a seguir. Eles são:

  • Consistência;
  • Coerência;
  • Continuidade;
  • Complementaridade.

Com relação à consistência, o foco é manter a comunicação sem nenhuma contradição. Isso significa que todos devem falar o mesmo discurso. Uma empresa na qual cada pessoa fala uma coisa perde credibilidade no mercado, e por consequência, clientes.

Se a empresa adotou um cartão de visita colorido novo, é importante que todos na empresa entendam o que houve de mudança e porquê, para evitar que os discursos não batam.

Por isso, é fundamental que todos compreendam a necessidade de ter uma comunicação homogênea. Todas as comunicações devem encaminhar diretamente para a mesma direção, com foco na missão da empresa.

Já a coerência é fundamental para harmonizar as etapas de comunicação da empresa. Quando há um tipo de comunicação definido para um canal de atendimento, não faz sentido que os outros canais tenham ações diferentes.

A coerência pede que o discurso da empresa seja igual em todos os canais de comunicação, para evitar confusão e desconforto com clientes que possam estar tentando compreender o funcionamento da empresa.

Isso significa também que em todas as etapas da venda esse discurso deve permanecer igual.

Quando você oferece mais durante o processo de venda, mas não tem recursos o suficiente para o atendimento pós venda, a visão que o consumidor terá de sua companhia pode ser bem negativa.

Por isso, ter um espaço para alugar uma sala de reunião pequena precisa de uma comunicação clara para evitar qualquer desentendimento.

Esse tipo de reação pode acabar prejudicando a empresa, principalmente, porque um cliente insatisfeito costuma ser bem vocal com relação aos problemas que teve, e pode acabar afastando potenciais consumidores de fazerem negócios com você.

A continuidade diz respeito às constantes comunicações que ocorrem durante toda a jornada de compra. Um cliente pode ficar muito insatisfeito de ter que ficar se repetindo o tempo todo.

Hoje em dia, existem ferramentas tecnológicas de registro de atividade, então quando um cliente ligar, é possível fazer um pequeno relatório do atendimento efetivo e em caso de nova comunicação, o atendente já saberá do que se trata e como agir.

Esse tipo de ação é muito importante para manter a experiência do usuário positiva durante todo esse processo.

Uma pessoa que deseje comprar marmitex para empresa poderá aproveitar para conseguir novos resultados ao se comunicar de forma mais assertiva.

Por fim, a complementaridade é o ato de usar suas ferramentas de comunicação de forma unida. Integração só é possível com esse tipo de recurso, uma vez que todos os canais de comunicação estarão conectados.

Se todas essas ações são realizadas, fica muito mais fácil identificar os resultados.

Vantagens da comunicação integrada

A comunicação integrada traz uma série de benefícios tanto para o consumidor quanto para a empresa. 

Por isso, é preciso realizar um bom planejamento e estar preparado para essa mudança, que acabará sendo muito benéfica para a companhia.

Efetividade ao promover ações

Quando sua comunicação funciona de forma fluida, é muito mais fácil conseguir promover uma ação, seja ela de venda ou engajamento. 

Qualquer pessoa acabará identificando muito melhor seus objetivos se todos se comunicarem da mesma forma.

Assim, quando você decidir fazer uma promoção com sua empresa de motoboys, é preciso que todos falem o mesmo discurso para evitar retrabalhos.

Sendo assim, quando optar por criar uma ação, qualquer que seja, o retorno acabará sendo muito maior, e a tendência é que dúvidas sejam cada vez menos frequentes uma vez que a comunicação esteja em dia.

Diminuição de gastos

Falhas na comunicação significam retrabalho, desperdício e em casos piores, a desistência do cliente em fechar uma compra. 

Por isso, quando você opta pela comunicação integrada, é muito mais fácil resolver qualquer pendência que o cliente tenha.

Dessa forma, você consegue reduzir a necessidade de explicar novamente uma informação que foi passada, além de conseguir aproveitar o conteúdo de suas ações de marketing em diversas mídias, economizando na criação de novas peças.

Oportunidades de marketing

Conseguir usar o marketing digital e o tradicional de forma unida é uma tarefa que não é simples, mas pode trazer excelentes resultados. Pensando nisso, a comunicação integrada é a melhor forma de fazer esse vínculo.

Muitas pessoas têm dado mais atenção ao marketing digital, uma vez que ele ainda é uma novidade e traz ótimos resultados. Mas, é importante continuar com suas estratégias de marketing tradicional se você pretende se manter competitivo no mercado.

Por isso, quanto mais você conseguir integrar em sua empresa, melhor. A comunicação uniforme de sua companhia permite uma série de outras junções importantes para um bom desenvolvimento do trabalho.

Fortalecimento da marca

Quanto mais firme sua empresa for em sua comunicação, mais respeitada ela será. Isso porque os consumidores entenderão que o posicionamento da empresa é sério e profissional, confiando muito mais na hora de fechar um negócio.

Por isso, é de fundamental importância que o discurso da empresa esteja sempre alinhado, principalmente, com ligações a missão, visão e valores da empresa.

Esse tipo de atitude é muito respeitada no mercado, e além do prestígio também traz novas oportunidades de negócios.

Todas as mídias devem estar alinhadas com o mesmo discurso, seja uma publicação na internet ou uma gravação de áudio para propaganda.

Clientes que ouçam falar da postura de sua empresa se sentirão muito mais inclinados a ouvir o que você tem a dizer e iniciar um engajamento comercial.

Além disso, as dúvidas e questionamentos dos clientes ficarão cada vez menores se sua equipe estiver qualificada e fortalecida para responder qualquer tipo de dúvida.

Considerações finais

Uma das principais funções dentro da empresa é a comunicação. É por intermédio dela que todas as informações internas e externas são passadas. Por isso, é fundamental estruturar esse fator para que todos na empresa falem a mesma língua.

A comunicação integrada é uma excelente maneira de manter todos no mesmo ritmo, garantindo assim um sucesso muito maior e relevância dentro do mercado, conseguindo conquistar muito mais clientes e oportunidades de negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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