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Comunicação Integrada de Marketing para e-commerce

A comunicação integrada de marketing é uma estratégia voltada para o planejamento, análise e execução nos mais diferentes canais de comunicação e marketing.

Tal estratégia ajuda a promover uma experiência melhor para o público, ao mesmo tempo em que consolida a marca e sua identidade no mercado de maneira positiva.

Ao analisarmos as maneiras como as empresas utilizam o marketing e a comunicação atualmente, percebemos o quanto isso é feito de formas diferentes.

Dentre algumas estratégias estão as redes sociais, televisão, e-mail e até mesmo mensagens anexadas nos próprios produtos. Isso, porque há uma preocupação por parte das organizações em estarem sempre em contato com seus clientes.

Essas estratégias são cercadas pelo conceito conhecido como comunicação integrada, permitindo que todas se comuniquem com os consumidores, sem exceções.

Mesmo que uma empresa não tenha perfil nas redes sociais ou telefone, algo inimaginável atualmente, o simples fato de enviar um produto ao cliente é uma maneira de estabelecer a comunicação.

Isso, porque se o produto está bem embalado e com uma boa aparência, essa impressão está relacionada à identidade da marca. E o contrário também.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre o que é comunicação integrada para marketing, como integrar as estratégias de maneira coerente e contínua, além de darmos algumas dicas para e-commerce.

O que é comunicação integrada?

Comunicação integrada é definida como planejamento e análise de práticas que melhoram os canais de comunicação. Isso acaba por oferecer ao público uma experiência agradável.

Aliás, esse conceito é ainda melhor entendido depois do surgimento da internet, pois, junto com ela, diversos canais de comunicação surgiram, e também modelos de negócios, como o e-commerce.

Antigamente, os canais de comunicação entre marcas e consumidores se davam por meio da televisão, rádio, panfletos, etc. Esses canais continuam sendo utilizados, mas a internet trouxe outras opções mais rápidas e eficazes.

Isso, porque ela igualou as oportunidades entre empresas de pequeno, médio e grande porte, incluindo as plataformas e-commerce. Mas isso não significa que basta explorar todas as suas possibilidades de qualquer maneira.

Um bom despachante para renovação de CNH vencida, por exemplo, faz um planejamento para integrar todos os seus canais de contato. 

Até porque uma mesma pessoa deve ter o mesmo tipo de atendimento, em qualquer canal de comunicação da marca.

Porque, se isso não acontecer, a empresa causa a impressão de mudar sua imagem e até sua “personalidade” a cada instante, o que é péssimo para a identidade.

Objetivos e fundamentos dessa estratégia

Tanto um despachante para adicionar categoria A quanto uma plataforma e-commerce precisam estar atentos à comunicação integrada de marketing.

Somente por meio dela é possível integrar estratégias de forma coerente e contínua, por meio de objetivos. 

Dentre os principais estão:

Consistência

Um dos principais objetivos da comunicação integrada é trazer mais consistência para a marca. 

Os negócios e-commerce, apesar de crescerem continuamente, precisam ser consistentes para passar confiança ao consumidor.

Com todos os meios de comunicação falando a mesma língua e caminhando para o mesmo rumo, a marca se torna mais confiável.

Para atrair a consistência é necessário planejamento, fazendo com que cada ponta de interação siga o mesmo padrão e transmita os valores da marca.

Coerência

Ainda é muito comum que o consumidor, em busca de algumas informações sobre determinado produto ou serviço, receba um atendimento seco e, algumas vezes, até ríspido por parte dos atendentes.

Se este cliente ligar para o telefone da empresa e for mal atendido, isso pode custar a venda. Tudo porque, raramente, o cliente vai dar uma segunda chance para uma marca que o atendeu mal.

Principalmente para os negócios e-commerce, os canais de comunicação devem ser coerentes, independentemente de quais forem adotados.

Continuidade

Uma fabricante de alimentação natural para cachorro deve trabalhar de maneira contínua a sua comunicação. Então, uma das maneiras de fazer isso é com a automação do envio de e-mail marketing, por exemplo.

Eles são feitos para que o lead passe por todas as fases da jornada de compra, realizando a ação esperada ao final. Sendo assim, as mensagens são elaboradas de maneira a contar uma história, com começo, meio e fim.

Por isso, todas as estratégias de comunicação devem ser contínuas e bem aplicadas, para que o cliente continue se comunicando com a marca, mesmo após a compra de algum produto.

Complementaridade

A comunicação integrada em marketing prioriza uma comunicação complementar. Isso, porque um mesmo consumidor pode ver um conteúdo no blog, ser encaminhado para as redes sociais, visitar o site, acessar o chat do e-commerce, etc.

Portanto, os pontos de comunicação devem se complementar, e no que diz respeito ao marketing, eles podem ser:

  • Sites;
  • Blogs;
  • Redes Sociais;
  • E-mail;
  • Telefone.

Quando eles se complementam, ou seja, quando o cliente recebe um bom atendimento em todos eles, um despachante para primeiro emplacamento de moto garante uma experiência melhor para seus consumidores.

Benefícios da comunicação integrada

Em vista de seus objetivos, não é difícil entender os benefícios que essa estratégia pode trazer para o e-commerce, como:

Fortalecimento da identidade da marca

As marcas, desde empresas de vistoria para carros até lojas virtuais de roupas infantis têm personalidade própria. Por isso, aquelas que investem em uma boa comunicação com o público, atraem e conquistam mais clientes.

Estratégias de comunicação mais eficientes

Toda comunicação tem um objetivo. Se um e-commerce cria uma promoção, ele quer que as pessoas aproveitem essa oportunidade.

Para que isso aconteça, é preciso trabalhar canais de comunicação consistentes, para que o público tome as ações esperadas. Portanto, a comunicação integrada permite ações de marketing mais eficientes.

Como fazer comunicação integrada para e-commerce?

Em vista de tantos benefícios, é claro que o aumento da vendas está garantido, mas assim como uma oficina de troca de óleo e filtro precisa de comunicação integrada, as plataformas e-commerce também precisam.

Estudar o público-alvo

Para começar, é importante que a loja on-line estude o seu público-alvo. Para isso, ela precisa responder perguntas como:

  • Para quem criar os canais de comunicação?
  • Como meu público se comunica?
  • Que tipo de linguagem usar?
  • Quais suas necessidades e interesses?

Ao responder essas perguntas é possível ter sucesso com a comunicação integrada. Isso, porque cada público difere em cada empresa, portanto, uma loja on-line de brinquedos não terá o mesmo público que uma clínica de drenagem linfática pós operatório.  

Planejar cuidadosamente

Planejamento é a base de uma boa comunicação integrada para e-commerce. Portanto, ter perfil em todas as redes sociais não é suficiente, pois é necessário manter uma comunicação rápida em cada uma delas.

Isso significa que cada campanha do e-commerce deve ser bem pensada e com objetivos bem delimitados. Além disso, é importante definir os alvos e também saber quais canais serão usados.

Portanto, qualquer coisa que possa interferir nos resultados deve ser analisada previamente e com muito cuidado.

Explorar opções

Atualmente, quando falamos em canais de comunicação, podemos ter acesso a muitas opções diferentes.

Por exemplo, uma clínica de oftalmologista cachorro pode atender seus clientes por telefone, e-mail, chat no site, redes sociais, etc.

O mesmo acontece com uma plataforma e-commerce, com exceção do telefone, que em muitos casos não é utilizado.

Mesmo assim, por meio de um estudo prévio do tipo de público-alvo, é possível saber quais canais combinam mais com ele, o que facilita a rotina da marca. Lembrando que é importante ter mais de um ponto de comunicação.  

Integrar canais

Se é importante possuir mais de um canal de comunicação, o e-commerce deve integrar todos eles. Para isso, uma boa dica é criar mensagens de forma que cada canal conte um pouco de uma história.

Por exemplo, o blog pede para acessar as redes sociais, as redes sociais indicam o site e o site disponibiliza o e-mail.

Conclusão

Consumidores e empresas estão inseridos na era da comunicação, que é rápida e precisa. Porém, mais do que isso, ela deve ser padronizada e garantir que as pessoas tenham boas experiências com as empresas.

A concorrência no mercado é acirrada, então, um mesmo cliente pode encontrar muitas opções para comprar aquele produto que a plataforma e-commerce X vende. E quem oferece a melhor comunicação e atendimento ganha o cliente.

Esse ciclo é impossível de ser vencido, pois se trata de uma exigência do consumidor moderno ser bem atendimento pela marca que ele escolhe. Isso não poderia ser diferente para as lojas virtuais que crescem constantemente.

A cada dia o consumidor tem acesso a novas opções, por isso, é extremamente importante oferecer a ele um diferencial, e a comunicação integrada em marketing é a melhor maneira de fazer isso. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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