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Comunicação interna: O que ela pode gerar de positivo na sua empresa?

A comunicação é a chave para o sucesso de qualquer relação, seja ela entre amigos, familiares, colegas de trabalho, clientes, e outros exemplos. Nas empresas, a comunicação interna é indispensável para a criação de um bom ambiente de trabalho.

De forma geral, pensar apenas no consumidor e na qualidade do produto que será oferecido não é o suficiente para garantir o sucesso de uma empresa no mercado.

É comum encontrar pessoas que saíram de empresas por não se sentirem ouvidas ou por estarem em um ambiente desagradavel, com fofocas, intrigas e brigas desnecessárias.

O ser humano tende a ser comunicativo e formar laços no ambiente de trabalho, tanto com seus colegas, quanto com seus chefes.

Dificilmente alguém vai até o trabalho apenas para designar suas funções, sempre há trocas de informações e conversas informais para distrair e aliviar o estresse desses ambiente.

Entretanto, é necessário a criação de um ambiente seguro para que tenha abertura e não gera desentendimento, pois essa também é uma das características do ser humano, arrumar confusão.

Por exemplo, algumas brigas podem ser geradas por motivos desnecessários, como quando alguém pega uma caneta emprestada e não devolve.

Isso pode ser facilmente resolvido com uma boa comunicação interna, explicando a importância de realizar uma gravação de caneta com o nome do funcionário e a sua devolução quando for encontrada.

Entretanto, há problemas maiores causados pela falha da comunicação interna, como o retrabalho, não compreensão dos objetivos da empresa ou das decisões dos gestores, dentre outros exemplos.

Essa desestruturação da comunicação da empresa é um problema sério que pode atingir qualquer marca, pois todas precisam de funcionários para entregar seus produtos e serviços.

Não é interessante para uma empresa que os funcionários sejam demitidos ou se demitam com frequência, pois é necessário aplicar treinamentos aos funcionários novos e o processo de contratação tende a ser custoso, no sentido de dinheiro e tempo.

Portanto, o objetivo deste artigo é apresentar o conceito de comunicação interna, sua importância e algumas dicas de como realizá-lo de forma prática em qualquer empreendimento, até mesmo os de aluguel escavadeira mensal.

 

O que é comunicação interna? 

A comunicação interna é uma estratégia dos recursos humanos de estabelecer canais de relacionamento entre os funcionários e os gerentes de uma organização.

Ela surgiu no início dos anos 1980 como uma estratégia de contrapor o sindicalismo e comunicar para os funcionários os planos da empresa para melhorar a qualidade dos produtos.

As ações dessa área são focadas nos colaboradores que contribuem para o funcionamento da empresa, de forma a auxiliá-los a construírem um ambiente de trabalho saudável para desempenharem as suas atividades.

A comunicação interna possui dois níveis que orientam as estratégias a serem tomadas, o vertical e o horizontal.

Na estratégia vertical, os canais de comunicação são voltados para funcionários de todo o nível hierárquico, desde os mais altos aos mais baixos, como CEO e analistas ou o dono de uma loja de expositores para hortifruti, e os vendedores.

Já na comunicação horizontal, o incentivo de conversa é realizado entre funcionários do mesmo nível hierárquico empresarial, da mesma área ou entre áreas diferentes.

 

Os objetivos da comunicação interna

Como toda estratégia, a comunicação interna possui uma série de objetivos a serem atingidos quando realizado de forma correta, sendo eles:

  1. Alinhar os funcionários;
  2. Gerar engajamento;
  3. Ser transparente;
  4. Divulgar as ações da empresa;
  5. Criar um ambiente ético e saudável;
  6. Dar voz aos funcionários;
  7. Aproximar os funcionários;
  8. Promover responsabilidades socioambientais.

A existência de um departamento interno ou equipe dedicada para o desenvolvimento da comunicação interna funciona como uma divisória de escritório drywall entre empresas boas e empresas ruins.

Isso porque as estratégias da comunicação interna dão voz aos funcionários para que tragam suas ideias aos níveis hierárquicos mais altos e compreendam o que está acontecendo na empresa.

Além disso, o objetivo da comunicação interna é aproximar os funcionários, através da criação de eventos e divulgação de informações pessoais para que o ambiente se torne mais descontraído e menos estressante.

Outro fator importante, é a criação de um canal de comunicação seguro para que possam relatar casos de abuso ou de insatisfação.

Um dos principais objetivos da criação de um departamento de comunicação interna, é conversar com os funcionários sobre as metas e objetivos da empresa, e as atividades que estão sendo realizadas.

Esse tipo de diálogo é importante para alinhar as expectativas dos funcionários e gerar engajamento, pois a companhia é transparente, divulgando exatamente a situação que está acontecendo.

Por exemplo, empresas especializadas na fabricação de guardanapos de papel personalizados podem focar em suas táticas de comunicação interna para apresentar para os funcionários o número de fabricações mensais.

Para, dessa forma, eles terem acesso a um panorama geral, sabendo se as metas estão sendo atingidas, onde está o problema e como solucioná-lo. Não gerando receios de possíveis demissões e sim engajando a união de todos.

 

Os 5 benefícios da comunicação interna 

Qualquer empresa que tenha funcionários deve investir em comunicação interna, pois os benefícios adquiridos são inúmeros e, dentre eles, se destacam:

  1. Reduz a taxa de demissões;
  2. Melhora a imagem da marca;
  3. Aumenta a produtividade;
  4. Cria um clima organizacional bom;
  5. Reduz efeitos negativos.

Quando uma comunicação interna é bem feita, esses cinco benefícios podem ser obtidos facilmente por corporações de qualquer ramo, até mesmo de vendas moldura de teto de isopor.

 

1. Reduz a taxa de demissões

Dentre essas vantagens, a redução das taxas de demissões é a mais almejada entre os empreendedores, pois o processo de contratação e treinamento é custoso. Portanto, ocorre uma expressiva redução de custos.

Além disso, funcionários que estão há mais tempo na empresa e são integrados, tendem a vestir a camisa da entidade e a enxergarem seus colegas de trabalho como uma família.

 

2. Melhora a imagem da marca

Outra vantagem é a melhora na imagem da empresa porque um dos fatores que agregam positivamente é o bom tratamento dos funcionários.

Quando um colaborador tem voz e se sente seguro no ambiente de trabalho, ele tende a recomendar a empresa para seus colegas, amigos e familiares.

Dessa forma, faz com que a empresa seja elencada como um bom lugar para trabalhar, ganhando popularidade no ramo.

Por exemplo, um negócio especializado em realizar o conserto tela notebook de forma excelente, que além de se preocupar com a entrega de um produto de qualidade, possui uma boa comunicação interna.

Assim, acaba atraindo profissionais de tecnologia da informação mais qualificados e engajados, devido à boa recomendação dos funcionários antigos.

 

3. Aumenta a produtividade

Quando um trabalhador compreender a importância de seu cargo e os motivos de se esforçar mais, a produtividade aumenta.

Além disso, estudos indicam que ambientes mais saudáveis tendem a estimular as pessoas a irem trabalhar diariamente e de maneira pontual.

Ou seja, aquele sentimento de insatisfação, que atinge algumas pessoas ao se levantarem da cama e terem o compromisso de irem trabalhar, é reduzido.

 

4. Cria um clima organizacional bom

É também papel da equipe de comunicação interna incentivar a formação de laços entre as equipes de departamentos diferentes, de forma que o clima organizacional se torne agradável, pois é muito melhor trabalhar entre amigos.

Por exemplo, quando os gestores de uma empresa de assistencia tecnica LG para TV são colegas dos técnicos, o clima para trabalhar é melhor e as solicitações de serviços tendem a ser realizadas de forma mais leve.

 

5. Reduz efeitos negativos

Toda empresa passa por momentos de crise devido a inúmeros motivos, como chegada de algo mais moderno no mercado, infrações, desestruturações organizacionais, dentre outros exemplos.

Passar por uma crise é algo que pode ser realizado de maneira mais fácil e menos duradoura quando existe um departamento de comunicação interna, realizando estratégias para reduzir os efeitos negativos.

Por exemplo, às vezes uma marca precisa cortar custos, informar aos funcionários sobre esse corte, quais departamentos vão ser realizados e a possibilidade de futuras contratações reduz a ansiedade.

 

Estratégias para construir a comunicação interna

Construir plano de comunicação interna não é algo impossível como parece e, para ajudar nisso, algumas dicas são importantes:

  1. Conheça seus funcionários;
  2. Crie canais de comunicação seguros;
  3. Promova festas e eventos;
  4. Crie rodas de conversas com os líderes;
  5. Crie espaços para dar ideias.

O primeiro passo ao construir um canal de comunicação interna é garantir que ele seja seguro para que os funcionários relatem os problemas que os agridem.

Em seguida, estimule a criação de ideias e projetos inovadores, através de concursos, que podem ser um pretexto para reunir os funcionários.

Alais, a criação de eventos e festas é uma maneira descontraída de unir departamentos para que os laços sejam criados.

 

Considerações finais

Visto isso, através das informações contidas neste artigo, um empreendedor pode facilmente compreender a importância da comunicação interna e aplicá-la em seu negócio, garantindo o sucesso entre os funcionários e gestores.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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