INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comunicação visual: Como trabalhar de maneira assertiva na Black Friday?

A comunicação visual é muito importante para qualquer empresa, independente de seu segmento. 

Naturalmente, as lojas virtuais também precisam criar sua própria identidade, para destacar a sua marca.

É importante dizer que quando falamos sobre marca, não nos referimos apenas ao fabricante ou a qualquer empresa que produza suas próprias mercadorias.

O conceito de marca também está relacionado a um negócio, como uma loja que vende produtos feitos por outras empresas. 

Em vista disso, podemos dizer que qualquer loja ou revenda é considerada uma marca.

Ela precisa ser trabalhada para criar a identidade do negócio e estabelecer uma comunicação com os consumidores. 

Por conta disso, é errado pensar que a comunicação visual de uma empresa se limita apenas a sua fachada.

Ela precisa estar presente em outros elementos, como a vitrine, folders e estratégias de marketing digital. É dessa forma que o seu negócio será identificado pelos clientes e vai transmitir credibilidade para eles.

Essa comunicação também é importante durante a Black Friday, por isso, vamos falar sobre o papel dela nesse período, como trabalhá-la especificamente para essa data e as vantagens durante todo o ano.

 

Importância de trabalhar a comunicação visual na Black Friday

Os consumidores são bombardeados de anúncios o tempo todo, tanto dentro quanto fora da internet. 

O mercado está muito concorrido, pois existem empresas do mesmo segmento tentando vender seus produtos e serviços.

Elas utilizam estratégias para provar para o consumidor que suas mercadorias são as melhores opções e oferecem mais benefícios.

Todas as lojas investem em fachada comercial moderna e outras ações para chamar a atenção dos consumidores, mas no que diz respeito aos anúncios, nem todos são eficazes.

Aqueles que não funcionam, geralmente, não transmitem uma mensagem de valor e por isso não despertam o interesse dos clientes, consequentemente, eles acabam passando despercebidos.

Quando isso acontece, a marca não obtém retorno, mas esses anúncios poderiam ser mais eficientes se contassem com uma boa comunicação visual.

Ao ser implementada nas campanhas, a empresa consegue transmitir seu posicionamento, propósito e valores. 

Diante disso, o consumidor automaticamente relaciona o produto com a marca e cria uma percepção positiva.

São essas características que levam uma pessoa a interagir com o anúncio, fazendo com que a empresa em questão esteja sempre um passo à frente de seus concorrentes.

Quando a comunicação visual é explorada em épocas sazonais, como no caso da Black Friday, ela traz resultados expressivos para os negócios.

As empresas precisam trabalhar o reconhecimento antes, durante e depois dessas épocas, visto que isso traz mais visibilidade e conquista o engajamento dos consumidores.

Uma bela fachada de loja de roupas, por exemplo, vai chamar a atenção de qualquer pessoa, inclusive daquelas que não tem perfil para ser cliente, e isso é importante para conquistar reconhecimento de marca.

Para que você entenda ainda mais a importância da comunicação visual durante os principais períodos de vendas do ano, de acordo com uma pesquisa, 73% dos brasileiros consomem mais frequentemente na internet.

Destes, 57% planejam comprar algum produto durante a época da Black Friday, mas essas pessoas preferem comprar com marcas que confiam.

A comunicação visual é importante porque permite que você dispute as vendas de igual para igual com seus concorrentes. 

Com isso, fica mais fácil fazer o consumidor notar a sua marca e se interessar pelas soluções que ela oferece.

Só que a maneira como trabalhamos a comunicação visual durante os períodos sazonais depende de algumas estratégias específicas. 

 

Dicas de comunicação visual para a Black Friday

Para vender mais durante a Black Friday, é fundamental saber trabalhar a comunicação visual do seu negócio em diferentes sentidos. 

Entre as principais estratégias para isso estão:

 

Personalizar as redes sociais

Se você conversar com uma empresa de comunicação visual, saberá que as características de sua marca precisam estar presentes em todos os canais que ela utiliza.

As redes sociais são ótimas plataformas para aumentar as vendas, principalmente porque você pode veicular seus anúncios.

Só que para que o cliente identifique imediatamente a marca do seu estabelecimento, é fundamental que seus perfis nas redes sociais contem com a comunicação e a identidade visual da sua empresa.

Isso inclui uma boa foto de perfil (de preferência com o logo da marca), publicações relacionadas ao seu mercado, as cores que representam o seu negócio, dentre outros fatores.

 

Construir a identidade visual da empresa

Para ter uma boa comunicação visual durante a Black Friday, tanto uma loja física quanto uma loja virtual precisam ter uma boa identidade visual.

Ela deve estar presente em todos os canais da marca, incluindo as embalagens dos produtos. Todo o espaço, inclusive no site, precisa ser único e personalizado.

Ele deve contar com aspectos modernos que ajudem a acompanhar as tendências de comportamento do consumidor.

Por exemplo, se o seu público prefere comprar pelo celular, é fundamental que a sua loja tenha um site responsivo. Isso nos leva à próxima estratégia.

 

Otimizar o site da organização

As vendas pela internet estão crescendo continuamente, mas durante a Black Friday elas são ainda mais expressivas. 

Portanto, seja o seu negócio uma plataforma e-commerce ou uma loja física, o site precisa ter uma boa usabilidade.

Trata-se do principal canal de vendas durante essa época do ano, portanto, ele precisa contar com as seguintes características:

  • Design responsivo;
  • Carregamento rápido;
  • Design intuitivo;
  • Layout agradável.

Assim como você cuida da comunicação visual presente em um folder empresarial, ela também deve ser bem trabalhada no site, pois vai tornar a navegação do usuário mais agradável.

Se o cliente não consegue utilizar a plataforma ou simplesmente não identifica a sua empresa, as chances de ele procurar o concorrente são muito grandes.

Além de contar com os elementos visuais do empreendimento, é fundamental que o seu site tenha uma aparência limpa e proporcione uma experiência dinâmica. Crie um canal que converse com o consumidor da maneira como você espera.

 

Investir em banners

Os banners e mídia display são ótimos recursos para implementar a comunicação visual do seu negócio e chamar a atenção dos consumidores.

Mas ao trabalhar com eles, faça como uma empresa de serviços gráficos e procure utilizá-los de maneira moderada, visto que, quando em excesso, eles podem espantar os visitantes e poluir a página.

Páginas poluídas atrapalham a usabilidade e podem até mesmo confundir o usuário enquanto navegam em suas páginas, assim sendo, tenha discernimento ao trabalhar essa estratégia.

 

Importância da comunicação visual para os negócios

Você já sabe que a comunicação visual é muito importante durante períodos como a Black Friday. 

Todavia, além de impulsionar as vendas em épocas sazonais, essa estratégia também é importante o ano todo.

É por meio dela que o seu negócio conquista mais credibilidade, pois mesmo que as compras online sejam parte do dia a dia das pessoas, assim como no caso das compras físicas, todo negócio precisa enfrentar seus concorrentes.

A melhor maneira de fazer isso, tanto para uma loja de roupas quanto para um fabricante de molduras quadros, é conquistando a confiança do cliente.

Uma comunicação bem elaborada consegue transmitir a personalidade do seu negócio, tanto dentro quanto fora da internet.

Se o cliente entende o seu propósito, então ele se sente mais confiante e percebe que fazer negócio com você é totalmente seguro.

Transmitir credibilidade é importante justamente para conquistar novos clientes. Isso gera impactos positivos na divulgação da marca e nos lucros da empresa.

Independentemente de você trabalhar com estratégias online ou offline, todas elas precisam contar com a identidade visual e fazer uma boa comunicação visual com as pessoas.

É dessa forma que a sua empresa vai se consolidar como marca no segmento em que atua. Muitas marcas famosas que conhecemos hoje investem em serviços de comunicação visual.

E muitas delas são reconhecidas apenas por suas cores, ou seja, nós não precisamos ver o seu logotipo ou ler o seu nome para saber que empresa é. 

Portanto, são justamente elas que conseguem vender mais o ano todo e em épocas como a Black Friday.

Trabalhar a comunicação visual do seu negócio é como pavimentar o caminho que você vai seguir até os períodos de vendas mais importantes do ano. Quando eles chegarem, você já terá construído uma boa base para as suas próximas estratégias.

 

Conclusão

Em resumo, saber se comunicar com os consumidores é fundamental para qualquer negócio, sem isso, não conseguimos transmitir o propósito da empresa e mostrar as soluções que ela tem a oferecer.

A comunicação visual exerce um papel importante na consolidação da marca, fazendo com que ela se destaque a qualquer momento, principalmente, em épocas de aumento nas vendas, como a Black Friday.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.