INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Conheça 4 Iscas digitais que vão te ajudar na captação de novos leads

As Iscas digitais são conhecidas como formas de captar potenciais clientes dentro da internet, por meio de formas que possam chamar a atenção deles diante daquilo que a empresa oferece, sobretudo entregando o que possa ser interessante para eles. 

Utilizar essas iscas nada mais é do que uma estratégia para conseguir formar uma base de leads, algo essencial para que ações de venda sejam concretizadas com maior aprovação.

Por exemplo, um negócio de software de gestão empresarial para pequenas empresas pode começar a procurar por possíveis clientes trabalhando essas iscas dentro da internet, e com isso, conseguir alcançar um bom número de pessoas que se tornarão fiéis.

A fidelidade, inclusive, é uma das tantas vantagens que as companhias podem ter ao trabalhar com as formas de captar leads, para que possam educá-los para a compra.

No texto a seguir vamos entender um pouco mais sobre o que são essas iscas, sobretudo em relação à formação de uma boa base de leads, apresentando algumas dicas para colocar essa estratégia em prática, e os impactos dela dentro de negócios.

 

A importância de ter uma base de leads

Para começarmos a entender a utilização das iscas digitais, bem como seu significado, é importante conhecermos a base de leads, e porque ter esse repositório é tão necessário para empresas de endereço fiscal virtual obterem melhores e maiores vendas.

Na internet existem diferentes formas, com ferramentas igualmente diversas, de chegar perto de um possível cliente, uma pessoa que possa se interessar pela sua empresa.

Por exemplo, muitos negócios optam pela produção de conteúdos na internet, em redes sociais, blogs, na disponibilização de e-books e até mesmo na oferta de informações exclusivas dentro de uma newsletter sobre espaços de coworking.

Essas ações fazem parte de estratégias, quase sempre moldadas a partir de planejamentos bem determinados e um conhecimento profundo sobre a empresa e sobre o público-alvo ideal, que tem influência significativa sobre a composição de todo o conteúdo.

Porém, ao contrário do que muitos pensam, nenhum negócio passa a vender imediatamente para aquele possível consumidor, na hora em que o atrai em uma ação.

Pelo contrário, é nessa fase que se inicia uma uma captação de pessoas que estão potencialmente interessadas naquilo que a empresa oferece, quase sempre em níveis diferenciados, e vai da empresa de placas de sinalização saber lidar com isso.

É aí que surge a base de leads, um apanhado de contatos de pessoas que tiveram algum tipo de interação com a marca, sobretudo a partir de seus conteúdos e ações.

Esses leads são importantíssimos para a empresa, pois representam possibilidades altas de venda, e precisam ser tratados, mais à frente, com as melhores estratégias possíveis.

É o caso de uma empresa de assessoria contábil, que a partir de uma estratégia de captação de leads, e por meio de uma base abastecida de potenciais clientes, inicia uma forma de venda, oferecendo o que é interessante para aquela pessoa de forma única.

Essa quase exclusividade na hora de conversar com cada lead representa para eles uma proximidade muito maior com a empresa, saindo de um espaço apenas comercial.

Além disso, é uma chance de utilizar esses potenciais clientes para um processo de educação, que vai fortalecer ainda mais o interesse no que a empresa tem a oferecer

 

Algumas dicas de iscas digitais para capturar leads

Agora que você entende melhor sobre a importância de uma base de leads, é o momento de compreender as formas mais utilizadas por empresas de totem fachada para captar esses potenciais consumidores, por meio das chamadas iscas digitais.

Como o próprio nome sugere, as iscas são jogadas na rede justamente para “pescar” esses possíveis clientes, sendo então uma forma certa de conexão feita pela empresa.

Abaixo, vamos entender algumas das principais formas de colocar essa ideia em prática, atingindo de fato o desejo do negócio, principalmente em relação às vendas.

 

1 – E-books

Os e-books são formatos de livros digitais, geralmente em tamanhos mais enxutos, mas sempre apresentando informações importantes sobre um assunto que seja relevante e compreendido por uma marca ou empresa, podendo ser repassado para clientes.

Geralmente, os conteúdos presentes no e-book são únicos e ricos, nem sempre podendo ser encontrados em páginas na internet, o que torna o interesse cada vez mais forte.

Para negócios de avaliações patrimoniais produzir esses conteúdos e disponibilizar para potenciais clientes é uma das principais formas de começar a montar uma base de leads, tendo em vista que para fazer esse download a pessoa deve conceder informações.

 

2 – Eventos e ações

Os eventos e ações também têm uma enorme importância na hora de uma empresa conquistar leads dentro de uma base. 

O ideal é colocar em prática ações que possam interessar essas pessoas, baseando-se em suas principais vontades e necessidades.

É o caso de uma empresa de comunicação visual, que pode produzir um encontro virtual voltado para pessoas que trabalham com a área médica, trazendo dicas de:

 

  • Montagem de artes;
  • Personalização;
  • Identidade visual;
  • Canais de comunicação.

 

A oportunidade vai não apenas gerar conhecimento para os participantes, mas também vai aproximá-los da empresa, desde o momento em que concedem informações para a base de leads, quanto em um possível interesse em conteúdos e eventos próximos.

 

3 – Gratuidade em serviços

Uma das principais maneiras de começar a ter uma base de leads interessada no seu serviço ou produto é a partir da concessão de benefícios relacionados à compra ou à experimentação daquilo que é oferecido de forma gratuita.

Essa situação, além de trazer rapidamente as informações do lead, contribui para que ele tenha a primeira experiência com a empresa, tendo maiores chances de fechar um negócio no futuro. Por essa questão, é necessário o investimento em um bom serviço.

O ideal é oferecer essa condição dentro dos principais canais com o público, em geral, assim, entendendo aqueles que começam a ter uma relação com a empresa.

4 – Materiais únicos

Como dito acima, no tópico sobre e-books, uma das principais formas de iniciar uma base de leads é a partir da produção de conteúdos interessantes, que agreguem uma simbolização de importância para quem está consumindo, relacionado a uma compra.

Neste sentido, também se encaixam os conteúdos de blogs, newsletters e outros espaços que possibilitam um compartilhamento de produção rica e inédita na internet.

Essas produções geram um grande impacto por parte do cliente, que entende não apenas a funcionalidade do material, mas entende que aquela empresa que o concede é de fato confiável, útil, e pode ser utilizada por ele em algum momento do futuro.

 

Os impactos dessa estratégia

A importância de formar uma boa base de leads, a partir das iscas digitais, não é apenas mostrada a partir de uma maior concentração de pessoas realmente interessadas pela empresa, ainda que este ponto seja extremamente importante para os resultados.

Também é possível alcançar uma questão que faz toda a diferença dentro dos resultados, seja em questão da rapidez em que eles acontecem ou na qualidade: a educação.

Educar um lead nada mais é do que fazer um caminho certo para que ele entenda a importância da empresa, saiba os pontos que ela se diferencia da concorrência e consiga determinar a urgência ou a necessidade de consumir de fato naquele local.

Esse ponto acaba influenciando em outro, sendo o primeiro dele vendas cada vez mais rápidas, tendo em vista que a demora para procurar o negócio acaba reduzida.

Afinal, o potencial cliente consegue passar por todo esse processo de forma bem trabalhada, sendo a empresa ou a equipe de comunicação dela, a responsável em determinar cada passo e cada tipo de interesse dentro disso,

Outro ponto é a chance daquele consumidor se tornar fiel à empresa. Quanto mais informação e dentro de uma boa experiência, melhor é o resultado do processo.

Neste sentido, se faz importante que qualquer negócio trabalhe de fato com a criação de uma base de leads, sobretudo a partir da utilização de iscas digitais.

Além do acompanhamento do processo, e de todos esses impactos positivos, certamente a sua empresa também vai se diferenciar da concorrência.

 

Considerações finais 

As iscas digitais são conhecidas como formas de agarrar um potencial cliente dentro da internet, moldando ele e entregando informações e condições para que ele escolha uma companhia como o lugar certo para resolver algum problema que ele tenha.

Por parte da companhia, é importante contar com esse acompanhamento do cliente, tanto para estar educando ele diante da importância de um produto ou serviço, quanto para ter maior autonomia do tempo e qualidade do retorno.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.