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Conheça 5 estratégias de conversão dentro do marketing digital!

O marketing digital se tornou a principal maneira de divulgar marcas, produtos e serviços, uma vez que suas estratégias são realizadas na internet.

O consumidor está conectado o tempo todo, e ele não faz isso apenas para comprar o que precisa, mas também para obter informações, ler notícias, conversar com outras pessoas, trabalhar, estudar, dentre outras atividades.

Cada uma delas representa uma oportunidade para o seu negócio divulgar suas soluções, e o marketing digital oferece as estratégias necessárias para isso.

Por meio de diferentes canais, como site, blog e redes sociais, as organizações interagem com as pessoas e investem em diferentes recursos para impactá-las e oferecer seus produtos e serviços.

Conquistar clientes pela internet segue um caminho diferente do que acontecia antes. Não basta apenas veicular uma propaganda, é necessário argumentar com o consumidor por meio de conteúdos, e convertê-lo dentro do funil de vendas.

É assim que a companhia se apresenta, dialoga com as pessoas e leva até elas as soluções que procuram.

Neste artigo, vamos explicar a importância do marketing digital para as companhias e quais são as principais estratégias para converter leads em clientes. Confira!

 

Importância do marketing digital para as empresas

O marketing digital trata-se de estratégias de divulgação de marcas, produtos e serviços, por meio das plataformas presentes na internet, como:

 

  • Site;
  • Blog;
  • E-mail;
  • Redes sociais;
  • Anúncios;
  • Buscadores.

 

Todas as estratégias de marketing são importantes para construir uma presença forte na internet, tendo em vista que quando as pessoas têm algum problema, a primeira coisa que costumam fazer é pesquisar no Google.

O maior buscador do mundo se transformou em um excelente investimento de marketing e ajuda as empresas a serem encontradas facilmente, o que reduz o custo de aquisição de novos clientes.

Antes de alguém chegar ao balcão de venda de uma loja, vai querer saber um pouco mais sobre as soluções que ela oferece. Além do Google, essa pesquisa também costuma acontecer nas redes sociais.

Ter uma presença online em todos esses sites é crucial para que o público consiga encontrar o negócio e ele tenha mais chances de vender.

Ao longo do tempo, a marca constrói uma audiência qualificada, pois começa a entender quem são seus clientes, seus hábitos de consumo, seu comportamento, suas profissões, faixa etária, dentre outras particularidades.

Isso ajuda a construir uma audiência formada por pessoas que realmente se interessam pelos produtos e serviços, otimizando os investimentos nesse setor.

Por meio do marketing digital, um estabelecimento com fachada de loja moderna consegue organizar seus contatos por e-mail, assinantes de newsletter, seguidores nas redes sociais, entre outros meios.

No futuro, a audiência se transforma em um ativo essencial para as estratégias de marketing. Esse planejamento também direciona a comunicação da marca.

Em outras palavras, ela vai falar com as pessoas certas e no momento mais oportuno, ao contrário do que acontece com o marketing offline, em que muitas vezes é impossível identificar o público com quem a marca está falando.

Embora a abrangência dessa estratégia seja muito grande, ela não é capaz de segmentar a audiência da mesma forma que o marketing digital.

A companhia também pode criar mais de um público e trabalhar em estratégias voltadas para as características de cada um deles. Isso é possível por conta das ferramentas que existem hoje e que facilitaram o monitoramento das atividades dos usuários.

A organização consegue segmentar de maneira específica com quem ela fala e para quem anuncia suas soluções. Com ações personalizadas e direcionadas, os investimentos em marketing são muito mais promissores.

Supondo que um negócio tenha segmentado suas ações para determinado público, vai conseguir responder suas dúvidas em seus conteúdos, fazendo com que as pessoas se identifiquem com ele.

Isso afeta vários pontos das estratégias, como no caso da comunicação visual supermercado, que cria uma identificação positiva e melhora consideravelmente os resultados.

Erros de comunicação são evitados, e isso é importante porque eles costumam custar muito caro para os negócios.

Apesar de ser fundamental para o sucesso da marca, algumas empresas ainda não despertaram para a importância do marketing digital, e quanto antes você começar a investir nele, mais o seu negócio vai se destacar.

Aliás, as campanhas digitais são imprescindíveis para quem está começando agora, pois o negócio consegue se destacar da concorrência e apresentar suas soluções de maneira mais assertiva.

Além disso, para o consumidor moderno confiar em uma marca, ele precisa acessar o site da empresa, ver seu perfil nas redes sociais, ler conteúdos no blog e ouvir a opinião de outras pessoas.

Não estar presente nesses lugares pode despertar a desconfiança dos consumidores. A boa notícia é que não é preciso muito para fazer uma boa estratégia de marketing.

Uma boa conexão com a internet de empresas já é o suficiente para criar o perfil do seu negócio nas redes sociais, disparar e-mails e trabalhar com estratégias orgânicas.

Esse é o começo para converter os primeiros visitantes em leads e os leads em clientes. Para entender mais a respeito deste tema, acompanhe os tópicos a seguir.

 

Melhores estratégias de conversão no marketing digital

Aumentar as conversões é fundamental para gerar oportunidades de vendas reais, e o marketing digital oferece uma série de estratégias nesse sentido. São elas:

 

1.    Produzir conteúdo de qualidade

A produção de materiais de qualidade é essencial, tendo em vista que esses materiais são os elementos principais de um site ou blog, canais usados para se aproximar do consumidor.

Só que além de ter qualidade eles precisam impactar as pessoas certas, e existem alguns indícios que mostram que os seus conteúdos não estão cumprindo esse papel.

Um exemplo disso é quando o tráfego é muito alto mas gera poucos leads, quando o anúncio recebe muitos cliques, mas fecha poucos negócios, ou quando a empresa aumenta o número de leads, mas não consegue convertê-los em clientes.

Os conteúdos de um fabricante de placas pesonalizadas contemplam as circunstâncias, hábitos, dores, linguagem e valores de determinado público e consegue atrair a persona do negócio.

 

2.    Garantir uma boa experiência ao usuário

O ambiente onde o conteúdo é veiculado também precisa ser otimizado para garantir uma boa experiência ao usuário. Os visitantes recebem vários estímulos visuais, como cores e formatos, e até a maneira como o texto é disposto pode influenciar.

As estratégias de CRO (Conversion Rate Optimization, ou Otimização de Conversão) ajudam a identificar padrões e elementos que podem aumentar as taxas de conversão.

Assim, um escritório especializado em abertura de empresa eireli pode alterar o estilo dos botões, a maneira como os conteúdos são dispostos, a localização da imagem, dentre outros quesitos que podem melhorar o desempenho da página.

Não se pode esquecer de pensar na velocidade e oferecer um design intuitivo, tendo em vista que os usuários costumam ser ansiosos e a chamada para ação (CTA) deve ser simples e clara. Quem quer aumentar a conversão, não pode fazer muitos rodeios.

 

3.    Investir em SEO

Search Engine Optimization é um conjunto de estratégias que tem como objetivo otimizar a página para que ela apareça entre os primeiros resultados de pesquisa.

Se os conteúdos da sua marca são facilmente encontrados no Google, naturalmente mais pessoas vão acessar o site e maiores serão as chances de conversão.

Dentre as estratégias de SEO mais conhecidas está a utilização de palavras-chave relevantes, inclusão do termo no título, introdução e conclusão e construção de páginas leves e adaptadas para dispositivos móveis.

Tudo isso vai fazer com que o site de uma empresa de locação de sala comercial por hora alcance excelentes resultados e um bom posicionamento no ranking de pesquisa.

 

4.    Usar bom tom de voz e linguagem

É importante identificar os assuntos do interesse da persona, mas eles também precisam ser abordados usando a linguagem e o tom de voz compatíveis com as características desse público.

A marca deve manter a coerência entre os diferentes canais de comunicação, independentemente da publicação ser em uma rede social, no blog ou em formato de anúncio.

O consumidor não pode enxergar divergências entre diferentes ambientes, pois ele considera que todos os pontos de contato com a empresa são integrados e padronizados.

 

5.    Usar boas técnicas de persuasão

Uma gráfica de impressão de banners pode usar boas técnicas de persuasão para falar com os clientes, como o emprego de gatilhos mentais, o neuromarketing e o copywriting.

Essas práticas aumentam a taxa de conversão, mas devem ser usadas por meio de um bom planejamento e de maneira ética.

 

Conclusão

O marketing digital oferece muitas estratégias que ajudam a converter visitantes em leads e leads em clientes.

Independentemente de qual seja o porte ou o segmento de seu negócio, trabalhar com essas ações vai ajudá-lo a conquistar novas oportunidades de vendas e chegar até o conhecimento de mais pessoas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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