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Conheça a ferramenta Audience Insights do Facebook e saiba como utilizá-la no e-commerce

Um e-commerce é um tipo de negócio que tem crescido muito, no mundo inteiro. Por meio dele, é possível vender e comprar, de maneira segura, muitos produtos na internet.

Assim como qualquer outro modelo de negócio, os e-commerces também precisam usar estratégias de marketing digital para sobreviverem e se manterem competitivos no mercado. E uma das principais maneiras de se fazer isso é por meio do Facebook.

Aliás, essa rede social mudou muito e se tornou uma verdadeira ferramenta de negócios. Inclusive, o próprio Facebook se posiciona, também, como uma plataforma de veiculação de anúncios.

Ele acaba por entregar às marcas uma nova maneira de atualizar suas formas de conversão. Por isso, criou o Audience Insights, uma ferramenta importante para que as campanhas sejam eficazes e cheguem da maneira certa ao seu público.

De uma maneira minimamente construída, ele aumenta significantemente a capacidade de um e-commerce realizar conversões.

Para isso, faz uma análise precisa do comportamento do usuário, e também da maneira como ele consome informação on-line.

Por isso, neste artigo vamos falar sobre o que é o Audience Insights, como ele funciona e como um e-commerce pode utilizá-lo.

O que é o Audience Insights?

O Audience Insights é uma ferramenta criada pelo Facebook que tem como intuito oferecer dados de maneira detalhada, a respeito das audiências nas redes sociais.

Esses dados são informações que envolvem como o usuário se comporta na plataforma, hábitos de consumo, demografia, geografia, estilo de vida, etc.

A partir disso, uma plataforma e-commerce consegue analisar informações referentes ao seu público. Para isso, o Facebook divide a audiência de uma empresa entre pessoas conectadas à página de uma empresa e usuários de uma maneira geral.

Para conseguir coletar essas informações, a rede social usa uma metodologia simples, baseada nas preferências que o próprio usuário coloca em seu perfil. Dentre elas estão:

  • Nome;
  • Idade;
  • Localização;
  • Escolaridade;
  • Estado Civil.

Existem, ainda, alguns usuários que preenchem informações adicionais valiosas, como suas preferências por filmes, gostos musicais, páginas dentre outras informações.

Para uma empresa que realiza transferência de veículo de outro estado, por exemplo, isso é importante porque o Facebook trabalha essas informações e as oferece para as marcas. Por isso, ele também é importante para e-commerce.

Isso facilita para que as empresas consigam fazer anúncios mais certeiros, direcionados ao tipo de público ideal. Ou seja, aquele público que realmente tem chances de se interessar pelo produto.

Como funciona o Audience Insights

Para que o usuário tenha acesso a anúncios que ele quer ver, como anúncios de renovação de CNH e para que as empresas tenham contato com seu público ideal, o Facebook coleta muitos dados.

Com a ferramenta, ele entrega para o e-commerce uma incrível quantidade de dados que serão transformados em campanhas. Para isso, pode-se partir de informações gerais, como o gênero dos usuários.

Após isso, as informações vão se afunilando, chegando a dados mais específicos, como o estado civil. Além disso, a escolaridade também é uma informação relevante, principalmente para instituições de ensino.

As informações podem ser personalizadas de acordo com a necessidade da marca. Por isso, é importante que um negócio e-commerce selecione o seu tipo de público, para entender como ele se comporta.

As informações entregues podem ser tão minuciosas que, em muitos casos, o Facebook pode entregar tudo o que a marca desejar.

Além disso, é possível cruzar diversas informações. Por exemplo, é possível reconhecer um grupo de pessoas que vivem fora do país e relacionar essa informação com pessoas que moram fora do país e estão em um relacionamento.

O Facebook oferece às empresas, como plataformas e-commerce e fabricantes de bateria automotiva, informações divididas por categorias, que são:

1 – Dados demográficos

Aqui se encontram informações como cidade, estado, país, gênero, idade, nível de escolaridade, relacionamento etc.

2- Interesses

Aqui são classificadas as informações referentes a páginas que o usuário curte, interesses e hobbies.

3 – Estilo de vida

Essa classificação permite que as marcas entendam um pouco mais sobre o estilo de vida das pessoas que fazem parte de seu público-alvo.

Por exemplo, um usuário que viaja muito, curte páginas de companhia aéreas, dicas de viagem, páginas de museus e pontos turísticos, etc.

Esse grupo pode ser recomendado para uma empresa de laudo cautelar, para que essas pessoas possam estar sempre por dentro dos cuidados necessários com seus veículos, para viagens tranquilas.

Vantagens do Audience Insights

Em vista de sua funcionalidade, não fica difícil de imaginar porque essa ferramenta oferece tantas vantagens e é tão importante para os negócios e-commerce. Mas dentre as principais vantagens estão:

1 – Entrega de conteúdo para o público certo

As informações fornecidas pelo Audience Insights permitem que as marcas desenvolvam anúncios para seu público ideal.

Isso evita, inclusive, que uma marca desgaste a sua imagem perante um público que não tem o menor interesse naquilo que ela oferece. Isso acaba por economizar os recursos de uma empresa.

Portanto, além de facilitar para que os anúncios cheguem ao público ideal, também evitam que a plataforma e-commerce desperdice investimentos com pessoas que não estão interessadas naquilo que ela vende.

2- Proposta de valor

Quando uma revenda de vela de ignição sabe quem é seu público, torna-se capaz de desenvolver campanhas que realmente conversam com seus potenciais clientes.

Isso acaba por levar uma proposta de valor às pessoas, pois são desenvolvidas peças criativas, discurso bem elaborado, melhor identidade visual, dentre outras vantagens. Portanto, uma maneira de estar presente na hora certa e do jeito certo.

Dessa forma, é importante que as plataformas e-commerce saibam como usar o Audience Insights do jeito certo.

Dicas de Audience Insights para plataformas e-commerce

Tendo em vista o grande crescimento das plataformas e-commerce, fica óbvio que a concorrência no mercado desse modelo de negócios está muito grande. Sendo assim, é importante seguir algumas dicas de uso do Audience Insights, como:

1 – Segmentar seu público de acordo com sua oferta

Para fazer um anúncio, é necessário que uma plataforma e-commerce de transferencia de moto analise qual seu público específico. Isso permite que as marcas atinjam pessoas mais qualificadas para o seu anúncio.

2 – Entender a campanha

Não é possível entregar o anúncio para o público certo se nem a própria marca entende a sua campanha. Entendê-la permite que a marca responda a algumas perguntas.

Por exemplo, ela pode entender qual é o interesse comum que sua marca e o público possuem. Sabendo qual é esse interesse, fica mais fácil de atingi-lo.

Além disso, a marca precisa saber e deixar bem definido qual é o interesse que ela deseja despertar no público com determinado anúncio.

Por exemplo, uma plataforma e-commerce de venda de kit GNV 5 geração tem com o seu público o desejo comum da mudança de tipo de combustível para o veículo.

3 – Entender seu público

Para entender melhor o seu público, uma plataforma pode responder algumas perguntas, como:

  • Que tipos de cargo da persona quero atingir?
  • Quais são as restrições geográficas?
  • Qual a faixa de idade?
  • Qual a formação acadêmica?

Por exemplo, uma empresa B2B, ou seja, uma empresa que venda para outras empresas tem como foco gestores, empreendedores, etc. Portanto, seu público são pessoas com alto poder de decisão dentro de uma empresa.

Isso permite que ela consiga direcionar uma campanha mais bem elaborada e de acordo com o perfil dessas pessoas, facilitando a conversão, porque ninguém vende bem sem saber com quem está falando e o que ele precisa.

4 – Criar o público no Facebook

Dentro dessa ferramenta, uma plataforma e-commerce de auto peças de moto consegue obter dados detalhados. Para isso, deve inserir no direcionamento detalhado dados como “motoboys”, “oficinas mecânicas”, etc.

No Audience Insights, logo abaixo de critério, deve clicar em “limitar público”. Para segmentar o público uma dica para essa loja seria interesses em peças automotivas, conserto de motos, etc.

Conforme estiver analisando as possibilidades dentro do Facebook Audience Insights, o responsável pela plataforma pode encontrar muitas outras opções.

Isso porque essa é uma ferramenta poderosa que ajuda a entender melhor a base de dados e sua análise. Ela também auxilia a encontrar um público específico, com características semelhantes entre as pessoas.

Isso permite que as marcas estejam sempre em contato com o seu público ideal, de maneira inteligente e segmentada. Diferentemente do que acontecia antigamente, quando as marcas não tinham a chance de falar com quem realmente importa.

O Audience Insights é mais uma maneira de fazer marketing digital nas redes sociais de maneira inteligente, principalmente para o e-commerce, uma modalidade que tem crescido cada vez mais.   

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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