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Conheça algumas abordagens para utilizar no WhatsApp para se comunicar com os clientes

O WhatsApp apareceu há mais de uma década como uma verdadeira revolução nas formas de comunicação, permitindo uma instantaneidade praticamente nunca vista antes, onde pessoas em todo o mundo se comunicam através de seus aparelhos móveis.

 

Por esse motivo que a versatilidade do aplicativo foi e até hoje é significante, tendo em vista que em alguns países essa é a forma mais utilizada para conversas, em especial no trabalho.

Dentro desse viés comercial, assim como em uma empresa de embalagem para comida delivery, é importante sabermos as principais regalias e mudanças positivas que o uso do WhatsApp em uma rotina consegue proporcionar a funcionários, clientes e líderes.

De maneira geral, prover uma comunicação e até mesmo atendimento por esse meio pode ser uma solução prática e acessível, além de fácil de ser investida e implantada.

No texto de hoje, vamos entender um pouco mais sobre a realidade da utilização do WhatsApp em meio às rotinas de trabalho de um negócio, como uma loja de conserto de aliança, apontando os pontos positivos e as maneiras de colocar em prática. Acompanhe!

 

O WhatsApp como instrumento de trabalho

Até pouco tempo atrás, antes do WhatsApp, grande parte do mundo estava acostumado a conversar com outras pessoas instantaneamente por meio de mensagens SMS e até mesmo por meio de aplicativos e redes sociais, como o caso do Facebook.

Ainda que provesse uma experiência interessante, nada parecia tão útil, tendo em vista que a entrada em redes e até mesmo a locomoção de aparelhos não se fazia nada simples.

Porém, por volta de 2009, o WhatsApp entrou nas rotinas de muitas pessoas, propondo uma nova ideia para a instantaneidade, revolucionando de vez tudo o que entendemos por comunicação e tecnologia, tornando ainda mais popular o uso de aparelhos celulares.

Basicamente, o aplicativo transformou conversas curtas, geralmente por mensagens de texto, em novas possibilidades de contato, trazendo como principal recurso a conversa em tempo real, com a possibilidade de envio de fotos, vídeos, áudios e até documentos.

As principais formas de fazer com que o WhatsApp funcionasse era por meio de um dispositivo com acesso a instalação de internet, além de uma conta no serviço.

Se para a vida pessoal essa foi considerada uma revolução, para o âmbito profissional o WhatsApp acabou trazendo um novo olhar de negócios, de modo que a ferramenta pudesse servir para uma nova rotina de vendas e, principalmente, atendimento.

A partir dessa popularização do aplicativo nas mãos de usuários, foi a vez destes se tornarem empresas, facilitando ainda mais o contato com seus clientes.

Em meio às constantes buscas do aplicativo por parte de negócios de convites personalizados, desenvolvedores e a própria empresa à frente do produto desenvolveram sua versão Business, própria para empresas que providenciam atendimento.

Hoje em dia, é possível tornar a comunicação com um consumidor de uma empresa muito mais simples e rápida, entregando tudo o que ele de fato necessita.

A título de exemplo, são algumas funcionalidades dentro do WhatsApp para negócios:

 

  • Informações sobre a loja;
  • Horário de funcionamento;
  • Produtos e serviços;
  • Endereço do espaço.

 

Além desses pontos, e em meio a sessão para os próprios funcionários, o WhatsApp Business entrega uma maior facilidade para organização e categorização de clientes em atendimento, além de uma maneira muito mais prática de atendimento a qualquer horário.

Desse modo, tornou-se muito mais prática a maneira de se vender pela internet, trazendo uma facilidade e acessibilidade tanto para empresas quanto para clientes, que vêem no WhatsApp um recurso que cabe dentro de suas rotinas em fachada de loja moderna.

 

Formas práticas de usar o aplicativo para serviços

Agora que você já entendeu algumas das principais funcionalidades do WhatsApp para empresas, bem como sua motivação em relação à escolha e uso por negócios, vamos conhecer na prática algumas das principais dicas para quem começar a utilizá-lo:

 

1 – Respostas automáticas

As respostas automáticas são, sem sombra de dúvidas, uma das mais populares funções do WhatsApp para empresas. Isso porque permitem um atendimento prévio, ainda que fora de um horário de funcionamento, não deixando para trás os clientes.

São diversas as maneiras de utilização dessa ferramenta, sendo a principal dela a mensagem que indica informações que são esperadas dentro daquele momento específico.

É o caso de um cliente que deseja saber, por exemplo, o valor de produtos de folder de apresentação e o tempo de envio. Ainda que o estabelecimento não esteja em horário de funcionamento, uma mensagem automática informando isso será enviada para o cliente.

 

2 – Pagamentos financeiros

A partir de uma atualização nova dentro do aplicativo, hoje é possível enviar boletos e outras formas de pagamento para os consumidores e estes fazem os pagamentos de forma prática e rápida, provendo maior aceleração dentro de processos burocráticos.

A burocracia, aliás, é um dos pontos que mais complica a vida de clientes e empresas, muitas vezes sendo a principal causa para o não fechamento de contratos e de compras.

Por isso, é interessante que seu negócio participe ativamente do aplicativo e proponha formas de pagamento simples, afinal, acelera ainda mais os resultados e coloca seu negócio de fachada para comércio em um bom cenário para o consumidor.

 

3 – Ajuda em processos

Em muitos casos corporativos, o WhatsApp funciona como um ambiente de auxílio para o próprio trabalho de atendentes e outros profissionais de uma empresa. Isso porque perguntas e respostas podem ser respondidas em um processo de entrega, por exemplo.

Por ser um aplicativo que está constantemente nas mãos de um comprador de um produto ou serviço, essa sem dúvida é uma excelente forma de captar informações necessárias.

 

4 – Transparência do negócio

A transparência é um ponto de vantagem para empresas com seus clientes, e a partir do WhatsApp, tudo isso fica muito melhor de ser viabilizado. É em meio a essa ferramenta que os negócios podem conversar a respeito de andamentos de entregas e processos.

Isso acaba mostrando uma força muito maior da empresa para o consumidor, que se sente muito satisfeito em ter informações importantes e de maneira rápida, diretamente em seu celular.

Afinal, ainda que seja algo de praxe, o envio de informações para e-mail ou na plataforma do e-commerce pode acabar dificultando o acesso, ainda mais em situações corriqueiras do dia a dia, tanto para o cliente quanto para os funcionários.

 

5 – Auxílio de forma definitiva 

Hoje em dia, muitas empresas trabalham com o WhatsApp em uma realidade definitiva de atendimento, onde de fato estão 24 horas por dia provendo um acompanhamento e resolução de possíveis problemas dos clientes.

Isso acontece principalmente dentro de processos onde há uma ligação contínua, como o caso de um contrato de serviço de internet, onde se faz necessário um contato sempre que algo acontece ou precisa ser atendido.

Para os negócios, o custo do trabalho com o WhatsApp é realmente menor do que em comparação com outras plataformas.

Assim, além de trazer praticidade e organização de demandas, ainda proporciona economias para a empresa, por não haver necessidade de investimento em equipamentos e colaboradores no atendimento ao consumidor.

 

Vantagens trazidas por essa ferramenta

Como vimos, as empresas de faixas banners e de outros tantos ramos hoje estão preferindo a utilização do WhatsApp dentro de suas rotinas, deixando de lado qualquer outra aplicação que possa dificultar ou mesmo aumentar o trabalho com clientes.

Com tantas ferramentas e funcionalidades que o WhatsApp traz aos negócios, podemos dizer que uma das principais é a conexão rápida e direta com o cliente.

Afinal, este está sempre com um celular em mãos, e pode trazer uma resposta ou preferir uma busca pela empresa de dentro dessa possibilidade de comunicação.

Outro ponto de importância nesse sentido é a facilidade que as empresas conseguem em executar ações, em especial as de compra, dentro de um tempo hábil e a partir de uma série de atendimentos que propõe cada vez menos burocracias.

Isso acaba impactando fortemente a noção de satisfação do cliente com todo o processo, conseguindo ainda tornar o consumidor fiel do negócio.

Por fim, a economia da empresa de fato impacta profundamente os negócios. Com o WhatsApp, o custo acaba sendo muito menor para os serviços de atendimento, e pode ser investido em outras necessidades da empresa.

 

Considerações finais

Como visto ao longo deste artigo, são muitas as motivações que levam empresas e até mesmo clientes a optar pelo atendimento no WhatsApp que, nos dias de hoje, consegue propor formas cada vez mais práticas e menos burocráticas de compra e venda de serviços.

Saber suas funções e trabalhar cada uma delas se faz um dever dentro dessas corporações, além de trazer benefícios economicamente essenciais.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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