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Conheça alguns insights para ajudar você a crescer o seu negócio!

Todo empreendedor tem como objetivo o crescimento do seu negócio, mas este não é um objetivo fácil, ele exige estar sempre em busca de insights e inovações para empresa se destacar perante a concorrência.

O crescimento qualitativo de uma empresa exige diversos planos e ações e eles não se resumem em alcançar um crescimento rápido, mas garantir uma boa posição no mercado por muito tempo.

Existem quatro elementos essenciais para garantir que um negócio cresça de forma qualitativa, são eles:

  • Planejamento;
  • Visão estratégica;
  • Utilização de ferramentas apropriadas;
  • Vasto conhecimento acerca das necessidades dos clientes.

Além de tudo isso, é importante ter em mente que criteriosidade, calma, resiliência e dedicação são bastante necessárias.

A elaboração de ações estratégicas é um dos primeiros passos para aumentar progressivamente os bons resultados de uma empresa, e também, contribuir para uma gestão qualitativa dos negócios.

Além do que, um planejamento estratégico ajudará, por exemplo, uma empresa que trabalhe com caixa cartonada personalizada a direcionar seu negócio para o público mais indicado.

O direcionamento proporcionado por um bom planejamento rende bons frutos não somente no diagnóstico de um público mais indicado, mas para os objetivos da empresa como um todo, preparando-a para superar os obstáculos.

Esses objetivos podem ser os mais diversos, o dono de um negócio de aulas de direção para habilitados pode, por exemplo, querer alçar um crescimento significativo e escalável, para isso, metas de curto, médio e longo prazo precisam ser bem definidas.

Nesse artigo será possível encontrar uma série de dicas para impulsionar qualquer negócio de maneira qualitativa e duradoura, elas darão a base necessária para estruturar esse plano.

É necessário traçar um bom plano

Como já foi dito, um planejamento é parte das etapas necessárias para o crescimento de uma empresa. Chama-se esse planejamento de plano de negócios, mesmo uma empresa de limpeza de estofados a vapor precisa de um.

Neste plano estarão contidos os objetivos e o que se precisa fazer para alcançá-los, por isso mesmo que este tem de ser um plano que além de bom seja completo, independente de ser uma empresa que está começando ou uma que já está em momento de expansão.

Para que ele seja completo, ele necessita ter elementos como informações destrinchadas tanto sobre o ramo de atuação quanto dos produtos, e os produtos ou os serviços comercializados também precisam ter definições bem estruturadas.

Ainda é preciso haver informações sobre a infraestrutura necessária para o objetivo que se quer, expectativas de produção, número de clientes pretendidos e a quantidade de funcionários necessária para atendê-los.

No plano é necessário haver o resultado das pesquisas para compreender o perfil do público e os estudos acerca da concorrência e da atual situação do mercado. Além disso, conhecer possíveis fornecedores para futuras parcerias.

Não podem faltar os pontos fortes e os pontos fracos da empresa, possíveis estratégias de marketing e um quadro com os gastos e despesas e prospecções para os lucros. No mais, para não haver muitos imprevistos, estratégias para cenários diversos.

Estes pontos serão melhor explicados ao longo do artigo, mas por enquanto o importante é ficar claro que um plano bem elaborado permitirá reconhecer antecipadamente falhas que possam vir a acontecer. 

Assim, uma empresa de serviços de reformas estará preparada para se precaver de possíveis cenários adversos que impeçam o crescimento desejado. 

Corrigindo as falhas antes de executar as ideias, otimizando o tempo e reduzindo custos desnecessários. 

No entanto, este plano necessita estar em constante reavaliação, e se necessário, atualizações e ajustes.

De olho nas finanças da empresa

Crescimento necessita investimento, e assim como uma planta necessita de um solo propício para crescer, uma empresa precisa ter seu solo bem cuidado, isso quer dizer que impurezas como contas no vermelho irão impedir uma expansão.

Colocar as contas em dia e fazer os ajustes necessários nas receitas e despesas é imprescindível. 

Além disso, ter na ponta do lápis todos os prazos, como os de pagamento e recebimento é o passo primário de um bom planejamento.

Assim como antes de dar o pontapé na tão sonhada sala planejada moderna é necessário planejamento financeiro, para uma empresa, principalmente, aquelas que estão começando a dar os primeiros passos, o mesmo é válido.

Com uma noção clara do fluxo de caixa, ou seja, com todas essas métricas contabilizadas, analisadas e colocadas em um papel, será possível uma boa tomada de decisão. Além disso, o controle do capital de giro é crucial para que os negócios cresçam com saúde.

Todos esses diagnósticos identificaram obstáculos, perdas desnecessárias e falhas e facilitarão a proposição de ações de crescimento, de fato, estratégicas.

Conhecer o público

Conhecer de perto o público, saber profundamente quem são, como pensam e se comportam é vital para o crescimento qualitativo de um negócio. É preciso criar uma relação com cada um e atender as necessidades deles.

No entanto, para conhecer o cliente é necessário definir bem quem é esse público ou os públicos-alvo para assim oferecer os produtos e serviços que desejam. Portanto, focalizar muito bem os clientes é um fator decisivo para o sucesso.

Só com esse público bem definido e esclarecido no plano de negócios é possível desenvolver as melhores estratégias para alcançá-los, oferecendo soluções para os problemas de cada e aquilo que procuram ou tanto desejam.

É óbvio, uma empresa só cresce com clientes, são eles os insumos necessários para existência e permanência do negócio no mercado.

De olho na concorrência

Estar de olho não quer dizer ter medo da concorrência, apenas é preciso estar sempre atento aos movimentos deles. Essa é uma das atitudes mais básicas de quem tem pensamento estratégico.

É necessário conhecer cada concorrente muito bem e procurar superá-los. Descobrir quais são os pontos fracos de cada um ajudará a empresa que quer construir vantagem competitiva.

Busca pelos diferenciais

Buscar saber o que as outras empresas andam oferecendo é importante para saber o que se pode oferecer de diferente. Como atendimento e produtos diferenciados e serviços exclusivos.

Exemplo, depois de uma pesquisa das atuais necessidades do público-alvo e as soluções oferecidas pela concorrência, uma empresa de tecnologia pode descobrir que um organizador de cabos de rede rack é um produto diferenciado que ela pode vir a oferecer.

Existem as mais diversas maneiras de estabelecer um diferencial de soluções mais simples como uma entrega imediata às mais complexas como canais de contato diferenciado ou atendimento personalizado.

A partir de uma análise do negócio, cruzamento dos dados coletados dos clientes e da concorrência será possível chegar ao diferencial necessário e assim oferecê-lo, para por fim agregar a empresa garantido o destaque em relação às outras do ramo.

Investimento em parcerias comerciais

Parcerias efetuadas com sucesso são capazes de proporcionar não só aumentos significativos nas vendas, como também ampliar o escopo de clientes e as possibilidades de atuação da empresa. 

Parceiros podem ser os mais diversos possíveis como investidores, fabricantes, fornecedores, divulgadores ou até mesmo vendedores comissionados.

Com equipe capacitada todo mundo sai ganhando

Hoje em dia, muito se procura profissionais capacitados, mas muitas vezes as empresas são displicentes quanto a formação dos funcionários quando eles já estão empregados.

Lembrando que é importante contratar quem é capacitado, no entanto, a formação de um profissional é constante e ela não é apenas responsabilidade do indivíduo, afinal, talvez seja importante lembrar que uma empresa se trata de um coletivo.

E quando todo o coletivo está preparado, todos saem ganhando, pois tudo funciona como um corpo em que todos os membros estão bem supridos e saudáveis. 

Por isso, investir em  formações cursos para funcionários, como um curso NR 01, será um plus para a empresa.

Além disso, é importante sempre motivar todos os funcionários e o líder é responsável por isso. Todo mundo trabalha melhor quando sabe do seu valor e acredita no seu potencial, pois essa pessoa tem estímulo e autoestima para trabalhar.

Quando os funcionários acreditam que o trabalho deles é fundamental para empresa eles darão um significado muito maior em tudo o que fizerem. 

Por isso, reconhecer o valor de cada um no funcionamento desse organismo é o suprimento para o crescimento.

Considerações finais

Sendo assim, é possível perceber que organização e horas de planejamento são extremamente necessárias, além disso, é preciso ter visão estratégica e planos bem pensados para impulsionar o crescimento do negócio.

Elementos como uma gestão financeira criteriosa e a orientação de profissionais qualificados durante o processo não devem ser negligenciados.

Assim como para uma casa é importante ter boa base de sustentação, um negócio de diagnóstico automóvel precisa de um plano robusto em seus alicerces para crescer e permanecer de pé.

No mais, é preciso ter a consciência de que o conhecimento para alcançar o crescimento não virá da noite para o dia.

Mais uma vez, é preciso ressaltar a importância da paciência durante cada etapa. Erros e acertos irão acontecer e é importante aprender com cada processo. 

Empreendedores espertos são como pais zelosos buscando as melhores formas de garantir o crescimento saudável dos seus filhos, errando e aprendendo durante essa jornada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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