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Conheça as diferenças entre CRM e ERP

Todas os empreendedores, gestores ou profissionais que atuam no mundo corporativo com gestão e marketing, já ouviram falar ou até mesmo possuem preferências entre o ERP e CRM.

Afinal, sabemos que investir em sistemas de gestão é essencial. No entanto, com uma infinidade de opções de softwares disponíveis no mercado, é natural que haja disputas entre um ou mais ferramentas.

No entanto, mesmo que muitos gestores tenham dúvidas de qual escolher, é importante destacarmos que o ERP e CRM possuem diferenças claras, e que devem ser levadas em consideração.

É preciso primeiro de tudo identificar quais as necessidades da sua empresa antes de escolher o software de gestão mais adequado.

Uma empresa de locação de tendas que está com problemas na finanças ou na gestão de pessoas, pode se identificar mais com um software do que uma uma agência de publicidade que necessita de otimização para sua equipe de vendas, por exemplo.

Pensando nisso, nós elaboramos este post para te explicar quais as principais diferenças entre o CRM e o ERP. Quer saber mais sobre tudo isso? Então continue nos acompanhando!

O que é o CRM?

CRM é uma abreviação de Customer Relationship Management, que significa gestão de relacionamento com o cliente.

Basicamente, o CRM se trata de uma ferramenta que tem como função analisar o comportamento de leads (potenciais clientes) e consumidores, além de registrar os dados dos mesmos e otimizar as ações de marketing e vendas.

Em outras palavras, o CRM é capaz de armazenar as informações de todos os contatos de uma empresa, como nome, cidade, telefone, e-mail, entre outros, além de também registrar os assuntos de atendimento desses contatos com a empresa.

Se um cliente entra em contato com uma empresa de seringa de insulina, o agente de comunicação que estiver utilizando o CRM vai entender o assunto com mais simplicidade e, então, oferecer um atendimento com mais qualidade e precisão.

O CRM é ideal para as empresas que querem desenvolver estratégias para atrair e qualificar leads, pois os dados e informações relevantes ficam sempre registrados para serem utilizados como base de novas ações.

O que é o ERP?

o ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, que significa sistema integrado de gestão.

O ERP tem a função de otimizar e integrar uma série de processos dentro de uma empresa. Essa ferramenta é normalmente dividida por departamentos, como comercial, contábil fiscais, de estoque, recursos humanos, logística, entre outros.

O ERP é adequado para quem possui dificuldades em lidar com a integração dos processos de cada departamento, pois ele consolida todas as informações dentre as áreas, automatiza os processos e aumenta a produtividade nas tomadas de decisões.

Isso torna muito mais fácil a sincronia entre os departamentos, eliminando a necessidade de retrabalhos, diminuindo custos e evitando perda de informações.

Ou seja, o ERP é de vista muito mais abrangente na questão de gerenciamento, enquanto o CRM foca nos departamentos de marketing e vendas.

Em uma empresa que vende conexões pneumáticas, por exemplo, o ERP cuida de todos os processos desse fluxo, desde o recebimento de um pedido, até a questão de entrega do produto.

Agora que você já conhece todas as diferenças entre o CRM e o ERP, qual deles você mais se identificou? Gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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