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Conheça as melhores maneiras de estruturar a descrição de um produto no seu e-commerce

A descrição do produto é um dos fatores que mais impacta na percepção do cliente sobre o seu e-commerce. Por conta disso, é preciso ir além da exposição das características da mercadoria, mas usar uma série de artifícios de marketing, para encantar e atrair o público.

Além do mais, a descrição do produto colabora para o reconhecimento da sua loja virtual na internet, sendo parte das estratégias de SEO (Search Engine Optimization). 

Isso quer dizer que, quando bem formulada, ela pode atrair visitantes para o seu site e melhorar o rankeamento do seu e-commerce no Google.

No artigo de hoje, conheça as melhores maneiras de estruturar a descrição de um produto no seu e-commerce para atrair clientes. Acompanhe a leitura!

O que é a descrição do produto?

Quando passamos por um estabelecimento comercial físico, é comum nos depararmos com um banner para vitrine expondo os preços, ou até mesmo o nome dos produtos. 

De certa forma, isso nada mais é do que uma descrição breve dos itens para chamar a atenção dos potenciais clientes.

Na internet, a descrição do produto funciona basicamente da mesma forma. Porém, devido à dinâmica virtual, ela é muito mais detalhada e específica, trazendo informações que vão muito além do preço.

Para uma descrição do produto eficiente, é necessário responder algumas perguntas:

  • O que é o produto?
  • Qual o preço da mercadoria?
  • Para que serve?
  • Quais os diferenciais?
  • Como o produto é usado?

Ou seja, uma boa descrição do produto é usada para destacar as principais características do artigo, seus benefícios e fornecer argumentos válidos aos visitantes, influenciando na decisão de compra.

Observe a descrição de um porta lápis de acrílico, por exemplo:

Porta Lápis de acrílico transparente 345.9 – R$10,00/unidade

Feito em termoplástico de alta resistência, na cor cristal (transparente), com dimensões de 57 x 57 x 86 cm. Peso aproximado: 186g. Recomendado para escritórios, home office e recepções, tem um design moderno e sofisticado.

Na descrição do produto acima, podemos visualizar as informações principais a respeito do porta lápis, mas também outras características que destacam o artigo.

Ao contrário do que se pensa, a descrição pode ser breve, no entanto, ela deve trazer os principais dados do produto e responder os questionamentos mais pertinentes do usuário.

Qual a importância da descrição do produto?

A descrição do produto é usada para todo e qualquer e-commerce. Quer dizer que desde uma empresa de detergente até uma loja de roupas deve investir em um texto bem construído sobre as principais informações da mercadoria.

 

Isso porque a descrição do produto é fundamental para a atração de visitantes para o seu site, bem como para a otimização da página nos mecanismos de busca.

Mas a descrição também colabora com outros pontos positivos. São eles:

1 – Maior confiança

Um texto bem escrito, com as informações sobre a mercadoria, representa o profissionalismo. 

Por isso, a descrição do produto é uma oportunidade para mostrar comprometimento com a qualidade e, como consequência, aumentar a confiança do público no seu negócio.

Afinal de contas, os usuários preferem comprar uma mala estilo vintage, por exemplo, em uma loja virtual que dá mais detalhes a respeito do item, do que em um site que mostra apenas o preço do produto. 

2 – Aumenta o desejo de compra

Diferentemente dos estabelecimentos físicos, os clientes não podem sentir ou tocar o produto na internet. 

Sendo assim, a descrição do produto é uma ferramenta indispensável para despertar o desejo de compra e a imaginação do público.

Além do recurso textual, a descrição pode vir acompanhada de fotos, para que a audiência possa ter uma ideia ainda melhor das características físicas do item.

Por exemplo, uma camiseta personalizada com logo pode ter a descrição do material usado na confecção do vestuário, em conjunto com fotos de vários modelos do artigo, para que o cliente veja as possibilidades de personalização.

3 – Alivia os canais de atendimento

Sem a descrição do produto, os usuários podem ficar confusos sobre as características da mercadoria e fora as chances de desistência, eles podem entupir os canais de atendimento com uma série de perguntas.

Aliás, uma boa maneira de saber o quê escrever na sua descrição é consultar as principais dúvidas dos clientes e, dessa forma, construir um texto claro e objetivo.

Lembre-se: a descrição do produto funciona como uma espécie de banner informativo, mas abre espaço para incrementar o texto com maiores detalhes. Com isso, é possível responder às dúvidas dos clientes e aumentar as chances de compra.

6 dicas para escrever uma boa descrição do produto

A descrição do produto pode ser responsável por estimular ou interromper o desejo de compra. Por esse motivo, é importante focar na qualidade do texto.

A seguir, confira algumas dicas para te ajudar a escrever uma boa descrição do produto.

1 – Descreva de que material o produto é feito

Um dos pontos que não pode faltar em uma descrição é mostrar de que o produto é feito ou o serviço que ele inclui.

Vamos voltar ao exemplo do nosso porta lápis. Na descrição fica claro que ele é feito em termoplástico transparente, o acrílico. Portanto, o cliente já tem uma noção maior das características físicas do produto.

Caso o item tenha alguma característica específica, como o uso de materiais orgânicos ou sustentáveis, é importante que essa informação também conste na descrição.

Se preciso, peça uma ficha técnica ao fabricante, para verificar todos os dados pertinentes.

2 – Coloque as dimensões do produto

As dimensões dos produtos precisam ser claras, para que o cliente saiba exatamente o tamanho da mercadoria e, com isso, compre o artigo de acordo com as suas necessidades.

Por exemplo, na construção de piscinas pequenas, o usuário tem em mãos as medidas do projeto. Portanto, na hora de comprar a piscina, ele irá escolher a que melhor se encaixa, para evitar transtornos.

No caso dos vestuários, vale a pena ir além das medidas “P”, “M”, e “G”. É preciso incluir as medidas para cada parte do corpo. 

Normalmente, as lojas virtuais trabalham com uma tabela de medidas, incluindo o tamanho (em centímetros) da cintura, busto e quadris.

3 – Leve em conta os interesses da persona

A persona (perfil do cliente ideal) tem anseios, preferências, gostos e características específicas. Ao produzir uma descrição de produto, é necessário escrever para esse usuário específico, não para um grupo de estranhos.

Quando escrevemos para um público-alvo específico, fica mais fácil cativar as pessoas potencialmente interessadas e convencê-las a adicionar o produto no carrinho.

4 – Use palavras-chave específicas

A descrição do produto é capaz de melhorar o SEO do seu e-commerce, desde que o texto seja produzido com palavras-chave específicas que se refiram à mercadoria, mas também sejam termos procurados no Google.

Uma dica é usar algumas ferramentas, como o Keyword Planner ou o Search Console, que ajudam na escolha das melhores palavras-chave.

No entanto, lembre-se que não vale rechear a sua descrição com palavras-chave e esperar uma boa classificação no Google. 

O algoritmo do buscador leva em consideração a qualidade do conteúdo como um dos principais fatores de rankeamento, por isso, os termos devem ser inseridos de forma natural e dentro de um contexto.

5 – Especifique as condições de pagamento e entrega

Além de trazer as características do produto, os usuários também estão interessados em conhecer as condições de pagamento e de entrega, já que o valor da mercadoria é algo que influencia na decisão de compra.

Sendo assim, se o seu e-commerce disponibilizar parcelamento do preço no cartão de crédito, ou oferecer desconto no boleto, insira essas informações na descrição. 

Também coloque um simulador de frete, com opções de envio por serviço de motoboy terceirizado, SEDEX, PAC, entre outros.

6 – Use listas

As listas são ótimas aliadas da descrição dos produtos. Afinal de contas, elas facilitam a compreensão das informações, além de elencar as características principais de uma mercadoria – o que é ótimo para os leitores apressados.

Voltando ao nosso exemplo do porta lápis, veja a descrição com lista:

Porta Lápis de acrílico transparente 345.9 – R$10,00/unidade

A organização do seu escritório ou home office é fundamental para garantir a produtividade em um dia de trabalho. Além disso, é a chave para evitar perdas de materiais, equipamentos e acessórios – o que pode ser fundamental para otimizar as suas atividades rotineiras.

Feito em termoplástico de alta resistência, na cor cristal (transparente), o porta lápis de acrílico une a sofisticação de um artigo moderno com um toque de personalidade. Afinal de contas, qualquer decoração combina com o acrílico e você pode dar aquele toque pessoal.

Ficha técnica:

  • Dimensões: 57 x 57 x 86 cm
  • Peso: 180g aproximadamente
  • Material: termoplástico acrílico
  • Cor: transparente

Para melhorar ainda mais a sua descrição, conte uma história que pode inspirar e gerar a identificação do consumidor. No exemplo acima, usamos a questão da produtividade e da sofisticação para atrair os usuários.

Conclusão

A descrição do produto é fundamental para o seu e-commerce, afinal, na internet, os consumidores não têm o contato físico com as mercadorias.

Portanto saber como transmitir as informações e despertar o interesse dos usuários é a chave para aumentar as conversões, além de garantir o sucesso de vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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