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Conheça seu cliente com o Comportamento do Consumidor

O comportamento do consumidor não pode ser massificado pelas empresas há um bom tempo, uma vez que o público-alvo está cada vez mais diverso e é necessário ir mais além para conhecer bem o cliente.

Contudo, mesmo diante de tantas mudanças, os gestores e empreendedores continuam se perguntando como, onde, quando, como e por que os consumidores tomam determinadas decisões.

Só que não é fácil responder a essas perguntas, visto que as respostas também estão muito mais complexas. Além disso, as empresas não tinham acesso a tantas ferramentas com boas capacidades de processamento e análise de dados.

Se você parar para pensar, vai entender que existe um grande número de variáveis em relação aos grupos sociais, como faixas etárias e até fatores psicológicos.

A partir disso fica a dúvida: será que as organizações realmente sabem quem é seu cliente e como pode fazer para influenciar as escolhas deles?

Se você é empreendedor ou gestor e também tem essa dúvida, não deixe de ler este artigo até o final. Vamos mostrar como fazer para conhecer melhor os clientes e quais são as vantagens para suas estratégias de marketing e vendas ter esse conhecimento. Confira!

 

O que é comportamento do consumidor?

Comportamento do consumidor nada mais é do que um conjunto de percepções, atitudes e influências que fazem uma pessoa tomar uma decisão de compra.

O marketing valoriza muito essas informações porque elas permitem estudar os passos dos consumidores dentro da jornada de compras e o que os motivam.

Um fabricante de brindes promocionais consegue descobrir como, quando, onde e porque os clientes tomam certas decisões.

Por essa razão, trata-se de um conjunto de atitudes, percepções e outros pormenores relacionados a indivíduos e grupos de pessoas em relação às marcas e o que elas têm a oferecer.

As empresas precisam conhecer o comportamento do consumidor para entender seus próprios clientes e satisfazer as necessidades deles.

O marketing tem como objetivo alinhar os produtos e serviços com o comportamento dos consumidores, pois é assim que eles atenderão às expectativas.

No entanto, isso requer a criação de relacionamentos saudáveis e duradouros, de modo a influenciar positivamente suas decisões de compra. E dentre os principais fatores que exercem grande influência na decisão de compra estão:

 

  • Fatores culturais;
  • Fatores sociais;
  • Fatores pessoais;
  • Fatores psicológicos;
  • Fatores situacionais;
  • Fatores demográficos.

 

Para estudar cada um desses fatores e conhecer melhor os clientes, as empresas precisam investir em algumas práticas. Veja mais sobre elas a seguir.

 

Como conhecer o comportamento do consumidor

Sabendo o conceito de comportamento do consumidor, para conhecer melhor o perfil de seu cliente, uma empresa de qualificação de desempenho pode investir nas seguintes práticas:

 

1 – Pesquisas de mercado

A companhia precisa compreender os diferentes tipos de compradores, e o que os incentiva a comprar determinado produto ou serviço. Portanto, não basta apenas presumir de que modo esse processo de decisão acontece.

Fazer uma pesquisa de mercado possibilita descobrir o que faz uma pessoa se interessar por algo e por que ela compra uma coisa em detrimento de outra.

Além disso, a pesquisa de mercado possibilita que o seu negócio converse diretamente com o cliente. É o melhor meio de obter informações que não são fáceis de adquirir de outras formas.

Portanto, é fundamental saber o que os consumidores pensam sobre sua marca e o que ela oferece, compreender o grau de satisfação deles e quais são seus hábitos de consumo.

A companhia precisa levantar informações sobre como as pessoas conhecem sua marca, a frequência com que compram seus produtos e serviços e se ela é realmente capaz de atender às suas necessidades.

Por meio da pesquisa de mercado, é possível obter essas e outras respostas, e ela pode ser feita por meio de um questionário online, por exemplo.

 

2 – Utilizar as redes sociais

Um escritório de avaliações patrimoniais deve usar as redes sociais para divulgar seus produtos e serviços, além da própria marca, mas também para se relacionar com os consumidores.

Por essa razão, essas plataformas também são excelentes para conhecer melhor os clientes, receber sugestões e críticas, além de saber um pouco mais sobre as pessoas que interagem com a companhia.

Também é fundamental acompanhar as redes sociais dos concorrentes, além de monitorar sites onde os consumidores podem reclamar ou expor suas experiências.

As redes sociais devem ser alimentadas com conteúdos criativos e valiosos, que incentivem a interação dos seguidores, além de enquetes e pesquisas.

É uma maneira que o seu negócio tem de aumentar o engajamento e conhecer um pouco mais sobre a opinião e o perfil das pessoas que compram. Para complementar a ação, é essencial responder a todas as interações com cordialidade.

 

3 – Minerar os dados

Os usuários deixam rastros de suas ações nos canais digitais, por essa razão, ao fazer a mineração de dados, um fabricante de totens personalizados pode usar a inteligência artificial para obter informações de várias fontes.

Por exemplo, é possível ver como foi o acesso do visitante no site da companhia, nas redes sociais e menções que ele fez em outros canais.

Conhecer o comportamento do consumidor é fundamental para as estratégias de marketing e vendas, como será mostrado no próximo tópico.

 

A importância de entender esse conceito

Tanto as estratégias de marketing quanto os argumentos de vendas melhoram quando se conhece o comportamento do seu cliente. É dessa maneira que o negócio se mantém ativo e conquista cada vez mais clientes.

Pode até parecer meio óbvio, mas a verdade é que muitos empreendedores e gestores não dão a devida atenção a esse ponto. Consequentemente, a empresa não se ajusta às necessidades do público e perde clientes.

Esse tipo de situação, quando persistente, pode levar a perdas contínuas que podem provocar o fechamento do negócio. Por outro lado, uma assessoria contábil se torna capaz de oferecer tudo o que as pessoas precisam.

Também é importante ter em mente que, se o cliente não encontrar o que precisa com uma empresa, pode fazer isso com diversas outras, visto que o mercado está muito concorrido e cheio de opções para o mesmo produto ou serviço.

Em vista disso, qualquer empresa que queira se manter ativa no mercado deve procurar sempre superar as expectativas dos clientes, mas isso só é possível quando ela realmente se preocupa com o comportamento do consumidor.

É a melhor maneira de entendê-lo, ademais, compreender esse comportamento e suas tendências pode trazer vantagens, como:

 

Conhecer melhor o público-alvo

Para entregar o folder empresarial para as pessoas certas e obter bons resultados, é essencial saber quem é o seu público-alvo.

Ao compreender o comportamento do consumidor, a companhia descobre sua faixa etária, localização, desejos, necessidades, problemas e outras informações essenciais para oferecer exatamente o que ele precisa.

Ao conhecer os hábitos de seus clientes, é possível traçar seu perfil e melhorar as estratégias de comunicação e as abordagens de vendas.

 

Ajuda a fidelizar os clientes

Conhecer o comportamento do consumidor também ajuda a fidelizar clientes, uma vez que a empresa descobre maneiras de atendê-lo melhor e saber o que ele espera, antes mesmo de ser solicitado.

A equipe de marketing desenvolve estratégias certeiras e os vendedores saberão como se aproximar do cliente, no momento mais oportuno.

Com isso, uma empresa de automação empresarial efetiva vendas mais assertivas que aumentam a satisfação de seus clientes, e quanto mais satisfeito ele estiver, mais vezes volta para comprar ou se mantém com a marca.

Além disso, um cliente fiel fala bem do seu negócio para outras pessoas, sem que para isso seja necessário criar ações específicas, o que reduz o custo de aquisição de clientes.

 

Ajuda a identificar erros

Se o gestor compreende o comportamento do consumidor, identifica erros que a companhia cometeu, mas que antes passavam despercebidos. Consequentemente, torna-se mais simples descobrir o que provoca a desistência de compra.

É dessa forma que a empresa trabalha em maneiras de corrigir os erros e melhorar o próprio atendimento, adequando suas ações às expectativas do público.

 

Considerações finais

Todas as ações de um negócio, desde o planejamento de fachada de loja infantil até as estratégias de pós-venda, devem ser compatíveis com seu perfil de cliente.

Para isso, é necessário conhecer, entender e acompanhar o comportamento do consumidor, pois ele diz muito sobre as ações e estratégias que devem ser colocadas em prática.

O consumidor moderno precisa se identificar com a marca para comprar com ela, e para criar essa identificação, é necessário saber um pouco mais sobre essas pessoas.

Neste artigo, você descobriu como conhecer um pouco mais o comportamento do consumidor e de que forma essas informações podem ajudar o seu negócio a melhorar as estratégias de marketing e vendas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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