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Conteúdos mais atrativos para o seu público-alvo: Veja como fazê-los!

Criar bons conteúdos é algo que muitas empresas já perceberam que precisam fazer, tanto é que o marketing de conteúdo está em alta e é capaz de fidelizar e atrair consumidores.

Trata-se de um dos principais pilares do marketing digital, além de ser uma tendência o que está mudando a maneira como as organizações interagem com as pessoas. O foco não é vender, mas, sim, ajudar os indivíduos em suas dúvidas e necessidades.

Para quem está começando agora, compreender o conceito de marketing de conteúdo pode ser algo muito complexo, no entanto, é fundamental compreendê-lo para gerar resultados positivos em seu mercado de atuação.

Ao mesmo tempo em que a internet possibilitou que todos pudessem divulgar suas marcas, produtos e serviços, também aumentou muito a concorrência entre os negócios, e no meio de tanta competição, é necessário se destacar.

Existem diferentes tipos de abordagem e assuntos que podem ser tratados por meio desses materiais, mas o mais importante é que eles sejam relevantes para a sua audiência.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar sobre a importância do conteúdo para fidelizar o público e aumentar as vendas e dar algumas dicas para desenvolvê-lo.

 

Importância do conteúdo para fidelizar e vender

O conteúdo é capaz de aumentar as vendas porque posiciona o negócio como autoridade naquilo que faz. Da mesma forma, faz com que os consumidores que já compram com a sua marca voltem para comprar mais vezes.

Quando o assunto é prospecção e atração de clientes, é necessário dispor de tempo e recursos financeiros, pois caso a empresa descarte alguém que passou por uma longa cadeia de trabalho, vai desperdiçar todos os seus esforços.

Pesquisas revelam que as empresas de qualquer setor, como uma clínica especializada em rejuvenescimento íntimo a laser, possuem 14 vezes mais chances de vender para um cliente satisfeito do que para uma pessoa que nunca comprou.

A relação de consumo mudou muito e, atualmente, o consumidor conversa com a marca e está sempre bem informado. Além disso, é imprescindível cuidar da reputação da marca, pois tanto a má fama quanto a boa serão compartilhadas.

Estamos na era da informação e tudo acontece rapidamente, principalmente em plataformas como as redes sociais. Agora, se a organização investe em bons conteúdos, além de se posicionar de maneira positiva, consegue fidelizar seus clientes.

A fidelização é importante não apenas para que esta pessoa compre mais vezes, mas também para que ela indique a marca para outros indivíduos de seu convívio social.

Para se ter uma ideia, 77% dos consumidores satisfeitos costumam indicar a empresa para amigos. Dessa forma, uma escola de aula de violino passo a passo consegue atrair oportunidades de vendas.

Esses aspectos estão diretamente relacionados com a experiência do comprador ao longo de todo o seu relacionamento com a corporação. Para que ela seja realmente positiva, é necessário fazer com que o indivíduo se sinta especial.

Aqui também entra uma boa estratégia de marketing de conteúdo voltada exclusivamente para a fidelização. Por meio dela, a companhia envia materiais exclusivos que agregam autoridade ao seu nome.

Ações simples, como divulgar informações em primeira mão, geram impactos muito positivos para o relacionamento com o público.

Todas essas ações precisam ser estudadas e trabalhadas pelo marketing e com isso atingir a persona da companhia. Em outras palavras, é necessário saber criar conteúdos para vender e fidelizar.

 

Dicas para criar os melhores conteúdos

Até aqui, você entendeu a importância de produzir materiais de qualidade para a sua audiência, mas é necessário saber fazer isso. Algumas dicas são:

 

Saber o que o seu público consome

Quando se fala em conteúdo, é normal que cada pessoa tenha uma interpretação sobre como ele é consumido e os veículos usados em sua divulgação. Além disso, existe o fato de que ele pode assumir diferentes formatos, como:

  • Textos;
  • Áudios;
  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Infográficos.

As pessoas possuem preferências distintas, por isso, podem escolher um formato em detrimento do outro. Se um fabricante de prótese capilar masculina micropele quiser gerar valor, o conteúdo precisa estar vinculado no meio certo.

Compreenda o seu público e conheça seus padrões de consumo de informação para entregar exatamente aquilo que ele procura, e por meio dos canais onde se sente confortável.

 

Planejar o conteúdo

Agora que você já sabe quais conteúdos e onde o seu público os consome, chegou o momento de planejar os materiais. Para isso, também é necessário considerar a jornada do comprador e o momento inbound do negócio.

Mesmo que a empresa já tenha vários leads, não pode ignorar a necessidade de continuar gerando potenciais clientes.

Também é fundamental otimizar o material para os mecanismos de busca, foi só assim será possível gerar leads, criar awareness, fazer conversões, dentre outros objetivos comuns.

Para fazer o planejamento, uma casa de repouso deve fazer um diagnóstico e imersão para definir seus objetivos, que pode ser aumentar o tráfego, vender algum produto, dentre outras possibilidades.

Analise o público para determinar para quem o material está sendo produzido e estabeleça os direcionais de produção, ou seja, criar materiais compatíveis com cada etapa da jornada de compra.

 

Manter o nível do conteúdo

O consumidor moderno é ávido por informação e procura conteúdos de qualidade por parte das marcas, antes de comprar qualquer produto ou serviço. Assim sendo, são esses materiais que vão gerar valor para as companhias.

Mas tenha em mente que a fidelização do consumidor é algo muito volátil, visto que ele possui muitas fontes de informação e pode facilmente se desinteressar pelo seu negócio e se interessar pelo seu concorrente.

Até mais, se o conteúdo de uma empresa de limpeza de radiador automotivo for muito atrativo, é possível criar um plano de assinaturas voltado para materiais específicos e que vai monetizar as produções.

 

Escolher boas ferramentas

Assim como é possível variar o formato dos conteúdos, é possível trabalhar com diferentes ferramentas e elas auxiliam na variação dos formatos.

Um dos recursos mais utilizados é o Google Trends, que mostra quais são as principais tendências de buscas no mundo todo, relacionadas à determinada palavra-chave. É ideal para se atualizar sobre os assuntos do momento e trabalhá-los nos conteúdos.

Outra indicação é o SEMrush, software de SEO (Search Engine Optimization), onde é possível pesquisar palavras-chave para fazer revisões estratégicas dos sites. 

Trata-se de uma plataforma referência no mercado e que pode ser usada em vários serviços de marketing digital.

 

Priorizar relevância e qualidade

Hoje em dia, um fabricante de estante personalizada precisa produzir materiais totalmente concentrados no cliente. Tanto é que o próprio Google compartilhou que entre suas diretrizes está a qualidade do material.

Para avaliá-la, ele leva em conta o E-A-T, uma sigla que, em português, significa expertise, autoridade e confiança.

Ao considerar esses fatores, é necessário produzir conteúdos que realmente transmitam a força da empresa e sua marca. É assim que ela vai conseguir conquistar sua persona, gerar autoridade e se tornar referência para o Google.

 

Trabalhar com uma boa estratégia

Um blog realmente atrativo para o consumidor não é aquele cheio de postagens, mas aquele que oferece os melhores posts.

Uma linha de montagem de conteúdos significa padronizar os materiais, fazendo com que eles se tornem vazios e repetitivos.

Para evitar essa situação, um fabricante de estufas para bolos deve criar uma estratégia efetiva para elaborar os materiais. A primeira coisa é compreender o que o público quer e quem são essas pessoas.

Quando começar a produzir os materiais, não se esqueça de incluir as estratégias de SEO e publicá-los nos canais usados pela sua audiência.

 

Humanizar as produções

Por fim, mas não menos importante, humanize as produções, fazendo com que elas realmente sejam capazes de dialogar com o público e estabelecer uma relação humanizada com as pessoas.

Você pode contar com diversas ferramentas tecnológicas que vão ajudar a construir um relacionamento forte e de confiança com a audiência.

Um fabricante de toldo retrátil automático deve se lembrar de que está conversando com pessoas, assim sendo, não deve agradar apenas o algoritmo do Google, mas fazer as produções pensando também nos leitores.

Ao fazer isso, fica mais fácil conversar com a audiência e fazer as pessoas perceberem que seus conteúdos são produzidos para elas e por seres humanos reais, que realmente se preocupam com suas necessidades.

 

Considerações finais

O conhecimento sempre foi muito importante para o ser humano, mas desde que a internet se estabeleceu em nossas vidas, a informação se tornou ainda mais importante e necessária.

Qualquer negócio que queira crescer, vender e fidelizar clientes, precisa produzir bons conteúdos, voltados para assuntos de interesse da audiência e que estejam relacionados com seu mercado de atuação.

O marketing de conteúdo oferece todos esses recursos, e neste artigo você aprendeu um pouco mais sobre como produzir esses materiais.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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