INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Copywriting: Como desenvolver textos pensando nas suas conversões?

O copywriting é uma estratégia utilizada na produção de textos persuasivos, com o objetivo de gerar conversões e vendas. Eles podem ser veiculados em sites, catálogos, anúncios, e-mails, dentre diversas outras possibilidades.

O profissional que desenvolve esse tipo de texto é conhecido como copywriter, sendo totalmente capaz de convencer o público-alvo por meio das palavras, de maneira estratégica, através de seus conteúdos.

Esse tipo de texto serve para encantar e fazer com que o visitante de um blog ou site siga todas as orientações no canal. Se você trabalha com algum tipo de texto com o intuito de convencer a audiência, então você já investe em copywriting.

Ademais, não é de hoje que o conteúdo é um fator muito importante nas estratégias de marketing, uma vez que ele aumenta o número de conversões, a carteira de clientes e ajuda a atrair potenciais clientes.

Dentro do marketing digital existe o marketing de conteúdo, e apesar de ele ser diferente do copywriting, ele também se baseia na distribuição de materiais que encantam e atraem o público.

Neste artigo, vamos explicar o conceito de copywriting, suas vantagens, dar algumas dicas para desenvolver textos deste tipo e mostrar seus impactos positivos na captação de leads. Acompanhe!

 

O que é copywriting, afinal?

Copywriting nada mais é do que uma junção de técnicas com foco em convencer o leitor a realizar algum tipo de ação. A palavra “copy” (texto) possui caráter persuasivo, utiliza gatilhos mentais e tem o objetivo de gerar conversões e vendas.

Um dos principais elementos desse tipo de material é o CTA (Call To Action), uma chamada para ação que leva o leitor a realizar alguma operação no canal da marca.

Tudo o que uma empresa faz, por exemplo, ao investir em uma boa fachada para comércio, tem a intenção de atrair as pessoas para o negócio.

Isso acontece porque ao longo de toda a jornada de compra é necessário que o leitor tome alguma atitude, que pode ser:

  • Assinar uma newsletter;
  • Fazer um download;
  • Ler outras publicações;
  • Compartilhar o blog.

Tudo vai depender da estratégia que você tem em mente, mas é por meio de algumas técnicas que o copywriter vai convencer e cativar a atenção dos usuários e fazer com que eles sigam as instruções.

Os materiais educam e capacitam a persona em relação a determinado produto ou serviço, e deixam claro que a empresa oferece as melhores soluções.

O copywriting pode estar presente em infográficos, whitepapers, webinars, e-books, dentre outras possibilidades.

Trabalhar com essa estratégia, além de convencer os seus visitantes, também é muito importante para te auxiliar na criação de textos de maior qualidade.

O tipo de escrita utilizada nos materiais que você publica funciona como um cartão de visitas da sua empresa. Se eles não forem bem elaborados, tiverem erros ortográficos ou estiverem fora de contexto, podem causar uma má impressão.

Portanto, um fabricante de caixa de papelão personalizada para presente que investe em copywriting sempre tem em mãos conteúdos de qualidade e sem erros.

Se os materiais são produzidos pensando nas estratégias de SEO (Search Engine Optimization), farão com que seu blog apareça entre as primeiras posições nos resultados de pesquisa.

Juntamente com a produção de conteúdos de qualidade, essa prática faz com que sua marca ganhe notoriedade no mercado em que atua.

O copywriting também é uma importante estratégia para a conversão e geração de leads. Isso acontece porque quando criamos textos otimizados e de boa qualidade, com o intuito de atrair consumidores, mais resultados são obtidos.

Copies que despertam o interesse, abordam os problemas da audiência e trazem soluções, atraem mais leitores e os convertem em leads.

Feito isso, você só precisa nutrir esses contatos com conteúdos personalizados para que eles possam, finalmente, se tornar clientes.

Essa estratégia, portanto, tem foco na produção de textos direcionados ao público-alvo, o que pode ajudar a envolver o cliente, aumentar a proximidade entre o seu negócio e ele e, com isso, conseguir fidelizá-lo.

 

Dicas para trabalhar suas estratégias de copywriting

Agora que você já sabe o que é e qual é a importância do copywriting, neste tópico, vamos mostrar como um fabricante de faixas banners ou qualquer outro negócio pode trabalhar essa estratégia.

Para garantir uma estratégia de copywriting bem-sucedida, é necessário investir em algumas práticas, como:

 

1 – Ter conhecimento do seu público-alvo

Se você não souber para quem está escrevendo, não irá receber os acessos que gostaria. Em primeiro lugar, você precisa definir a sua persona, um personagem que representa o seu perfil de cliente ideal, sendo baseada em dados concretos.

A persona reúne características como idade, sexo, ocupação, interesses, necessidades, dentre outras características relevantes.

Ao elaborar sua persona, é possível entender o comportamento do seu cliente e, com isso, produzir um conteúdo adequado para ele. As pautas estarão próximas de sua realidade, o que aumenta as chances de conversão.

 

2 – Utilizar alguns exemplos

Um fabricante de bloco de pedido pode explorar alguns exemplos em seus próprios textos. Procure referências para comprovar a eficácia da sua solução.

Além de convencerem o público, elas servem como prova social de que o seu produto ou serviço é capaz de atender às necessidades da persona.

 

3 – Criar bons títulos

O título é o primeiro tópico que o visitante vai ler, portanto, é o primeiro contato dele com o seu material. Além disso, essa parte do texto é muito importante para os motores de busca.

Você pode começar o título com números, fazer uma pergunta, apresentar o tema, fazer uma chamada ou uma provocação, dentre outras possibilidades.

O ideal é que ele seja direto e deixe claro o assunto que será abordado. É essencial ainda que você insira a palavra-chave e não ultrapasse 55 caracteres, pois assim ele pode aparecer completo nos resultados de pesquisa.

 

4 – Utilizar verbos de ação

Para provocar o senso de urgência no leitor, uma empresa de reparo iphone deve causar a sensação de que se o cliente não seguir sua orientação, ele vai perder uma oportunidade única.

Não podemos nos esquecer de que o objetivo do copywriting é fazer com que o visitante siga determinada ação.

Você precisa fazer com que ele compreenda a mensagem e entenda o que deve ser feito. Para isso, utilize verbos no imperativo, principalmente na chamada para ação, no título e nos intertítulos.

 

5 – Utilizar gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são fundamentais para o sucesso da sua estratégia de copywriting, mas eles fazem com que o cliente tome decisões rapidamente.

Nesse sentido, uma empresa que aluga sala privativa coworking pode utilizar os gatilhos mentais para transformar seu serviço em algo muito valorizado pelas pessoas.

Também pode aumentar suas vendas, mostrar o quanto a marca é relevante e conquistar mais seguidores, criar um novo posicionamento para o seu negócio, gerar confiança e aumentar as expectativas para os próximos lançamentos.

 

Impactos positivos para a geração de leads

O copywriting é uma estratégia que evoluiu muito ao longo dos anos, sendo importante para captar um público que não se deixa levar por propagandas pouco elaboradas, fazendo com que essas pessoas se identifiquem com a marca.

Um copywriting bem-sucedido é aquele que traz textos com informações relevantes e úteis para o leitor, e que consigam apresentar o produto ou serviço.

Uma loja de equipamentos para cozinha industrial, nesse caso, precisa demonstrar o quanto seus produtos são necessários e oferecer dados estatísticos que podem melhorar os processos de um restaurante, por exemplo.

Dessa forma, mesmo que a pessoa ainda não precise ou se interesse imediatamente pelo produto, vai se sentir atraída pelo texto e é exatamente isso que amplia a geração de leads.

Tudo acontece de forma natural e espontânea, apenas por meio da leitura de conteúdos criados dentro dessa estratégia.

Os leads são pessoas que demonstraram um interesse inicial, o que pode levar ao aumento das vendas. Isso acontece porque a empresa fala com possíveis clientes de seu produto ou serviço, gerando contatos promissores.

Pensando por esse lado, toda empresa, como uma loja de conserto de joias, deve investir em um copywriting de qualidade.

É dessa forma que elevamos o interesse das pessoas, aumentamos a geração de leads, atraímos contatos qualificados e pessoas que têm mais chances de comprar nossos produtos e serviços.

 

Conclusão

Para vender qualquer tipo de produto ou serviço, é necessário ser persuasivo e usar bons argumentos. Uma equipe de vendas precisa estar habilitada para obter resultados, e no que diz respeito aos conteúdos veiculados pela internet, existem os copywriters.

Esses profissionais também são treinados e preparados para desenvolver materiais e conteúdos que atraiam as pessoas e as convençam em relação a uma marca, seus produtos e serviços.

Investir em copywriting é utilizar boas técnicas persuasivas, que atraem as pessoas nos canais digitais e aumentam as possibilidades de novos negócios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.