INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

De que forma você pode trabalhar as redes sociais do seu negócio para a Black Friday?

Não é de hoje que as redes sociais são importantes para as empresas, essas plataformas foram criadas com o intuito de promover a interação entre os usuários, independente de sua localização.

Rapidamente, marcas de diferentes segmentos perceberam o potencial delas na divulgação de produtos e serviços, e consequentemente, para aumentar suas vendas.

A única coisa que você precisa fazer é saber em qual delas deve estar presente, e a partir disso utilizá-las como ferramenta para o negócio.

Um pouco de conhecimento sobre o seu público-alvo pode determinar a melhor rede social para a sua empresa. 

Feito isso, ela será utilizada como ferramenta para aumentar a proximidade com as pessoas e expandir a marca.

Sabemos que nas redes sociais precisam estar presentes em suas estratégias de marketing digital durante o ano todo, mas em algumas épocas do ano, como no caso da Black Friday, elas são ainda mais importantes.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar a importância das redes sociais para as vendas, como trabalhá-las antes, durante e depois da Black Friday e quais os impactos desse trabalho para as vendas durante esse período. Confira.

 

Prós das redes sociais para as vendas

As redes sociais funcionam como plataformas democráticas, onde todas as empresas têm a oportunidade de divulgar seus produtos e serviços, para assim melhorar em suas vendas.

Você pode aproveitá-las como um canal para compartilhar seus conteúdos direcionados ao público, trocar mensagens com os clientes, prestar um bom atendimento, esclarecer dúvidas e vender.

Para se ter uma ideia da importância das redes sociais, atualmente, 94% das empresas brasileiras estão presentes em pelo menos uma dessas plataformas. 

Em outras palavras, elas são tão importantes para atrair clientes quanto uma fachada comercial moderna.

As organizações que utilizam esses canais podem aproveitar para alcançar diferentes objetivos, dentre eles:

  • Aumentar as vendas;
  • Divulgar a marca;
  • Melhorar o tráfego;
  • Conquistar engajamento.

Com base nisso, podemos compreender toda a importância das redes sociais para as vendas de um negócio. 

E durante períodos sazonais de aumento nas vendas, como a Black Friday, elas são ainda mais importantes.

Por meio delas, sua marca pode ter uma comunicação mais fluida e dinâmica com o público, por essa razão, empresas de diferentes segmentos investem em publicações orgânicas para enriquecer ainda mais o feed.

As organizações devem levar em conta o fato de que o ambiente das redes sociais não é exclusivo, ou seja, enquanto um usuário está visitando o seu perfil, anúncios de outras empresas estão circulando nessas plataformas.

Para driblar essa situação, assim como você investe em uma fachada de loja que atrai o consumidor para dentro do estabelecimento, deve investir em anúncios que chamam a atenção do usuário para o seu negócio.

Durante a época da Black Friday, a veiculação de anúncios ajuda a impulsionar as vendas e alcançar uma quantidade maior de pessoas.

Além disso, uma boa estratégia de comunicação nas redes pode ajudar você a melhorar o atendimento ao cliente, principalmente pelo Facebook.

Só que para vender mais na época da Black Friday contando com a ajuda das redes sociais, é fundamental saber trabalhá-las, e é sobre isso que vamos falar a seguir.

 

Dicas para trabalhar as redes sociais durante a Black Friday

A maioria das empresas no mundo utilizam as redes sociais em suas estratégias de marketing digital. 

Entretanto, em alguns momentos de pico nas vendas, elas devem ser trabalhadas de maneira especial, e dentre as principais estratégias estão:

Trabalhar diferentes tipos de campanha

Em qualquer rede social, é fundamental que você conheça algumas ações essenciais para que possa alcançar seus objetivos, conforme planejado.

Essas plataformas contam com bilhões de usuários, e para atingir aqueles que estão ao alcance do seu empreendimento, é fundamental variar o formato da campanha.

Uma empresa de comunicação visual pode, por exemplo, investir em vídeos e lives. Esses tipos de conteúdo aumentam o engajamento e se adaptam a diferentes públicos.

Outra opção que tem chamado a atenção de muitas organizações são as parcerias com influenciadores digitais. 

Também conhecidos como digital influencer, são usuários que influenciam as decisões das outras pessoas.

Esse trabalho permite que a sua marca crie um relacionamento mais próximo com o consumidor, por meio de alguém que vai experimentar o seu produto e relatar a experiência que teve.

As redes sociais também são ótimos lugares para você trabalhar a identidade visual do seu negócio durante a Black Friday. 

Isso não significa que você deve deixar de lado as características da sua empresa, mas, sim, adaptá-la durante esse período.

Durante as redes sociais você também pode divulgar promoções capazes de atrair os usuários, como brindes, cupons de descontos, frete grátis, dentre outras possibilidades. Só não se esqueça de que todas elas devem ser reais.

 

Contar com profissionais adequados

Contratar um profissional para realizar os serviços de comunicação visual nas redes sociais é uma boa saída, caso você não tenha habilidade com esse trabalho.

São pessoas que têm o conhecimento necessário para promover o seu negócio nessas plataformas durante esse importante período de aumento nas vendas.

Isso evita que você perca tempo e dinheiro, além de não correr o risco de prejudicar a reputação da sua marca.

 

Escolher uma rede social de acordo com o seu público

Algumas empresas cometem o erro de criar perfil em todas as redes sociais, mas depois não conseguem dar conta de toda a demanda. 

Lembre-se de que você não deve apenas criar um perfil, mas também mantê-lo sempre atualizado.

Também existe o fato de que cada plataforma possui suas próprias características. Por exemplo, enquanto o LinkedIn é mais focado em pautas corporativas, o Instagram possui um público mais jovem e com foco em conteúdo visual.

Para não desperdiçar tempo e dinheiro com uma rede social que não vai trazer retorno, investigue as características de seu público-alvo.

Conhecer os aspectos é importante para as campanhas nas redes sociais durante a Black Friday, assim como na criação de outros elementos, como o folder empresarial.

Se você identificou, por exemplo, que o seu público está presente no Facebook e no Instagram, crie perfis nessas plataformas e procure mantê-los sempre atualizados, entretanto, não se esqueça de manter a qualidade a cada nova publicação.

 

Benefícios de trabalhar as redes sociais durante a Black Friday

No tópico anterior, mostramos algumas estratégias que você pode trabalhar antes, durante e depois da Black Friday nas redes sociais, e todo esse trabalho traz muitos benefícios para os negócios nessa época do ano.

Um dos que mais se destacam é a consolidação da marca. Você precisa ter em mente que durante a Black Friday, os consumidores estão em busca do melhor preço para os produtos que querem adquirir.

Trabalhar as redes sociais nessa época vai permitir que você fortaleça a imagem do seu negócio e consiga se aproximar das pessoas certas. 

Isso acontece porque essas plataformas possibilitam que você utilize diferentes estratégias.

No meio offline, você pode investir em serviços gráficos, mas nas redes sociais, trabalhamos com anúncios, postagens, interação e diversos formatos de mídia.

Tudo isso atende às expectativas e demandas dos usuários desses canais, o que faz com que a sua marca se consolide e conquiste novos clientes durante o mês mais aguardado do ano pelos negócios.

Para aumentar as vendas na Black Friday, é fundamental conquistar engajamento com o público, e as redes sociais são ótimos meios para isso.

Por meio delas, um desenvolvedor de software de gestão comercial vai se relacionar com os seguidores, trabalhando com ações que fortalecem o sistema de vendas.

A criação de conteúdo rico e relevante chega até as pessoas e faz com que elas queiram comentar, curtir e compartilhar cada publicação do seu negócio. É exatamente isso que gera a interação, e consequentemente, melhorar o engajamento.

Pelo fato de a Black Friday ser um período de grande aumento nas vendas, investir em estratégias pelas redes sociais ajuda a prospectar novos clientes.

Você se lembra quando falamos, um pouco mais acima, que essas pessoas estão em busca dos melhores preços? Pois bem, essa é a chance de o seu negócio ou até mesmo uma empresa de avaliação patrimonial tem para captar novos leads.

Isso acontece porque além de você conseguir divulgar seus produtos e promoções durante essa época do ano, pode criar conteúdos relacionados ao período para atrair essas pessoas e transmitir a credibilidade da sua marca.

 

Conclusão

Em resumo, o consumidor moderno vai pesquisar produtos e serviços que deseja comprar durante a Black Friday na internet, e as redes sociais se mostram excelentes plataformas para levar suas soluções até essas pessoas.

Com base em estratégias simples, porém bem elaboradas, é possível alcançar suas metas durante esse acontecimento, potencializar os lucros e conquistar uma quantidade maior de clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.  

 

 

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.