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Dicas de gestão: Como fazer a empresa crescer remotamente?

Responder do que se trata o novo normal, depois do surgimento da Covid 19 ainda tem sido complicado, principalmente, para as empresas que precisam de dicas de gestão.

Nesse artigo abordaremos vários pontos e daremos ao leitor algumas sugestões de gestão remotas.

Essas dicas poderão direcionar o leitor para que ele consiga fazer com que seu negócio cresça independentemente do segmento que atue. É necessário aprender a trabalhar de uma forma mais diferenciada nesse novo cenário que já se instalou.

 A habilidade de saber como trabalhar remotamente fez com que os empreendedores cada vez mais se utilizassem de modelos de gestão da era digital ampliando os horizontes nesse sentido.

A pandemia afetou o mundo de diversas formas, abalou a economia e o mercado brasileiro sofreu quedas nacionais e internacionais e isso fez com que os empreendedores trabalhassem cada vez mais em casa, por questões de segurança.

Como uma empresa transportadora de cargas atuaria nesse novo contexto? Como ela teria condições de gerir os negócios, sem muitos prejuízos, se uma grande parte dos colaboradores foram realocados para o trabalho home office?

Os impactos profundos nesse cenário diferenciado fez com que a maioria das empresas adquirissem novos métodos de como coordenar à distância todas as suas atividades sem deixar “a peteca cair”.

A gestão remota veio para que as empresas pudessem se adequar às transformações da tecnologia ainda mais, permitindo que os empreendedores conseguissem gerenciar as equipes que estivessem trabalhando fora das instalações físicas da organização.

Foi necessário que o gestor aprendesse a liderar seus colaboradores com mais autonomia, sem que se perdesse o aumento da produtividade, melhorando sua capacidade de criatividade e gerenciamento.

Com essa transformação digital, como fazer tudo à distância para conseguir alavancar as vendas de bancada de mármore para churrasqueira? Como incentivar os vendedores nesse cenário tão caótico e povoado de medos e incertezas?

Abaixo algumas dicas desse novo modelo remoto

Para liderar uma equipe remotamente, fazendo com que o trabalho flua melhor, alguns pontos têm de ser muito mais observados atualmente, para que a empresa consiga crescer, tais como:

  • Realizar planejamento das atividades;
  • Deixar as tarefas bem definidas;
  • Conhecer os membros da equipe;
  • Manter a equipe envolvida;
  • Fazer reuniões periódicas;
  • Ter uma boa comunicação com e entre os colaboradores.

É fundamental deixar o time de trabalhadores que lidam com exame toxicológico admissional alinhados com as informações primordiais, com relação ao planejamento de trabalho.

Criar um cronograma é imprescindível para que todos possam acompanhar e entregar os resultados no prazo estipulado e no tempo certo. Isso faz toda a diferença para a saúde financeira da empresa.

Cada detalhe das tarefas a serem realizadas precisa ser definido com comunicação clara, justamente por ser complicado acionar o trabalhador o tempo todo. Um briefing completo é super indicado.

Todos os membros do time de vendas do plano funeral com locação de jazigo devem ser conhecidos. É importante que as necessidades de cada colaborador sejam identificadas para que ele desempenhe melhor a sua função.

Um dos maiores desafios do gestor nesse novo normal é conseguir manter seus colaboradores envolvidos nas tarefas e motivados. Contornar esse problema com premiações e algum tipo de bônus diferenciado é uma tática que defende o negócio.

Fazer reuniões periódicas particulares ou em grupo de forma remota por meio do Google Meet Zoom, do Skype, Google Hangouts ou do Facetime é uma das soluções atuais para acompanhar as atividades em um consultório fonoaudiologia, por exemplo.

Quando se trata de comunicação, seja com os colaboradores ou entre os colaboradores, mesmo nessa forma distanciada, ela deve ser bastante aprimorada. Criar uma intranet ou trabalhar o endomarketing incentiva a comunicação.

Ela mantém funcionários e gestores unidos, enviar e-mails com cópia para todos os interessados torna a comunicação mais assertiva e próxima.

Algumas das ferramentas que colaboram com isso são o Whatsapp ou o Telegram. Se forem criados grupos de vendas de negócios voltados para limpeza de tapetes todos receberão informações precisas no desempenho das atividades.

Dessa forma, lidando com os colaboradores que trabalham remotamente, a empresa consegue ter bastante sucesso e conquistas pela frente.

A ideia de trabalhar em casa depende muito da atuação dos gestores e do modo como cada colaborador vai encarar o seu papel. Por isso, é importante que as estratégias e as tarefas sejam bem definidas e que o foco no negócio seja mantido.

Apesar de toda pressão advinda da pandemia, o momento de crise proporcionou aspectos positivos no trabalho home office.  

Algumas dessas vantagens

 A primeira das vantagens é o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional: é possível estar mais perto da família já que não há necessidade de deslocamento até a empresa de laudo técnico de avaliação lTA.

Em segundo temos a mudança de regime de trabalho para teletrabalho ou se ele retornar ao trabalho presencial não precisará de um acordo individual e não haverá alteração contratual.

O terceiro é o trabalho pode ser exercido em vários locais, como em cafés ou outros estabelecimentos adequados para isso.

A flexibilidade para a escala de trabalho, é possível organizar melhor o tempo e as atividades e mesmo com o surgimento de imprevistos isso não irá atrapalhar o desempenho das funções.

Outro ponto é a economia tanto para o trabalhador como para a empresa, muitas organizações economizam ao reduzirem custos na manutenção de um prédio de circuito fechado de TV residencial, por exemplo.

Por sua vez, os funcionários não têm gastos com o deslocamento diário, seja com combustíveis ou com transportes públicos. Os gastos com alimentação também são reduzidos.

A melhora da qualidade de vida do funcionário, que pode aproveitar melhor o dia e conciliar com as atividades de casa, também é uma delas.

Assim como para o funcionário que tem um local específico para trabalhar dentro de casa, ele acaba tendo maior privacidade, fazendo pausas quando necessário e usando roupas menos convencionais.

Também com escalas de trabalho mais flexíveis e estando na comodidade de casa o tempo pode ser otimizado, pois os trabalhadores podem definir melhor o horário de trabalho mais adequado, aumentando a sua produtividade.

O conforto de estar em casa assegura mais horas de sono, descanso de qualidade e maior facilidade de iniciar o trabalho.

O surgimento do covid-19 colocou em xeque empresas de todos os tamanhos e de todos os segmentos. Os reajustes foram necessários e as práticas operacionais padrão mudaram completamente.

Ainda é um desafio expandir os negócios, porém, algumas empresas conseguiram se tornar mais ágeis e se adequam a esses tempos difíceis mostrando que independentemente do segmento em que atuam suportaram a pressão e conseguiram crescer.

E para isso adotaram algumas atitudes essenciais para manter um resultado financeiro positivo e crescerem mesmo diante das dificuldades.

Sendo assim, para fazer um negócio crescer em plena pandemia de forma remota, basta construir um bom relacionamento com o cliente. 

Nesse momento crítico os clientes estão cada vez mais presentes online. Para expandir os negócios a empresa precisa investir e se tornar experiente nas mídias sociais. 

Esses canais são cada vez mais importantes nessa fase da covid-19. É fácil encontrar online clientes pesquisando por produtos e serviços constantemente, dada a impossibilidade de circulação.

Seja e esteja sempre presente nesses canais apresentando produtos e serviços.

Apoie e incentive os colaboradores, tanto os presenciais como os em ambiente home office. O sucesso do crescimento de um negócio ocorre em grande parte quando os colaboradores têm suas habilidades reconhecidas e suas ideias valorizadas.

Para isso, forneça os recursos necessários para que os trabalhadores desempenhem suas funções com mais proteção adotando ferramentas de gerenciamento adequadas. Nesse momento cada centavo é muito importante.

Tente investir em eventos virtuais interessantes e que eduquem os clientes a procurarem e encontrarem o que realmente eles precisam e querem. Para isso, em seu site sempre publique conteúdos relevantes para atrair novos clientes e manter os atuais.

É muito mais fácil para os clientes participarem virtualmente por meio de palestras e vídeos interessantes, onde eles possam interagir e discernir suas dúvidas.

Dê prioridade a uma comunicação transparente e autêntica, os clientes nesse cenário novo querem encontrar marcas, produtos ou serviços nas plataformas que estão usando.

O envio de mensagens claras e diretas orientam os clientes e assegura-lhes que o negócio está aberto para compras mais fáceis e certeiras.

Considerações finais

Sendo assim, o cenário atual é bastante crítico, porém, muitas empresas estão conseguindo fazer com que seus negócios cresçam, independente dos seus colaboradores estarem presentes ou em casa.

É importante ressaltar que com todo esse avanço tecnológico que evolui a cada dia existem maneiras muito positivas de não só manter os funcionários ativos e incentivados em suas funções, como também trazer lucros consideráveis.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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