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Dicas para criar um catálogo atrativo no whatsapp business

Com o crescimento cada vez mais acelerado do número de usuários do WhatsApp, as empresas viram a necessidade de se adaptar a esses ambientes e adotar medidas para ficar mais próximas deles, assim como o próprio aplicativo através do WhatsApp Business.

O mensageiro é um dos mais populares em todo o mundo, mas tem o destaque de primeiro lugar no Brasil. Isso somado ao fato de que ele permite a comunicação em tempo real e utilizando recursos simples, tornou-se foco para as marcas. 

O WhatsApp se tornou um canal direto de atendimento ao cliente e um meio de aproximar o relacionamento do consumidor com as empresas. Dessa forma, foi criada a sua versão Business, voltada para as empresas, sem que haja a necessidade de um CNPJ cadastrado. 

Esse modelo também é conhecido por outros nomes, como WhatsApp para negócios, comercial ou empresarial, todos se referem a mesma ferramenta, que é capaz de garantir resultados de qualidade para seus usuários. 

Atualmente, o aplicativo também adicionou a função de realização de compras e transferência de dinheiro, o que facilita consideravelmente o trabalho das empresas e do cliente para a compra.

 

Como utilizar o catálogo no WhatsApp Business?

Um dos recursos do WhatsApp Business é a possibilidade de criação de um catálogo de produtos, essencial para as estratégias de vendas e marketing. Trata-se de uma função exclusiva e gratuita desta versão do aplicativo. 

Portanto, não existem desculpas para não utilizar o catálogo do WhatsApp para desenvolvimento do seu negócio. 

Como forma de auxiliar quem está adotando essa funcionalidade, a seguir, acompanhe algumas dicas para configurar corretamente sua ferramenta de vendas:

 

1 – Priorize imagens de qualidade

O ponto principal para ter um catálogo de qualidade é focar nas imagens que serão inseridas na plataforma. Ou seja, se elas possuem qualidade alta, se o produto foi valorizado pelo ângulo, se precisa de alguma decoração e a sua quantidade. 

Logo, uma empresa de doces para festa de aniversário infantil precisa inserir diversas fotos de todos os seus produtos disponíveis, utilizando uma câmera de qualidade para mostrar a variedade de opções de serviços e produtos oferecidos.

Isso porque o catálogo será a forma com a qual o cliente irá se familiarizar com os seus produtos, conhecendo-os apenas através de uma imagem, uma vez que ele entrará em contato de forma online, sem tocar no item. 

Assim, ele precisa conseguir ver que o produto vendido é de qualidade e irá se adequar aos seus desejos e em sua utilidade na vida dele, e você só consegue passar essa visão através de suas fotos. 

Por exemplo, uma empresa de decoração de quarto de bebê masculino deve priorizar as fotos de diferentes ângulos para o cliente ter uma noção total dos produtos e, por meio desse recurso, ter mais interesse em fechar uma compra. 

Portanto, é importante investir um pouco mais nesse tópico, uma vez que ele será o responsável por realizar o primeiro e principal contato do consumidor com a sua marca. 

Assim, se o cliente gostar do que vê, pode se interessar e de fato realizar a compra, dando maior credibilidade para o negócio, além de haver chances dele se tornar fiel e indicar a empresa para seus conhecidos, gerando outros inúmeros benefícios.

 

2 – Adicione a descrição dos produtos

Assim como as imagens, é fundamental inserir uma descrição de qualidade sobre o produto, com todas as suas especificações, detalhes, materiais e tamanhos, uma vez que é preciso garantir ao cliente acesso a todos os dados que o permitam comprar. 

Contudo, é essencial se lembrar que a descrição deve ser útil, não sendo interessante dispor informações aleatórias e que não tenham sentido quando relacionadas com o produto vendido, pois pode dar a impressão de uma tentativa de enrolar o consumidor. 

Portanto, uma empresa que postou no catálogo a foto de uma churrasqueira gourmet de parede precisa escrever as suas medidas, cores, do que ela é feita e suas funcionalidades como produto. 

Isso deve acontecer porque é a forma do cliente conhecer o produto e saber se aquele item é o mais indicado para as suas necessidades e desejos, facilitando sua decisão e experiência de compra. 

 

3 – Adicione o preço

Essa é uma dica essencial e que muitas empresas acabam por não seguir, prejudicando o desenvolvimento de suas vendas e o alcance de resultados esperados. Ela se refere à necessidade de adicionar o preço dos produtos. 

É fato para toda marca que tem conhecimento sobre marketing em geral que é extremamente essencial facilitar a experiência do usuário, portanto, qualquer oportunidade de deixar o caminho de compra mais fácil deve ser adotada. 

Em geral, não adicionar o preço causa tantos problemas porque o usuário pode perder o interesse, visto que ele terá que parar o que está fazendo para perguntar, não receber um retorno instantâneo e possivelmente achar que o esforço não vale a compra.

Um exemplo disso é uma empresa que vende diferentes tipos de decoração de balão. Se ela disponibilizar o preço no catálogo, o cliente verá a imagem do seu produto de interesse e já terá acesso a quanto ele custa, sem perder tempo.

Como consequência disso tudo, há um aumento na possibilidade de compra dos produtos. Não é obrigatório adicionar o preço, mas em questão de benefícios para a empresa, isso é fundamental. 

 

4 – Não se esqueça do site

Se a empresa possui um site, é imprescindível adicionar o link dele no catálogo, pois ele será capaz de direcionar o tráfego dos seus clientes e passar credibilidade sobre os produtos que disponibiliza para seus clientes. 

Por exemplo, uma loja de diferentes tipos de espumante com frutas que disponibiliza a foto dos produtos com suas descrições e o site consegue fazer com que eles tenham fácil acesso a sua página ao clicar nela.

Com isso, o consumidor terá contato com todos os outros produtos que você oferece para compra, possibilitando o interesse por mais mercadorias e serviços disponibilizados. 

 

Diferenciais do aplicativo e impactos positivos

Basicamente, a versão Business possui uma interface totalmente semelhante à existente no aplicativo normal, mas disponibiliza melhorias e opções de recursos específicos para melhorar a qualidade de atendimento por meio desse canal.

Dessa forma, ele permite o envio e recebimento de mensagens em todas as suas formas, sejam elas textos, imagens, PDFs ou vídeos, demonstrando suas mesmas funcionalidades que na versão pessoal. 

Como diferencial, ele disponibiliza a automação de mensagens, o que garante que uma empresa envie determinada mensagem programada com antecedência e com garantia para os clientes selecionados.

Dessa maneira, há a garantia de que a mensagem não seja esquecida ou enviada em um horário que não fosse programado, conseguindo auxiliar no trabalho completo das empresas.

Outra funcionalidade essencial é o fato de que o aplicativo permite a classificação de mensagens, por meio de etiquetas, auxiliando na interação entre um buffet de casamento simples e o usuário.

Além disso, ele permite a criação de um perfil totalmente comercial, informando os dados sobre a empresa e deixando-os disponíveis para todo o público acessar facilmente a qualquer momento, como horário de funcionamento, endereço, website e atividades. 

Com isso, há maior possibilidade de que os consumidores em potencial consigam acessar com facilidade e rapidez toda a identificação da companhia antes mesmo de ter que iniciar a conversa. 

Dessa forma, quando um cliente acessar o catálogo de um buffet completo infantil, por exemplo, ele encontrará todos os dados necessários para a contratação do serviço com facilidade, aumentando as chances de compra. 

Em troca da facilidade, os usuários Business conseguem encontrar o número de clientes que clicaram em cada produto, a quantidade que foi direcionada para a sua página na web e o número de vendas em geral, facilitando a criação de estratégias. 

Isso acontece uma vez que o aplicativo disponibiliza diversas métricas, estatísticas e funcionalidades para facilitar o trabalho da empresa em relação ao comportamento direcionado ao cliente. 

Dentre os benefícios de quem utiliza a versão Business, ainda podemos mencionar:

 

  • Criação de mensagens automáticas;
  • Organização das conversas através de etiquetas;
  • Aproximação do relacionamento com o cliente;
  • Facilidade na exibição de produtos;
  • Contato 24 horas por dia.

 

Essas são as principais funcionalidades e benefícios do WhatsApp Business que garantem um melhor desenvolvimento do negócio em relação aos seus clientes e o contato com o público.

 

Conclusão

O WhatsApp Business surgiu como uma versão comercial da aplicação, essencial para as empresas melhorarem o seu atendimento e estratégias. 

É importante dar destaque para o recurso do catálogo no mensageiro, permitindo que um negócio consiga disponibilizar fácil acesso a seus produtos, sejam eles caixa para transportar bolo ou vestuários, o que é capaz de aumentar os resultados.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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