INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Dicas para desenvolver ações efetivas na Black Friday!

Uma data que ganhou grande destaque no comércio, graças às suas ações de atrair clientes e potencializar as vendas, é a Black Friday

Não à toa, ela se tornou essencial dentro das estratégias de diversas empresas. 

Justamente, por isso, é um dos dias do ano mais aguardado por compradores, mas também pelos próprios lojistas, uma vez que é uma data que traz um aquecimento das vendas, trazendo números interessantes e lucros melhores. 

A Black Friday surgiu nos Estados Unidos, mas já foi adotada por diversos países no mundo todo, dado o seu potencial de aumentar consideravelmente o número de vendas. 

Afinal, qualquer consumidor deseja adquirir itens diversos por valores menores. É importante lembrar que a Black Friday não está restrita a poucos nichos do mercado. 

Muito pelo contrário, ela pode ser usada como uma estratégia para lojas que vendem molduras de quadros, tal como para um consultório odontológico.

Sendo assim, não há como negar o potencial da Black Friday e os resultados que ela proporciona para diferentes empresas do mercado. 

Para aderir ao evento, basta tomar a decisão e desenvolver estratégias de atuação que tragam maior destaque para o negócio.

De fato, como em qualquer outro período, os tipos de ações que serão colocadas em prática podem fazer toda a diferença para que a companhia atinja retornos vantajosos, que estimulem uma atuação engajada e voltada para o sucesso na Black Friday. 

Portanto, saber o que fazer para conquistar resultados efetivos na campanha é essencial. 

Este artigo foi desenvolvido justamente para essa finalidade e, se você quer entender como aplicar ações de qualidade na Black Friday, siga na leitura deste conteúdo e saiba mais. 

 

Por que é preciso se preparar com antecedência?

A Black Friday é a maior campanha de vendas do mundo, que engloba tanto o universo de lojas físicas quanto o das virtuais. 

Assim, ele pode ser visto como uma oportunidade de vendas de copos personalizados para formatura, assim como de roupas infantis.

É verdade que o segmento de atuação pode ser qualquer um que tenha clientes em potencial. 

Entretanto, o mais importante nesse cenário é justamente o de aproveitar o evento, que ocorre uma vez no ano e que é responsável por aumentar os lucros de uma marca.

Nesse sentido, nada mais necessário do que se planejar com antecedência. Há vários motivos para isso, sendo alguns deles:

 

  • A elaboração de campanhas eficazes;
  • A contratação de colaboradores para a demanda extra;
  • A compra de estoque excedente;
  • A organização estratégica para um atendimento de qualidade.

 

Como não poderia deixar de ser, a preparação para a Black Friday implica na elaboração de campanhas de marketing eficazes para o período. Isso inclui ganhar visibilidade dias antes e na própria data do evento.

Isso porque uma loja que vende produtos personalizáveis precisa mostrar ao público o que ela pretende vender na Black Friday, como uma caneca personalizada com foto, para que atraia pessoas interessadas no dia das vendas.

Deixar tudo isso programado evita dores de cabeça e estresses desnecessários. Além disso, é preciso se antecipar e contratar funcionários que possam atender ao volume extra de pedidos presenciais ou virtuais. 

Outro ponto fundamental é estar preparado em termos de estoque. Afinal, se o esperado é vender uma maior quantidade de caneca para colocar foto, é indispensável que o volume de itens disponíveis seja maior do que o comum.

Por fim, quando se espera uma grande quantidade de pedidos, é preciso ter estratégias para atender a toda essa demanda de forma rápida, eficaz e com qualidade. 

Isso precisa ser assim na loja virtual e na física, para que a empresa não perca clientes.

Todas essas considerações mostram que é essencial se preparar com antecedência, para que tudo ocorra da melhor maneira possível, sem transtornos e sem surpresas que podem comprometer o sucesso da Black Friday para o estabelecimento.

 

Como conquistar melhores retornos na Black Friday

Depois de entender os motivos pelos quais é importante se programar para a Black Friday, o próximo passo é o de saber como desenvolver ações que tragam retornos para a empresa. Afinal, todo esse trabalho possui o propósito de aumentar as vendas.

Sendo assim, um estabelecimento especializado em totem fachada, ou outro de nicho diferente, deve investir em ações práticas que ajudem nessa campanha.

 

1. Ofereça descontos reais

Justamente porque a Black Friday é um evento voltado para o aumento das vendas, dada a vantagem do preço do produto naquela data em comparação a outros dias do ano, é fundamental que os descontos oferecidos sejam reais.

Muitos lojistas costumam aumentar o preço dos itens uma ou duas semanas antes do evento, para que o consumidor tenha a sensação de estar economizando ou sugerir que o valor era mais alto, quando não era.

Isso pode prejudicar a imagem da marca e fazer com que ela perca o cliente para a concorrência. 

Portanto, ao anunciar um balão personalizado, ofereça um desconto interessante e real, conquistando a confiança e a compra do cliente.

 

2. Ações especiais para os clientes fiéis

Outra ação indicada é a de oferecer ações especiais para os atuais clientes da marca, de modo a fazer com que eles se sintam valorizados. 

Um exemplo pode ser o de enviar um e-mail no dia anterior ao evento, dando uma oportunidade exclusiva para o lead.

Dessa forma, ele pode adquirir o produto que deseja por um preço diferenciado e de forma especial, o que vai criar um vínculo ainda maior de confiança e de preferência para os clientes que já compraram na loja.

 

3. Invista no visual

A Black Friday costuma ser representada pela cor preta, de forma que muitas empresas modificam a sua identidade visual no período do evento para sinalizar ao público que ali há descontos imperdíveis.

Portanto, ao criar um anúncio para promover cordão para crachá personalizado, não deixe de optar pelo visual voltado para a Black Friday, garantindo que os compradores saibam que a sua empresa aderiu ao evento.

 

4. Insira um diferencial

É verdade que muitas companhias participam da Black Friday, de modo que se destacar os concorrentes é fundamental para ter melhores resultados. Uma forma eficiente de fazer isso é inserindo um diferencial atrativo.

Um exemplo disso é garantir uma entrega de encomendas rápidas, o que não costuma ocorrer em dias de Black Friday. 

Afinal, quanto mais encomendas a empresa recebe, mais sobrecarregada fica a sua logística.

Sendo assim, nada mais apropriado do que criar um diferencial que atraia compradores, podendo ser essa a chave do sucesso da campanha Black Friday na sua companhia.

 

5. Utilize estratégias nos seus meios de comunicação

Atualmente, há vários meios de comunicação entre uma empresa e seus clientes, de modo que utilizar esses canais para falar com o público pode ser um fator de destaque para a sua marca na Black Friday.

Dessa maneira, nada mais importante do que falar com o público por meio das redes sociais, do blog ou site da empresa, criando uma expectativa alta para a Black Friday do estabelecimento.

Estratégias complementares, como a postagem de conteúdos gratuitos e orgânicos e a realização de anúncios patrocinados podem render um lucro considerável, levando em conta que grande parte das pessoas hoje passa o dia nas mídias sociais.

Todas essas ações são indicadas para empresas de qualquer segmento, pois elas podem trazer resultados valiosos para a companhia, tanto na própria data da Black Friday, como posteriormente, em futuras compras do cliente com a companhia.

 

Impactos da Black Friday para as empresas

Como não poderia deixar de ser, a Black Friday traz impactos para qualquer empresa, que vão muito além do aumento de vendas do estabelecimento. Isso porque esse tipo de ação ajuda o cliente a conhecer mais sobre a marca.

Ao ter um bom atendimento mesmo em um dia tão concorrido como a Black Friday, certamente o comprador sairá com a convicção de que a empresa preza pelo seu público. 

Além disso, ao criar anúncios, a companhia é vista por um maior número de pessoas.

Em paralelo, o estabelecimento conquista experiência no atendimento ao público em períodos de grande procura, o que faz com que ela tenha novos aprendizados e perceba quais são seus pontos positivos e negativos.

Tudo isso é um investimento estratégico e financeiro, que permitirá que os colaboradores de uma marca aperfeiçoem o seu trabalho e tenham cada vez mais um melhor desempenho, perante o público e o mercado como um todo.

 

Considerações finais

Em resumo, há várias formas de fazer com que uma empresa venda mais, sendo essencial aproveitar as oportunidades que surgem no mercado como um todo. Ter uma data especial para atrair o público e aumentar os lucros é um exemplo disso. 

A Black Friday é um evento que ocorre sempre em novembro, o que faz com que qualquer  empresa tenha tempo de se preparar. 

Por isso, não deixe de seguir as dicas presentes neste conteúdo e construa um evento de sucesso para o seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.