INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Dropshipping: saiba o que é e como funciona

Que a internet trouxe uma série de possibilidades de atuação para as empresas, disso ninguém duvida. Entre elas é importante mencionar o Dropshipping, que se mostra uma alternativa bastante interessante para o crescimento de um negócio. 

O número de empresários que aposta em uma atuação online vem crescendo constantemente. Isso porque além de ser um formato mais fácil de administrar, ele exige menores investimentos para a operação e manutenção da empresa. 

Assim, é cada vez mais comum encontrar lojas online de diferentes segmentos, como os e-commerces de venda de calçados ou de carpete em rolo. Tudo isso ocorre graças ao auxílio da tecnologia e da simplicidade dos processos de compra virtuais. 

Mas é muito comum que algumas pessoas que pensem em abrir um negócio digital tenham dúvidas e receios sobre o investimento, imaginando que seja preciso juntar um montante alto de dinheiro, principalmente para abrir uma plataforma e comprar o seu estoque. 

De fato, essa é uma necessidade para que qualquer loja física possa funcionar, mas ela não é a única alternativa para quem deseja construir um e-commerce.

O modelo de negócio Dropshipping veio justamente para isso: possibilitar a abertura de uma loja virtual para quem quer vender na internet, mas possui limitações financeiras para comprar grandes quantidades de produtos. 

Sendo assim, quem antes tinha uma desculpa para não empreender no mundo virtual pode hoje aproveitar essa facilidade para começar o quanto antes. 

Grandes plataformas do mercado já atuam nesse formato. Afinal, além de beneficiar os seus negócios, há vantagens também para os pequenos empresários que desejam crescer e que podem desfrutar do tráfego desses sites para conseguir resultados mais rápidos. 

Se você já ouviu falar em Dropshipping ou se ainda não conhece mas se interessou por essa alternativa, este artigo pode ajudar a esclarecer melhor o tema, dando o suporte necessário para quem quer investir nesse tipo de negócio. 

Por isso, siga na leitura deste conteúdo e entenda como utilizar o Dropshipping para abrir e manter um e-commerce lucrativo com maior facilidade. 

O que é Dropshipping?

A internet comporta uma série de possibilidades para quem deseja trabalhar com aluguel de empilhadeira ou com a venda de artigos esportivos, de modo que abrir um site para atuar nesse espaço se torna cada dia mais simples. 

O Dropshipping é um exemplo claro disso: hoje, você não precisa ter um estoque de produtos no seu estabelecimento físico para poder receber pedidos e ter um faturamento interessante. 

O formato vem ganhando cada vez mais adeptos, inclusive grandes magazines do Brasil e do mundo aproveitam da facilidade do Dropshipping para vender mais, atuar em diferentes regiões e conquistar os seus potenciais clientes. 

Para dar início ao novo negócio, é necessário buscar por fornecedores, chamados de parceiros Dropshipping, que ficam responsáveis pelo despacho e entrega das encomendas. 

Assim, após receber o pedido de uma escada andaime, por exemplo, o e-commerce envia a solicitação para o seu parceiro, que vai preparar o pacote e fazer o envio para o cliente. 

Essa alternativa de trabalho tornou possível a abertura de várias lojas virtuais, permitindo que o mercado fosse aquecido e que muitas pessoas descobrissem uma nova forma de ganhar dinheiro sem que fosse necessário investir altas quantias com espaço e estoque. 

As vantagens do Dropshipping

Depois de entender o que é o Dropshipping, é interessante conhecer algumas das principais vantagens de atuar nesse formato de negócio, conseguindo assim abrir uma loja online e ter sucesso no mundo virtual. 

1. Menor investimento inicial

Se para abrir um e-commerce de semijoias alianças era necessário ter uma boa quantia financeira para comprar produtos, com o Dropshipping isso não é preciso. 

Afinal, todo artigo vendido na loja é enviado por um fornecedor, que ficar responsável por separar e preparar o pacote e despachá-lo para o cliente. 

Esse benefício ainda pode ser sentido no aluguel de um espaço físico para o armazenamento de itens, de modo que quem abre um e-commerce para trabalhar com Dropshipping pode fazer isso sem precisar de um endereço comercial. 

Outro ponto interessante é a economia com mão de obra. Quem trabalha com van fretamento, por exemplo, depende de uma equipe completa de motoristas para atuar. No formato Dropshipping, isso também não é necessário. 

2. Facilidade para abrir o negócio

A abertura e a administração de um e-commerce por Dropshipping é bastante simplificada, o que agiliza o início de qualquer negócio. 

Sendo assim, é uma alternativa prática e funcional para quem quer trabalhar de modo autônomo rapidamente. 

3. Maior variedade de produtos

Quem deseja abrir uma loja online para vender diferentes tipos de artigos, que podem ser desde um ferro de passar profissional até itens de alimentação, pode apostar no Dropshipping para se beneficiar. 

Para tanto, será necessário encontrar bons fornecedores em segmentos distintos, sempre se preocupando em selecionar aqueles que trabalham com produtos de qualidade e que são bem avaliados no mercado. 

Dessa forma, o e-commerce pode ter uma abrangência muito maior, impactando clientes com diferentes perfis e necessidades. 

4. Crescimento simplificado

Em geral, quanto uma empresa deseja crescer ela precisa considerar uma série de fatores, tais como a locação de novos espaços físicos ou a contratação e treinamento de novos colaboradores.

No Dropshipping isso pode ser dispensável. Afinal, todo o controle pode ser feito por um sistema, e o estoque nunca será um problema para a empresa. 

Nesse sentido, o desenvolvimento do negócio se torna muito mais simples e eficaz, trazendo retornos interessantes para quem deseja atuar nesse formato de trabalho. 

Essas são algumas das vantagens de começar um e-commerce tendo como base o Dropshipping, permitindo que a empresa alcance bons resultados em pouco tempo. 

O que considerar antes de começar com essa prática?

Atuar com Dropshipping facilita bastante o processo de quem quer ter um negócio virtual de modo descomplicado. Mas antes de começar com essa prática, é fundamental considerar alguns aspectos para evitar surpresas posteriores. 

Um dos pontos fundamentais é ter um bom relacionamento com os seus parceiros. Isso porque a satisfação e a boa avaliação dos seus clientes dependem de uma entrega eficiente e de produtos de qualidade.

Por isso, saber selecionar de maneira criteriosa os fornecedores do seu negócio, verificando se eles possuem uma boa estrutura de entrega expressa transportadora é essencial para o crescimento da sua empresa. 

Além disso, é necessário que o seu catálogo de produtos esteja sempre atualizado com o dos fornecedores, evitando o risco de fazer a venda de itens que não estão disponíveis no parceiro. 

Esse cuidado evita frustração e devolução de valores, sendo que esses elementos podem trazer feedbacks negativos dos seus compradores. 

Também vale mencionar que é indispensável ouvir os seus clientes, entendendo o que eles querem encontrar na sua loja virtual. 

Sendo assim, criar um canal de relacionamento com os consumidores é essencial para colher sugestões e para ampliar o seu negócio, de modo que seja possível obter um crescimento interessante e a fidelização do público. 

Por fim, uma dica estratégica para ajudar na visibilidade do seu e-commerce é investir em marketing digital, criando campanhas de publicidade eficazes e que tragam cada vez mais clientes para o seu negócio. 

Ao tomar esses cuidados, o Dropshipping sem dúvida será um sucesso na sua jornada, garantindo que o seu site se torne uma referência na internet. 

Os resultados esperados com o Dropshipping

Quem decide atuar com vendas virtuais, seja para comercializar etiqueta adesiva grande ou produtos de limpeza, deseja que o seu e-commerce possa crescer e atingir bons resultados. 

Dessa maneira, entender como funciona o Dropshipping e saber utilizá-lo a favor do crescimento do seu site é a melhor forma de conquistar o retorno que se espera. 

Depois de conhecer bem o mercado, pesquisar fornecedores bem avaliados e investir em um atendimento ao cliente de excelência, certamente a loja virtual poderá crescer sem dificuldades ou limitações. 

Nesse processo, saber como cuidar da usabilidade e navegabilidade da sua página é a melhor maneira de fazer com que os visitantes do seu site queiram fazer compras e que recomendem a plataforma para os seus amigos. 

Ao mesmo tempo, ter uma central de relacionamento ágil e empenhada em resolver dúvidas e oferecer soluções para o público é parte importante de qualquer loja virtual.

Por fim, construir uma ponte de comunicação eficiente com os parceiros Dropshipping é o segredo para montar uma base sólida nesse formato de trabalho, de maneira que se possa conquistar bons desempenhos na sua empresa. 

Sendo assim, se você já estava considerando o Dropshipping como uma possibilidade interessante de montar o seu próprio negócio, certamente esse conteúdo ajudou no esclarecimento de algumas dúvidas. 

Então, não deixe de investir nos pontos abordados acima e tenha a tranquilidade de atingir bons resultados no seu negócio virtual.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.