INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Educação corporativa: Veja 3 motivos para investir! 

Todo empreendedor, quando começa, quer ser dono de um negócio que seja capaz de crescer, mas nem sempre isso é fácil. Pois saiba que a educação corporativa é um excelente caminho para assumir um compromisso desses.

Na verdade, não é que nem sempre seja um compromisso fácil, ele nunca é, afinal, um negócio sempre vai exigir demasiadamente de seu dono. Pode até ser que haja temporadas menos desafiadoras, mas isso não muda o peso do conjunto.

Ou seja, você pode ter fases sazonais em que se torna mais fácil realizar vendas e ampliar sua carteira de clientes. Mas isso não quer dizer que vai ser sempre assim, pois as sazonalidades passam e o que fica são os desafios de mercado.

Lembrando que hoje a competitividade é tão grande, que quem não cresce já está pedindo para cair. Se a empresa lida com limpeza de carpete a seco, basta pesquisar essa palavra-chave em um motor de busca na internet para entender melhor.

Em poucos segundos, vão aparecer centenas ou mesmo milhares de soluções. Isto é, de empresas e estabelecimentos que prestam esse mesmo serviço, alguns deles com atualização GPS para ajudar o cliente a ir até lá de carro, com o celular ligado.

Daí a competitividade de que falamos, que tem tornado o mercado cada vez mais concorrido. Sem falar que não são apenas as outras empresas que tornam tudo tão difícil, mas a própria clientela se torna cada dia mais exigente.

Assim, temos a concorrência de um lado, os clientes do outro e, no meio disso tudo, a necessidade de fazer uma boa gestão em termos de pessoas, processo e produto (seja literalmente um produto que você vende, ou então um serviço prestado).

Basicamente, o empresário que perde a capacidade de lidar com qualquer um desses pilares, acaba ficando para trás e sendo engolido pelo mercado. Hoje, é preciso ter uma visão que se chama holística, que é a mais abrangente possível.

Então, ao atuar no segmento de bateria de moto 7 amperes, vai ser preciso compreender a fundo esse nicho, aprendendo sempre e buscando crescer cada vez mais, sem nunca deixar de evoluir um pouco por dia.

É precisamente aí que entra o papel da educação corporativa. Até porque, já existem mil e um cursos na vida, pois ninguém pode aprender algo tão abrangente sozinho, assim como é preciso estudar para se tornar profissional em qualquer área.

Do médico ao frentista de posto, todos precisam de algum tipo de orientação, seja ela um estudo durante anos a fio, seja uma especialização de algumas horas ou dias. Também assim, o empreendedor precisa entender o papel da educação em sua vida.

O problema é que existem alguns mitos nessa área, que fazem alguns empresários acharem que existe um feeling ou sexto sentido que guia o empreendedor. Pode até ser que haja mesmo um carisma nesse sentido, mas contar só com isso é temerário.

Como vimos, o mercado cresce a passos largos e a evolução não vai parar para esperar ninguém. Quando falamos de processos e pessoas, por exemplo, logo notamos a importância de saber lidar não apenas com produtos ou com dinheiro.

No fundo, o grande diferencial de uma marca de fibra óptica 250 não vai ser apenas seu know-how tecnológico, ou a expertise comercial. Mas também a sua capacidade de realmente saber fazer gestão de pessoas e de talentos.

Sem pessoas engajadas e líderes dispostos a acreditar na missão da empresa, vestindo a camisa e sonhando junto com os sócios fundadores, a prosperidade não virá. O grande empresário é aquele que descobre isso em tempo de absorver o aprendizado.

Deste modo, a educação corporativa se torna uma maneira de desenvolver melhor a missão, a visão e os valores do seu negócio. Não com frases soltas que alguém copia e cola no website institucional da empresa, mas como algo real.

Ou seja, como uma cultura organizacional e uma verdadeira filosofia de trabalho. Só isso pode fazer as pessoas se engajarem realmente e preferirem trabalhar na sua empresa e não nas demais firmas do mesmo segmento de atuação.

Com o tempo, é essa convicção interna que vai fazer com que os funcionários atinjam um serviço de excelência, que por sua vez impactará na qualidade da solução prestada. O nome disso, aliás, é endomarketing, como parte da educação corporativa.

Desta forma, se a empresa lida com audiologia ocupacional, ela deixa de ser apenas mais uma opção nesse oceano de empresas novas que surgem todos os dias, para se tornar uma líder de mercado que sabe do seu papel no mundo.

Sendo este o seu grande objetivo enquanto empreendedor, gestor de equipes ou apenas como leitor atencioso e interessado no assunto, como algo que pode mudar totalmente sua visão sobre educação corporativa, então basta seguir esta leitura.

 

O que é essa educação?

Até aqui já ficou claro do que se trata, mas antes de sair listando quais são os motivos para investir na educação corporativa e quais suas vantagens e benefícios principais, é preciso dar algumas definições um pouco técnicas e conceituais.

Inclusive, um dos grandes problemas é justamente cair na dispersão ou no ativismo de buscar apenas resultados práticos e de curto prazo, sem conceituar o tema. O resultado de hoje é fundamental, pois as contas chegam e precisamos pagá-las.

Mas a verdadeira educação corporativa consiste em sair um pouco das demandas micro e ampliar sua ótica, desenvolvendo uma visão macro, de médio e longo prazo. Assim é que você começa a entender melhor o que é ter uma marca e desenvolvê-la.

Com o crescimento recente dos modelos de negócio, que hoje abrangem também startups e afins, é possível um negócio de acupuntura auricular escalar incrivelmente, replicando-se em várias vezes dentro de um arco pequeno de tempo.

Nesses casos, torna-se ainda mais importante compreender a educação corporativa, para você não acabar criando uma situação insustentável que depois poderá se desmantelar com o tempo, por ter crescido sem segurança e seriedade.

Os pontos de que você mais precisa, portanto, são os seguintes:

  • Aumento de eficiência;
  • Produtividade coletiva e individual;
  • Vantagens competitivas reais;
  • Atração e retenção de cada talento;
  • Processos bem mais eficientes;
  • Imagem e reputação fortes;
  • Motivação e engajamento reais;
  • Inovação e criatividade constantes.

Entre outros valores que, de um modo ou de outro modo, convergem para esses. Adiante vamos detalhar cada um desses pontos, pois eles também são os motivos pelos quais vale tanto a pena investir em educação corporativa.

Além de serem as vantagens e benefícios que essa cultura organizacional é capaz de trazer. De qualquer maneira, o que precisa ficar claro agora é que essa educação é algo intrínseco ao próprio ato de empreender.

Aprender deste modo e nesse nível de assimilação deve ser a segunda natureza do empresário, pois só isso pode garantir um crescimento sério, sólido e sustentável.

 

1. Crescer com escala

Dos vários motivos que já vimos até aqui, esse é talvez o maior deles. Afinal, uma empresa não é uma instituição filantrópica, ela é criada para dar lucro e gerar receita aos seus donos.

Desta forma, ou ela é sustentável e tem o poder de crescer com escala, ou ela já não tem tanta razão para existir. Sendo que hoje muitos ainda acham que sustentabilidade tem a ver com valores ecológicos, mas não é apenas isso.

Uma empresa de adesivação para carros que atinge o patamar de sustentabilidade também é aquela que consegue manter-se no azul, sem cair no vermelho.

Com isso, ela sabe onde aportar seus recursos para crescer cada vez mais, gerando uma riqueza progressivamente maior. Assim é que a receita e a lucratividade aumentam, gerando um círculo virtuoso de expansão e conquista.

 

2. Ser uma top of mind

Outro valor que engloba boa parte do que falamos é o de ser uma top of mind, que em inglês quer dizer “topo da mente”, como algo que aponta para uma marca líder de mercado.

Ser uma top of mind é perguntar-se em que marca de cabeamento de rede os clientes pensam quando precisam de uma solução nessa área. Se for a sua, ótimo.

Ao estudar educação corporativa a sério, vai descobrir qual é o caminho das pedras para realmente chegar lá, em vez de perder vários anos de aprendizado na base de tentativa e erro. Até porque o erro pode custar caro e falir uma empresa.

 

3. Futuro e endomarketing

Por fim, também citamos o endomarketing, então é preciso explicá-lo melhor. Ele consiste em fazer com que seus funcionários simplesmente acordem com vontade de trabalhar pela sua missão, sua visão e seus valores.

Só de falar isso, já vemos que é algo bem desafiador. Afinal, como fazer com que o motorista de uma van para aluguel esteja sempre engajado, assim como a pessoa de recepção, a da limpeza e, claro, os líderes e gestores?

De fato, só depois de solidificar os valores que a educação corporativa ensina é que algo assim se torna realmente possível, pois antes os problemas tendem a apenas se multiplicar e acabar engolindo o dono da empresa com problemas e picuinhas.

 

Considerações finais

Explicamos em detalhes o que exatamente é a educação corporativa, pois se trata de um conhecimento que muitos ainda ignoram.

Depois, vimos os motivos reais para investir nela, bem como a importância e as três principais vantagens que vão ser conquistadas pelo seu negócio.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.