INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Empresa verde: o que é e como se tornar uma?

A empresa verde é aquela que adota uma postura sustentável em seus processos internos e externos, ela tenta encontrar tecnologias que permitam a produção sem agredir o ambiente.

A empresa verde é conhecida como ecológica e tenta por meio do veículo jornalístico promover debates, estimular a conscientização das pessoas e fazer a circulação de ideias para a propagação do conceito verde.

 

Quais as vantagens da empresa verde?

Destacamos para o leitor do artigo algumas vantagens da opção em ser uma empresa ecológica: 

  • Melhorar significativamente o valor de marca;
  • Desenvolver a motivação nos colaboradores;
  • Adotar processos eficientes graças à sustentabilidade;
  • Expandir as oportunidades de negócios;
  • Aumentar a competitividade no mercado;
  • Economizar recursos financeiros;
  • Reduzir o consumo de energia;
  • Conservar a natureza (flora e fauna). 

Para tornar possível a sustentabilidade, as empresas verdes criam estratégias por meio de uma série de novos processos, programas e soluções de caráter ambiental de uma forma permanente.

Os funcionários de uma empresa de limpeza e serviços gerais podem, por exemplo, receber motivação por parte da chefia, para conscientização de quais produtos de limpeza usar no serviço para que não ocorra desperdício de recursos financeiros.

As ações tomadas por parte da empresa ecológica devem ser cotidianas, mensurando de forma equivalente qual será o número de árvores preservadas ou o volume de CO2 que poderá ser lançado na atmosfera por meio da recarga extintor Co2, por exemplo.

Para os empreendedores que pensam a respeito dessa abordagem sustentável e aplicar as ações necessárias, ela está relacionada a alguns fatores, tais como:

  • Processos e sistemas internos mais eficientes;
  • Apoio de atividades e projetos com causas ecológicas;
  • Obtenção de certificações específicas, como a ISO 14001;
  • Escolha da cadeia de fornecedores cumprindo a legislação ambiental;
  • Contratação de profissionais com condutas dedicadas às questões ambientais;
  • Comprometimento com pesquisas;
  • Desenvolvimento de produtos ecologicamente sustentáveis.

A gestão ambiental é uma área que, assim como a empresa verde, tem o mesmo objetivo, que é o de proteger o meio ambiente e promover a sustentabilidade.

 

Como se tornar uma empresa verde?

Pequenas ações diárias fazem uma grande diferença para que uma empresa seja sustentável. Listamos os passos adotados para se tornar uma empresa verde:

  • Processos;
  • Recursos;
  • Pessoas;
  • Formar líderes.

O verdadeiro objetivo nessa responsabilidade verde é preservar a natureza acima dos objetivos financeiros e de marketing. 

 

Processos 

Os processos precisam ser sustentáveis direcionados ao consumo inteligente de insumos e recursos. A imprevisibilidade de demanda pode dificultar a produção enxuta e a geração de menos estoques de gaveteiro arquivo aço, por exemplo.

Reduzir a taxa de desperdício também é um dos objetivos da implantação dos processos sustentáveis.

Uma das formas de redução é realizar a manutenção preditiva de máquinas e equipamentos que além de reduzir o índice de ociosidade, aumenta a eficiência no consumo de insumos, e reduz, também, a emissão de carbono na atmosfera.

 Para isso, ações na área administrativa são uma grande ajuda, como a utilização de papel reciclado para as impressões de folhetos de propaganda de crachá de PVC para sublimação.

Os processos, ainda, podem ser implantados na coleta seletiva de resíduos, utilizando produtos resultantes da reciclagem. 

O importante, nas indústrias, é desenvolver itens que não gerem resíduos poluentes e não prejudiquem o ambiente.

 

Recursos

São diversos os recursos para a colaboração da sustentabilidade e, a empresa que pretende carregar essa bandeira verde pode reduzir o consumo de energia elétrica implantando lâmpadas de LED na empresa desentupidora de esgoto, por exemplo.

Esse tipo de lâmpada economiza cerca de 80% mais que as outras, além de ter vida útil de até 25.000 horas, permitindo que a troca seja realizada em um tempo mais longo.

Outro recurso é privilegiar projetos de plantas industriais que se utilizam de iluminação natural. Uma boa ideia é substituir telhados convencionais por telhados de barro com telhas translúcidas.

Implementar o uso consciente de água dentro da empresa é um recurso fundamental que pode ser adotado facilmente por meio da conscientização dos funcionários a fim de que eles reutilizem a água da chuva, por exemplo.

É importante, também, desligar máquinas de ar condicionado, computadores e outros equipamentos que possam ser utilizados em uma empresa de balança ferroviária quando eles não estiverem em uso.

 

Pessoas

O engajamento dos colaboradores é essencial para todo o processo, porém, a sustentabilidade de empresas verdes está muito mais ligada a qualidade no ambiente laboral como melhores condições de trabalho.

Um ambiente adequado representa aumento da produtividade, maior atração e retenção dos profissionais e, por conseguinte, menores custos na gestão de pessoas para trabalharem em projetos de cozinha planejada.

A preocupação com ações funcionais devem ser amparadas pelas Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho, bem como a saúde física e psicológica dos colaboradores.

Uma empresa verde pode criar incentivos através de vídeos conferências, estimulando uma política de carona entre os funcionários, reduzindo, assim, o número de carros no trânsito.

Ao ser uma empresa verde o negócio pode sofrer impactos muito interessantes, de uma forma geral. 

A tomada das ações elencadas acima refletem positivamente na marca e na imagem da instituição no mercado. 

Ao se mostrar sustentável, contribuindo com a preservação do planeta, ela constrói valores sólidos, repercutindo positivamente nos resultados e na construção da própria imagem.

A vantagem competitiva ao ser “verde” faz com que outras pessoas que compactuam com a mesma ideia se aproximem favorecendo mais opções de novos negócios, na compra de produtos ou serviços.  

Outro fator importante que é somado ao fato de ser uma empresa verde é que ao reduzir os custos com os recursos aplicados, pode levar a companhia a pagar menos em diversas áreas recebendo incentivos fiscais do próprio governo.

Esses incentivos são muito vantajosos para quem pratica a sustentabilidade no dia a dia, além de conquistar novos investidores. Alguns investidores só colocam seu dinheiro em empresas que têm preocupação ambiental.

Esse é um fator que aparece entre os três itens que eles consideram positivo, antes de realizarem um investimento, juntamente com fator social e governança. 

Consequentemente quem possui uma empresa verde tem mais chances de fechar parcerias, novos negócios, crescer e fazer sucesso dentro do mercado.

A decisão de uma companhia em se tornar verde pode impactar diretamente no engajamento dos colaboradores como dito anteriormente porque ela demonstra que a atuação não é apenas de cunho econômico, mas possui um propósito bem maior.

A adoção das práticas sustentáveis gera no colaborador um orgulho em trabalhar na empresa e, consequentemente, o engajamento e a qualidade do trabalho.

É aquela questão primordial de demonstrar credibilidade não só para o público externo, mas também o interno e isso uma empresa verde consegue fazer com sucesso.   

 

Forme líderes verdes 

Muito do incentivo das equipes depende de uma liderança eficaz. Independentemente da estratégia utilizada, a empresa precisa possuir um líder capaz de difundir propostas e ideias que estejam de acordo com o objetivo da instituição.

Na construção de uma empresa verde, o ponto de contato inicial precisam ser os líderes, que, estando convencidos das vantagens das estratégias voltadas para a preservação da natureza, levarão a mensagem a todos os comandados. 

É dever da empresa formar e treinar esses líderes para que eles consigam ter informações necessárias e concretas sobre a sustentabilidade para depois poderem repassá-las aos outros colaboradores.

 

Como incorporar o marketing verde na empresa? 

Toda empresa verde conta com recursos da área de marketing para que essa ideia possa ser colocada em prática:  

  • Pense em novas fontes de energia;
  • Otimize a economia de água;
  • Aposte em embalagens ecológicas;
  • Invista em produtos veganos;
  • Descarte os resíduos adequadamente.

Produtos veganos são aqueles cujas fórmulas estão isentas de qualquer componente de origem animal, assim como não são testados em animais.

Portanto, ao se tornar uma empresa verde, nada de utilizar copos descartáveis, para que eles não sejam eliminados na natureza. Eles demoram muito a se dissolverem e o acúmulo traz poluição ao meio ambiente.

Tente utilizar equipamentos mais econômicos, pois muitos deles possuem selo não só de economia de energia, mas também contendo a informação que não agridem e não poluem a natureza.

Incentive os colaboradores a usarem transportes alternativos, como ônibus ou metrô. Dessa forma a emissão de poluentes diminui, assim como a própria emissão de CO2, que causa impactos negativos gigantescos na qualidade do ar.

Invista em treinamentos e palestras sobre sustentabilidade, mostre aos colaboradores o quanto é importante, também, respeitar as leis ambientais.

 

Considerações finais

Sendo assim, as iniciativas sustentavelmente verdes possuem impacto direto na produtividade e desempenho da empresa, e o lucro aumenta.

Ela serve de exemplo para funcionários, parceiros, clientes e novos investidores, como fator social, pois muitas das atitudes e pensamentos podem ser mudados na sociedade.

As empresas sustentáveis constroem um futuro melhor preservando o planeta e promovendo maior qualidade de vida para a humanidade.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.