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Endomarketing para e-commerce em tempos de pandemia

Administrar um e-commerce não é diferente de coordenar um estabelecimento físico. 

Até porque muitas lojas virtuais dependem de um espaço para armazenar o seu estoque e contam com um time de profissionais atuando na empresa. 

Assim, as principais necessidades presentes em um comércio também são vistas no e-commerce, em especial no que diz respeito à organização interna, tanto na parte teórica quanto na prática. 

Ou seja, do mesmo modo que você precisará ter conhecimentos administrativos para coordenar a sua loja virtual, também será indispensável saber como lidar com os seus funcionários, mantendo-os engajados, principalmente com a pandemia. 

Afinal, com o distanciamento social e a necessidade de readaptar modelos de trabalho, foi necessário lidar com questões de endomarketing, e do relacionamento direto de uma distribuidora de urna de acrílico com os seus colaboradores à distância. 

Nesse contexto, conhecer melhor o que é o endomarketing e como ele deve ser aplicado no seu e-commerce pode ser uma das formas mais eficazes de garantir que o trabalho continue evoluindo e que os funcionários se mantenham engajados. 

Há várias formas de introduzi-lo no dia a dia da empresa, conseguindo com ele uma maior produtividade e a construção de uma rotina mais agradável e colaborativa dentro do seu negócio. 

Por isso, se você quer saber o que é o endomarketing e como ele pode ser utilizado para trazer melhores resultados para o seu e-commerce, siga na leitura deste conteúdo para entender o assunto de modo mais amplo. 

O que é o endomarketing?

Qualquer empresa, seja ela uma livraria virtual ou um estabelecimento de locação de empilhadeiras, possui colaboradores e reconhece a importância deles para o funcionamento do local.

Não à toa, é sempre indicado que o proprietário do negócio e os seus gestores estejam devidamente capacitados para lidar diariamente com os funcionários do local. 

Nesse cenário surge o endomarketing, que é definido como uma estratégia de marketing interno, direcionado para ações internas de uma empresa. 

Assim, ele funciona para melhorar a imagem do e-commerce diante dos seus colaboradores, trazendo-os para perto da empresa e dos seus processos, aumentando a participação deles ao mesmo tempo em que se passa maior bem-estar para o time.

Ele pode ser utilizado para diversas finalidades, tais como:

  • Engajamento de colaboradores;
  • Diminuição de turnover;
  • Aumento de produtividade;
  • Melhora do clima organizacional, 
  • Otimização da comunicação interna 
  • Conhecimento da cultura organizacional;
  • Entre outros.

1. Engajamento de colaboradores

O endomarketing utiliza uma série de estratégias que torna possível o engajamento dos colaboradores, já que ela se torna mais receptiva às sugestões apresentadas pela equipe.

Isso tem um efeito positivo na motivação deles, uma vez que as pessoas se sentem parte integrante da empresa.

2. Diminuição do turnover

Uma das vantagens mais expressivas do endomarketing é justamente a redução do turnover, ou seja, a saída de profissionais que estão desmotivados ou não se sentem reconhecidos pelo e-commerce. 

Com uma linha de trabalho que valoriza o colaborador, é possível perceber a diminuição na rotatividade de trabalhadores, o que ajuda a empresa a seguir as suas atividades de modo mais fluido. 

3. Aumento de produtividade

Um estabelecimento que atua com a emissão de documentos para transferência de veículo precisa ser bastante produtivo para atender ao volume de demandas no local, e com uma loja virtual isso não é diferente. 

Nesse sentido, a maneira como a empresa lida com os seus funcionários vai impactar diretamente na produtividade deles, possibilitando trabalhos mais assertivos e completos. 

O endomarketing atua também nessa frente, já que acolhe as melhorias e as sugestões para aprimoramento de processos, que podem mudar a forma como as atividades são concluídas, se tornando mais eficientes. 

4. Melhora do clima organizacional

Ter um ambiente harmonioso para trabalhar é fundamental para todos, de modo que investir em endomarketing faz muito mais sentido ao se pensar nesse cenário.

Um e-commerce que acolhe bem os seus funcionários, e faz com que eles participem de modo mais ativo, consegue melhorar o clima organizacional facilmente.

5. Otimização da comunicação interna

Uma das prioridades do endomarketing é a construção de uma comunicação interna otimizada, ou seja, que promove a integração das pessoas e faz com que elas tenham maior espaço para participar de discussões importantes sobre a empresa. 

Por isso, investir em endomarketing é sinônimo de interação, e pode ser essencial para construir maior confiança no dia a dia do seu e-commerce.

6. Conhecimento da cultura organizacional

Em geral, as empresas investem cada vez mais em desenvolver a sua cultura organizacional, como um modo de garantir melhores condições de trabalho para os seus colaboradores.

Assim como uma loja que venda tela para mosquito pode ter como cultura o investimento na formação dos seus profissionais, um e-commerce pode se empenhar em participar mais de perto da rotina dos profissionais e oferecer todo o suporte necessário para eles.

Ao utilizar o endomarketing dentro do seu negócio, a cultura organizacional pode ser melhor divulgada entre os funcionários, fazendo com que eles conheçam a empresa de modo aprofundado e admirem cada vez mais pelo que ela se propõe a fazer pela sua equipe. 

Depois de conhecer algumas das principais vantagens que o endomarketing pode trazer para um e-commerce especializado em bateria de caminhão, ou para lojas virtuais de qualquer outro segmento, é indispensável saber como aplicá-lo no seu negócio.

Estratégias de endomarketing para o seu e-commerce

Em tempos de pandemia, torna-se ainda mais necessário aplicar estratégias de endomarketing para que os seus funcionários permanecem engajados e produtivos, em especial se eles estão trabalhando a distância. 

Afinal, com a diminuição da atividade presencial, reforçar os laços do e-commerce com a sua equipe pode ser uma maneira de se manter disponível e de oferecer o suporte adequado para que o trabalho seja cumprido no prazo e com excelência. 

1. Conversar com cada colaborador

Tornar-se disponível para conversar individualmente com os seus funcionários pode ser importante para oferecer ajuda e para passar maior tranquilidade nesse período, possibilitando assim um profissional mais confiante no exercício de suas funções. 

Reuniões coletivas também devem ser estimuladas, tanto para passar novas diretrizes de atuação, quanto para ouvir sugestões que podem agregar maior valor para o seu negócio. 

Com isso, o clima de harmonia certamente permanecerá entre a sua equipe, garantindo que eles consigam realizar o trabalho de modo eficiente. 

2. Disponibilizar cursos para capacitação

Se a sua empresa atua com emissão de laudo veicular e o segmento precisa estar sempre atualizado em relação às regras e novidades, é indispensável oferecer uma capacitação adequada para os seus colaboradores.

Do mesmo modo, um e-commerce que queira se manter à frente dos concorrentes, e implementar o que há de mais moderno no mercado, deverá oferecer cursos que ajudem o funcionário a aprimorar a sua mão de obra. 

Por isso, uma das principais estratégias de endomarketing diz respeito a proporcionar melhores condições de trabalho e de formação técnica para a equipe, possibilitando que eles tenham o conhecimento necessário para atuar de modo completo. 

3. Oferecer bonificações

Uma das melhores maneiras de uma empresa reconhecer o trabalho dos seus colaboradores é oferecer salários compatíveis com o mercado, e pode valorizá-los ainda mais ao oferecer bonificações por desempenho e produtividade. 

Uma loja virtual que venda peças para automóveis e perceba que houve um aumento nas vendas de ponteira de escapamento graças ao empenho de um determinado profissional, poderá conceder ao trabalhador um pagamento extra pelos resultados. 

Outra estratégia é estimular os seus colaboradores com comissões, oferecendo boas remunerações para que eles recebam mais sempre que houver um trabalho bem realizado e que traga melhores números para a empresa. 

O endomarketing pode ser bastante eficaz nesses casos, pois não apenas mostra a preocupação do estabelecimento em repassar parte dos lucros também para a sua equipe, como mostra que cada profissional ali é especial para o negócio.

4. Fazer pesquisas de satisfação

Assim como uma fabricante de filtro de carvão ativado pode enviar uma pesquisa para os seus clientes avaliarem a qualidade dos produtos, um e-commerce pode distribuir um formulário com perguntas para saber qual é a visão dos funcionários sobre a empresa.

Essa é uma forma de estimular a participação de todos na construção de um clima mais harmônico e colaborativo. 

Ao conhecer os pontos positivos e negativos do negócio pela visão da sua equipe, é possível aprimorar cada vez mais a organização da empresa, e fazer com que ela dê o suporte esperado para todos.

Considerações finais

O endomarketing é uma estratégia de marketing fundamental para qualquer empresa hoje em dia, permitindo que a empresa consiga ser vista de maneira positiva pelos seus colaboradores, podendo crescer e se desenvolver junto com eles. 

De fato, profissionais que se sentem valorizados pelo local onde trabalham são muito mais produtivos e engajados, não apenas dentro da empresa como fora dela. 

Por isso, se você ainda não investe em endomarketing para melhorar o seu e-commerce, comece o quanto antes e colha os benefícios dessa prática vantajosa e eficiente para todos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Referências:

https://rockcontent.com/blog/endomarketing/

https://www.marketingparaindustria.com.br/marketing/o-que-endomarketing/

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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