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Entenda a importância de criar um blog para sua empresa

O blog é uma importante ferramenta de comunicação e compartilhamento de conteúdo, sendo usado como uma espécie de “diário virtual” por internautas de todo o mundo. 

Nos últimos anos, as vantagens da plataforma passaram a ser reconhecidas pelas empresas, que incorporaram o recurso como parte das estratégias de marketing digital.

Muito disso deve-se à própria dinâmica dos consumidores online, sedentos por informação e conteúdo de qualidade. Neste cenário, os blogs são capazes de oferecer materiais interessantes e valiosos, atendendo às demandas dos usuários.

Por esse motivo, ter um blog tornou-se fundamental para quem deseja se destacar no mercado digital. Afinal de contas, é a principal plataforma para aplicação das iniciativas de marketing de conteúdo.

No artigo de hoje, entenda a importância de criar um blog para sua empresa e como usar a ferramenta para melhorar os resultados de marketing. Acompanhe a leitura!

Mas, afinal, o que é um blog?

O blog nada mais é do que uma página da internet usada para compartilhamento de conteúdo, seja em forma textual, em áudios, vídeos, imagens, desenhos, etc. 

Ou seja, é como se fosse um banco de armazenagem de materiais, usado conforme os interesses do(s) proprietário(s).

Inclusive, o blog é comumente usado como projeto pessoal (os famosos “blogueiros”) para a promoção de celebridades da internet, que podem ou não usar o canal para publicidade de marcas e/ou empresas.

Dessa forma, as pessoas constroem uma certa autoridade na área e se tornam referência no assunto, ao mesmo tempo em que trabalham com um grupo de seguidores que gostam, admiram e celebram o trabalho do(a) blogueiro(a).

No entanto, com o passar dos anos, os blogs foram além de páginas pessoais e se tornaram uma importante ferramenta de marketing digital.

Hoje em dia, já não é novidade nos depararmos com blogs corporativos, que normalmente são inseridos dentro dos sites institucionais das empresas, como parte do menu, em um espaço no qual o visitante pode ter contato com uma série de conteúdos.

Por exemplo, um empreendimento culinário pode usar o blog como uma espécie de caderno de receitas personalizado, dando dicas de preparo de refeições para os usuários, além de outros materiais relevantes.

Ou seja, o blog pode ser usado para esclarecer as principais dúvidas do público-alvo, construir um relacionamento saudável com os clientes e aumentar a visibilidade da empresa no mercado.

Quais as vantagens de ter um blog?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Content Trends, as publicações em blogs são capazes de gerar 1,8 vezes mais visitas para as empresas, em comparação com  os negócios que não adotam a estratégia.

Outro estudo feito pelo E-commerce Trends revelou que os comércios eletrônicos que mantêm blogs alcançam 3 vezes mais visitas e 2,5 vezes mais clientes.

Com esses números, já dá para ter uma ideia da importância de criar um blog para a estratégia de marketing da sua empresa.

Mas quais seriam as vantagens dessa plataforma?

Para responder a esta pergunta, separamos uma lista dos pontos positivos de ter um blog. Confira!

1 – Melhor rankeamento nos mecanismos de busca

Atualmente, quase todos os usuários utilizam algum mecanismo de busca, como o Google ou o Bing, para iniciar uma pesquisa na internet. 

Entretanto, não basta aparecer nos resultados, é preciso ter uma boa classificação para atrair mais visitantes e gerar um bom tráfego orgânico.

Por esse motivo, os planejamentos de marketing digital envolvem o SEO (Search Engine Optimization), ou otimização para os mecanismos de busca, um conjunto de técnicas que visa melhorar o rankeamento da sua página web dentro dos buscadores.

Uma das principais estratégias é o uso de palavras-chave, que são os termos mais pesquisados pelo usuário dentro de um conteúdo. 

Assim, ao tratar de lampada de led para residencia, por exemplo, utiliza-se esta palavra-chave, para que o algoritmo do Google possa classificar melhor o material.

Nesse sentido, os blogs aparecem como excelente ferramenta de SEO, visto que as plataformas são capazes de compartilhar inúmeros conteúdos, inclusive textos com o emprego das palavras-chave selecionadas.

Segundo um levantamento da HubSpot, os leads (potenciais clientes) obtidos com o SEO têm uma taxa de fechamento de 14,6%. Quer dizer que é uma boa forma de aumentar as vendas e aumentar o reconhecimento da empresa.

Importante ressaltar que o SEO não se limita ao uso de palavras-chave. A estratégia também envolve outras ações, como:

  • Criação de conteúdo valioso aos leitores;
  • Boa navegabilidade em dispositivos móveis;
  • Presença de menções e hiperlinks no conteúdo;
  • Inserção de imagens e materiais diversificados.

Ou seja, a otimização leva em conta a melhor experiência do cliente para classificar o conteúdo nos resultados de pesquisa.

2 – Aumento de leads e baixo custo

Os blogs servem como canais de comunicação e compartilhamento de materiais aos usuários. 

Por isso, uma empresa de corte e dobra de chapas pode usar a plataforma para falar mais sobre o negócio, oferecendo artigos, vídeos e imagens que tratam sobre o nicho específico de atuação. Esse é o chamado marketing de conteúdo.

Hoje em dia, os clientes não estão interessados somente em uma propaganda massiva a invasiva; ao contrário, querem ser bem informados.

Então não adianta nada ter um blog e só investir em anúncios – é preciso investir em conteúdo de qualidade.

Assim, ao invés de uma propaganda da persiana sob medida da sua empresa, você pode dar dicas de decoração com o produto, ou até mesmo falar sobre as suas vantagens.

Quem adota o marketing de conteúdo consegue gerar 5 vezes mais leads. Além disso, a estratégia custa 62% a menos do que em comparação ao marketing tradicional.

Aliás, existem plataformas gratuitas e de fácil gerenciamento, sem a necessidade de investir em nada para começar um blog. Se você mesmo for responsável por produzir conteúdo, então os gastos serão ainda menores.

Contudo, vale a pena investir em um trabalho profissional, para conquistar mais clientes e oferecer exatamente o que os usuários procuram.

3 – Educa o público sobre o seu negócio

Muitas vezes, as vendas não crescem porque as pessoas não conhecem o seu negócio e não sabem que têm a demanda. Por exemplo, é preciso recarregar extintores de incêndio com certa frequência, mas grande parte do público não tem essa informação.

Porém, os blogs podem alterar essa realidade, fornecendo conteúdos educativos sobre o seu produto ou serviço, bem como demais assuntos relacionados ao nicho de atuação.

Como consequência, os usuários passam a enxergar a demanda, algo que aumenta significativamente as chances de concretização de vendas.

Além disso, os blogs conseguem melhorar a visibilidade do seu negócio e, com isso, é possível aumentar a cartela de clientes e seguidores. 

Isso ocorre porque as pessoas que visitam sua página estão interessadas naquilo que você oferece.

Por exemplo, se um artigo traz as principais informações do uso de uma rosca transportadora, os visitantes têm suas dúvidas esclarecidas e isso cria uma relação de gratidão entre os usuários e a empresa. 

Dessa forma, as pessoas sentem-se mais propensas a fechar negócio com você, porque as ajudou.

Ou seja, ao educar o seu público, o blog também constrói um vínculo com a audiência, o que é fundamental para a fidelização dos clientes.

4 – Outra possibilidade de renda

Fora todas essas vantagens, os blogs também podem colaborar com outras possibilidades de renda para as empresas. 

Isso é válido também para pessoas que usam a plataforma como um canal pessoal, de autopromoção.

Quando o seu blog possui um grande número de acessos diários, é possível se cadastrar no Google AdSense, uma ferramenta publicitária que vende espaços na sua página para que outras empresas possam divulgar produtos ou serviços.

Desse modo, os anúncios ficam visíveis para os visitantes, e a cada clique no conteúdo, você recebe uma porcentagem do que o anunciante paga ao Google.

Por exemplo, o blog de um restaurante pode ter um anúncio de entrega motoboy, um serviço que não é diretamente concorrente, mas tem relação com a empresa, principalmente se o estabelecimento trabalhar com delivery.

É importante ressaltar que os anúncios devem ter relação com o nicho do seu empreendimento e, ao mesmo tempo, não é recomendável fazer propaganda de um concorrente direto.

Assim, pode ser interessante divulgar uma loja de andaime de ferro, caso a sua empresa seja do ramo da construção civil, por exemplo.

Conclusão

Ter um blog é extremamente vantajoso para as empresas. Não é à toa que grande parte dos planejamentos em marketing digital já incluem a plataforma como parte da estratégia de divulgação da marca.

No entanto, muitas pessoas ainda veem o blog somente como uma página pessoal. 

Por isso, é importante conhecer as especificações do canal para empresas e, assim, obter ótimos resultados, incluindo o aumento das vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Referências

https://rockcontent.com/blog/por-que-ter-um-blog/

https://resultadosdigitais.com.br/especiais/porque-criar-um-blog/#:~:text=Um%20blog%20tem%20alto%20potencial,estrat%C3%A9gia%20de%20Marketing%20de%20Conte%C3%BAdo.&text=Sendo%20consistente%20e%20com%20uma,papel%20no%20faturamento%20da%20empresa.

https://www.planoblife.com.br/maos-a-obra/13-estatisticas-de-blog/

https://robertaredatora.com.br/conheca-22-estatisticas-sobre-blog-que-vao-fazer-voce-querer-ter-um

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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