Profissionais e empresas que atuam com o inbound marketing reconhecem a grande importância do SEO para o sucesso de uma estratégia. Mas você sabe quais os impactos positivos que um bom uso dessa ferramenta proporciona ao atendimento?

O termo “SEO” é muito conhecido por profissionais de marketing, dada a importância da utilização dessa ferramenta e os resultados que ela proporciona. Isso porque o uso correto dessa otimização, além de ter baixo custo e trazer grandes resultados, promove o crescimento sustentável da organização. Neste post, você aprenderá mais sobre a importância do SEO, conhecendo os impactos positivos que ele proporciona à empresa e ao atendimento. Boa leitura!

O que é SEO?

SEO é a sigla de Search Engine Optimization, uma expressão em inglês que se refere à “otimização para motores de busca”.

O Google é o principal motor de busca, tendo centenas de fatores para o ranqueamento de um site. Esses fatores determinarão a importância que uma determinada página possui e, consequentemente, a sua posição nos resultados de pesquisa.

Por isso, o objetivo do SEO é fazer com que, cada vez mais, sejam criados conteúdos relevantes para o público e que sejam “recompensados” pelos motores de busca figurando nas primeiras posições nos resultados.

Qual a importância do SEO para a minha empresa?

O principal objetivo do SEO é garantir que uma página seja a mais relevante para uma determinada pesquisa do usuário. Dessa forma, uma estratégia de SEO deve buscar oferecer, sempre, a melhor resposta àquilo que foi, de certa forma, perguntado ao motor de busca.

A importância do SEO para uma empresa, portanto, varia de acordo com os resultados que forem almejados no meio digital. Para empresas que querem ser vistas, notadas e se tornar referência na sua área de atuação, investir nessa estratégia é fundamental.

Uma das áreas mais beneficiadas com a utilização correta de SEO é a de atendimento. Isso porque são vários os benefícios tanto para o público quanto para a empresa. Confira os principais deles:

Traz visitantes qualificados

Uma estratégia bem planejada e executada de SEO fará com que as pessoas atraídas até o seu site, por meio de uma pesquisa na internet, estejam realmente interessadas no seu conteúdo.

Pode parecer óbvio, mas não são raros os casos de visitantes que clicam em uma página com expectativas totalmente distintas do que ela pode oferecer.

Por isso, é fundamental ter visitantes qualificados, interessados nos produtos e serviços que a sua empresa pode disponibilizar a curto, médio e longo prazos.

Promove uma comunicação clara na web

Como o SEO tem foco na relevância e na eficácia de um conteúdo, um bom uso dessa ferramenta acaba promovendo uma forma clara, direta e precisa de comunicação no meio digital. Isso é fundamental no relacionamento com o público, pois, se você não der exatamente o que ele precisa, em pouco tempo ele simplesmente visitará outro site que cumpra esse objetivo.Resulta em conteúdos que atendem necessidades do consumidor.

Por outro lado, um visitante que notar todas as suas dúvidas e necessidades claramente resolvidas poderá ser fidelizado. Com isso, as chances de virar um cliente e até recomendar a sua empresa serão bem maiores.Por isso, em vez de apostar apenas em conteúdos genéricos para atrair o máximo de público possível, investir em conteúdos que se encaixam exatamente nas necessidades do consumidor gera resultados bem mais satisfatórios.

Facilita a aproximação com o público

Com visitantes qualificados no site, atraídos por conteúdos que suprem suas necessidades, fica mais fácil para a empresa ter um contato mais próximo com esse público. Além disso, quanto maior a aproximação com o público, mais informações são obtidas sobre ele, e isso é fundamental tanto com clientes quanto com possíveis clientes, já que garante o sucesso e o crescimento da empresa.

Como aplicar corretamente uma estratégia de SEO?

Mas toda essa importância do SEO para empresas, principalmente no atendimento, não faz sentido algum se a estratégia não for bem aplicada. Por isso, confira algumas dicas:

Faça um bom planejamento

O planejamento é a base de uma boa execução. Antes de iniciar uma estratégia de SEO, é preciso fazer um estudo completo que incluem, entre outros fatores, os objetivos a serem alcançados, o perfil do público-alvo, os locais e as maneiras que essa estratégia será aplicada e também uma observação do que a concorrência está fazendo nesse sentido.

Isso é fundamental para diminuir o risco de falhas e aumentar a eficácia da estratégia.

Tenha uma boa equipe

Profissionais qualificados são indispensáveis para o sucesso de uma estratégia de SEO. Em uma área onde as mudanças são frequentes, como o marketing, um time (ou até mesmo uma pessoa) eficiente precisa ter instrução e experiência, além de estar em constante atualização.

Monitore os resultados

A melhor forma de saber como a estratégia de marketing da sua empresa está se saindo é acompanhando métricas e resultados. Essa ação, que deve ser feita desde o início da execução, evita que falhas passem despercebidas e atrapalhem o resultado. Identificando a necessidade de ajustes e mudanças, no entanto, é possível obter sucesso sem precisar começar tudo do zero.

Não se esqueça do mobile

As pesquisas no Google, o maior motor de busca da internet, estão sendo feitas em maior quantidade por dispositivos móveis. Isso significa que o público, em sua maioria, está usando mais celulares e tablets do que computadores e notebooks.

Por isso, a sua estratégia de SEO deve ter foco nesses dispositivos para assegurar uma boa experiência do público. Dessa forma, além de reduzir a taxa de rejeição do seu site, é possível ainda fidelizar leitores e se destacar da concorrência.Além disso, no final de 2017, o Google anunciou o “mobile first index”. Uma nova forma de indexação que prioriza sites que possuem versão mobile.

Como você viu, a importância do SEO para profissionais e empresas relacionados ao inbound marketing é extrema. Para trazer inovação, causar impacto no mercado e obter bons resultados, é preciso traçar e executar uma boa estratégia. E isso tudo pode ser feito com baixo custo.

Agora que você sabe mais sobre esse assunto, que tal permitir que outras pessoas também se aprimorem?  Compartilhe este post nas suas redes sociais!

Fonte: hiplatform