INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Entenda quais são os hábitos dos consumidores mais jovens durante as compras online

Compreender cada passo e pensamento dos consumidores pode fazer com que empresas garantam estratégias que direcionam esses possíveis clientes a uma compra.

 

Podendo ir além, estabelecendo uma relação de cumplicidade e fidelidade com o comprador.

 

Ao longo dos anos, e com a transformação das relações e das modalidades de compra e venda, esse comportamento vai se modificando, moldando-se a questões como:

 

  • Estilo de vida;
  • Classe social;
  • Cultura;
  • Profissões;
  • Tecnologias;
  • Inovação.

 

Por isso, é tão importante que empresários de loja de informatica notebook e outros ramos estejam atentos a uma observação plena sobre as mudanças que impactam o desejo de compra, principalmente quando falamos do tão popular ambiente online.

 

Sendo assim, no texto a seguir vamos explicar um pouco mais sobre essa relevância, apontando alguns dos hábitos que mais determinam jovens compradores na web.

Por que é importante atentar-se ao comportamento do público?

Estar atento às vontades e aos comportamentos do consumidor vai muito além de um acompanhamento sobre uma compra que pode acontecer.

 

Ele entende como uma pessoa interessada em caixa de madeira para transporte age antes, durante e depois de vendas.

 

Por exemplo, ao olharmos para um consumidor em uma loja no shopping, podemos entender que ele está ali por um desejo de compra, mas houve um processo antes da ação.

 

Esse cliente pode ter tido algum tipo de influência entre seus amigos, que o incentivaram a investir em camisa gola polo personalizada porque talvez esse produto fosse similar a sua personalidade. O mesmo pode ter acontecido em uma pesquisa online do produto.

 

As referências e principalmente o impulso para ir a uma loja também pode ter acontecido porque um ídolo dessa pessoa estava vestindo a peça de roupa, e o incentivou.

 

O estudo do comportamento que leve uma pessoa à compra, ou que a incentiva a efetuar um pagamento, está sempre atrelado às conexões que ela tem com o mundo externo, com sua personalidade e decisões, mas principalmente à vida que ela leva.

 

Sobre isso, um ponto de análise é a faixa etária, e o que determina a propensão desses consumidores a agirem em grupo, tendo sempre as mesmas influências e ações.

 

Por exemplo, podemos entender que uma senhora de 60 anos terá um costume maior de ir em uma loja no Centro de uma cidade e comprar uma bolsa que precisa. 

 

Ela foi acostumada a isso desde nova, e talvez uma compra online, apesar de mais fácil, não agregue suficiente.

 

Agora, no caso de um jovem de 20 anos, a internet e as infinidades de e-commerces podem ser uma boa opção para comprar uma camisa com logo bordado, trazendo conforto.

 

Assim, temos sempre que tomar cuidado em, ao analisar o comportamento do consumidor, entender qual o segmento que melhor comporta nosso nicho de atuação.

 

Deixando em relevância aquele cliente que mais é identificado como prioridade para o seu setor.

Os principais hábitos de jovens consumidores

Quando falamos nos hábitos que pairam o comportamento do consumidor jovem, devemos sempre lembrar, com prioridade, das tecnologias e suas facilidades, incluindo tudo o que elas podem ter modificado nos desejos e também disposições dentro de uma compra.

 

Afinal, diferente de compradores de outras faixas etárias, os jovens, aqueles considerados clientes mais antenados nos sites de compra, possuem características bem específicas.

 

Saber quais são os pontos de maior relevância dentro desse grupo de clientes pode facilitar uma aproximação da empresa, mas também uma caracterização da forma como produtos são dispostos, por exemplo, por uma loja online de assistencia tecnica Apple Iphone.

 

Portanto, entenda alguns dos principais pontos comportamentais dos jovens consumidores abaixo, e saiba tudo o que precisa para alcançar com brilhantismo esse público.

Preferência pelo shopping online

Um dos pontos de maior reconhecimento de jovens consumidores é o seu gosto pelas compras online.

 

Essa modalidade praticamente nasceu junto com muitos dos clientes novos, determinando uma série de mudanças que devem ser feitas para acompanhá-los.

 

O primeiro ponto é a facilidade de comprar dentro de casa, por um celular ou por um computador, o que determina ainda um maior poder de escolha e decisão.

Gosto pela customização no atendimento

Um dos preceitos dentro do comportamento e dos hábitos do consumidor jovem é a tendência ao gosto por um atendimento totalmente customizado, feito para ele.

 

Isso mostra que esse público não admite mais a generalização feita por empresas ao venderem, nem mesmo a falta de atenção por suas preferências, como a exibição de produtos que podem interessá-lo, ou até mesmo um texto de venda com seu nome.

Referências sobre uma compra

Pela facilidade que a internet oferece sobre a pesquisa e conhecimento de informações relevantes sobre uma compra, como comentários de um adesivo de vinil vendido, podemos dizer que um dos principais hábitos do cliente jovem é a busca por referências.

 

Dificilmente esse tipo de consumidor vai deixar de procurar algo sobre a sua loja e seus produtos, escolhendo entender outras experiências e saber se problemas foram vistos.

 

Isso faz com que hoje em dia as empresas que querem de fato construir um renome no mercado construam uma boa relação com seus clientes antigos, e também atentem para o que compradores comentam online, seja em um review de produto ou em uma relação. 

Rapidez na hora de comprar

A agilidade ao encontrar um produto, colocá-lo na sacola de compras virtual e efetuar um pagamento faz toda a diferença no momento de decidir ou não por uma compra.

 

Hoje em dia, com tecnologias cada vez mais avançadas, a rapidez nas ações de interação entre usuário e máquina tem refletido no modo como as empresas comercializam na internet, o que é facilmente atrelado aos compradores mais jovens, acostumados com isso.

Busca por benefícios ou frete grátis

Não tem jeito, se sua empresa não faz nenhum tipo de acao de marketing promocional voltada a distribuir um benefício ou uma única vantagem que seja para um cliente, é bem possível que ele vá em outro local e deixe sua compra por lá, não voltando à sua loja.

 

Acontece que, em um mundo cibernético com tantas vantagens de comprar, onde lojas competem entre si para agregar maior interesse no cliente, o benefício é essencial.

 

Sobre isso, vemos comumente a disponibilização de frete grátis, algo que, para consumidores de décadas passadas, não era uma prioridade. 

 

Esse bônus ou uma forma de atenção a mais com o cliente pode ser determinante para compras na sua loja virtual.

Encantamento com experiência online

A experiência online é tudo para o jovem consumidor dentro da internet. E quanto a isso, inclui-se não somente a hora da compra, mas todo o processo de oferecimento do produto.

 

E mesmo que sua empresa, como uma escola ensino fundamental atue de forma presencial, a comunicação online com o consumidor mais jovem deve ser sempre cheia de artifícios interessantes, que agreguem uma participação contínua dele diante do oferecido.

Procura por facilidades no pagamento

O pagamento hoje em dia pode ser feito de diferentes formas, com distintas condições e indo além da forma tradicional de venda, onde refere-se o uso do dinheiro à vista.

 

Jovens, que estão mais acostumados com compras online, já entendem as diferentes formas de pagamento.

 

Incluindo ainda uma transferência por pix, a última novidade entre os bancos. Entender isso pode ser essencial para a popularização do seu negócio.

As vantagens deste conhecimento para vendas online

Estar atento aos hábitos dos jovens consumidores pode proporcionar uma reformulação gigantesca dentro da sua empresa.

 

Providenciando uma melhora na sua loja online, mas também na maneira como acontece a comunicação do cliente antes da venda.

 

Os impactos desse estudo profundo podem ser sentidos inicialmente pelo maior número de vendas, mas em seguida, pela fidelização desses consumidores com seu negócio.

 

Afinal, um local onde eles possam ter todos os seus gostos e estilos de compra bem atendidos, será sempre um espaço onde o consumo será muito mais conectado com suas personalidades, algo essencial para uma continuidade dessa relação.

 

Outro ponto importante que é uma vantagem do conhecimento do cliente jovem e antenado nas lojas virtuais é o processo de compra e venda, que passa a ser bem mais curto.

 

Isso porque, entendendo cada uma de suas exigências, a parte da escolha até o momento de uma ação de compra e pagamento começa a ser mais rápida e precisa, conseguindo diminuir o tempo de espera das empresas por um resultado. 

Considerações finais

O comportamento do cliente é um dos pontos de maior atenção para empresários, de forma que todo o processo, desde o momento de captação de clientes até a venda seja totalmente revestido de características e hábitos que fazem esse cliente.

 

No caso dos consumidores mais jovens, adeptos da internet e das compras online, essa compreensão deve ser ainda mais estudada.

 

Visto que alguns formatos de conexão são cada vez mais específicos e atrelados às principais tecnologias do presente.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.