INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Estratégia de marketing digital para iniciantes: Veja por onde começar!

Hoje em dia, muito é falado sobre a importância do marketing digital e a necessidade de aplicá-lo ao cotidiano das empresas.

No entanto, para iniciantes, esse assunto pode ser um pouco complicado e muito complexo, dificultando sua execução.

Com o crescimento da internet e do mundo digital, esse tópico se tornou ainda mais necessário e possível.

Afinal, foi fornecida uma plataforma de qualidade e que consegue realizar a ponte entre os consumidores e seus vendedores.

 

Ao que se refere o marketing digital?

De forma geral, o marketing digital está relacionado à promoção de estratégias para promover determinados produtos ou serviços e marcas por meio das mídias digitais, sendo uma das melhores formas de comunicação direta e personalizada com o público.

Em outras palavras, ele se resume a todas as ações de marketing realizadas no ambiente digital, englobando todos os seus canais, como:

 

  • Blogs;
  • Sites;
  • Redes sociais;
  • E-mails;
  • Mecanismos de busca. 

 

Portanto, os seus objetivos são os mais variados, dentre eles a possibilidade de aumentar o alcance da marca, o seu fortalecimento, a realização de melhores vendas, a garantia de uma imagem de qualidade, estabelecimento do público consumidor e outros. 

Qual a importância do marketing digital?

 

Sendo assim, é importante destacar que, quando ele é realizado de forma correta, pode gerar um impacto positivo em diversos pontos das empresas.

Para comprovar essa afirmativa, seguem alguns dos motivos que destacam sua importância:

 

  • Ajuda na garantia de presença na internet;
  • Facilita o estabelecimento de um público qualificado;
  • Garante o contato com pessoas certas nos melhores momentos;
  • Dá destaque perante a concorrência;
  • Exige baixo investimento inicial;
  • Propicia a análise dos resultados com precisão;
  • Permite fácil interação com a audiência;
  • Gera mais oportunidades para o negócio;
  • Direciona as estratégias.

 

Portanto, de maneira genérica, aplicar e investir na implementação de estratégias de marketing é uma opção de qualidade para qualquer um que deseja se desenvolver no mercado atual com a sua alta competitividade e exigências.

 

Como iniciar o marketing digital?

 

Nesse cenário, é de grande desejo de todas as empresas utilizar o marketing digital.

No entanto, ele pode ser algo mais complicado, exigindo algumas ações dos iniciantes para uma aplicação correta, as quais serão analisadas a seguir. 

Defina um público-alvo e foque nele

 

A primeira ação necessária é o estabelecimento de um público-alvo, o qual se refere ao segmento do mercado que a empresa deseja atingir, é o grupo de consumidores com características comuns que mais se adequa aos seus objetivos. 

Por exemplo, o público-alvo de uma organização de assessoria empresarial são donos e gestores de outras empresas, englobando todos os gêneros, com estilo de vida de trabalho intenso e que gostam de receber ajuda.

Dessa maneira, é realizada uma segmentação do mercado, fazendo com que seja selecionado aquele grupo de compradores que são importantes para a marca e possuem mais afinidade com ela, uma vez que possuem maior potencial para virar clientes. 

Esse ponto é essencial, pois ele definirá o caminho das estratégias de marketing a partir daquele momento, fazendo com que elas sejam voltadas para afetar esse público, sendo muito mais eficientes.

Isto é, por exemplo, uma empresa de gestão patrimonial que conhece as informações sobre o público que quer contratar o seu serviço, ele pode criar uma campanha presente no seu ambiente de concentração, aumentando a facilidade de acesso ao conteúdo. 

Assim, ao levar até eles seu material, por já ser um grupo de pessoas com potencial de se interessar por seu trabalho, ela torna todo o processo mais eficiente, pois faz pessoas com maior chance de comprar a conhecerem.

É essencial que esse público seja definido com clareza e especificidade, pois ele servirá como o direcionador de todas as próximas estratégias, além da necessidade de focar as ações nele e em suas características. 

 

Estabeleça objetivos

 

Não adianta apenas definir um público que se deseja atingir, é preciso ter um motivo para tal ação, um patamar que se deseja alcançar, ou seja, um objetivo, pois ele irá guiar as estratégias a serem aplicadas. 

Por exemplo, se uma empresa que cria endereço comercial virtual deseja se tornar referência no seu nicho, ela precisará criar um caminho de destaque no mercado. 

Já, se ela deseja aumentar o seu alcance, ela deverá investir nas redes sociais e nas indicações.

Portanto, cada objetivo final exige uma diferente forma de realizar o caminho de desenvolvimento, de acordo com a adequação em relação ao público e a quais atividades se deve focar nos casos diferentes. 

É essencial destacar a necessidade de estabelecer objetivos que sejam claros e objetivos, pois isso permitirá aos colaboradores controlarem a evolução das suas atividades e entenderem o motivo para a realização do seu trabalho. 

Logo, o objetivo de uma empresa de controle de acesso deve ser escrito como aumentar o número de compras em 20% em um período de 3 meses. 

Com isso, fica mais fácil entender o que fazer para tal e empolga mais os responsáveis, pois sabem onde chegar. 

 

Foque na criação e publicação de conteúdo

 

A publicação de conteúdo relevante é uma forma essencial de atrair clientes, pois, ao invés de divulgar um produto diretamente ou a empresa, ela atrai os consumidores a partir da entrega de soluções para coisas que os incomodam. 

Isso é chamado de marketing de conteúdo e foca em promover o engajamento do seu público-alvo, permitindo o crescimento da rede de clientes e potenciais. 

O processo funciona em uma sequência de atrair, envolver e gerar valor. Consequentemente, é criada uma percepção positiva em relação ao negócio, aumentando as oportunidades de venda. 

Todo esse conceito é fundamental porque os consumidores pararam de escolher as marcas apenas pela qualidade dos produtos ou mais, mas sim, passaram a selecionar aquelas que possuem valor e experiência de compra que os agradam. 

Portanto, essas publicações precisam conter informações que ajudem ou levem algum benefício para o leitor, seja formas de resolver um problema, informações sobre uma dúvida ou ensinando algo.

Por exemplo, se um usuário lê um artigo “5 motivos para usar o software de gestão comercial na sua empresa”, ele consegue entender o porquê essa pode ser a solução para os problemas de controle no cotidiano de seu negócio. 

Com isso, ele se sente ouvido pela empresa, o que realiza o estreitamento de seu relacionamento e favorece a sua preferência, fazendo com que ele compre, seja fidelizado e indique para seus conhecidos. 

Para isso, é preciso criar um planejamento, deixando claro quem serão os responsáveis por cada ação a ser feita e o caminho para atingir esses pequenos objetivos, lembrando-se sempre de ser objetivo e concreto. 

Depois, deve-se decidir qual será o formato de criação de conteúdo e o seu ambiente de propagação, ou seja, se será um blog, posts para as redes sociais, vídeo-aulas, e-books ou qualquer outra forma. 

Este ponto se torna de extrema importância devido a um benefício em específico, o qual se refere à melhora das estratégias de SEO, ou Search Engine Optimization, aumentando o seu tráfego e relevância. 

Esse conceito, o qual pode ser traduzido para “Otimização dos Motores de Busca”, refere-se a um conjunto de estratégias voltadas para garantir que uma página da web fique em maior destaque nos buscadores, aumentando sua relevância.

Um exemplo, quando uma pessoa pesquisar em uma plataforma de pesquisa “projeto sala comercial”, ela encontrará diversos resultados relacionados ao assunto, mas aqueles que aparecem primeiro têm melhor SEO, surgindo como uma indicação do canal. 

Dessa forma, além de as pessoas a verem mais facilmente, elas entendem como uma indicação do buscador, o que garante o aumento do tráfego qualificado e, consequentemente, de suas vendas. 

O marketing de conteúdo favorece esse ponto, pois a publicação de material relevante para o público faz com que os algoritmos de avaliação das plataformas entendam que é uma página de qualidade, indicando para quem pesquisar sobre. 

Mensure os resultados

 

Por fim, é fundamental entender a importância de mensurar os resultados de todas as campanhas que foram realizadas.

Pois isso, servirá como um indicador de quais ações estão sendo eficientes e quais devem ser adaptadas. 

Isto é, se uma empresa de reforma comercial cria conteúdo para suas redes sociais, mas seu público utiliza mais os e-mails, ela precisará perceber isso de alguma forma e se adaptar, o que só é possível com a análise dos resultados e de feedback. 

 

Conclusão

 

Em suma, o marketing digital é imprescindível para todas as empresas, sejam elas vendedoras de roupas de bebê ou de um projeto fachada comercial, pois garante o seu desenvolvimento e o alcance dos objetivos desejados. 

Sendo assim, por se tratar de um assunto muito complexo, exige-se que os iniciantes adquirem algum conhecimento sobre o assunto, como a partir do que foi tratado ao longo deste artigo, permitindo a aplicação correta e garantindo acesso a seus benefícios. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.