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Estratégias digitais que podem mudar o seu planejamento de vendas

As estratégias digitais são cada vez mais procuradas pelas empresas como ferramentas que contribuem para pensar, gerir e executar o planejamento de vendas de uma organização.

Primeiro, é necessário entender a definição de estratégias digitais. Por estratégias, entende-se que são o conjunto de ações políticas, econômicas e logísticas que levam a um objetivo principal: as vendas.

Partindo para o ambiente digital, as estratégias têm a ver com a postura da marca na internet, e com isso, a possibilidade de traçar, inclusive, um planejamento de vendas.

As estratégias digitais criadas com base em planejamentos de vendas estruturados apresentam a marca, atraem pessoas e fidelizam clientes.

Por exemplo, quando pensamos em melhorar a jornada do cliente, desde a captação de um potencial usuário até o momento final da compra, possibilitando uma melhor experiência de quem utiliza o produto ou serviço.

Esse planejamento de vendas, que é um processo muito importante e pode ser simples e útil, por ser flexível e ágil, ainda que precise ser bem elaborado e às vezes, até complexo.

Funciona como orientação e acompanhamento, auxiliando nas seguintes etapas:

  • Pré-venda;
  • Durante a venda;
  • Pós-venda;
  • Fidelização. 

O planejamento de vendas pautado em boas estratégias digitais garante uma comunicação mais assertiva com um possível cliente. Eles não são fixos, devem estar sempre atualizados e alinhados ao fluxo da empresa. 

Por meio de um processo elaborado e adaptado às necessidades de cada organização é que a empresa consegue definir os canais, a linguagem, os métodos e os meios para vender.

Alguns modelos possibilitam excelentes experiências, sendo realizados por meio de plataformas intuitivas e integradas que possibilitam uma execução rápida, com menos custos, de fácil produção e que garantem bons resultados. 

Esse é um planejamento bem-sucedido. Algumas estratégias podem ser práticas e objetivas e podem ser facilmente incrementadas na rotina de qualquer organização. 

Portanto, a seguir vamos listar vários exemplos que podem ser seguidos juntos ou separadamente, e sempre adaptando-os ao modelo de cada negócio.

Antes disso, vamos voltar a nos debruçar sobre o que são as estratégias digitais e como elas se destacam no ambiente virtual, onde tudo é estratégia.

Sendo assim, tudo é pensado, cada passo é planejado e deve levar em conta fatores diversos, que variam conforme a empresa, o público, o perfil de clientes e as necessidades de quem compra.

Vale lembrar também que as estratégias digitais demandam investimento: de tempo, de recursos, de pesquisa para mapear o cenário para saber quais estratégias se encaixam em determinados nichos e entregar o melhor.

Fidelizar o cliente é uma estratégia que pode ser alcançada dos mais variados jeitos, estabelecer a relação de confiança, enviar e compartilhar conteúdo relevante e atrativo e em especial, personalizado.

Tudo isso faz o cliente enxergar a empresa como referência naquele conteúdo, além de possibilitar conexões.

Ainda dentro do leque visual de estratégias, o totem fotográfico completo é outra opção, essa se assemelha a um painel artístico, ferramenta altamente útil no planejamento de vendas, uma estratégia de montar informações. 

Vale ressaltar que o totem fotográfico pode ser uma ação de marketing que ultrapassa o digital, une o público com o evento, com a marca, e garante a aproximação, recurso essencial no planejamento de vendas.

 

Estratégias ligadas ao setor organizacional

Começando pelo planejamento escrito, aquele inicial, que pode fazer parte de qualquer setor, como se diz no popular “botar no papel”. É cientificamente comprovada a importância da memória visual. 

Logo, aquilo que se vê é melhor fixado na mente. Portanto, um quadro de gestão facilita o desenvolvimento da consciência situacional do trabalho da equipe. 

Enxergar o que cada um precisa fazer, tarefas e funções, nomes e outras informações úteis pode garantir atenção maior ao que se vê e consequentemente mais agilidade na execução e nas vendas.

Com o quadro de gestão é possível ter também uma visão estratégica, de como as tarefas podem ser flexíveis.

Ao mesmo tempo, que essa visão incentiva a cumprir as próprias tarefas, ajuda também a enxergar o todo, o panorama das tarefas, individuais e coletivas.

Seguindo na esfera mais empresarial, podemos incluir nas estratégias digitais, a avaliação de ativos para empresa.

Falar disso é falar também de conhecer a empresa, de compreender o cenário, mais diretamente o patrimônio, o que a empresa possui e qual o valor de cada item. Essa avaliação funciona como uma espécie de balanço patrimonial.

Para criar um ambiente digital produtivo, é necessário também investir no ambiente físico, é preciso que o ambiente esteja sempre confortável e sinalizado para funcionários e clientes terem boas experiências.

Essa confortabilidade precisa estar também de acordo com a estética da marca, com espaço físico bem iluminado, ambiente intuitivo, com placa comemorativa personalizada e legível.

Assim, tudo que está ao redor remete à identidade visual e à trajetória da marca, fortalecendo o brand do empreendimento. 

Uma forma de garantir esse fortalecimento da identidade visual da marca e ainda tornar o ambiente físico mais propício para o bem-estar de funcionários e clientes é contratando uma empresa de reforma comercial, por exemplo.

Essa alternativa pode garantir que as estratégias digitais funcionem melhor, já que o local de trabalho tende a influenciar fortemente nas atividades dos colaboradores, na produtividade e engajamento, e consequentemente, nos lucros.

 

Estratégias ligadas ao setor de marketing

Iniciando o leque das estratégias de marketing estão os brindes, qualquer pessoa gosta de ganhar presentes. 

O critério da bonificação é um método além de muito prático, muito atrativo, e a bonificação personalizada torna tudo ainda mais afinado, ajudando a cativar o cliente. 

Um bom brinde bem estar personalizado pode até ser esquecido por quem presenteia, mas pode ser também inesquecível para quem recebe.

A personalização dos brindes pode vir a partir de informações obtidas sobre os usuários, sempre segundos as regras de privacidade.

Afinal, conhecendo quem são os clientes a empresa encontra formas de melhor agregar valor aos seus produtos e serviços.

Nessa oferta de brindes estão incluídos os “mimos” para influencers, brindes que são como amostras do seu produto, e também ferramentas de divulgação. 

Estão incluídos também brindes digitais como promoções de serviços ou produtos, bonificações, descontos e experiências gratuitas, como acontece em algumas plataformas digitais.

Lembrando que esses brindes podem ser desenvolvidos sem fugir do que já é produzido e oferecido pela empresa, incluindo os valores da mesma.

Entretanto, levando em conta que nem todo mundo consome o mesmo material, por isso, a personalização na entrega potencializa a possibilidade de surtir efeito positivo.

Um banner personalizado para festa parece ser um método muito tradicional, mas está longe de ser obsoleto. 

Tal qual o totem fotográfico, o banner permite a inclusão e até a fusão de várias linguagens, como estratégia digital de planejamento de venda. 

Ao conhecer o público, imediatamente torna-se fácil montar e selecionar informações que valem a pena estarem expostas. O banner pode ser usado para sinalizar e para decorar.

As opções de conteúdo dos banners são diversas também, incluem fotos, artes temáticas e textos informativos. 

Além disso, no banner pode ser inserida a identidade visual, usando cores da empresa, logotipo e outras características.

Além de serem práticos, podem ser montados e desmontados de forma fácil e rápida e levados para vários lugares. 

Estabelecimentos diversos já fazem uso desse método, seja em ações promocionais específicas ou corriqueiras, por causa do valor acessível que costumam ter.

Um painel luminoso para propaganda também é uma ferramenta válida quando é preciso divulgar o negócio. A possibilidade de alcance da comunicação visual de um painel deste modelo é grande.

Os painéis podem ser uma solução para as necessidades dos clientes em relação à comunicação visual, trazendo informações úteis a respeito dos produtos e serviços. 

Tudo isso propondo maior visibilidade da marca, visto que o painel luminoso é uma forma de propaganda muito utilizada pelas empresas. 

Painéis de LED que funcionam como método de divulgação trazendo anúncios em boa definição são o pilar do out of home, forma de publicidade muito encontrada em estações de metrô, nas grandes avenidas e centros comerciais, paradas de ônibus, entre outros.

Os painéis luminosos conseguem não apenas transmitir a mensagem, mas também trazer resultados positivos para as marcas ao fixar sua imagem na mente das pessoas. 

Quem não se lembra de um outdoor luminoso? Um painel luminoso pode possibilitar isso e criar na mente do cliente uma referência, firmando aquela lembrança.

 

Considerações finais

Diante de tantas opções de estratégias digitais, as citadas aqui e as não citadas, que tendem a orientar o planejamento de vendas com procedimentos práticos fica claro como pode ser útil às empresas.

Assim, é preciso destacar que para alguns empreendimentos é essencial fazer esse planejamento pautado nessas estratégias e implementá-las na operação comercial do negócio, ajudando na tomada de decisões assertivas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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