INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Extensão de sitelink: O que é e como ajudam o seu site?

Durante uma busca na internet, o usuário tem acesso a vários resultados, que mostram links convencionais e também sitelink. Muitas pessoas já perceberam que a internet é um recurso indispensável para o dia a dia. 

Por ali, é possível realizar uma série de ações que ajudam na gestão de uma rotina, como pagar contas e fazer compras, mas também de estudo ou trabalho.

 

De fato, um estudante que antes utilizava livros e enciclopédias para realizar pesquisas e finalizar tarefas hoje se depara com a facilidade de abrir o navegador e digitar aquilo o que precisa encontrar.

 

No setor empresarial, essa também é uma vantagem expressiva. Qualquer empresário que deseja vender painel luminoso para propaganda, ou qualquer outro tipo de produto e serviço, pode criar o seu site e ser encontrado rapidamente pelo seu público-alvo.

 

Além disso, todo o trabalho realizado no site pode ser ainda mais efetivo quando aplicado da melhor forma possível. A aplicação de algumas otimizações para mecanismos de busca pode ser essencial para um bom posicionamento. 

 

Dessa forma, um cliente que acessa o Google e realiza uma pesquisa para comprar um banner personalizado com foto pode encontrar o site da empresa rapidamente. Ao se deparar com os resultados da busca, ela obterá vários links para diferentes sites.

 

Esses links podem ser acessados com um clique, de modo que o usuário já estará dentro da página e pronto para navegar.  Porém, mais recentemente, houve uma novidade aplicada na exibição dos resultados de pesquisa no Google: os sitelinks.

 

Por ali, é possível ter um atalho para o conteúdo desejado, que ofereça aquilo o que o cliente precisa. Tudo isso é feito pelo Google, que faz uma análise de site a site, identificando links internos importantes e subpáginas de uma plataforma virtual. 

 

Com isso, o resultado é uma lista de sitelinks relacionados ao link principal da empresa, possibilitando aos visitantes da página um acesso mais direcionado e pertinente ao que ele busca. Em suma, melhorando mais uma vez a experiência do usuário.

 

Sendo assim, é importante entender mais sobre o que são os sitelinks e como eles podem ajudar um site a ter um melhor desempenho na internet. Não deixe de seguir na leitura deste conteúdo para aprofundar os conhecimentos sobre o tema. 

 

O que é extensão de sitelink?

 

Ao fazer uma pesquisa no Google para encontrar uma gráfica, é possível que o cliente já saiba o que quer encontrar. 

Assim, ele certamente vai preferir acessar a página correspondente ao produto que ele deseja, como um totem robô personalizado empresa.

 

Há pouco tempo isso não era possível. Nesse caso, ele deveria realizar uma pesquisa no campo do próprio site ou fazer uma busca manual, acessando diferentes páginas.  Percebendo essa necessidade dos usuários, o Google criou mais um recurso valioso.

 

Os sitelinks são os links apresentados abaixo da descrição dos sites, que são exibidos no resultado de pesquisa do Google. 

 

Entre as principais funcionalidades deles, é possível mencionar:

 

  • Se tornar um atalho para os links desejados;
  • Aumentar a credibilidade do site;
  • Oferecer maior autoridade ao domínio na internet;
  • Facilitar o acesso do público.

 

Sendo assim, é possível perceber que os sitelinks são ferramentas interessantes para tornar o acesso a um site muito mais facilitado, promovendo assim maior comodidade ao público.

 

Para que os sitelinks sejam exibidos nos resultados de pesquisa, o Google faz uma análise das páginas, de modo a indexar e rankear esses novos conteúdos presentes nos endereços da web.

 

Nesse sentido, ao se deparar com o site de um escritório de engenharia que ofereça reforma de loja, por exemplo, os robôs do Google começam a indexar a página, verificando os links posicionados para indexá-los e exibi-los ao usuário.

 

Para que esse processo seja possível e eficaz, os links internos e as subpáginas são esquematizadas de maneira a otimizar uma pesquisa, montando assim uma estrutura interessante de sitelinks.

 

Em resumo, quando um site é apresentado entre os primeiros lugares da pesquisa orgânica para uma pesquisa de determinada palavra-chave, ele certamente terá sitelinks logo abaixo da sua descrição.

 

Com isso, o usuário pode tomar a decisão mais confortável para ele, seja entrar no site e ir navegar pelas abas e links disponíveis ali ou acessar diretamente os sitelinks, encontrando assim a categoria que ele busca com mais assertividade.

 

Um ponto que é necessário frisar é o de que a criação de sitelinks é feita pelo próprio Google, de modo que para que eles existam é necessário investir em links internos e otimizar a estrutura da página para ter um bom resultado. 

 

Porém, para a realização de anúncios, é possível personalizar da maneira desejada, de forma que torna-se um recurso interessante para quem quer focar na venda de um determinado produto ou serviço.

Como os sitelinks ajudam a ter melhores resultados no site

 

Para que uma empresa tenha um melhor desempenho financeiro, é comum que ela amplie o seu portfólio ou catálogo de produtos, oferecendo opções mais específicas para atender ao seu público com excelência.

 

Um exemplo disso pode ser o de uma empresa que ofereça serviços como a montagem de uma fachada comercial modernaEla pode, ao mesmo tempo, atuar com modelos clássicos, infantis, industriais e muito mais.

 

Para facilitar o acesso dos clientes aos conteúdos que são interessantes para eles, o conteúdo devidamente distribuído em sitelinks pode ser um recurso que vai valorizar o site, pois otimiza o tempo do usuário com relação à pesquisa dele. 

 

Nos casos de empresas que desejam ter um melhor desempenho nos acessos e nas vendas, o uso de anúncios e de sitelinks é essencial para garantir que quem quer encontrar um escritório planejado em L consiga isso com poucos cliques.

 

É interessante aqui fazer um apanhado geral das vantagens e benefícios que o uso de sitelinks oferecem ao site e à empresa de modo geral, podendo ser um recurso que trará os resultados almejados. 

 

1. Os sitelinks podem ser atualizados facilmente

 

Um dos parâmetros que é frequentemente analisado pelo Google é se a página está devidamente atualizada. Com o uso de sitelinks isso se torna um fator positivo, pois eles podem ser gerenciados sem dificuldades.

 

A atualização do texto do links e dos URLs pode ser feita sempre que desejado, de modo que o cliente poderá ver se há uma oferta. 

 

Os anúncios também são rapidamente organizados, tornando o acesso sempre atrativo para o usuário.

 

2. Informações sobre cliques

 

As métricas obtidas depois de um anúncio podem ser a chave para o sucesso dele. Ao inserir sitelinks para promover o site, a empresa pode acompanhar de perto os resultados trazidos por eles.

 

Nesse caso, ao perceber que houve um aumento de vendas de placa de vidro personalizada, a companhia pode reconhecer qual é o seu melhor produto, gerando mais vendas. 

 

Além disso, caso um sitelink apresente um desempenho baixo, é possível identificá-lo e modificá-lo, de maneira que os resultados sejam alterados e tragam um novo horizonte para a página como um todo.

3. Solução para sites mobile

 

Que os usuários hoje realizam muito mais pesquisas pelo celular já não é segredo para ninguém. Diante disso, a quantidade de empresas que precisam adaptar o seu site para o formato mobile é grande, e essa é uma necessidade urgente. 

 

Os sitelinks podem ser criados de maneira otimizada para as pesquisas mobile, o que quer dizer que eles serão devidamente exibidos para pessoas que estão fazendo buscas pelo smartphone.

 

Essa otimização para mobile também é um fator positivo para o Google, de maneira que os sites que já investirem nessa funcionalidade certamente terão um ponto positivo a mais no rankeamento da página no buscador. 

4. Prazos definidos

 

Se a empresa deseja promover um sitelink para trazer mais clientes para visualizar uma oferta de instalação de fachada de loja moderna, este é mais um recurso que ajuda nos resultados do site.

 

Isso porque é possível definir início e fim de um sitelink ou mesmo programar para que ele seja exibido apenas em alguns dias da semana ou horários específicos. Isso torna interessante a utilização até para sites de refeições e de outros segmentos.

 

Esses elementos mostram o potencial que os sitelinks oferecem para o crescimento da página, de forma que eles se tornam recursos essenciais para o destaque de um site na internet.

 

Considerações finais

Portanto, qualquer ferramenta que ajude a otimizar um site deve ser levada em conta pela empresa, justamente porque eles interferem de modo direto no desempenho do site dela no mundo virtual. 

 

Os sitelinks são exatamente isso, de forma que quanto antes forem inseridos na página, mais acessos e clientes em potencial serão obtidos pela empresa, gerando uma performance cada vez melhor para o negócio.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

INCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

E receba por email novos conteúdos sobre Marketing Digital e Vendas

Comments are closed.

Últimos Artigos e Notícias

Shopping Basket

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência no nosso site.