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Faça seu pequeno negócio aparecer no Google sem investir em anúncios?

Aparecer no topo do Google é uma meta importante para o crescimento dos pequenos negócios, visto que grande parte do tráfego em sites e catálogos de uma marca são gerados pelas ferramentas de busca online. 

Diante das constantes atualizações em algoritmos de indexação, as primeiras posições nos resultados de busca se tornam ainda mais concorridas, um fenômeno acentuado também pela maior aderência de organizações ao comércio virtual. 

Muitas empresas recorrem às ferramentas de anúncio pago para se destacar, algo nem sempre acessível para os pequenos empreendimentos, marcados por um fluxo de caixa mais reduzido e com menor capital de giro. 

Outra questão que representa uma barreira para as pequenas empresas é, usualmente, seu pouco tempo de atuação. Com crescimento recente de 26,5% de aberturas de empresas no contexto nacional, muitos nomes são estreantes no mercado. 

A cultura de baixa inclusão digital e frágil estrutura de cargos, comum nos microempreendimentos, provoca uma desvantagem cada vez mais difícil de ignorar. Por isso, muitos recorrem às plataformas online para aumentar seu potencial de receita.

Neste artigo, conheça as principais formas de aumentar suas chances de posicionamento no Google, a importância de estabelecer uma política concreta de marketing digital e os benefícios que as práticas citadas podem trazer para o seu negócio. 

 

Ferramentas para posicionamento no Google

Grande parte do marketing digital, subsegmento que atua sobre as estratégias de publicidade e análise de mercado realizadas na internet, consiste nas técnicas de posicionamento nos primeiros locais do Google.

Cada uma das metodologias que são usadas gratuitamente, citadas neste artigo, se sustentam pelos princípios: conhecer o cliente, conhecer o mercado e conhecer o funcionamento da ferramenta. São elas:

Mapeamento de personas

O mapeamento de personas é uma metodologia voltada para o conhecimento do cliente. Na web, cada empresa ou produtor de conteúdo está sob o escrutínio de uma população diversa em termos de interesses, demografia e necessidades. 

Um dos grandes diferenciais da internet é sua capacidade de reunir indivíduos de qualquer lugar do mundo em um único espaço, a um custo próximo de zero para o usuário. O efeito colateral deste fenômeno é a fusão de mercados regionais em um polo global. 

Uma empresa de comunicação visual disputa hoje espaço com múltiplas propostas similares, provenientes de organizações localizadas em todos os espaços, de todos os tamanhos. Estabelecer um espaço sólido é impossível sem a segmentação de público. 

Por outro lado, segmentar seu público diante de tão extensa população, é um trabalho que exige a aplicação de conceitos estatísticos. A amostra é o principal deles, e é a partir dela que o mapeamento de personas atua nas estratégias de marketing digital. 

O mapeamento de persona acontece pela definição de uma série de características comuns aos indivíduos mais propícios a adquirir determinado produto, como contratar uma assessoria contábil, por exemplo. Extrair esses dados é responder as perguntas:

 

  • Qual é a finalidade de seu produto?; 
  • Quais os efeitos positivos que seu produto gera?; 
  • O produto é projetado para o consumidor comum ou especializado?; 
  • Quais são seus diferenciais em relação a concorrentes?; 
  • Como é seu perfil de atendimento e entrega?; 
  • Qual é a faixa de renda confortável para aquisição do produto?; 
  • Quais necessidades seu produto aborda? 

 

Desta forma, é possível definir os meios de extração de dados sobre a audiência de sua marca e estabelecer um perfil de usuário a ser atraído, rastreando sua jornada online a partir de então. 

Para as organizações no início de sua fase de implementação nas plataformas digitais, as fontes de informações que sirvam de base para esse tipo de mapeamento podem ser externas à empresa ou extraídas do comércio tradicional, como:

 

Benchmarking

Uma popular estratégia de análise da concorrência, uma operação de benchmarking pode ser realizada de maneira simples, com uso de dados facilmente encontrados na web, como o desempenho de perfis do setor nas redes sociais, monitorados em um computador novo

O número de seguidores, a frequência de publicações e o nível de engajamento são informações que podem ser coletadas e comparadas. O resultado dessa pesquisa é compreender como o consumidor tipicamente se relaciona com a empresa. 

Benchmarks também podem ser alimentados por dados extraídos de relatórios contábeis de sociedades abertas que pertencem ao seu segmento. Devido ao alto número de acionistas, essas organizações abrem esses dados para avaliações patrimoniais públicas. 

 

Histórico de clientes do negócio

Para empresas que já atuam no mercado antes de sua inserção digital, o histórico de clientes do negócio é uma excelente fonte de informações para mapeamento de persona. Identifique qual é o tipo de consumidor que mais procura seus produtos. 

O histórico de clientes é um ponto de partida para a organização de estratégias de retenção do consumidor, aprendendo com a experiência o que funciona para fidelizar o cliente. Fazer a digitalização de uma base de dados simples é um bom começo. 

 

SEO (Search Engine Optimization) 

A técnica mais comum entre todas é o SEO, que pode ser traduzido como otimização para motores de pesquisa. Reúne uma série de conhecimentos e metodologias ligadas ao conhecimento de algoritmos do Google para indexação de links em seus resultados. 

O mais importante de todos, o PageRank, atua sobre o conceito de sistemas de recomendações, também chamados de link juice

Com as atualizações ao longo das décadas, outros algoritmos que se juntaram a esse no Google, são: 

 

  • Panda: efeitos sobre o índice de qualidade da página; 
  • Penguin: monitora operações de link building
  • Hummingbird: análise de palavras-chave; 
  • Fred: avalia a autoridade de domínios de sites; 
  • Pigeon: adapta recomendações por localização; 
  • RankBrain: melhora a avaliação de conteúdo na página; 
  • Mobile: avalia sites responsivos para smartphones

 

A partir da análise do funcionamento desses algoritmos, a metodologia de SEO condensa todo esse conteúdo em uma série de práticas, como: 

 

Otimização de palavras-chave

As palavras-chave são o motor que impulsiona as pesquisas por assunto no Google. Otimizar seu texto de modo que se torne agradável aos algoritmos envolve a inclusão de palavras-chave relacionadas àquilo que é mais buscado por seu perfil de cliente. 

Ferramentas da própria Google permitem a análise de popularidade de palavras-chave. Através delas, é possível construir banners personalizados que melhorem o potencial de posicionamento no primeiro lugar. 

 

Link Building onpage

As práticas de Link Building on page, isto é, na página, envolve a localização de links internos e externos em pontos estratégicos do site, de modo a criar uma cadeia harmoniosa e intuitiva de caminhos que se conectam, melhorando a experiência do usuário. 

Um exemplo muito comum dessa prática é a configuração de meta tags, recursos em HTML que comunicam dados valiosos aos algoritmos do Google. 

Ou seja, escrever um artigo sobre programa para gestão financeira pode permitir a linkagem com outra publicação similar.

 

Link Building off page

Por outro lado, as práticas offpage de Link Building são voltadas para a formação de parcerias com produtores de conteúdo similar ao que é realizado por sua empresa. Assim, é construída a base de links externos que fortalecem o sistema de recomendações. 

O sistema de recomendações é imprescindível para o posicionamento de um site no Google, uma vez que comunica à plataforma que uma página muito mencionada é popular e, por isso, relevante. 

 

Benefícios de um bom posicionamento

Um bom posicionamento nos motores de busca gera impactos efetivos sobre o sucesso de uma plataforma de comércio online. Considerando que mais de 60% do tráfego em sites é proveniente de pesquisas no Google, é fácil deduzir a sua importância. 

 

1 – Maior aquisição de clientes

É evidente que estar na primeira página do Google aumenta suas chances de prospecção de clientes. O marketing orgânico gerado por essa vantagem é mais efetivo, a longo prazo, que as propagandas pagas. 

 

2 – Autoridade de marca

A autoridade de marca é um elemento importante para conquistar a preferência do cliente. O primeiro lugar no Google representa um folder de apresentação que atesta a importância e confiabilidade da empresa como uma fonte estável e acessível do produto. 

 

3 – Maior engajamento em publicações

 

Manter uma estratégia robusta de marketing voltada para o posicionamento nos motores de busca desencadeia um fluxo de tráfego que aumenta o engajamento de suas postagens. O motivo disso é que as pessoas gostam de comentar o que veem e ouvem. 

Para aumentar o volume de sua sessão de comentários e taxa de compartilhamentos, o passo principal é assegurar que sua postagem está sendo vista. Assim, um escritório compartilhado coworking pode aumentar sua receita com uso das técnicas descritas.

 

Conclusão

 

Posicionar-se no topo do Google é uma das maiores realizações de uma estratégia efetiva de marketing digital. Com uma concorrência em expansão, investir nessas técnicas é algo de extrema importância para qualquer empresa. 

Para os pequenos negócios, o aparecimento em plataformas online pode se mostrar como sinal de vida ou morte, uma vez que a visibilidade é sua chance de competir com marcas conhecidas, já estabelecidas no mercado. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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