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Featured Snippet: saiba como possuir uma caixa de resposta no Google

Featured Snippet são caixas de respostas que aparecem antes dos resultados orgânicos – isto é, aparecem em ordem de relevância sem o uso de propagandas – na SERP (Search Engine Results Page, ou “página de resultados”) do Google.

Um dos principais objetivos das empresas é estarem bem posicionadas nos resultados do Google. Todo negócio consegue isso por meio de várias estratégias de marketing digital, entre elas o SEO (Search Engine Optimization, ou otimização dos mecanismos de busca).

Estar bem posicionado é importante para que os usuários do Google encontrem o seu site com facilidade e você possa receber mais visitas na sua página.

É isso que vai garantir visibilidade para a marca, novas oportunidades de negócio, além da manutenção do bom posicionamento nas buscas dos assuntos que são abordados no seu site ou blog.

No entanto, o Google criou uma caixa de resposta que podemos considerar a “posição zero” de ranqueamento, ou seja, ela aparece antes mesmo do primeiro colocado, o que tem feito com que muitas empresas desejem o Featured Snippet.

Se antes estar entre as primeiras posições era sinônimo de destaque, essa caixa está mudando o conceito e também a necessidade das infinitas páginas que encontramos no Google. Mas você sabe do que se trata o Featured Snippet?

Neste artigo, vamos conceituá-lo, mostrar como funciona, seus tipos, como conquistar essa posição e quais são suas vantagens. Confira!

O que é e como funciona o Featured Snippet?

Tratam-se de caixas respostas são respostas diretas para as perguntas feitas pelos usuários no Google, com uso de palavras-chave.

A intenção é dar uma resposta para os usuários, sem que eles precisem acessar um site para isso. O Featured Snippet tem três formatos, sendo: parágrafos, listas e tabelas.

O Google criou esse recurso uma vez que ele também quer garantir a melhor experiência aos seus usuários que, como você pode imaginar, são muitos.

A caixa é colocada no topo da SERP, logo acima do primeiro resultado, conhecido, hoje, como “posição zero” do Google.

Dessa forma, se alguém perguntar para o buscador “o que é banner informativo, por exemplo, o Google escolhe o melhor conteúdo de uma página para incluir a resposta no Featured Snippet. Com isso, alcançar essa posição tornou-se o objetivo de muitos sites.

O Google seleciona aquilo que ele considera como melhor resposta entre as páginas mais bem ranqueadas, para oferecer uma resposta direta a quem fez a pergunta.

Nem sempre essa resposta virá do site que aparece na primeira posição, no entanto, elas são provenientes de 30% deles. Isso significa que os esforços para aparecer em primeiro lugar continuam sendo válidos.

Só que é importante entender o que diferencia as primeiras posições no Featured Snippet. De modo mais simplificado, se alguém pesquisa sobre ibanez k7 no Google, vão aparecer nas primeiras posições os conteúdos mais completos.

Na Featured Snippet, por sua vez, aparecerão as respostas diretas, ou seja, que respondem de maneira curta e objetiva do que se trata o produto, assunto, etc.

Também é fundamental não confundir essa caixa de resposta com o knowledge graph. Isso porque o Snippet vai apresentar a palavra-chave da pergunta buscada e logo abaixo uma definição.

A resposta direta do knowledge graph, por sua vez, é constituída de informações da própria base de dados do Google.

Os backlinks também não influenciam, uma vez que os posts que aparecem em primeiro lugar têm mais autoridade e domínio. 

Apesar de nem sempre aparecer em cada pesquisa realizada, o que vai determinar é o volume de buscas de uma mesma palavra-chave.

Um fato sobre isso é que as palavras-chave conhecidas como long tail (ou cauda longa) são mais propensas a aparecerem no Featured Snippet

Uma outra característica comum de seu funcionamento é aparecer em formato de lista. Por exemplo, se um usuário pesquisar sobre “vantagens do painel em ps“, o Google vai exibir uma caixa de resposta com essa lista.

Principais tipos de Featured Snippet

Como dissemos anteriormente, existem 3 tipos de caixa resposta, que são escolhidos de acordo com a busca realizada. Dentre eles está o tipo parágrafo, destinado a perguntas e definições de palavras. Algumas perguntas que geram esse tipo são:

  • “O que é…”;
  • “Como fazer…”;
  • “Quem…”;
  • “Onde…”;
  • “Por que…”.

A lista é um tipo muito comum e aparece em perguntas que envolvem receitas, passo a passo, rankings, entre outros. Se um usuário pesquisar, por exemplo, “o que são placas informativas para restaurantes”, aparecerá nos resultados uma lista delas.

O terceiro tipo, conhecido como quadro ou tabela, vai aparecer em casos de comparações, principalmente de preços. Como quando uma pessoa pesquise sobre horários de um cinema, cidades por onde vai passar uma turnê, etc.

Como conquistar um Featured Snippet?

Estar entre os primeiros resultados de busca do Google é o objetivo de muitas empresas, mas, de fato, o Featured Snippet se tornou ainda mais importante, uma vez que ele chega a receber 70% dos cliques dos usuários.

O segredo para conquistá-lo está na otimização dos posts produzidos e dos que você ainda vai produzir. O primeiro passo é não oferecer respostas muito grandes, mesmo que a postagem tenha mais de mil palavras.

Se o seu conteúdo é sobre botas ortopédicas, foque na pergunta central dele. Por exemplo, caso o foco seja se bota imobilizadora substitui o gesso, responda de maneira direta e esclarecedora, em um único parágrafo.

Esse parágrafo deve ter entre 45 e 50 palavras, usando, no máximo, 293 caracteres. Dessa forma, o tamanho das palavras usadas também conta.

Para figurar entre as listas, o ideal é que elas tenham, pelo menos, 4 itens e, no máximo, 10 palavras. Listagens com muitas palavras acabam ficando fora dos critérios do Featured Snippet.

No entanto, não se preocupe com o tamanho dela, pois quanto maior a lista for, melhor. Logo, se a pergunta for sobre vantagens do microagulhamento no rosto, a clínica dona da página pode criar uma lista bem grande com todas elas.

Para conquistar uma caixa resposta de tabela, a dica é que ela tenha, pelo menos, 3 fileiras e 2 colunas, com no máximo 9 fileiras e 3 colunas.

Ademais, é essencial, para todos os tipos, em conteúdos prontos, conferir as palavras-chave que estão aparecendo em um rankeamento de 1 a 10.

A formatação da publicação também é importante, se a intenção for a tabela, crie uma. Da mesma maneira, é fundamental que o conteúdo esteja sempre atualizado, portanto, quanto mais você otimizá-lo, melhor.

Para os conteúdos que ainda estão sendo produzidos, compile uma lista de palavras-chave do nicho do negócio. Busque sempre materiais bastante ricos e tente encaixá-lo em um dos tipos de Snippet.

Vantagens

Muitas pessoas têm dúvidas se vale mais a pena aparecer nessa caixa de respostas ou conquistar as primeiras posições.

O ideal é que, independentemente do post ser sobre dieta para casal emagrecer ou dieta para pets, o foco seja em conquistar tanto o Snippet, quanto as primeiras posições.

Isso porque essa caixa traz muitas vantagens, como autoridade máxima naquilo que a empresa faz e, com isso, o site ganha mais credibilidade.

O usuário vai perceber que o Google considerou a sua resposta como a melhor e colocou o seu site acima de todos os outros. Com isso, o buscador vai considerar que a sua página e a sua empresa sabem muito bem do assunto.

Outra vantagem é estar sempre acima de todos, mesmo que o seu site seja rankeado na décima posição. Você deu a resposta mais objetiva e prática e logo conseguiu ascendê-la no buscador.

O tráfego orgânico também melhora consideravelmente, e isso é ainda mais visível para os sites que não aparecem nos três primeiros lugares de um resultado.

Se uma página de um médico ao domicílio aparecer no Featured Snippet, as chances de clique serão muito maiores do que todos os outros sites.

Inclusive, é uma chance que aquela página de um pequeno negócio, ou um blog que está começando agora tem de aparecer acima de sites muito maiores, como Wikipédia e outros.   

Portanto, quando você conquista uma caixa, vai ser interpretado pelos usuários como a fonte mais confiável para determinado assunto do que todas as outras.

Mas quando você chegar lá, não se esqueça de sempre otimizar seus conteúdos para se manter como a melhor resposta e não perder para um concorrente, certo?

Conclusão

Quando falamos do Google, estamos nos referindo de uma verdadeira porta de entrada para os sites, que são como um cartão de visitas para qualquer negócio hoje em dia.

É importante entender seus mecanismos e fatores de rankeamento, bem como conquistá-lo para figurar entre as primeiras posições. Com o surgimento no Featured Snippet, mostrar sua credibilidade ao Google se tornou algo imprescindível.

Não dá para deixar esse fator de lado, pois se a empresa não se preocupar com isso, talvez todos os seus outros esforços não valeram a pena.

Oferecer a melhor resposta para o Google é fundamental para conquistar o seu Featured Snippet, da mesma forma que para mostrar aos usuários que você oferece o melhor conteúdo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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