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Funil de vendas no Instagram: Construa uma estratégia que vai auxiliar no aumento das vendas.

Para que uma empresa consiga ter um bom desenvolvimento, ela precisa aplicar estratégias relacionadas ao marketing e entender certos pontos de seus clientes. Uma delas é conhecida como funil de vendas.

Para começar, é imprescindível destacar que o funil de vendas está completamente relacionado ao Inbound Marketing, que é um mecanismo voltado para a atração e conversão dos clientes, por meio de seus estágios.

O funil em si, também conhecido como pipeline, é um recurso muito estratégico que indica toda a jornada do cliente, desde o seu primeiro contato com a empresa até o fechamento do negócio, podendo até continuar depois desse ponto no que conhecemos como pós-venda. 

Basicamente, ele trata-se de uma representação de todo o caminho que o consumidor faz até concretizar a venda, consistindo no acompanhamento desses usuários desde o momento em que aquele cliente conheceu o negócio. 

É preciso compreender que a compra não acontece de uma vez, mas sim em etapas, sendo necessário cumprir uma fase para passar para a outra. Isso acontece devido ao fato de que o cliente passa por diferentes momentos reveladores de sua intenção de compra. 

Isto é, antes de comprar, ele conhece o produto da empresa, realiza uma pesquisa sobre ele, depois pode fechar a compra e recomendar o produto para os seus conhecidos em seguida. Com o funil de vendas, é possível obter mais benefícios. 

Isso acontece porque, quando uma empresa conhece esse recurso e entende em qual fase os seus clientes estão, ela é capaz de implementar estratégias mais eficientes para cada momento, o que possibilita um melhor desempenho nas técnicas de atração. 

Ou seja, a partir do momento que um consumidor descobre uma empresa de perfumes masculinos importados, ele entra no funil de vendas dessa marca, tendo características específicas, uma vez que está menos pronto para a compra. 

Portanto, o funil serve como um indicador da maturidade dos consumidores ao que se refere à decisão de compra, seguindo diferentes níveis e momentos. Entre elas estão:

 

  • Topo: ganha consciência em relação à marca;
  • Meio: reconhecimento de necessidade de compra;
  • Fundo: pronto para entrar em contato com a empresa;
  • Pós-venda: manutenção dos clientes que já compraram.

 

Para maior compreensão, imagine em um cliente que pesquisa na internet por “embalagens personalizadas” e encontrou o blog de uma companhia sobre meio ambiente e a produção de lixo pelos fast-foods

Essa pessoa estava no topo do funil, pois não sabia sobre o assunto relacionado àquela empresa. Conforme ele vai lendo os artigos, percebe que o seu restaurante utiliza muitas embalagens que afetam o meio ambiente, ganhando consciência de seu problema.

Dessa forma, ele segue para o meio do funil, pesquisando sobre a empresa e novas formas de entregar comida, ao mesmo tempo em que garante sustentabilidade, procurando por soluções, o que o leva ao fundo do funil. 

Isso porque ele passa a comparar preços, procurar por avaliações de diferentes lojas e buscando no site de uma empresa todas as informações, decidindo fechar a compra. Se ficar feliz com a experiência, ele deixará um bom feedback e se tornará promotor da loja. 

 

Por dentro do Instagram

Nesse contexto, surge a rede social Instagram, que é uma das mais populares em todos os lugares e registra um crescimento consideravelmente grande nos últimos anos, alcançando cada vez mais usuários. 

Nesse contexto, as empresas o viram como uma oportunidade de crescer em meio a tanta concorrência e inovação, o que foi apoiado pela plataforma, disponibilizando a criação de um perfil empresarial, que auxilia nas estratégias de venda. 

Atualmente, é extremamente importante garantir um perfil desse tipo em qualquer rede social, uma vez que elas permitem uma aproximação do relacionamento entre o cliente e a marca da qual ele deseja comprar ou apenas acompanhar. 

Além disso, o Instagram é uma ferramenta para mensurar as estratégias e compreender com maior eficácia as características do seu público, surgindo como uma forma mais prática de aplicar suas estratégias e agradar mais consumidores.

Isso porque, por exemplo, uma empresa que vende semijoias de luxo e tem um perfil no Instagram, consegue ver de perto quais publicações fizeram sucesso entre os seus compradores e quais não foram tão favoráveis em questão de interação com a postagem.

Por fim, esse recurso se torna tão necessário uma vez que fornece diversas ferramentas para facilitar o trabalho como empresa e melhorar o seu desempenho, como a promoção de publicações ou contratação de anúncios. 

 

Como aplicar o funil de vendas no Instagram?

Sabendo que o Instagram tem grande importância para o bom desenvolvimento das empresas e que a estratégia do funil de vendas é essencial para a aplicação de estratégias de qualidade, surgiu uma necessidade de utilizar o funil no Instagram. 

Dessa maneira, para iniciar o funil de vendas, é imprescindível estabelecer uma presença digital na rede social, reunindo uma audiência relevante, para a qual a empresa pode direcionar suas publicações e estratégias.

Para isso, o primeiro passo a se dar é postar conteúdos de qualidade e com frequência, para garantir que o público que acompanha as suas publicações possa interagir e compartilhá-las. 

Isso porque, publicar conteúdos úteis faz com que elas não vejam a empresa apenas como uma vendedora, mas também como uma propagadora de ideias boas e que são capazes de ajudar o usuário, além de diminuir os gastos com estratégias aleatórias. 

Logo, uma fábrica de boné personalizado bordado pode produzir vídeos mostrando como combinar peças de roupa com o seu produto para propagar a sua venda e, ao mesmo tempo, entregar uma publicação que auxilia em algo o usuário, aumentando a satisfação. 

Ao que se refere à necessidade de frequência, muitos dos clientes novos, quando passam a conhecer determinada marca, precisam ter a certeza de que ela é uma boa opção para as suas compras, mostrando que é confiável e tem responsabilidade.

Ou seja, se um cliente se interessa por um folder de apresentação de uma empresa, mas ao entrar na sua conta ela está abandonada, pode ter a impressão de que ela não é um negócio confiável, pois não há constância nas publicações. 

A partir do momento em que os seguidores estão acompanhando as postagens, a empresa precisa iniciar o seu processo de atração, principalmente por meio de CTAs atraentes, ou seja, palavras que instigam o usuário a realizar uma ação, levando-os ao funil de vendas.

Utilizar estratégias de marketing digital como landing pages ou realização de ofertas faz com que os clientes desçam mais no funil de vendas, tornando-os leads, que são clientes em potencial, que demonstraram interesse pela marca.

Nesse momento, a marca precisa manter esses leads, por meio do fornecimento de informações e ofertas atraentes ou outras estratégias, como comunicação visual, mas com foco em fazê-los se entusiasmar com os produtos vendidos. 

Assim, chega o momento final de converter os leads em compradores. Contudo, é importante destacar que as estratégias de marketing não irão terminar após a conclusão desta etapa: ela deve continuar investindo em anúncios de qualidade. 

Esse é o momento em que a marca precisa fazer com que os seus clientes passem a promover de fato a marca, recomendando-a para a maioria dos seus conhecidos e espalhando todas as vantagens de fechar uma compra com ela. 

Assim, um usuário que comprou uma camisa social personalizada de uma empresa e gostou muito do resultado passa a indicar o serviço, falar bem da marca nas redes sociais e escolhê-la para comprar novamente, ao invés da concorrência. 

Como consequência disso, ela consegue aumentar o seu alcance, chegando a cada vez mais pessoas, aumentar o número de vendas, sua autoridade e relevância e seu lucro em geral, o que significa se desenvolver consideravelmente.

 

Impactos positivos dessa união

Utilizar o Instagram e se basear no funil de vendas pode ser uma técnica muito eficiente para o crescimento e desenvolvimento das empresas. 

Até aqui, ficou claro que é imprescindível construir estratégias de marketing digital de qualidade na plataforma de acordo com as características de cada grupo de compradores e com os objetivos da empresa com cada campanha.

Desse modo, para que isso seja aplicado na prática, seguem algumas vantagens dessa união:

 

  • Aumento da produtividade;
  • Monitoramento dos resultados;
  • Melhora nas estratégias aplicadas;
  • Maior direcionamento para as campanhas;
  • Diminuição dos gastos;
  • Otimização dos trabalhos;
  • Maior aproveitamento das oportunidades.

 

Ou seja, se uma empresa que cria banners personalizados aprende a maneira certa de aplicar o funil de vendas às suas estratégias com o Instagram, conseguirá se desenvolver de maneira muito mais rápida e facilitada, pois tem acesso a todos esses benefícios. 

 

Conclusão

As redes sociais se tornaram uma fonte muito rica de oportunidades para as empresas se expandirem e conseguirem aumentar o contato com seus clientes. 

Ao mesmo tempo, o funil de vendas surgiu como uma estratégia essencial para qualquer empresa. Portanto, combinar as duas estratégias se torna uma ação imprescindível para qualquer marca ter grandes retornos.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Auris

Por: Auris Ideias Digitais

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